Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Julianna
Noiva Master Janeiro 2021 Rio de Janeiro

Alugar ou Financiar um imóvel? #falaju

Julianna, dia 20 de Fevereiro de 2020 às 13:55 Publicado em Fórum Vida de casal 1 41

Olá noivinhaaass e noivinhoooss! Como vocês estão?

Nas últimas semanas tenho visto muito esta dúvida pela comu: alugar ou financiar?

Bom, este é um assunto pessoal que deve ser discutido entre o casal, mas vim aqui pôr o ponto de vista econômico para que todos ponderem o que é melhor para cada um.

- FINANCIAMENTO

No Brasil, prezamos muito pela casa própria, como diz o ditado "quem casa, quer casa". As vantagens do financiamento é que quitando o imóvel ele será seu, e você pode vender, alugar, reformar e fazer o que quiser. O problema é até o "quitar" muitas águas vão rolar. Vou explicar:

Eu peguei um exemplo de financiamento num site que gosto muito e é o seguinte:

Imagine que você gostou de um imóvel, se interessou por financiá-lo e o valor é R$ 400.000,00 (o valor é brusco, pois os imóveis da Caixa Econômica geralmente são mais a preço popular, mas o exemplo serve para todos os valores de imóvel).

Supondo que você conseguiu um financiamento de 360 meses, 30 anos, e que você não precisou dar de entrada (o que é muito difícil, pois os bancos geralmente pedem 20% ou mais de entrada). A nova linha de crédito imobiliário da Caixa , se não me engano, será inferior a 10%. Então suponhamos que a taxa de juros seja 9% ao ano. Considerando estes dados, é possível que você pague cerca de R$ 3.000 mensal.


Alugar ou Financiar um imóvel? #falaju 1


Ou seja, ao final de 360 meses, pagando 3 mil reais mensais, você pagará cerca de R$ 1.100.000,00! Mais do que o dobro do imóvel.

- Experiência Pessoal -

Agora, imagine isto aqui no Rio de Janeiro que todo o dia aparece uma área de risco nova? Ao terminar de pagar o imóvel ele valerá menos do que você pagou. Fui ver um imóvel, por exemplo, de R$140.000,00 num lugar afastado do centro mas direitinho, com tudo perto, ponto de ônibus e tal. Segundo essas contas, no fim do financiamento eu pagaria cerca de R$300.000,00. Sendo que há 2km daquele lugar era área de risco. Com as projeções de violência, em pouco tempo o próprio local do condomínio seria área de risco. Ou seja, pagaria R$300.000,00 por um imóvel que valia R$140.000,00 e que no final do financiamento valerá bem menos que isso. Isto aconteceu com minha amiga, que hoje está morando de aluguel, com uma "casa própria" alugada onde o aluguel não paga nem o valor mensal do financiamento.

- Vantagens -

Financiar tem suas vantagens. Por exemplo, financiar um terreno e construir uma casa do jeitinho que você quer;

Quem financia também tem a total liberdade de fazer reformas no imóvel;

Dependendo da região, o imóvel pode ser valorizado e você consiga vendê-lo ou alugá-lo por um ótimo preço;

Sem contar a questão emocional de ter um cantinho seu.

- ALUGUEL

Continuando o exemplo do imóvel de R$ 400.000,00. Um aluguel para um imóvel desse valor vale em torno de R$ 2.000,00 mensais (0,5% de 400.000). Mensalmente você está pagando menos que o financiamento, que era R$ 3.000,00 mensais. Se você usar estes R$ 1.000,00 e investisse numa taxa anual líquida e acima da inflação, sabe em quanto tempo você conseguiria comprar o mesmo imóvel à vista? Em 20 anos, tempo menor que o financiamento.


Alugar ou Financiar um imóvel? #falaju 2

E ainda sobra um dinheirinho!

Claro que você está pagando por imóvel que "não é seu" mas que você vive nele. E também a possibilidade de reforma é menor.

- Vantagens -

Porém, o aluguel também tem suas vantagens.

Por exemplo, a possibilidade de mudança sem muita burocracia. Para um financiamento, você teria que sustentar duas casas, ou vender (o que nem sempre é fácil), ou alugar o imóvel, e muitas vezes o aluguel não paga a mensalidade do financiamento. Então, com o aluguel você tem flexibilidade. Pense que você receba uma proposta de emprego ou passe num concurso em outro estado ou cidade (Experiência Pessoal). Com aluguel é só acerta as coisas com o proprietário e dar tchau;

Outra vantagem é que, imagine que você fique desempregado ou passa a ganhar menos que do que você ganha atualmente. Num financiamento, seu imóvel pode ser tomado e ir a leilão. No aluguel, você pode encontrar um lugar mais barato para viver;

Além disso, se o imóvel for desvalorizado, quem aluga não sentirá muito. Num financiamento você sairá prejudicado, que foi o caso da minha amiga;

Sem contar que: você prefere comprar uma casa sendo jovem e não sabendo para onde a vida pode te levar, ou comprar uma casa quando você for mais velho(a) e já ter passado por boa parte da vida, tendo certeza de um lugar pra viver?

- ENTÃO É MELHOR ALUGAR OU FINANCIAR?

Não há resposta certa para esta pergunta. Economicamente, o aluguel se sai melhor.

Mas volto a dizer o que disse no início: é uma decisão entre vocês dois. Meu intuito aqui foi apenas trazer a discussão e pontos a se pensar antes de tomar uma grande decisão. Planejamento é tudo!

E outra coisa que devo aconselhar é: poupar e investir. Dois conceitos que estou aprendendo e estou amando.

Espero ter ajudado!

Um grande beijo a todas!

41 Respostas

Última atividade por Julianna, dia 27 de Fevereiro de 2020 às 20:07
  • Julianna
    Noiva Master Janeiro 2021 Rio de Janeiro
    Julianna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso é verdade....
    Porém, no final o valor do financiamento ainda é maior mesmo as parcelas sendo menores.
    No fim, cada um sabe o que é melhor pra si😊
    • Responder
  • Ana Oliveira
    Super Noiva Agosto 2021 Minas Gerais
    Ana Oliveira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Entendi!! O problema é que o valor do aluguel acompanha o valor do real e o financiamento não pois as parcelas já são fixas.
    • Responder
  • Julianna
    Noiva Master Janeiro 2021 Rio de Janeiro
    Julianna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, com certeza entendo e isto é fato.
    Porém a mesma regra vai valer para os dois lados: tanto o aluguel quanto o financiamento.
    • Responder
  • Ana Oliveira
    Super Noiva Agosto 2021 Minas Gerais
    Ana Oliveira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu e meu noivo preferimos nos arriscar com o financiamento mesmo com o fato dos juros absurdos. É importante lembrar que com o passar dos anos o valor do dinheiro muda e isso pode favorecer você. Por exemplo, a 10 anos atrás uma parcela de 300 reais era um absurdo e hoje em dia não é, entende?

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito obrigada Ju! Smiley heart

    • Responder
  • Julianna
    Noiva Master Janeiro 2021 Rio de Janeiro
    Julianna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito bom, casadinha! Parabéns ❣️
    Realmente não há opção certa, há aquela que o casal se sente melhor.
    • Responder
  • Bárbara
    Top das Noivas Junho 2020 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    De nada Smiley smile

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Como você diz realmente não existe o melhor, varia de acordo com o casal.

    Por aqui resolvemos financiar uma casa pequena, pois os imoveis aqui são caros (valor minimo do aluguel é 700,00 com uma casa de 2 quartos, tendo em média 50m2). Acabou compensando, porque as parcelas da nossa casa sairam por menos do que esse valor, e alguns meses pagamos 3 parcelas de uma só vez... apesar de ser um tempo longo, ainda juntamos dinheiro para comprarmos mais um terreno e começar a construir para alugar.

    • Responder
  • Julianna
    Noiva Master Janeiro 2021 Rio de Janeiro
    Julianna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Jé ❣️
    • Responder
  • Jéssica
    Top das Noivas Maio 2021 Minas Gerais
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Debate muito esclarecedor Ju.
    • Responder
  • Julianna
    Noiva Master Janeiro 2021 Rio de Janeiro
    Julianna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Amanda!
    Sim, exatamente. Meu intuito é só fazer todo mundo ter essa conversa, pois as vezes parece óbvio: "claro que vamos financiar". Mas ninguém para pensar como será a longo prazo.
    Eu estou na mesma vibe: poupando para fazer um negócio melhor a longo prazo. E sim, sou acadêmica... Sou mestranda e possivelmente doutorando até o fim do ano. E meu noivo é autônomo (kkk o contrário de vocês). Então nós podemos ir pra qualquer lugar do Brasil e quem sabe, do mundo. Por isso eu super entendo o seu lado.
    • Responder
  • Julianna
    Noiva Master Janeiro 2021 Rio de Janeiro
    Julianna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente, cada um sabe o que é melhor para si!
    • Responder
  • Julianna
    Noiva Master Janeiro 2021 Rio de Janeiro
    Julianna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exato!
    Nós também somos muito criticados dos dois lados mas decidimos alugar e investir o dinheiro para no futuro comprar uma boa casa num lugar melhor, que ainda não sabemos onde é rsrs!
    Então o melhor é esperar mesmo ainda somos jovens temos tempo!
    • Responder
  • AMANDA
    Noiva Esperta Janeiro 2022 São Paulo
    AMANDA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Ju,

    Muito bom trazer esse debate, cada um tem sua liberdade de decidir mais vejo que as pessoas financiam imóveis sem nem pensar nos prós e contras, simplesmente pela crença de que pagar aluguel é "rasgar dinheiro". E o juros do valor do imóvel o que é?

    Claro que como você disse cada casal sabe o que é melhor.

    Desde que, meu pai parou de financiar carro é sim poupar para trocar à vista sendo assalariado, vi o quanto é possível poupar e fazer bons negócios.

    Eu penso em alugar, poupar. Até porque não temos um lugar fixo ainda, uma cidade fixa ainda, meu noivo é da área academia faz doutorado eu autônoma (li que você faz mestrado, senão me engano rs) e estamos abertos para um pós doutorado em qualquer lugar do mundo.

    Beijos Smiley heart Smiley heart


    • Responder
  • Sandra
    Super Noiva Maio 2020 Minas Gerais
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito bacana seu post. Tbm adoro o canal da Natália Arcuri, mas sei q esta é a realidade é de muitos brasileiros.
    As noivinhas que são funcionárias públicas ou o noivo, existe uma taxa de juros especial, no ano de 2019 estava numa variação de 6 a 7 por cento, lembrando de outros benefícios, como financiamento de 90% e ou total, mas como já disse "isso vai de cada um"

    • Responder
  • J
    Noiva Esperta Novembro 2021 Rio de Janeiro
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Amei o post! Muito bom esse tipo de debate mais bem detalhado. A gente sempre pensa imediatamente na ideia de que alugar é ruim porque "não é nosso".

    Há uns dois anos atrás saiu uma pesquisa mostrando que hoje em dia muita gente prefere alugar do que comprar, exatamente pela praticidade de mudanças que o aluguel proporciona. Juntamente com isso também havia crescido o número de pessoas que devolveram os imóveis comprados por não estarem conseguindo arcar com as prestações.

    Por aqui estamos decididas a alugar por um tempo. Minha mãe quase pira rsrs.

    Mas decidimos isso exatamente pela facilidade de mudança e pelos planos que temos pro futuro.

    Como você disse não existe "o que é melhor", existe o que é melhor pra cada um.


    • Responder
  • Julianna
    Noiva Master Janeiro 2021 Rio de Janeiro
    Julianna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Por nada Aninha ❣️
    • Responder
  • Julianna
    Noiva Master Janeiro 2021 Rio de Janeiro
    Julianna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada ❤️❣️
    • Responder
  • Bárbara
    Top das Noivas Junho 2020 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu amei o seu debate, concordo em genero, numero e grau

    • Responder
  • A
    Noiva Master Dezembro 2021 Paraná
    Aninha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Simmm Ju, falou tudo! Obrigado ❤
    • Responder
  • Julianna
    Noiva Master Janeiro 2021 Rio de Janeiro
    Julianna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É bem complicado e ainda alugar por um valor que pague pelo menos as parcelas do financiamento né..
    • Responder
  • Liliane
    Top das Noivas Novembro 2018 Ceará
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Carambaaaaaaa


    Que situação chata. E ainda financiaram uma casa pequena.... Q tenso. Q Deus abençoe e q consigam pelo menos alugar a casa financiada, pq imagino eu q seja difícil.
    • Responder
  • Julianna
    Noiva Master Janeiro 2021 Rio de Janeiro
    Julianna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente! Chega de perder dinheiro com passivos kkk só ativos agora!
    Até o celular tô usando pra trabalhar, para ser um ativo, o carro também usamos para trabalho... Kkk
    Também vamos optar por alugar e investir, para a longo prazo comprar a casa dos sonhos a vista ❣️
    • Responder
  • Julianna
    Noiva Master Janeiro 2021 Rio de Janeiro
    Julianna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom que gostou Aninha!
    Eu e meu noivo pensamos em fazer o mesmo, porém a longo prazo, para poder pagar tudo a vista rs ❣️
    Mas conversem sim, são coisas importantíssimas para o casal e não deixem ninguém externo interferir na escolha de vocês! Boa sorte ❣️
    • Responder
  • Julianna
    Noiva Master Janeiro 2021 Rio de Janeiro
    Julianna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É verdade noivinha, os juros estão super altos!
    O aluguel não é bem um dinheiro sem volta, pois você está desfrutando daquele imóvel por aquele tempo, mas super entendo seu ponto de vista.
    Converse com seu noivo e façam as contas, eu gosto muito de pôr tudo no papel facilita. Veja o que é o melhor pra vocês e cheguem a um consenso❣️ Boa sorte!
    • Responder
  • Julianna
    Noiva Master Janeiro 2021 Rio de Janeiro
    Julianna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente! É difícil manter os dois. Hoje mesmo conversando com dois amigos casados, há pouco tempo, se arrependeram de financiar pois tem filho a caminho, e a casa é pequena. Estão indo pro aluguel mas num terrível impasse, pois não conseguirão sustentar duas casas.
    É algo bem pessoal mesmo e o casal deve avaliar o que é melhor pra si!
    Obrigada ❣️ e parabéns pela casa!
    • Responder
  • Larissa
    Super Noiva outubro 2021 Espírito Santo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Cada caso é um caso, tem que analisar o que é melhor para o casal. Não se trata tão somente de mentalidade ou cultura, cada um tem opiniões diferentes e Empatia é essencial para se pôr no lugar do seu próximo respeitando seu modo de pensar. Respeito seu ponto de vista, apesar de concordar em partes! 😉 Sem mais...
    • Responder
  • N
    Noiva Esperta outubro 2021 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exato. Financiamento tbm é aluguel, só que pro banco, que já é rico e ainda a juros altíssimos. Penso como vocês meninas. Nathalia Acuri me abriu os olhos pra isso.
    • Responder
  • N
    Noiva Esperta outubro 2021 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Perfeito Carol! É uma mudança acima de tudo de mentalidade.
    • Responder
  • N
    Noiva Esperta outubro 2021 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se mudarmos nossa mentalidade que aluguel é "dinheiro que não volta" só vemos vantagens. Enquanto vc mora é seu sim. Você paga para ter seu lar, sua tranquilidade, seu espaço. Não é pq não tem uma escritura no nosso nome que não é nosso. Eu penso muito assim. Claro, mudar mentalidade é difícil, pq é cultural.
    • Responder
  • N
    Noiva Esperta outubro 2021 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    LINDA MARAVILHOSA FALOU TUDO!


    Acho que o problema do brasileiro com aluguel é justamente a mentalidade. Na MAIORIA dos casos, o imóvel próprio, ainda que quitado, se torna bem passivo. O que isso significa? Que só faz PERDER dinheiro.
    No mais perfeitas palavras, não mudo vírgula e tanto que vamos optar por alugar é investir num bom CDB como diz minha AMADA Nathalia Acuri! AI QUE FESTA
    • Responder
  • A
    Noiva Master Dezembro 2021 Paraná
    Aninha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito bom o debate Ju! 👏🏻👏🏻
    Bem pensado, estamos querendo comprar um terreno e construir nossa casinha aos poucos, mas ainda estamos pensando direitinho.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas