Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Julianna
Noiva Master Janeiro 2021 Rio de Janeiro

Alugar ou Financiar um imóvel? #falaju

Julianna, dia 20 de Fevereiro de 2020 às 13:55

Publicado em Fórum Vida de casal 41

Olá noivinhaaass e noivinhoooss! Como vocês estão? Nas últimas semanas tenho visto muito esta dúvida pela comu: alugar ou financiar? Bom, este é um assunto pessoal que deve ser discutido entre o casal, mas vim aqui pôr o ponto de vista econômico para que todos ponderem o que é melhor para cada um. -...

Olá noivinhaaass e noivinhoooss! Como vocês estão?

Nas últimas semanas tenho visto muito esta dúvida pela comu: alugar ou financiar?

Bom, este é um assunto pessoal que deve ser discutido entre o casal, mas vim aqui pôr o ponto de vista econômico para que todos ponderem o que é melhor para cada um.

- FINANCIAMENTO

No Brasil, prezamos muito pela casa própria, como diz o ditado "quem casa, quer casa". As vantagens do financiamento é que quitando o imóvel ele será seu, e você pode vender, alugar, reformar e fazer o que quiser. O problema é até o "quitar" muitas águas vão rolar. Vou explicar:

Eu peguei um exemplo de financiamento num site que gosto muito e é o seguinte:

Imagine que você gostou de um imóvel, se interessou por financiá-lo e o valor é R$ 400.000,00 (o valor é brusco, pois os imóveis da Caixa Econômica geralmente são mais a preço popular, mas o exemplo serve para todos os valores de imóvel).

Supondo que você conseguiu um financiamento de 360 meses, 30 anos, e que você não precisou dar de entrada (o que é muito difícil, pois os bancos geralmente pedem 20% ou mais de entrada). A nova linha de crédito imobiliário da Caixa , se não me engano, será inferior a 10%. Então suponhamos que a taxa de juros seja 9% ao ano. Considerando estes dados, é possível que você pague cerca de R$ 3.000 mensal.


cfb_1725702.jpg


Ou seja, ao final de 360 meses, pagando 3 mil reais mensais, você pagará cerca de R$ 1.100.000,00! Mais do que o dobro do imóvel.

- Experiência Pessoal -

Agora, imagine isto aqui no Rio de Janeiro que todo o dia aparece uma área de risco nova? Ao terminar de pagar o imóvel ele valerá menos do que você pagou. Fui ver um imóvel, por exemplo, de R$140.000,00 num lugar afastado do centro mas direitinho, com tudo perto, ponto de ônibus e tal. Segundo essas contas, no fim do financiamento eu pagaria cerca de R$300.000,00. Sendo que há 2km daquele lugar era área de risco. Com as projeções de violência, em pouco tempo o próprio local do condomínio seria área de risco. Ou seja, pagaria R$300.000,00 por um imóvel que valia R$140.000,00 e que no final do financiamento valerá bem menos que isso. Isto aconteceu com minha amiga, que hoje está morando de aluguel, com uma "casa própria" alugada onde o aluguel não paga nem o valor mensal do financiamento.

- Vantagens -

Financiar tem suas vantagens. Por exemplo, financiar um terreno e construir uma casa do jeitinho que você quer;

Quem financia também tem a total liberdade de fazer reformas no imóvel;

Dependendo da região, o imóvel pode ser valorizado e você consiga vendê-lo ou alugá-lo por um ótimo preço;

Sem contar a questão emocional de ter um cantinho seu.

- ALUGUEL

Continuando o exemplo do imóvel de R$ 400.000,00. Um aluguel para um imóvel desse valor vale em torno de R$ 2.000,00 mensais (0,5% de 400.000). Mensalmente você está pagando menos que o financiamento, que era R$ 3.000,00 mensais. Se você usar estes R$ 1.000,00 e investisse numa taxa anual líquida e acima da inflação, sabe em quanto tempo você conseguiria comprar o mesmo imóvel à vista? Em 20 anos, tempo menor que o financiamento.


cfb_1725712.jpg

E ainda sobra um dinheirinho!

Claro que você está pagando por imóvel que "não é seu" mas que você vive nele. E também a possibilidade de reforma é menor.

- Vantagens -

Porém, o aluguel também tem suas vantagens.

Por exemplo, a possibilidade de mudança sem muita burocracia. Para um financiamento, você teria que sustentar duas casas, ou vender (o que nem sempre é fácil), ou alugar o imóvel, e muitas vezes o aluguel não paga a mensalidade do financiamento. Então, com o aluguel você tem flexibilidade. Pense que você receba uma proposta de emprego ou passe num concurso em outro estado ou cidade (Experiência Pessoal). Com aluguel é só acerta as coisas com o proprietário e dar tchau;

Outra vantagem é que, imagine que você fique desempregado ou passa a ganhar menos que do que você ganha atualmente. Num financiamento, seu imóvel pode ser tomado e ir a leilão. No aluguel, você pode encontrar um lugar mais barato para viver;

Além disso, se o imóvel for desvalorizado, quem aluga não sentirá muito. Num financiamento você sairá prejudicado, que foi o caso da minha amiga;

Sem contar que: você prefere comprar uma casa sendo jovem e não sabendo para onde a vida pode te levar, ou comprar uma casa quando você for mais velho(a) e já ter passado por boa parte da vida, tendo certeza de um lugar pra viver?

- ENTÃO É MELHOR ALUGAR OU FINANCIAR?

Não há resposta certa para esta pergunta. Economicamente, o aluguel se sai melhor.

Mas volto a dizer o que disse no início: é uma decisão entre vocês dois. Meu intuito aqui foi apenas trazer a discussão e pontos a se pensar antes de tomar uma grande decisão. Planejamento é tudo!

E outra coisa que devo aconselhar é: poupar e investir. Dois conceitos que estou aprendendo e estou amando.

Espero ter ajudado!

Um grande beijo a todas!

41 Respostas

  • Larissa
    Super Noiva outubro 2021 Espírito Santo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Hoje os juros para financiar uma casa está altíssimo, embora pagar aluguel não vale muito apenas Por ser um dinheiro que perde sem volta. Eu e meu noivo estamos pensando na melhor forma para não ficar no aperto
    • Responder
  • Liliane
    Top das Noivas Novembro 2018 Ceará
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Esse negócio de casa própria x aluguel é complicado né?!
    Tenho 1 ano e 3 meses de casada e já tenho as 2 experiências. Moro em uma cidade pequena e aqui ainda existe muito esse negócio de 'quem casa quer casa' principalmente pra aqueles q amam esse lugar e não pensam em sair daqui jamais (meu caso).
    Sendo assim, meu marido começou a construir nossa casa logo após decidir q queria casar comigo (ano de 2013) no intervalo até 2018 (ano do nosso casamento) a casa não ficou pronta (acabava dinheiro sempre e a reforma tinha q parar) acabou q decidimos ir pro aluguel enquanto a casa ficava pronta. Posso dizer sem dúvidas q é MUITO difícil construir ou pagar financiamento estando comprometido com aluguel.
    Eu e ele conseguimos ir pra casa própria esse ano e finalmente nos livramos das mensalidades altas q pagavamos e essa foi pra nós a melhor coisa. Cada caso é um caso. Ótimo debate.
    • Responder
  • Julianna
    Noiva Master Janeiro 2021 Rio de Janeiro
    Julianna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Falou tudo, Carol!
    • Responder
  • Julianna
    Noiva Master Janeiro 2021 Rio de Janeiro
    Julianna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exato! Eu já comecei a investir no tesouro direto pra comprar minha casa daqui há uns anos. A casa só é nossa depois de quitar kkk
    Prefiro comprar a vista!
    • Responder
  • Carol Lima
    Noiva Master Junho 2022 São Paulo
    Carol Lima ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    * se atrasar ou deixar de pagar, eles tomam a casa de volta. Já muitos casos assim. Hoje em dia é bom analisar prós e contras de tudo e ver o que é melhor ao casal... Mas de cabeça aberta, sabendo que os tempos mudaram e nossa postura também pode mudar.
    • Responder
  • Carol Lima
    Noiva Master Junho 2022 São Paulo
    Carol Lima ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pois é, os tempos mudaram muito e hoje em dia compensa você se planejar e pagar um aluguel e juntar uma grana durante esses 30 anos num fundo de investimento (tesouro direto, CDI, etc) que vai render muito mais do que uma poupança comum e pagar seu imóvel a vista depois!
    Sem contar que muitas pessoas são iludidas com a ideia de que a casa já é dela no financiamento... Na verdade ela é do "Banco", pois ele que comprou a casa e você tá só pagando ele de volta hehehe, se atrasar
    • Responder
  • Jamily
    Top das Noivas Novembro 2019 Ceará
    Jamily ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Meu Deus, Ju! Isso é tão triste! A gente fica torcendo pra dar certo, espero que um dia tudo isso melhore.
    • Responder
  • Julianna
    Noiva Master Janeiro 2021 Rio de Janeiro
    Julianna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim! Pra você ter uma noção, minha cidade toda é considerada área de risco. Os correios só estão entregando no centro e nas ruas principais. Fora que todo o dia é uma barricada nova. Detalhe: a gente fica colado na capital que, pelos registros, também não está muito longe dessa realidade.
    • Responder
  • Jamily
    Top das Noivas Novembro 2019 Ceará
    Jamily ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito bem pensado, Ju! Nãos avia que no RJ era assim,nossa! Aqui alguns bairros não compensa comprar, não.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas