Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Paula
Noiva Constante Janeiro 2016 Minas Gerais

Anticoncepcionais, exames pré nupciais e afins - esclarecimentos

Paula, dia 13 de Julho de 2015 às 22:58 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 49
Meninas, vejo que algumas de vocês tem muitas dúvidas nesses assuntos e algumas tem alguns conceitos errados. Sou médica, por isso resolvi ajudar. Vamos lá:
- a pilula e os outros métodos que utilizam hormônio, começam a fazer efeito logo que VC começa a tomar, desde que VC inicie na época correta. Então, por exemplo, alguém que nunca tomou pílula e começa tomar certinho no primeiro dia da menstruação, não irá ovular no próximo ciclo e já estará prevenindo desde o começo. Não é verdade que a pílula só faz efeito três meses depois. Mas, cada tipo de remédio tem a sua época certa do ciclo menstrual para ser iniciada.
- não precisa fazer uma pausa da pílula durante o ano para o corpo "desintoxicar". Seu corpo não fica intoxicado por causa do remédio.
- existem vários métodos anticoncepcionais, assim como vários tipos de pílulas. Cada pessoa tem o direito de, e deveria, conhecer todos e saber qual o mais indicado no seu caso.
- a pílula do centro de saúde tem o mesmo efeito que a comprada na farmácia.
- os exames pré nupciais nada mais são do que exames de rotina e testes para ver doenças sexualmente transmissíveis. O ideal é que o marido e a mulher façam antes do casamento. Se você já tem ou teve relações sexuais, o ideal é que faça esses testes uma vez por ano. Tem alguns médicos que pedem outros exames, mas os principais seriam esses.
----- MAIS IMPORTANTE! Consulte seu médico! Pode ser o ginecologista, o clínico geral, o médico do PSF, quem você preferir, mas nunca comece a tomar um remédio sem antes consulta-lo. Ele tem a função de esclarecer todas as suas dúvidas e indicar qual o tratamento é mais indicado no seu caso. Além disso, o exame físico que ele faz muitas vezes é mais importante que os exames de sangue.
É isso que estou me lembrando no momento. Não esqueçam desse último topico ein?!
Grande abraço noivinhas de plantão

49 Respostas

Última atividade por Aline, dia 27 de Julho de 2015 às 11:52
  • Aline
    Noiva VIP Setembro 2015 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu optei pelo injetável e comecei a tomar uns meses antes (vou casar virgem), pois a minha ginecologista disse que eu poderia não me adaptar à injeção escolhida. Eu acho meio ruim começar a tomar 1 mês antes por conta disso, vai que o organismo não se adapta ao método?

Graças a Deus não tive nenhuma reação e continuo tomando normalmente Smiley smile

• Responder
  • J
    Noiva VIP Abril 2024 Paraná
    Jah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ah sim, com certeza deve se fazer o físico também. Vou fazer tudo certinho e meu noivo também, para que corra tudo bem. Muito obrigada mesmo e felicidades!
    Smiley smile
    • Responder
  • Andressa
    Noiva Master Dezembro 2015 São Paulo
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada pelas duvidas, valeu muito.

• Responder
  • Dara Larissa
    Noiva Ativa Abril 2016 Rio Grande do Sul
    Dara Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aii brigada pela dica noivinha!!!! Smiley laugh
    • Responder
  • Larissa
    Noiva Novata Novembro 2022 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ameei, obrigada Smiley smile
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Curiosa Maio 2017 Piauí
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Debate ótimo. Esclareceu muitas coisas!!
    • Responder
  • Paula
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, não há comprovação científica que a pílula aumenta a chance de ter câncer não. Mas, quem tem alguns tipos de cânceres, como mama e endométrio, não pode tomar pilula.
    Porém os anticoncepcionais com hormônio tem outros riscos sim. Aumenta o risco de trombose, por exemplo. Por isso, cada caso e um caso. E preciso conversar com o seu médico.
    • Responder
  • Paula
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Na maioria dos casos não tem problema nenhum emendar, mas, converse com sua médica sobre isso...
    • Responder
  • Paula
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então, exames para ver as doenças sexualmente transmissíveis são os de sangue para detectar HIV, sífilis e hepatites B e C. Mas, os médicos costumam pedir exames de hemograma, glicose e colesterol para fazer uma triagem geral. Também pedem para ver toxoplasmose que e importante quando a mulher engravida.
    No geral são esses.
    • Responder
  • Paula
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exame físico e quando o médico te examina. Tem o exame físico completo que ele olha tudo e o específico, quando olha apenas o que tem queixa. Por exemplo, exame completo e quando ele olha tudo da cabeça, faz ausculta do coração e dos pulmões, palpa o abdome e tudo mais. O específico e quando olha so o que você está com dor, por exemplo.
    Falei isso pq muitas vezes as pessoas acham que fazer exame de sangue é mais importante que ser examinada pelo médico e isso não é verdade.
    • Responder
  • Andressa
    Noiva Master Dezembro 2015 São Paulo
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Vou pesquisar mesmo. pois tenho alguns medos em relação a comprimidos de anticoncepcional, medo de engordar como dizem, medo de após muitos anos tomando possa ter algum tipo de problema, ja me disseram que a maioria das mulheres que tem cancer no utero é devido ao uso de anticocepcional durante o longo da vida. não sei se e vdd.

queremos começar a planejar um bebe após nosso segundo ano de casados.

• Responder
  • Nyara
    Noiva Ativa Setembro 2015 Sergipe
    Nyara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu tomo um chamado "siblime"
    • Responder
  • Nyara
    Noiva Ativa Setembro 2015 Sergipe
    Nyara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada! Essa TB era minha dúvida. Fiz os exames que minha gine passou e comecei a tomar o anticoncepcional ...estou na segunda cartela e pelo que vi minha pausa TB cairá na lua de mel.
    • Responder
  • F
    Noiva VIP Dezembro 2015 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Papanicolau
    • Responder
  • Débora Michelson
    Noiva Ativa Maio 2016 Rio Grande do Sul
    Débora Michelson ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Quais seriam os exames a serem feitos ? Gostaria de entender melhor pois não sei mto a respeito
    • Responder
  • J
    Noiva VIP Abril 2024 Paraná
    Jah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Qual é o exame físico? Ótimo debate. Smiley smile
    • Responder
  • Kamila
    Noiva Principiante Dezembro 2015 Minas Gerais
    Kamila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa! Que ótimo! Parabéns e obgd pelas dicas doutora!!
    • Responder
  • Paula
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom que gostou noivinha!
    Isso mesmo! O ideal e ter sempre um médico de confiança e fazer o acompanhamento certinho!
    • Responder
  • Paula
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tem problema não noivinha. A pausa da cartela e mais por uma questão psicológica de "ter que menstruar". Porém, dependendo da anticoncepcional que você toma, se emendar todas as cartelas, aumenta muito a dose de hormônio, o que aumenta os riscos de eventos adversos que o remédio pode precipitar. Então, converse com seu ginecologista antes só para ele estar ciente...
    • Responder
  • Fernanda Vargas
    Noiva Ativa Novembro 2015 Rio de Janeiro
    Fernanda Vargas ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nooossaaa, amei o debate noivinha!
    Obrigada, por nos esclarecer!
    Estamos tão ocupadas pensando nos detalhes do casamento que esquecemos o principal: nossa saúde.
    Os exames pré núpcias são muito importantes, com toda certeza!
    Eu já fiz alguns exames, mas ainda faltam outros!
    Um abraço!
    • Responder
  • Paula
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tem problema não noivinha. A pausa da cartela e mais por uma questão psicológica de "ter que menstruar". Porém, dependendo da anticoncepcional que você toma, se emendatodas as cartelas, aumenta muito a dose de hormônio, o que aumenta os riscoa de eventos adversos que o remédio pode preciptar
    • Responder
  • Paula
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso mesmo! O ideal e ter mesmo um acompanhamento!
    Existem vários outros métodos contraceptivos sem ser a pílula. Procure saber sobre os outros métodos tbm antes de escolher qual utilizar!
    • Responder
  • Paula
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Kkkkkkk. Não precisa surtar noivinha, fique tranqüila!
    Procure seu médico o quanto antes para ele te orientar! Bjao
    • Responder
  • Paula
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito bem lembrado Stefanie!!! A camisinha deve ser sempre usada, independente do uso de outro método anticoncepcional, pois só ela evita a transmissão das doenças sexualmente transmissíveis!
    • Responder
  • Paula
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então, isso tbm é um mito. Na verdade, o que acontece é que os hormônios tem um efeito de retenção de líquido. Assim, a mulher pode ficar mais inchada. Mas, engordar, no sentido de ganhar gordura não ocorre. Porém, esse efeito, assim como todos os outros efeitos colaterais, depende do tipo de medicamento e da pessoa que o está usando. Mais uma vez, vale o lembrete. Procure sem médico, ele poderá tirar as suas dúvidas e escolher o método certo para você.
    • Responder
  • Joice
    Noiva VIP Setembro 2015 Rio de Janeiro
    Joice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sempre é bom ajuda nessa parte!! Muito bom

• Responder
  • Luciana
    Noiva Esperta Março 2016 São Paulo
    Luciana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada. já tinha pensado nisso Smiley sexy

• Responder
  • L
    Noiva Ativa Novembro 2015 Rio de Janeiro
    Lorenna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Suuuuper obrigada pelas dicas! Estava surtando hoje por conta disso. Achava q o remédio levava 3 meses pra fazer o efeito e hj vi que não. Parei de surtar agora! Rs
    • Responder
  • Eveliny
    Super Noiva Junho 2016 São Paulo
    Eveliny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que tudo essas dicas!!
    Super obrigada Smiley shame
    • Responder
  • Sue Ellen
    Noiva VIP Dezembro 2015 São Paulo
    Sue Ellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pelas dicas.
    • Responder
  • Julyana
    Top das Noivas Março 2016 Rio Grande do Sul
    Julyana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ate que enfim um debate falando disso, melhor ainda por ser uma profissional Smiley smile

Eu nao troco minha gineco por nada. Sempre to indo, mesmo sendo virgem.

Acho importante cuidarmos, vou desde novinha tipo 12 anos.

• Responder
  • D
    Top das Noivas Novembro 2015 São Paulo
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Opa... bomm debate noivinha!!!

*-*

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais