Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Priscilla
Noiva Ativa Fevereiro 2015 Minas Gerais

Alguém pagou taxa de igreja católica

Priscilla, dia 9 de Janeiro de 2015 às 13:21

Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 59

Procure saber sobre a taxa da Igreja que realizará a sua cerimonia, pois, algum tempo eu postei que seria assinado um documento proibindo as igrejas catolica de cobrar taxa de casamento, que é muito cara, na igreja que eu vou casar cobrava 500,00 e eu não vou pagar nada, só paguei o Batisterio que...

Procure saber sobre a taxa da Igreja que realizará a sua cerimonia, pois, algum tempo eu postei que seria assinado um documento proibindo as igrejas catolica de cobrar taxa de casamento, que é muito cara, na igreja que eu vou casar cobrava 500,00 e eu não vou pagar nada, só paguei o Batisterio que foi 20,00. Quando for marcar ou pagar a Igreja conversa primeiro com a secretária que vcs estão sabendo disto, porque se não falar elas vão dar de João sem braço e vai cobrar. Vai ai uma boa dica. Isto é para todas as Igrejas de Belo Horizonte, inclusivel as catedrais.

59 Respostas

  • Andreia
    Super Noiva Dezembro 2015 São Paulo
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo plenamente!
    A igreja que sempre participei. .. foi a Menino Jesus, Tucuruvi, fiz catequese, crisma. ... mas aí mudei para Pirituba e deixei de frequentar. .. vou casar numa capela linda, no Clube Jaragua Campestre. .. que pertence à comunidade Jaragua (Nossa Sra Conceição) paguei lá a metade de um salário mínimo. .. achei justo! Terei que pagar a outra metade na paróquia do meu bairro. .. nao me importo, pq justamente pelo que disse " ninguém vive de brisa"!
    Qdo fui na Nossa Sra Brasil. .. fui informada sobre o valor de 3500 para 2014. .. e 2015 teria mais um reajuste. ... (fui só para conhecer. .. afinal, fora da minha realidade)
    Sábias palavras!
    Parabéns!
    • Responder
  • Juliana
    Noiva Constante Dezembro 2016 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Na minha paróquia, dizimista não paga taxa de matrimônio!!! Mas se não fosse isso seria 800,00 Smiley surprise
    • Responder
  • Andreia
    Super Noiva Dezembro 2015 São Paulo
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Onde vou casar é um salário mínimo. ... Paguei a metade. .. e a outra metade pagarei na igreja que pertence ao meu endereço. .. Dizem ser uma contribuição. .. ah a nossa sra Brasil era 3500 para 2014. .. isso em 2011. .. ou seja para 2015, com certeza 4000....
    é muito dinheiro! Já paguei, não sabia disso. ...
    • Responder
  • I
    Noivo Novato Novembro 2016 São Paulo
    Ivan ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Nathalie, sou de Santos e também irei me casar.

    Você que ja pesquisou preços nas igrejas, sabe me informar qual são os valores para a Igreja do Valongo, Embaré e Coração de Maria?

    Abraço.
    • Responder
  • Myrella
    Super Noiva Julho 2015 Mato Grosso
    Myrella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu vou pagar 400,00! =/

    • Responder
  • Drika
    Super Noiva outubro 2016 São Paulo
    Drika ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Na minha igreja é um salario minimo.

    Só não cobram se atestar pobreza.

    • Responder
  • Rafaela
    Noiva Novata Janeiro 2015 São Paulo
    Rafaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Legal. Importante mantermos as informações atualizadas, afinal taxa sempre haverá em tudo, pois nada é de graça, tudo tem custos. Como diz minha mãe .. de graça, nem injeção na testa, rs, rs, rs. bricadeirinha! Acho que é justo pagar a taxa e quem não tem prática religiosa, seja católica ou evangélica ou qualquer outra doutrina, devem buscar um cerimonialista ou celebrante ecumenico, os quais cobram uma taxa, mas sempre dentro das condições financeiras dos requerentes. Parabens e boa sorte a todas.

    • Responder
  • Rafaela
    Noiva Novata Janeiro 2015 São Paulo
    Rafaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Casamento religioso com efeito civil, com uma taxa de celebração e uma taxa de registro no cartorio. E quando optamos pela celebração no buffet, o espaço buffet cobra uma taxa de locação, se pedirmos ao juiz que vá espaço buffet celebrar, ele cobra 1.054,00 só para ir lá (diligência) e oficilizar a cerimonai civil, dizendo que em nome da lei nos declar casados. Todos assinam, tiram fotos, o juiz diz uma palavras e pronto!Tudo tem taxas.

    • Responder
  • Nathalie
    Noiva Ativa Novembro 2016 São Paulo
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ah..a decoração..musicos e rudo mais q eu quiser no dia, nao estao inclusos nos 1500..eh a parte..
    • Responder
  • Nathalie
    Noiva Ativa Novembro 2016 São Paulo
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A igreja que vou casar cobrou uma "taxa" de 1500 reais! Ela eh a mais concorrida daqui de Santos... Mas a maioria aqui varia de 500 a 1500... Tipo..eu acho absurdo, ate pq a justificativa deles eh q ta incluso todas as taxas de curso dos noivos, documentos e manutwbçao da igreja e salarios dos funcionários...porem, sao 3 casamentos por sabado... Acho muito dinheiro...mas eh meu sonho casar la
    • Responder
  • Renata
    Noiva Esperta Abril 2015 São Paulo
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Me caso em Abril...e vou pagar 500,00 de taxa na igreja, mas achei justo pois a mesma é linda e pequena como eu queria..Ou pago 800,00 pro Pd ir até o buffet oque tb é justo..!!....E bom apenas deixando meu ponto de vista : Não acho que se vc não frequenta a igreja isto lhes da o direito de cobrar um absurdo, oque tenho visto é: muda muito de paróquia pra paróquia...Eu não frequento a igreja do meu bairro apenas por não gostar da missa...acho um pouco cansativa..mas frequento outra católica mais afastada pois a missa é mais animada...só que na hr de dar entrada tem que ser no meu bairro ....E ai, isso da o direito de cobrar um absurdo apenas por não ir a determinada missa?!...Infelizmente dependemos deles e temos que ir de acordo com as regras...e torcermos pra encontrar um Pd com bom senso.

    • Responder
  • E
    Noiva Ativa Maio 2015 Amazonas
    Eliza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Minha mãe escolheu uma igreja pra mim perto do Buffet, so que pagava 200,00 de entrada e depois mais 2 salários minimos. Achei um absuuuurdo e caro, e cancelei rs.

    Então fui ver na igreja bem perto da minha casa e vou pagar apenas 150.

    Depende muito do local gente.

    • Responder
  • Rafaela
    Noiva Novata Janeiro 2015 São Paulo
    Rafaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi gente, acho que informação está meio atrasada, pois pelo que consta a Igreja Católica Apostólica Romana sempre cobrou uma taxa de processo (documentação e manutenção do arquivos, já que a igreja fica responsavel em guardar os papeis), mas essa taxa sempre foi de valor insignificante. Atualmente pode variar entre 70,00 a 480,00. Agora se queremos os enfeites (ornamentação), horário específico, coral, assessoria (- ninguém é obrigado a ficar depois da missa ou numa tarde organizando casamento {cortejo de entrada} de uma pessoa que nem conhecemos, pois não frequenta a Igreja). Ou voce iria na Igreja ou ficaria depois da missa organizando casamento de graça. Portanto, se queremos esses acessorios, então, paga-se pelos fornecedores das flores, para uma pessoa que faz a ornamentação, músicos, assessoria, etc. No entanto, isso não tem nada a ver com a taxa da Igreja. Lembrando que essa taxa de 70,00 a 280,00 é para os noivos que participam da Igreja (Paróquia) local, ou seja, para os noivos que frequentam a referida Igreja, pois, pressupõe que já colaboram com a manutenção da Igreja. Agora se a pessoa nem frequenta a tal Igreja e na hora de casar é que vai procurar, então, a Igreja pode aplicar uma taxa de até um salário minimo. Ou a pessoa frequenta tal igreja, mas quer casar em outra de outro bairro, vão cobrar pela tranferencia, ou seja, uma paroquia faz a documentação e a outra terá a responsabilidade de manter os documentos em arquivos. Aliás tem até multa por atrasos. Imagine o seu casamento marcado para as 20h e a noiva das 18h30 ainda não chegou, atrasando o seu casamento. Por isso, colocam a multa, obrigandoa a cada uma chegar no horario marcado, pois quem marca (escolhe) o horario e data é a noiva e depois não cumpre com o horario que ela mesma escolheu? Voltando ao assunto. Se os noivos não tiverem condições de pagar taxa de um salário minímo (para noivos que não frequetam a tal Igreja), eles fazem uma solicitação e a igreja pode liberar. Infelizmente o que tenho visto é noivas que gastam valores altíssimo com a festa, aluguel de salão, carros, etc, mas na hora de pagar a taxa da Igreja, ficam nessa lamúria, ou querendo que a tia da liturgia fique depois da missa para organizar o casamento e assim evitar de pagar uma assessoria. Creio que devemos ter o minimo de desconfiometro e sermos coerentes. Outra coisa, é aqueles que querer casar no salão e acham que o pastor ou padre tem a obrigação de ir lá celebrar de graça. Ora, o ministro religioso tem como obrigação atender aos fiéis que ali frequentam (Igreja, templo). Claro que, se a pessoa é uma fiel praticantes e vai casar no espaço buffets, então, o pastor ou padre pode até ir de graça, mas se a pessoa nem frequenta ... Alguns até falam mal da igreja (Evangélica ou Católica) e na hora de casar ficam criando situações. Poxa vida! A pessoa tem que se tocar, né! Bom, aqui onde vou me casar (Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Zona Leste de São Paulo) paguei 280,00 de taxa na igreja, depois paguei as flores e uma moça para ornamentação e contratei um coral de músicos (ou alguém acha que os músicos vivem de brisa ou que não tem família para tratar). Os músicos são pessoas que vivem da Musica e se especializam em cerimonias de casamentos. Gente tudo tem gastos. Entao, Minha prima casou em um salão de festa (lindo) lá em Mairiporã, SP, e o padre aceitou ir lá celebrar. Ela não frequentava a paroquia do referido padre, então, teve que uma taxa de 900,00 e o padre fez o casamento religioso com efeto civil. Foi lindo.Até hoje foi o casamento mais bonito que já assisti. O dono do espaço Renascença disse que além desse padre da igreja Católica Romana, tem um pastor da Igreja Batista que sempre vai celebrar lá e cobra 800,00. Os reverendos da igreja Anglicana, que celebram validamente em espaços buffets, também celebram lá e cobram uma taxa de 1.200. Os padres da igreja católica brasileira também celebram validamente nos espaços buffets, mas o dono do espaço não sabia dizer o valor cobrado.

    Enfim, há igrejas históricas (Católica) que cobram uma taxa absurda, mas mesmo nessas igrejas, se a noiva frequenta as Missas ali e colabora com a manutenção das pastorais, a taxa dela será de no máximo 280,00 agora se não participam, podem cobram um absurdo de 1.800,00 por exemplo na Nossa Senhora do Brasil ou Catedral da Sé. AS Igrejas não Católicas também adotam a mesma postura, por exemplo a Catedral Anglicana cobra para os não fiéis praticantes, uma taxa de 1.500,00 a igreja presbiteriana 1.600,00 a Assembleia de Deus Catedral 1.800,00 e assim vai, mas quando a noiva ou noiva frequentam a igreja o pastor e/ou padre vai de graça.

    Na pesquisa que fiz, a igreja Católica sempre orientou a nao comprar taxa dos fieis que ali frequentam, pois os mesmos já contribuem com a manutenção das pastorais e serviço social. O atual Papa falou sobre isso, ou seja, que os fiéis de verdade (praticantes) estejam cientes de que nao precisam pagar taxas, pois já colaboram com a manutenção da Igreja

    Penso que, quem não frequenta, deve começar a frequentar ou pagar o preço. Aliás, se a pessoa não frequenta a igreja, então, pra que essa neura em quer casar na Igreja ou mesmo no salão, mas tem que ser um padre ou pastor, ora, se nem frequenta, né! Tem coisa que a gente precisa ser mais humilde e principalmente coerente consigo mesmo. Há os cerimonialistas que realizam cerimonias ecumenicas lindissimas, ou os próprios Juizes de Paz (Oficial do Cartorio civil) que celebram em espaços buffets, medante a taxa de diligências e também fazem bonitas cerimonia de efeito.

    Portanto, queridas, taxas sempre haverá. Ninguem vive de brisa e nem recebem do governo um vale luz, água, gasolina, mercado, vestimentas, lazer, etc. Todos nós temos contas para pagar, inclusive a Igreja.

    O ideal e não fazermos contas (festas) alem do que cosneguimos pagar.

    Espero ter ajudado com minha opinião.

    Me caso em Novembro.

    Att. Rafaela Coutim S. Matarazzo E.

    • Responder
  • A
    Noiva Esperta Fevereiro 2015 Paraíba
    Andresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    A pura verdd Jaque! tbm fiquei satisfeita com a taxa q contribui!

    • Responder
  • T
    Noiva Ativa Agosto 2016 São Paulo
    Tamyris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinhas, vocês sabem como funciona em SP?


    Ouvi dizer que se vc casar em uma igreja que não é do seu bairro, é preciso pagar uma taxa p/ igreja do seu bairro.. é isso mesmo? Achei um absurdo... Smiley atonished

    • Responder
  • Adriana
    Noiva VIP Novembro 2014 São Paulo
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Se é loko...ainda bem que sou pastora e que ninguem paga nada na minha igreja....com 900 reais eu faço uma reforma pequena na minha casa...ou uma mega decoração na igreja....que Deus te abençoe...e a todas as noiinhas....

    • Responder
  • A
    Super Noiva Setembro 2015 São Paulo
    Aninha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu sei q aki em SP nao se paga mais a taxa de transferencia, mas dai tem q pagar a taxa da igreja q vc vai casar e aki na minha cidade funciona da sseguinte maneira, qto mais disputada a igreja, mais cara é!!!!

    • Responder
  • Joice
    Noiva VIP Setembro 2015 Rio de Janeiro
    Joice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Vou pagar só quando eu ir fazer a entrevista que é dia 02 de fevereiro irei pagar 950,00 tudo! Decoração, ar-condicionado e 55,00 o curso de noivos. Na igreja São Judas Tadeu Rj.Beijinhos...

    • Responder
  • Luciana
    Noiva Ativa Maio 2015 Minas Gerais
    Luciana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Paguei 600 em BH me caso em maio, eles nao devolvem o dinheiro...

    Smiley sad

    • Responder
  • Roberta
    Noiva Master outubro 2015 São Paulo
    Roberta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha, isso é só em Minas ou vale para São Paulo tbm???

    • Responder
  • D
    Noiva Master Julho 2019 Rio de Janeiro
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu ainda não fui na igreja ver quanto será mas obg pela dica!

    • Responder
  • D
    Noiva Ativa Fevereiro 2016 Rio Grande do Sul
    Denise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Na minha igreja cobraram R$70,00 só pra usar o espaço, ainda tem as taxas pro casamento e como a igreja que escolhi não é usada terei que pagar o padre.

    • Responder
  • Gabriela
    Super Noiva Abril 2015 Amazonas
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    A minha foi R$1800, e eu tava achando caro a igreja que eu ia casar q era só R$700 Smiley surprise

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Maio 2015 Rio de Janeiro
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Isso só vale para BH??? Estou pagando R$1000,00 na igreja em Petropolis-RJ, sem decoração nem musica nem nada e ainda vou ter que pagar R$ 50,00 para fazer o curso de noivos. Por fazer me envie o link com este artigo.

    • Responder
  • J
    Noiva VIP Setembro 2014 Paraná
    Jaqueline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu paguei 185,00, achei bem barato e justo. Como diz o padre as pessoas gastam 50 mil com festa e reclamam de pagar uma taxa para igreja. Tem algumas que cobram valores absurdos, ai tudo bem, mas da minha achei o valor bem justo.

    • Responder
  • Priscilla
    Noiva Ativa Fevereiro 2015 Minas Gerais
    Priscilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    É, não só vc como aqueles que já pagaram, e ainda não se casaram, pois eles não devolve o dinheiro.

    • Responder
  • T
    Top das Noivas Novembro 2014 Minas Gerais
    Thaiene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Interessante...eu paguei 450...mas casei em novembro então...já era!

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas