Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

F
Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais

Algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul

Flaviana, dia 28 de Junho de 2020 às 12:25

Publicado em Fórum Organizar um casamento 84

Bom dia, noivinhas de plantão! Acredito que a maioria de vocês já viram ou ouviram falar sobre usar algo novo, algo velho, algo emprestado e algo azul no casamento, seja nos filmes, livros ou nos casamentos famosos. Aqui mesmo na Comunidade há vários debates sobre o assunto. Mas vocês...

Bom dia, noivinhas de plantão! Smiley ring

Acredito que a maioria de vocês já viram ou ouviram falar sobre usar algo novo, algo velho, algo emprestado e algo azul no casamento, seja nos filmes, livros ou nos casamentos famosos. Aqui mesmo na Comunidade há vários debates sobre o assunto. Mas vocês conhecem a origem e o significado dessa tradição?

cfb_1787065.jpg

Esse costume tem sua origem na Inglaterra, mas especificamente na cidade de Lancaster. Não se sabe ao certo quando essa ideia surgiu, mas a rima em inglês “Something old, something new, something borrowed and something blue” aparece em uma publicação datada de 1883 e explicada por Charlotte Sophia Burne, a primeira presidente do sexo feminino da London’s Folklore Society, associação criada para estudar a cultura tradicional do Reino Unido.

Mas nessa publicação, aparece mais um elemento " a silver sixpence in her shoe", ou seja, uma moeda de seis centavos de prata no sapato. Acredita-se que ao incorporar esses cinco elementos na cerimônia, podem trazer boa sorte ao casamento. Entenda, a seguir, o que cada um desses "amuletos da sorte" significam.

ALGO VELHO

O “algo velho” simboliza a continuidade com a família da noiva e a ligação com o seu passado. Naquela época, incluir “algo velho” era uma maneira de afastar o mal olhado e proteger os futuros filhos que o casal pudesse ter. Nos dias atuais, essa pode ser a chance dos noivos incluírem algum item com valor sentimental para eles que pode ter sido passado de geração em geração e servir de homenagem a familiares que já se foram.

cfb_1787069.jpg

ALGO NOVO

O “algo novo” representa o futuro da noiva, com otimismo e esperança para essa nova etapa de sua vida. O casal está prestes a entrar em um novo capítulo na vida, portanto, entrar no casamento com "algo novo" faz total sentido. O "algo novo" pode realmente ser qualquer coisa, incluindo o vestido de noiva, véu, jóias e sapatos.

cfb_1787083.jpg

ALGO EMPRESTADO

O “algo emprestado” é um item que representa que a noiva, mesmo com sua nova família, nunca pode se esquecer dos seus antigos amigos e familiares. Acredita-se que o objeto deve vir de outra noiva que viva um casamento feliz e tenha filhos saudáveis, de modo que a sorte dessa casal passe para o próximo. Trata-se de homenagear um ente querido ou agarrar-se a algo de valor sentimental, como o pente de cabelo de sua avó ou os brincos de diamante de sua mãe, para dar um toque de boa sorte enquanto você diz SIM.

cfb_1787073.jpg

ALGO AZUL

O “algo azul” vem da Roma antiga, em que as noivas usavam a cor azul para simbolizar o amor, modéstia e fidelidade. Em muitas imagens do cristianismo a Virgem Maria aparece vestida de azul, de modo que a pureza ficou ligada a essa cor. A cor azul significa portanto, o amor, a pureza e a fidelidade - três qualidades-chave para um casamento sólido.

cfb_1787075.jpg

SIXPENCE

Muitas vezes esquecido, o "sixpence" é o ingrediente final da antiga rima. Esta moeda britânica representa a prosperidade para o casal quando eles começam suas vidas juntos. Embora os seis centavos tenham saído de circulação no Reino Unido em 1980, as noivas que buscam detalhes ainda conseguem obter a moeda para colocá-la em seu sapato. Nos Estados Unidos, as noivas geralmente substituem os seis centavos por um centavo, que eles podem colocar no sapato ou em outro lugar da roupa. Tradicionalmente, o pai da noiva apresenta a ela seis centavos (ou um centavo) antes dela andar pelo corredor como presente de boa sorte. Algumas noivas tornam esse amuleto ainda mais especial, usando a moeda do ano em que nasceram.

cfb_1787079.jpg

A título de curiosidade, sendo essa uma tradição britânica não poderia estar de fora do casamento real de Meghan Markle. Meghan revelou no documentário sobre o reinado de Elizabeth II, Rainha do Mundo da BBC, ter escolhido algo de valor afetivo para representar o "algo azul". Segundo ela: "Em algum lugar aqui há um pedaço de tecido azul que foi costurado por dentro. Era meu algo azul". Depois, ela ainda explicou: "É um pedaço do tecido do vestido que eu usei no primeiro encontro (com o marido, Harry)". Achei super original essa ideia da duquesa de Sussex!

cfb_1787081.jpg

E vocês noivinhas, o que acham dessa tradição? Pretendem usar algum desses elementos no dia do casamento? E as já casadinhas, aderiram a esse costume?

Espero que gostem do debate! Smiley heart

Um grande beijo

Smiley kiss

84 Respostas

• Rebeka
    Noiva Master Dezembro 2021 Rio de Janeiro
    Rebeka ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tbm não tenho nada emprestado 😕😕
    • Responder
  • Rebeka
    Rebeka ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pode deixar!!! Hahahah
    Gostaria de levar algo velho, mas não tenho nada por tradição 😕
    • Responder
  • F
    Flaviana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que maravilha, Thereza! Smiley love

Tenho a certeza de que se a sua avó estivesse viva, ficaria muito feliz com a homenagem. Sobre o vestido e o véu, não deixam de ser emprestados... hehehe

• Responder
  • F
    Flaviana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que pena, Ellen! Smiley sad

Mas só de você usar algo novo e algo azul, já está valendo. E tenho a certeza de que será lindo da mesma forma!!! Smiley heart

• Responder
  • F
    Flaviana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu também nunca tinha ouvido falar, mas achei super legal.

Adorei a ideia de usar o anel que o seu pai deu para a sua mãe, Camila. Será uma linda homenagem para eles! Smiley heart

• Responder
  • F
    Flaviana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu também, Emelly. Amo esses filmes de romance que trazem o casamento e suas tradições no enredo! Smiley heart

Verdade, acho que vou incluir a moedinha no sapato então! Smiley laugh

• Responder
  • F
    Flaviana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu também amo, Clicia! Smiley heart

Depois, volte para nos contar como foi a sua experiência.

• Responder
  • F
    Flaviana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que bacana, Lara! Smiley smile

Uma nova etapa da vida usando tudo novo, faz todo sentido. Gostei da ideia de incluir algo azul no buquê!

• Responder
  • F
    Flaviana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que legal, Fernanda! Smiley love

Nada melhor que iniciar um capítulo na vida, usando tudo novo.

• Responder
  • F
    Flaviana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Linda mesmo, Rebeka! Smiley heart

Se mudar de ideia, venha aqui nos contar sobre as suas escolhas.

• Responder
  • F
    Flaviana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu também adoro ler sobre essas curiosidades com relação ao casamento, Sueila! Smiley love

Não conhecia a parte da tradição que fala sobre a moeda, acho que no Brasil as noivinhas não costumam aderir a esse costume. E também achei super fofo a Meghan ter usado uma parte do vestido do primeiro encontro em seu vestido de noiva. Sobre as suas escolhas, amei a ideia do relicário com as fotos das suas avós no buquê e o terço com a Nossa Senhora Aparecida! Smiley heart

Eu vou usar um terço de Nossa Senhora das Graças que comprei e pretendo guardar e passar para as futuras gerações ou emprestar para alguma amiga que queira seguir essa tradição. E quero muito incluir um broche que tenho que fez parte da minha família materna. Ainda não sei onde, mas pensei no buquê. Detalhe: ele tem uma pedra azul.

• Responder
  • The
    Super Noiva Setembro 2022 São Paulo Estado
    The ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adoro essa tradição e vou seguir! Algo velho, emprestado e azul: brincos de diamante e pedra água marinha da minha falecida e muito amada avó. Algo novo: meus sapatos. Posso considerar como algo emprestado tb o vestido e o véu pq são alugados rsrsrs
    • Responder
  • Ellen Léon
    Top das Noivas Abril 2025 Distrito Federal
    Ellen Léon ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu queria mt , mais , nao tenho ninguem que tenha algo velho , nem alguem q possa me emprestar nd
    • Responder
  • Camila
    Noiva VIP Agosto 2022 Minas Gerais
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nunca tinha ouvido falar sobre a moeda..
    Pretendo usar o anel que meu pai deu para minha mãe quando eles namoravam..
    • Responder
  • Emelly
    Noiva Master Novembro 2021 Pernambuco
    Emelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Já tinha visto em vários filmes e sempre tive a vontade de fazer, mas realmente não sabia da moeda! Ao menos não entraremos no casamento lisas, ja teremos uma moedinha né? hahah

• Responder
  • C
    Noiva Esperta Dezembro 2021 São Paulo
    Clicia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Amo essa tradição e pretendo seguir Smiley love

• Responder
  • Lara
    Noiva Master Junho 2021 Distrito Federal
    Lara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Conehci há pouco tempo, uma amiga fez isso. Mas eu não sou muito apegada a essas coisas, então acho que será tudo novo msm. E azul, só se tiver no buquê Smiley smile

• Responder
  • Fernanda
    Noiva VIP Setembro 2023 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bacana rs o meu será tudo algo novo 🥰🙏🏻😘😘
    • Responder
  • Rebeka
    Rebeka ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aiiinn, achei taao linda essa tradição!! 😍❤️ Já tinha ouvido falar hahhaha mas não sei se vou aderir no meu..
    • Responder
  • Sue
    Top das Noivas Maio 2022 Rio de Janeiro
    Sue ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Flaviana!
    Eu adoro ler essas curiosidades. Sobre a moeda eu nunca havia visto. Sobre a a Meghan ter um usado um pedaço do vestido do primeiro encontro com o Harry eu achei muito fofo, é algo a se pensar.
    Não exatamente, mas pretendo levar um relicário com as fotos das minhas avós no buquê e o terço com Nossa Senhora Aparecida será algo novo que vou levar e guardar com carinho, caso alguém queira usar também no futuro. 🥰

E você?

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas