Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Priscilla
Noiva Ativa Fevereiro 2015 Minas Gerais

Alguém pagou taxa de igreja católica

Priscilla, dia 9 de Janeiro de 2015 às 13:21 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 1 59

Procure saber sobre a taxa da Igreja que realizará a sua cerimonia, pois, algum tempo eu postei que seria assinado um documento proibindo as igrejas catolica de cobrar taxa de casamento, que é muito cara, na igreja que eu vou casar cobrava 500,00 e eu não vou pagar nada, só paguei o Batisterio que foi 20,00. Quando for marcar ou pagar a Igreja conversa primeiro com a secretária que vcs estão sabendo disto, porque se não falar elas vão dar de João sem braço e vai cobrar. Vai ai uma boa dica. Isto é para todas as Igrejas de Belo Horizonte, inclusivel as catedrais.

59 Respostas

Última atividade por Maria, dia 14 de Setembro de 2020 às 13:53
  • Maria
    Noiva Novata Maio 2021 Rio Grande do Sul
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Imagino que você não tenha se casado na Igreja católica então né? Porque não faz sentido todo esse discurso de "desprezo", para logo mais, estar na porta de uma paróquia pedindo o sacramento do matrimônio, apenas por ser "belo e tradicinal". Fico braba quando leio comentários assim, pois são totalmente desonestos, uma vez que é perceptível a falta de compreensão do sentido da Igreja como corpo de Cristo e nossa família. Dessa forma, esses comentários só servem para desinformar e propagar um "espantalho" de igreja, que nem de longe, corresponde com a Igreja de Cristo.
    Ninguém, em situção alguma, disse que o "povo é 'obrigado' a sustentar as igrejas", como disseste. Eu sustento a minha paróquia (e a Igreja Católica) porque eu QUERO! Se você não quer, é opção sua. E a minha contribuiçao para a minha paróquia vai muito além de pagar uma taxa quando for receber um sacramento específico. Pergunte para todo o católico fiel se não ama se doar e sustentar a sua paróquia?! Isso porque temos consciência do que É a Igreja.
    Também não sou favorável a taxas enormes para sacramentos como batismo, matrimônio, etc. Mas, 1) isto fica a kilometros de distância de generalizar e soltar aos 4 ventos, espumando desprezo, que "a igreja" é interesseira e mercenária. Sabe por que? Porque isso não é próprio de quem ama. 2) Se as taxas são altas, entendo que tem um motivo justo para isso. E mesmo que este motivo possa ser solucionado por outro caminho, entendo que as circusntâncias possam não favorecer e dificultar essa mudança. 3) E percebo, acima de tudo, que se eu tenho algo que possa contribuir, eu devo ir lá e me DISPOR a isso.
    E você? Acha que pode contribuir para a Igreja Católica? Para querer contribuir é preciso amar. Se você ama a Igreja, se disponha a ajudá-la para que seja melhor e busque entender os sentidos envolvidos. Se não amas e não queres contribuir, por favor, tenha respeito e expresse a sua opinão de forma justa. Uma visão de fora, não representa a verdade sobre a Igreja, portanto não espalhe a sua opinião como se fosse essa verdade.
    Para finalizar: Nos seus 2000 anos de existência, nada, nem ninguém conseguiu destruir ou desmoralizar a Igreja de Cristo, porque existe uma promessa: "E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela". Ou seja, podemos ter a opinião que quisermos, isso não muda o que é a Igreja, a sua verdade, a sua missão salvadora e o fato de que o mal nunca prevalecerá sobre ela. Somos convidados a conhecê-la e amá-la, por amor a Cristo, mas não somos obrigados a seguí-la se não quisermos. A nossa consciência nos apontará o caminho da coerência e cada escolha vem acompanhada das suas possíveis consequências temporais ou eternas. Espero que este comentário contribua a outros leitores que passarem por aqui, com essa dúvida.

    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Ativa Março 2019 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aonde eu vou me casa tbm não está incluso nada!!! É um absurdo sim isso! E ainda nem fui ver essa bendita transferência
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Ativa Março 2019 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa eu fui marcar o meu e está 800 reais pra casar na igreja q eu escolhi
    • Responder
  • Kostecki
    Noiva Ativa Novembro 2018 São Paulo
    Kostecki ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Em 2015 eles cobravam 2.00 só para agendar, mas a agenda deles é bem concorrida!

    • Responder
  • L
    Noivo Novato outubro 2017 São Paulo
    Leandro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    As igrejas têm cobrado absurdos!
    Apenas para a transferência do casamento para outra igreja querem me cobrar meio salário mínimo (R$470 reais)!!! Sem falar no procedimento atrasado de expor por 3 semanas o anúncio do casamento (hoje, as cidades são tão grandes, que isso perde seu propósito e apenas serve de desculpa para cobrarem pelo ritual todo).
    E antes de mais nada, já li comentários dizendo que "igreja não vive de brisa". Tenho apenas uma opinião sobre isso: ENTÃO FECHE!
    Alguém disse que o povo é obrigado a sustentar igrejas????
    As igrejas já são isentas de impostos, o que é herança do poder que as igrejas tinham junto à política (claro, ainda têm). Isso deveria acabar! É muito fácil viver do dinheiro de quem trabalha e já paga uma série de impostos, muitos até já sobre outros impostos.
    Este país é uma sujeira só e as igrejas deveriam dar o exemplo, mas apenas se tornaram mais um ralo para o dinheiro do povo.
    Também li comentários de que "a noiva gasta rios de dinheiro com festa, vestido, etc e fica com mesquinharia com a igreja". Minha opinião de trabalhador honesto: Esta é a típica frase da igreja capitalista e DO MEU DINHEIRO CUIDO EU! Se decido gastar dinheiro com alguma coisa é porque julgo importante e eu gasto o quanto quiser. Quando uma igreja decide cobrar, é porque está tratando o casamento como um negócio ao invés de dar o exemplo e "desmaterializar" este momento e trazer espiritualidade ao casal. Mas o que as igrejas fazem é apenas mostrar que casamento é negócio sim e ela quer a parte dela.

    • Responder
  • Paulinha
    Noiva Ativa Dezembro 2017 São Paulo
    Paulinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Documentos, transferencia, arquivos.. imagino que deva ter um custo mesmo... mas tão caro assim?? R$ 475,00 por uma taxa de transferencia?
    Eu só vou casar em outra igreja, pois a que frequento é muito pequena... mas achei um absurdo esse valor...
    Pagamos taxa da igreja, de um salario minimo (937,00) tb achei um valor alto, mas até aí vai, pq eu sei que tem o pessoal que organiza, limpa e tals... mas achei muito caro essa transferencia...
    aí vou ter que pagar decoração, o pessoal da banda.... gente... é muita coisa....
    sempre fui católica e sempre fiz questão de casar na igreja, mas eu não sabia que era tudo isso


    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Constante Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, boa tarde!

    Quero me casar ano que vem, porém gostaria que fosse numa segunda feira, e a igreja que frequento raramente, somente realiza a cerimonia aos sábados e as demais que andei verificando também.

    Meu noivo então, é devoto de Nossa Sra. das Graças ea paroquia acaba sendo perto da nossa casa - Valqueire/RJ e do salão que queremos para festa, a mesma fica situada em Marcechal Hermes. Ao entrar em contato com a igreja, foi me passado um custo de 2.700,00, somente para realizar a cerimônia, sem ornamentação, banda ou qualquer outra coisa.

    Não queria casar na Igreja somente porque é bonito, e sim, porque acreditamos e temos muita fé, não somos cátolicos praticantes, porém sempre que é necessário para o nosso "eu" vamos a missa.

    Acredito eu que a igreja não tem que fazer caridade, porém uma taxa justa, não seria ruim.

    • Responder
  • I
    Noiva Constante Agosto 2018 São Paulo
    Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu sou aqui de SP e a Igreja que quero cobra 300 achei um absurdo.

    Vou atras de saber se tem que cobrar mesmo ou não.

    • Responder
  • Daiane
    Noiva Novata Julho 2017 São Paulo
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Você sabe o valor da taxa para casar na igreja Nossa Senhora da Conceição?
    • Responder
  • Renata
    Noiva Novata Junho 2018 São Paulo
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá!

    Alguém sabe o valor para casar na Igreja Nossa Senhora do Brasil?!

    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Principiante outubro 2017 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho justo que seja cobrado uma taxa ,pois muitos pagam carissimo num aluguel de um sitio ,salão ,etc.. para a festa,

    • Responder
  • S
    Noiva Novata Agosto 2016 São Paulo
    Samantha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi meninas, conforme já disse a Renata (logo abaixo) eu quero acrescentar que me casei no espaço buffet e o padre da Igreja Católica Apostólica Romana, foi ao local e ali realizou uma linda cerimonia, de maneira que nós fomos alvos de muitos elogios da parte dos convidados. Nós fizemos o curso de noivos e entregamos a documentação exigida pela Igreja, No dia marcado o padre foi ao local, cobrou a taxa de 900,00 o que incluiu o curso de noivos (almoço, lembrancinhas, formação, etc) + processo de casamento (religioso e civil) + locomoção do padre até o local. O contato do referido padre é ******.*********@*******.*** . No restante, já foi explicado pela Renata. Desejo boa sorte a todas. att. Samantha.

    _______________________________

    Escrito por Renata Mattarazzo

    Oi gente, acho que informação está meio atrasada, pois pelo que consta a Igreja Católica Apostólica Romana sempre cobrou uma taxa de processo (documentação e manutenção do arquivos, já que a igreja fica responsavel em guardar os papeis), mas essa taxa sempre foi de valor insignificante. Atualmente pode variar entre 70,00 a 480,00. Agora se queremos os enfeites (ornamentação), horário específico, coral, assessoria (- ninguém é obrigado a ficar depois da missa ou numa tarde organizando casamento {cortejo de entrada} de uma pessoa que nem conhecemos, pois não frequenta a Igreja). Ou voce iria na Igreja ou ficaria depois da missa organizando casamento de graça. Portanto, se queremos esses acessorios, então, paga-se pelos fornecedores das flores, para uma pessoa que faz a ornamentação, músicos, assessoria, etc. No entanto, isso não tem nada a ver com a taxa da Igreja. Lembrando que essa taxa de 70,00 a 280,00 é para os noivos que participam da Igreja (Paróquia) local, ou seja, para os noivos que frequentam a referida Igreja, pois, pressupõe que já colaboram com a manutenção da Igreja. Agora se a pessoa nem frequenta a tal Igreja e na hora de casar é que vai procurar, então, a Igreja pode aplicar uma taxa de até um salário minimo. Ou a pessoa frequenta tal igreja, mas quer casar em outra de outro bairro, vão cobrar pela tranferencia, ou seja, uma paroquia faz a documentação e a outra terá a responsabilidade de manter os documentos em arquivos. Aliás tem até multa por atrasos. Imagine o seu casamento marcado para as 20h e a noiva das 18h30 ainda não chegou, atrasando o seu casamento. Por isso, colocam a multa, obrigandoa a cada uma chegar no horario marcado, pois quem marca (escolhe) o horario e data é a noiva e depois não cumpre com o horario que ela mesma escolheu? Voltando ao assunto. Se os noivos não tiverem condições de pagar taxa de um salário minímo (para noivos que não frequetam a tal Igreja), eles fazem uma solicitação e a igreja pode liberar. Infelizmente o que tenho visto é noivas que gastam valores altíssimo com a festa, aluguel de salão, carros, etc, mas na hora de pagar a taxa da Igreja, ficam nessa lamúria, ou querendo que a tia da liturgia fique depois da missa para organizar o casamento e assim evitar de pagar uma assessoria. Creio que devemos ter o minimo de desconfiometro e sermos coerentes. Outra coisa, é aqueles que querer casar no salão e acham que o pastor ou padre tem a obrigação de ir lá celebrar de graça. Ora, o ministro religioso tem como obrigação atender aos fiéis que ali frequentam (Igreja, templo). Claro que, se a pessoa é uma fiel praticantes e vai casar no espaço buffets, então, o pastor ou padre pode até ir de graça, mas se a pessoa nem frequenta ... Alguns até falam mal da igreja (Evangélica ou Católica) e na hora de casar ficam criando situações. Poxa vida! A pessoa tem que se tocar, né! Bom, aqui onde vou me casar (Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Zona Leste de São Paulo) paguei 280,00 de taxa na igreja, depois paguei as flores e uma moça para ornamentação e contratei um coral de músicos (ou alguém acha que os músicos vivem de brisa ou que não tem família para tratar). Os músicos são pessoas que vivem da Musica e se especializam em cerimonias de casamentos. Gente tudo tem gastos. Entao, Minha prima casou em um salão de festa (lindo) lá em Mairiporã, SP, e o padre aceitou ir lá celebrar. Ela não frequentava a paroquia do referido padre, então, teve que uma taxa de 900,00 e o padre foi ao Espaço Buffet e fez o casamento religioso com efeto civil. Foi lindo. Até hoje foi o casamento mais bonito que já assisti.

    O Padre (da Igreja Católica Apostólica Romana e o contato dele era ******.*********@*******.***) cobrou essa taxa (900,00) já incluindo o curso d enoivos, procedimetnos para o processo de casamento, locomoção dele até o local).

    O dono do espaço Renascença disse que além desse padre da igreja Católica Romana, tem um pastor da Igreja Batista que sempre vai celebrar lá e cobra 1.500,00. Os reverendos da igreja Anglicana, que celebram validamente em espaços buffets, também celebram lá e cobram uma taxa de 1.800. Os padres da igreja católica brasileira também celebram validamente nos espaços buffets, mas o dono do espaço não sabia dizer o valor cobrado.

    Enfim, há igrejas históricas (Católica) que cobram uma taxa absurda, mas mesmo nessas igrejas, se a noiva frequenta as Missas ali e colabora com a manutenção das pastorais, a taxa dela será de no máximo 280,00 agora se não participam, podem cobram um absurdo de 1.800,00 por exemplo na Nossa Senhora do Brasil ou Catedral da Sé. As Igrejas não Católicas também adotam a mesma postura, por exemplo a Catedral Anglicana cobra para os não fiéis praticantes, uma taxa de 1.500,00 a igreja presbiteriana 1.600,00 a Assembleia de Deus Catedral 1.800,00 e assim vai, mas quando a noiva ou noiva frequentam a igreja o pastor e/ou padre vai de graça. O problemas é que tem gente que nunca vai na Igreja e na hora de casar fica nessa neura.

    Enfim, na pesquisa que fiz, a igreja Católica sempre orientou a nao cobrar taxa dos fieis que ali frequentam, pois os mesmos já contribuem com a manutenção das pastorais e serviço social. O atual Papa falou sobre isso, ou seja, que os fiéis de verdade (praticantes) estejam cientes de que nao precisam pagar taxas, pois já colaboram com a manutenção da Igreja. Isso para o casamento celebrado na aproquia onde os noivos participam e ali congregam.

    Penso que, quem não frequenta, deve começar a frequentar ou pagar o preço. Aliás, se a pessoa não frequenta a igreja, então, pra que essa neura em quer casar na Igreja ou mesmo no salão, "mas tem que ser um padre ou pastor", ora, se nem frequenta, né! Tem coisa que a gente precisa ser mais humilde e principalmente coerente consigo mesmo.

    Há os cerimonialistas que realizam cerimonias ecumenicas lindissimas, ou os próprios Juizes de Paz (Oficial do Cartorio civil) que celebram em espaços buffets, mediante a taxa de diligências e também fazem bonitas cerimonia de efeito.

    Portanto, queridas, taxas sempre haverá. Ninguem vive de brisa e nem recebem do governo um vale luz, água, gasolina, mercado, vestimentas, lazer, etc. Todos nós temos contas para pagar, inclusive a Igreja.

    O ideal, é não fazermos contas (festas) alem do que conseguimos pagar.

    Espero ter ajudado com minha opinião.

    Me casei em Novembro.

    Att. Renata Coutim S. Matarazzo E.

    • Responder
  • Gleice
    Noiva Ativa Fevereiro 2019 Minas Gerais
    Gleice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi boa noite. A igreja q vou casar cobrou 450 ainda não paguei. Pois vou casar somente ano q vem. Vc tem a copia desse documento?
    • Responder
  • Carliane
    Noiva Ativa Setembro 2016 Rio de Janeiro
    Carliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ah eu não tive essa sorte, meu marido pagou R$600,00 e ainda não pode mil coisas ex: pétalas, chuva de arroz, bolinha de sabão

    • Responder
  • Flávia
    Noiva Novata Novembro 2017 Minas Gerais
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Onde encontro melhor sobre essa informaçao de que nao é mais necessario pagar taxa? sou de BH e estou pagando R$1000,00 de Igreja O.O

    • Responder
  • Cristiane
    Super Noiva Dezembro 2016 São Paulo
    Cristiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Realmente isso é absurdo e um abuso.

    • Responder
  • R
    Noiva Master Maio 2017 Minas Gerais
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Em BH e região metropolitana não existe mas a taxa de transferência, agora, para celebrar o casamento irei pagar R$ 450,00 + R$ 800,00 do salão. E pelo que olhei de outras igrejas, não está caro não.

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Ativa Setembro 2016 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa, achou um absurdo?
    Eu paguei 950,00 de taxa da igreja + 440,00 de transferencia, pois não irei casar no meu bairro. E não esta incluso nada, músicos e decoração são a parte.

    • Responder
  • Cristiane
    Super Noiva Dezembro 2016 São Paulo
    Cristiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho isso um absurdo!!!

    • Responder
  • Bruna
    Noiva Novata Abril 2016 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Minha igreja quer cobrar 50% do salário mínimo.,
    • Responder
  • Cristiane
    Super Noiva Dezembro 2016 São Paulo
    Cristiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa!!! Irei pagar 150,00 de taxa já com transferência, em que ficará 75,00 para a minha paróquia e a outra metade para a igreja em que vou me casar e eu achei super caro esse valor...agora pelo que estão dizendo, está muito barato.

    • Responder
  • Marina
    Noiva Ativa Março 2017 São Paulo
    Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gente, liguei na Igreja do Calvário aqui em SP capital, a taxa é 2 salários mínimos vigentes na data do casamento... Mas a igreja é imensa e bem bonita...vale a pena pesquisar essa lei e ver se vale em SP também, valeu pela dica noivinha!
    • Responder
  • C
    Noiva Novata Maio 2016 Minas Gerais
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Preciso da taxa de transferencia, na paroquia disse que mesmo com a declaração de pobreza sou obrigada a pagar, estranho que isso esta na lei,

    • Responder
  • Gabriela
    Super Noiva Abril 2015 Amazonas
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nao só paguei a igreja q vou casar R$1800, como vou ter q pagar uma outra igreja para fazer a transferencia R$394

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Esperta Dezembro 2015 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu paguei 270 na creimonia civel c efeito religioso,tinha a taxa de transferencia.mas conversei c o padre numa boa e ele me isentou dessa taxa,td vai de conversarSmiley smile
    • Responder
  • Adrielle
    Super Noiva Julho 2015 São Paulo
    Adrielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não sabia, acho q nao se aplica a sp né?

    mais eu paguei 600reais, e da para ver q eles usam o dinheiro para arrumar a igreja pq antigamente a igreja q eu vou casar era horrivel, agora esta maravilhosa, tudo refornado e lindo ! a papelada eu nao vou pagar nada

    • Responder
  • Fabiana
    Noiva Esperta outubro 2015 Minas Gerais
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Como sou dizimista e membro de pastoral eu não pagarei nada na Igreja que vou casar. Gastarei apenas com o curso de noivos que é R$20,00 para o casal, achei muito barato pois tem um jantar no sábado e café da manhã no domingo (brinquei com a secretária que este valor não paga nem a comida, rsrsrs). Além disso, pagarei os batistérios ( o do meu noivo virá da Bahia e está em R$20,00 com o envio incluso, o meu ainda não olhei o custo mas não deve variar muito deste valor).

    • Responder
  • Fabiana
    Noiva Esperta outubro 2015 Minas Gerais
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Concordo com a sua colocação noivinha.

    • Responder
  • Elizangela Freb
    Noiva Master outubro 2016 Rio Grande do Sul
    Elizangela Freb ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Aqui onde eu moro nao precisamos pagar taxa nenhuma pois somos dizimistas, caso nao fossemos ai sim teria uma taxa de 100,00, e claro.. a ornamentação da igreja é por nossa conta.

    • Responder
  • Ana Paula
    Noiva Constante Abril 2017 Espírito Santo
    Ana Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Neste ponto não terei de me preocupar, como sou de igreja evangélica não possuimos cobrança de taxa para casamentos na igreja.

    • Responder
  • Nathalie
    Noiva Ativa Novembro 2016 São Paulo
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olaaa..embare 1500.. Coraçao de maria 1000. E valongo 1200 !
    • Responder
  • D
    Noivo Constante Setembro 2023 São Paulo
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Em minha comunidade é 500 reais com o casamento civil incluido, não acho caro em vista de que a igreja tem seus gastos como aguá, luz, higiene entre outros.

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas