Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

E
Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo

Anticoncepcional x saúde: dúvidas - depoimento real

Estela, dia 30 de Junho de 2016 às 20:58

Publicado em Fórum Antes do casamento 172

Olá noivinhas dessa comunidade querida! Vou criar um debate bem longo, mas que considero extremamente importante e informativo. Sugiro fortemente que leiam, rs... Este debate é informativo para homens e mulheres, mas é focado para as mulheres! Resolvi escrever porque tenho visto muuuuuuuuuitas...

Olá noivinhas dessa comunidade querida! Vou criar um debate bem longo, mas que considero extremamente importante e informativo. Sugiro fortemente que leiam, rs...

Este debate é informativo para homens e mulheres, mas é focado para as mulheres!

Resolvi escrever porque tenho visto muuuuuuuuuitas meninas por aqui perguntando coisas sobre anticoncepcional:

- qual o melhor?

- dá problema? Que tipo de problema?

- engorda?

- dá trombose?

- quando começar a tomar?

- etc etc etc

Primeiro, devo dizer: EU NÃO SOU MÉDICA! Não sou especialista do assunto. Eu sou uma PACIENTE que teve trombose e vive com uma sequela irreversível, por isto este debate é simplesmente um relato-depoimento.

Eu, Estela, SOU COMPLETAMENTE CONTRA o uso de hormônio como forma contraceptiva. Vou relatar meus motivos.

Isso serve como OPINIÃO para pessoas que se sentem inseguras / com dúvidas.

Se você já resolveu e decidiu que quer e vai usar a pílula, independente dos riscos, boa sorte! Não sou eu que vou mudar a opinião e a vida e rotina de ninguém, mas eu não me sinto em condição de dizer para qualquer pessoa que ok, vá tome! Não! Se me perguntarem, eu sempre vou dizer: não tome!

Leiam a bula da pílula: “causa trombose”. Todas, de todos os tipos, de todas as marcas.

O que aconteceu comigo?

Durante muitos anos me precavi de gravidez com preservativo (também precaução contra doenças venéreas) e outros métodos não invasivos. Sempre fui cuidadosa e responsável. Nunca engravidei (nem pretendo, mas isso é outra história).

Sempre sofri – como muitas mulheres – de cólicas fortes, fluxo menstrual intenso, ciclo irregular, TPM, problemas de pele, etc.

Em conversa com amigas (o que acontece com todas nós), aos 30 anos, achei que a pílula poderia ser uma solução.

Minha mãe teve trombose quando ela tinha 20 anos, depois de 5 meses de uso de pílula. Por esse motivo, ela me dizia que eu não deveria usar. Só que nem ela nem eu sabíamos tanto a respeito. Na época que ela teve (em 1977), ela tratou, ficou com sequelas (dor na perna) e envelheceu com isso, tendo apenas o uso de meia elástica de alta compressão como tratamento. Nunca nenhum médico deu a ela uma orientação melhor sobre causas e outras variáveis.

Por causa da minha mãe, eu não resolvi tomar pílula por conta própria, resolvi checar com médico – isso é o mínimo que todas nós devemos fazer.

Marquei com o ginecologista que tratava minha mãe há anos e ele sabia de todo o histórico dela.

Falei dos meus problemas com o médico (tpm, cólicas, etc) e que eu tinha interesse em tomar, mas tinha medo devido minha mãe. O médico me disse:

“Você quer tomar? Ok! Quando sua mãe tomou pílula na década de 70, os hormônios eram fortes, hoje em dia é fraquinho, não tem problema.”

Ele FEZ uma RECEITA (desculpem, não me lembro o nome do remédio) e eu usei!

Usei por 4 meses, somente 4 meses e foi o suficiente!

Eu tinha 30 anos, fazia academia de domingo a domingo 3hs por dia – exercícios cardiovasculares e musculação e alongamento. Não era sedentária, nunca fumei, não tinha hábito de bebida alcoólica e me alimentava de forma saudável.

Mesmo assim, eu tive trombose.

Foi de repente. De um dia para o outro.

Em uma segunda-feira à noite treinei 3hs na academia, como de costume.

Na terça de manhã, acordei com fortes dores na perna esquerda. Achei que tinha pegado pesado no treino. Levantei, me arrumei, dirigi até meu trabalho.

Sentei na mesa com o computador e fiquei trabalhando. Na época eu trabalhava numa empresa do meu pai, estava eu, meus pais e o sócio no escritório. Minha sorte foi ter meus pais do lado.

Trabalhei umas 4hs na parte da manhã, sentadinha. Meio-dia minha mãe me chamou para almoçar.

Eu disse que não iria até o restaurante porque não estava conseguindo andar de tanta dor na perna, pedi para ela trazer comida para mim.

Ainda levei uma bronca dela por pegar pesado no treino. Quando minha mãe retornou com a marmita, eu estava quase chorando de dor. Ela pediu pra eu mostrar minha perna, foi quando eu levantei a calça e então ela deu um grito e eu percebi que minha perna estava toda roxa (além de dolorida) e inchada (o dobro do tamanho normal, só não arrebentou a calça porque eu estava com um tecido maleável).

Meus pais me enfiaram no carro e corremos para o hospital. Eu fui internada no mesmo instante. Não sofri amputação porque nos dias de hoje o hospital entra na hora com medicação na rede sanguínea para reverter o quadro. Para entender mais sobre o que acontece no sangue, sugiro este link:

https://www.facebook.com/HistologiaFisiologiaAnatomiaHumana/videos/1021048781306154/

Resumindo: nosso sangue circula nas veias do corpo todo sendo bombeado pelo coração. Existe a lei da gravidade: tudo é puxado para baixo e para subir precisa de estímulo/pressão. Nas laterais de nossas veias e artérias existem válvulas que é o que impulsiona o sangue de volta para cima, de volta para o coração. As veias com o sangue funcionam como um encanamento com água/líquido dentro. Se houver uma obstrução no meio do cano, a água não irá passar. Alguns fatores genéticos e anatômicos (que a pessoa nasce assim) fazem com que o sangue de algumas pessoas forme um trombo ou coágulo, que é um empedramento do sangue. Uma parte do sangue deixa de ser líquida e se torna sólida. Isso entope a veia e o sangue não passa. Foi o que aconteceu em uma veia na região da minha virilha, impedindo a circulação de sangue na minha perna esquerda.

Da minha virilha para baixo, do lado esquerdo, a circulação parou até o dedinho do pé, por isso a perna esquerda inchou e ficou roxa e isso gerou muita dor (MUITA dor).

No hospital, deram medicação intravenosa que reverte o coágulo, para que ele se desmanchasse e a circulação voltasse ao normal. Eu fiquei 1 semana internada recebendo essa medicação para desformação do coágulo (se fosse 100 anos atrás, a solução seria a amputação, sim isso é super sério).

Voltei para casa depois de 1 semana e durante 3 meses eu mal conseguia andar e fiquei sem trabalhar (sorte que meu pai era meu chefe na época, mas eu teria conseguido licença). A falta de circulação que se instalou na minha perna durante umas 6 horas e 1 semana para normalizar destruiu válvulas sanguíneas das veias da minha perna. Isso é irreversível, é como perder um dedo, não dá para ter outro de volta. Hoje eu sou deficiente vascular – tenho insuficiência venosa crônica (IVC) – ou seja, o sangue tem dificuldade de retornar para cima, para o coração. Eu teria que ficar o dia inteiro com a perna para cima para ser normal. Isso causa dores terríveis (sensação de peso). Me acostumei com elas porque não tem o que fazer.

Minha mãe passou a vida toda tomando remédios para dores e hoje com 60 anos, está com o fígado detonado, cheia de problemas de saúde. Já testei medicamentos para dores, mal fazem efeito, algo que já tirou minha dor foi morfina em hospital, mas não posso viver 24h tomando morfina, então eu aguento a dor. Melhora quando estou em movimento, então continuo fazendo atividade física (levei 2 anos depois da trombose para retornar). A dor hoje faz parte da minha vida! Eu vivo com dor, 24h por dia! Há mais de 5 anos! E vai continuar até o dia que eu morrer.

Eu não desejo isso para ninguém!

A segunda parte da história: o que causou a minha trombose?

Infelizmente, só depois de ter tido a doença, eu fui descobrir uma série de coisas.

Quando eu falei ao ginecologista que queria tomar pílula e tinha histórico na família (no meu caso foi minha mãe, o que era super sério, mas vale qualquer parente consanguíneo), o médico não deveria ter me deixado tomar, muito menos passado uma receita. Ele deveria ter me encaminhado a um hematologista para PESQUISA GENÉTICA DO SANGUE, para detectar se eu tinha ou não TENDÊNCIA a trombofilia (se meu sangue tinha a tendência genética a formar coágulo).

Isto foi claramente um erro médico. Claro que troquei de ginecologista, na verdade, até achar bons médicos, passei por mais de 10 ginecologistas e vasculares. Em vários exames solicitados em conjunto pelo hematologista e vascular eu descobri que:

- Eu tenho uma mutação no DNA do meu sangue (fator genético, hereditário) que é a tendência de formação de coágulos no meu sangue;

- Eu tenho a veia ilíaca cava esquerda (a que entupiu quando tive a trombose) deformada de nascença, mas eu nunca soube disso antes (é como um dedo que nasce torto).

- Esses dois primeiros fatores eram como uma bomba relógio para eu ter trombose e o hormônio do anticoncepcional foi o pavil que fez a bomba estourar.

A minha deficiência anatômica na veia era algo muito difícil de eu vir a descobrir na vida se nunca tivesse tido a trombose. Já o primeiro fator: o do DNA era fácil de descobrir. Bastava o ginecologista ter me encaminhado para o hemato antes de receitar pílula. O hemato teria me pedido exames específicos e teria me dito: VOCÊ TEM UMA MUTAÇÃO TAL (se chama fator V de Leiden e tem outros nomes também) e você NÃO PODE TOMAR HORMÔNIOS. Com isso, eu nunca teria tomado e nunca teria tido a doença e hoje não teria uma sequela irreversível. Parece simples, não é mesmo? Só fazer um exame de sangue e saber com certeza absoluta que pode ou não pode tomar hormônio.

Por que os ginecologistas não encaminham as mulheres para esse processo? Porque:

- a indústria de convênios teria um prejuízo gigante com os exames (exame de DNA é caríssimo);

- a indústria farmacêutica teria um prejuízo gigante por deixar de vender pílulas anticoncepcionais.

Ou seja: e a saúde das pessoas? Nesses mais de 5 anos com este problema, já cansei de ler sobre o assunto em blogs na internet e inclusive já cansei de ler depoimentos de médicos, sendo que muitos dizem:

“As mulheres afetadas pelos anticoncepcionais exageram, elas colocam um terror num assunto que nem é tão grave assim. Além disso, é uma porcentagem muito pequena de pessoas na população do mundo que desenvolve essa tendência genética, não podemos deixar de receitar pílulas à grande maioria, sendo que uma minoria tem trombose. A pílula tem diversos benefícios e bla bla bla.”

Pois eu digo à classe médica: me desculpe, mas eu nunca vou concordar em deixar um assunto pra lá porque é minoria. E é grave sim! Eu passo pelo problema! Eu sei! É grave! É sério! Dane-se a saúde da minoria? É muito fácil um médico falar. Porque ele estudou e trabalha com isso! Mas sou eu que estou aqui hoje sofrendo no meu corpo, na minha vida, na minha rotina, na minha saúde, pro resto da vida, por causa de protocolos médicos. Consegui encontrar uma ginecologista que não tem essa opinião da maioria e me ajuda muito, mas sofri para encontrar viu!

Só quem tem o problema e passa por isso entende. E se acham que é muito difícil, que é raro, que nunca conheceram ninguém com esse problema, ou tem a mania das pessoas de acharem que “não vai acontecer comigo”, sugiro outro link:

https://www.facebook.com/vitimasdeanticoncepcionais/?fref=ts

Nesta página há diversas histórias além da minha. DIVERSAS!

E para terminar, vou contar como finalizou minha história:

Depois de descobrir a tendência genética a ter coágulos e ter passado pelo sofrimento da trombose, claro que nunca mais engoli hormônio. Depois de ter descoberto que eu tenho uma deformação anatômica na veia ilíaca, isso era preciso corrigir para não correr o risco de novos entupimentos, passei por 2 cirurgias e possuo 3 stents. Faço uso constante de medicamento oral anticoagulante (e minha mãe passou a fazer também, embora antes ela não tivesse ainda sido corretamente orientada). E uso meia elástica de alta compressão. Minha perna esquerda hoje é levemente mais grossa que a direita (nunca voltou 100% ao normal), de roupa não é perceptível. Por possuir uma deficiência não visível, sofro preconceito em filas e lugares que preciso sentar e esticar a perna e até o não entendimento das pessoas, que olhando para mim – uma moça jovem e bonita – não sabem o que eu passo e o que eu sinto. Não me faço de coitadinha e não me sinto! Sou forte e sou sonhadora e batalhadora na vida e feliz! E dou valor à vida e à saúde! Mas é óbvio que eu preferia não ter esse problema.

Outros fatores que fazem o pavil da bomba relógio “trombose” explodir:

- sedentarismo - avança com a idade

- cigarro e drogas

- pressão atmosférica (viagem de avião) – por exemplo meu caso, não deixarei de viajar, mas o uso da meia e anticoagulante é obrigatório

- gravidez (muitas mulheres só descobrem a tendência depois de abortar 4, 5 vezes) e mulheres que possuem a tendência e pretendem engravidar devem fazer um tratamento específico (não vou detalhar isso, seria outro debate, mas é um dos motivos que eu não quero engravidar, este tratamento é hiper caro e muito sofrido, antes, durante e depois da gravidez).

- bebida alcoólica

- obesidade (gordura corporal acima de 40%)

- tendência hereditária - FIQUE ALERTA SE - qualquer familiar consanguíneo tiver histórico de varizes, refluxo, trombose, AVC, derrame, embolia, paralisia, problemas cardíacos.

Outras doenças que são causadas pelos mesmos fatores e que coloca o paciente que usa hormônio (pílula) em risco:

- AVC (acidente vascular cerebral - coágulo no cérebro)

- Embolia pulmonar (coágulo no pulmão).

AVC, embolia pulmonar e trombose são a mesma coisa, o que muda é a região do corpo. AVC por ser no cérebro pode causar sequelas terríveis, como paralisia de membros, tornar a pessoa surda, muda ou cega, ou demência mental, além de morte e/ou morte cerebral e permanecer vivo em estado vegetativo.

O que fazer?

Soluções para prevenir gravidez: existem tantas, mas não vou entrar no mérito aqui, é assunto para outro debate. Pesquisem! Abram-se para outras oportunidades! E outras opções de SAÚDE!

Soluções para interromper a menstruação no dia do casamento? Isso é mesmo necessário? Quando estamos menstruadas não vivemos de forma normal nosso dia? Mas isso também é assunto para outro debate.

Quer ter saúde? Eu digo: NÃO TOME PÍLULA ANTICONCEPCIONAL. Ou no mínimo, passe com um hematologista para ter certeza que você não terá problemas.

Um conselho final: OUÇAM SEMPRE AS MÃES!!!! Um médico errou comigo, mas eu errei em não ter ouvido minha mãe, ela estava mais certa que o médico, eu poderia ter evitado tudo isso. Enfim, não vivo de arrependimentos e de “E SE”, na vida temos que olhar para a frente, para o futuro, hoje eu busco soluções para meu conforto e melhora da qualidade de vida! Mas se eu ajudar outras pessoas a não terem o que eu tive, vou ser um pouquinho mais feliz!

Bjos e só desejo o melhor a todos!!! =)

É importante dizer que nem todas as mulheres terão trombose, mas é fundamental conhecer os riscos. T

É importante dizer que nem todas as mulheres terão trombose, mas é fundamental conhecer os riscos. Trabalho ( cartaz ) de Lúcia Lemos.

172 Respostas

  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Iris ta certinho o q vc relata! Tb nao entendo certas atitudes médicas. Que bom e está se cuidando direitinho e faça a pesquisa sim, trará tranquilidade Smiley smile Obrigada por seu comentario e bjos!

    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ooooi!!! Gabi!!!

    Desde quando a Bru escreveu fiquei com vontade de contar a minha história tb, mas sabia que precisava escrever isso direito com calma pq é um textão, rs... mas consegui fazer isso ontem! Resolvi fazer logo pq continuo vendo meninas por aqui perguntando sobre esse assunto e não deve ser tratado com descaso.

    Sinto em dizer que nenhum médico deveria dizer para nao se preocupar ja que sua mae teve 3 AVC. Foi exatamente a mesma coisa que falei que meu médico disse sobre minha mae: nao se preocupe e me receitou. Que erro! Te aconselho a buscar médicos que levem isso a sério!

    Primeiramente, nào precisa se desesperar, rs, nao tenho essa intenção de desesperar ninguém, mas alertar sim! É importante conhecer os riscos e pesquisar sim!

    Olha o exame de DNA que checa a tendencia custa por volta de R$2.000,00 - sim é super caro - por isso os médicos nao pedem, seria uma guerra com os convenios, que pelo que sei cobrem sim, mas é preciso checar para cada convenio. Eu consegui fazer através de convenio.

    E eu que te agradeço de coração pelo comentário! Ontem quando postei aqui por um instante achei que ninguém ia se dar ao trabalho de ler, rs, mas me surpreendi. como já falei em outro comentário aqui, eu tenho sim esse problema e convivo com ele, mas nao me considero uma sofredora e triste, eu sou uma pessoa muito feliz pq tenho tantas bençãos na vida, como meu noivo lindo, ah Gabi vc nao sabe o quanto ele me ajuda e faz diferença, isso é razao só pra sorrir! É tao bom!!! Foi Deus que colocou esse mocinho lindo na minha vida, por isso vou me casar com ele, hahahah!!!! E o problema aprendi a conviver e luto pra me confortar dos melhores jeitos, eu por exemplo dirijo todo dia, mas o carro é automático, uso só a perna direita que é boa, a esquerda descansa, rs, no trabalho, tenho um puff embaixo da mesa pra manter a perna esticada e pra cima, minha cama tem uma elevação, tomo reme'dio todo dia, uso meia elástica, e parece um monte de coisa chata, mas me acostumei e faz parte da minha rotina, sabe quando vc faz algo todo dia e vira normal, entao é isso! Eu nao reclamo da vida nao, eu agradeço a Deus por todas as coisas boas e corro atrás dos meus sonhos! Viver reclamando? Me lamentando? O que eu ganharia com isso nao é mesmo? Só passo a história adiante pra alertar as pessoas, nao pra me fazer de coitadinha que nao sou! Mas obrigada pelo seu carinho de sempre! Um bjao no seu coraçao Smiley heart se cuide e boa sexta tb!! =)

    • Responder
  • Julia
    Noivo Esperto Abril 2021 Rio de Janeiro
    Julia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu tomo anticoncepcional há 3 anos e graças a Deus não tive nada..E ate hoje eu tomo,pois tenho ovario policistos.. E eu atualmente tenho 19anos..Olha eu sei que todas as bulas vem escrita isso,mas não são todos os remedios que causam isso.. Se você procurar fontes confiaveis vai ver os remedios que podem causar a trombose... E tem uma serie de fatores que junto com o remedio podem causar.. Procurem sempre pesquisas confiaveis...
    • Responder
  • Cahevicttor
    Top das Noivas Junho 2017 São Paulo
    Cahevicttor ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa, seu debate foi muito sincero, parabéns.

    E eu tb não concordo com o uso de anticoncepcional como se fosse um "remedinho" pra prevenir gravidez e etc..

    Eu uso, não vou negar. Eu uso pelas dores fortes de cólica ( o que eu não sinto mais ) mais ano que vem que será o meu casamento, vou parar de tomar e vou apenas me cuidar de forma natural.

    Não tenho conhecimento sobre o medicamento, mais só ouço coisa negativa e lendo o seu debate, só abriu mais a minha mente e não usar e não indicar.

    Meu anti foi indicação de uma amiga e quando passei pro ginecologista, ele falou: se funciona. então continue.

    Óbvio que não passo mais com ele, porque isso foi descaso. O que esta funcionando ? Não é energia ou um medicamento pra me fazer melhor de alguma doença... é um anti..

    Hoje em dia, eu continuo pq preciso fazer por tantos meses, mais assim que acabar o tempo, vou parar e nunca indicar.

    Sobre sua deficiência, seja ela visivel ou não sempre sofrera por preconceito. O Brasil é preconceituoso por natureza por toda causa viva. Mais vc é mais forte do que demosntra viu.

    E sobre ter filhos... bom eu acredito em um Deus que olha por nós. Se um dia decidir ter filhos e por mais doloroso que seja, acredito que passará por esse processo e com os cuidados DEle.

    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Lari!! Obrigada pelo comentario e vc reciocionou muito bem!!! Se arrependeria de ter um problema, nao de preveni-lo! Smiley smile bjos!

    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Leticia! Que bom q tomou só duas semanas e parou. E olha, acho que independente de ser ativa sexualmente, nao deve tomar para prevenir gravidez nem pra regular ciclo, de um jeito ou de outro, faz mal.

    Obrigada pelo comentario e Deus te abencoe tb! Smiley smile bjos!

    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Thalia! Seu pensamento é correto em ter medo, principalmente se tem problemas cardíacos. Faz bem na decisão de nao tomar! Smiley smile Obrigada pelo comentario e bjos!

    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Kenia!!! Como é bom ler comentários de pessoas sensatas!! Smiley smile Concordo com tudo que vc disse e super coerente!

    Só vou te contar uma coisa: depois de ter passado por tudo que passei, e ter pesquisado muitas coisas e ter usado alguns métodos, e ter pavor de imaginar uma gravidez sem querer, hoje eu uso DIU (e preservativo). Minha médica normalmente coloca DIU em mulheres que já possuem filhos. Ela aceitou colocar em mim devido minha condição médica e idade. Eu uso o DIU mirena, que apesar de ser hormonal, é um hormonio diferente do anticoncepcional oral, mas o principal é que ele tem ação local. Ele permanece dentro do útero, não vai para a rede sanguínea. Faz 2 anos que coloquei e estou bem. Claro que tive mil dúvidas antes de colocar e fiz diversos exames e foram diversas conversas com ginecologistas e vascular. Doeu 1 min na hora de colocar, suportável, mas o pior foi o efeito no início. Eu passei os primeiros 30 dias com menstruação e cólicas ininterruptas, cheguei a reclamar com a médica e pedi para tirar, mas ela me pediu para aguardar passar os primeiros 45 dias que era normal o que estava acontecendo que ele estava se instalando no corpo. Passou. Hoje ele está certinho no lugar e eu nem lembro que ele existe. Faço exames regularmente, não deixo passar da data, fico super de olho, nisso e em tudo o mais que preciso para a minha rotina devido tudo que passei. Me sinto bem em ter feito isso porque me trouxe uma tranquilidade. O DIU de cobre nao tem nenhum hormonio, mas pelo que eu soube ele causaria cólicas intensas regularmente e isso eu nao aguentaria e nao usaria. Fica como conhecimento Smiley smile E obrigada pelo seu comentario! Bjos!

    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Marcii!!! Que bom que não está amsi usando o anticoncepcional e se cuidando de outra forma Smiley smile Obrigada pelo comentario! Bjao!

    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nossa Jamile, super novinha (criança) passando por isso e médicos orientando pilula, fala serio ne. Eu tb ja tive problemas de cistos ou mini cistos no ovario e consegui resolver com medicação homeopática (natural). Que bom que encontrou uma médica que te deixou confiante, sei como é esse processo, mas é importante lutarmos por isso! Obrigada pelo comentário e relato e tudo de bom! Bjos!

    • Responder
  • Gabriele
    Noiva Curiosa Maio 2017 Rio de Janeiro
    Gabriele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu morro de medo usar. Esses dia uma irmã de uma amiga de apenas 20 teve AVC e uma tia teve trombose por conta do anticoncepcional.
    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Rayane, entendi perfeitamente o que vc disse sobre sua amiga. Eu descobri o meu problema devido ter tido trombose. Algumas mulheres descobrem de outra forma, como depois de abortos. Essa condicao genética faz com que a mulher aborte naturalmente no início da gravidez, a não ser que passe por tratamento. Se eu desejasse engravidar deveria realizar esse tratamento antes, pra não abortar. O tratamento é:

    - tomar 2x por dia uma injeção (que se chama Clexane, é um tipo de anticoagulante que não atinje o feto como o oral, e que reverte a mutação sanguínea);

    - a injeção é aplicada na barriga e dói mais que besetassil. eu realizei esse procedimento nas duas vezes que operei. E precisarei repetir qualquer vez na minha vida que eu precisar passar por qualquer cirurgia, para não ter hemorragia. Eu usei 2x por dia essa injeção durante 1 semana na primeira cirurgia e mais 1 semana na segunda cirurgia. Doía muuuuito e fiquei com a barriga toda roxa. Foi horrível ter passado por isso por 2x durante 1 semana cada vez. Se eu quisesse engravidar, teria que fazer isso 1 ano antes da gravidez, durante a gravidez e algum tempo depois. Eu não consigo nem imaginar tanto sofrimento, ia chorar todos os dias, é demais pra mim. Eu acho que uma mulher tem que desejar muito a maternidade para passar por isso, tem que ser um sonho acima de todas as coisas na vida. Ainda depois que o bebê nasce passar por todo o processo de ter que cuidar do filho, que é uma novidade e dificuldade, e se cuidando doente ao mesmo tempo. Além disso, eu sinto dor hoje na perna, sem estar grávida, não quero nem pensar em como pioraria. Para mim gravidez está fora de cogitação. Eu já resolvi na minha vida que não quero filhos, mas se algum dia eu mudar de ideia, vou adotar, pq ainda posso ter um filho que também não herde esse meu problema, pq se eu viesse a ter uma filha mulher ela ainda poderia passar por todos esses problemas também na vida adulta e seria demais pra mim. Além disso tudo, esse injeção custa R$100,00 cada uma, quanto sairia o tratamento de 2 anos para R$200,00 por dia? Espero de coração que sua amiga tenha passado bem por tudo isso, eu conheci uma pessoa que fez isso e abdicou de tudo na vida para ter o filho, inclusive ela parou em cadeiras de rodas após a gravidez, pq o corpo dela não aguentou, mas ela estava feliz mesmo assim com o bebê no colo. Cada um tem suas prioridades na vida e forma de se realizar, mas eu não aguentaria isso.

    E eu nao consigo nem imaginar vc com 12 anos (criança) tomando hormonio, ainda bem que suspendeu! E nao volte a tomar mesmo Smiley smile há maneiras mais saudaveis de cuidar da saude! bjao!

    • Responder
  • Angélica
    Noiva VIP Dezembro 2016 Bahia
    Angélica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa! Que história... Comecei a tomar a pilula com uns 19 anos parte aliviar as cólicas que eram horríveis ao ponto de quase desmaiar e tbm para diminuir o fluxo que era muito forte, mas um tio meu que é naturalista que orientou a parar não só com o anti concepcional mas com qualquer remédio que eu tomasse (dor de cabeça, cólica, cansaço, dor nas pernas em fim). Parei com todos menos o anti concepcional, ele me ensinou doins e massagens para todas essas dores e está me ajudando muito nesse processo. Quando a gente vai ver o que cada remédio desse que tomamos causa, ficamos horrorizada... E outra, a maioria os médicos passam por ser bom e por ajudar na sua saúde, mas sim por terem convênio com os laboratórios e receberem um bom lucro por indicar aquele remédio a pacientes. Eu abri mão de tomar remédio por causa disso e outras coisas a mais que se for citar não cabe aqui, kkkMas tbm vou parar com o anti concepcional no fim do ano, sem falta! Beijos e obrigada por compartilhar sua história conosco, serve para alertar a muitas pessoas, parabéns Smiley smile
    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Vanessa muito obrigada pelo seu comentário flor!!!! Eu estou bem pq aprendi a amenizar meu problema e conviver com isso, foi a opção que me restou, eu não me lamento e não sou uma sofrida na vida por isso, eu luto pelo meu bem e minha felicidade. Faço questão de relatar para alertar as pessoas, e vc tem toda razao em ter medo de ter esses problemas serios e por isso é importantissimo se cuidar e analisar bem tudo que os médicos falam e passam. Smiley smile bjos!

    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Exatamente! Bom ponto Denise! Médico deveria orientar o paciente desses riscos nas bulas para cada caso, para cada pessoa conforme seu organismo e não simplesmente sair receitando remédios. E continuemos na busca por bons médicos.

    Bjos!

    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Gabi é assim mesmo q eu vejo: um remédio do mal, rs.... olha so como tem tantos efeitos colaterais ruins, eu nao consigo mesmo ver vantagem. Mas q bom q parou de tomar! Continue se cuidando sempre Smiley smile bjos!

    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Thalia que bom que parou de tomar e se sente mais leve! O importante é cuidar da saude e veneno nao cudia de saude ne, rs.... bjos!

    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Iara, sim devemos cuidar da nossa saúde!!! Nossa vc tb teve e cedo hein! mas que bom q esta td certo entao =) bjos!

    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Bruna se vc quer ser mãe e teve negativo para o fator V de Leiden já é uma ótima noticia! Eu sou positiva, e com a minha idade a gravidez seria super complicada e eu nao quero isso, rs...

    O melhor que posso te dizer é que não desista de encontrar bons médicos! Ginecologista dizer para alguem que teve trombose nao se importar que absurdo!

    É funadmental que vc encontre sim as causas, para ter uma gravidez saudável, um filho saudável e sabendo causas se previne que aconteça de novo, então isso é importante, mas acho q vc ja sabe Smiley smile bjos!

    • Responder
  • Leidejane
    Noiva Ativa Dezembro 2016 Ceará
    Leidejane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gente... E um assunto que eu sempre teve dúvida pelo fato de engravidar. Mas o caso é mais sério...
    • Responder
  • Lívia
    Noiva Constante Julho 2016 Ceará
    Lívia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Excelente debate. de utilidade para todos nós, noivas, noivos e casadinhos(as). Uso a pílula e particularmente não gosto. Além dos riscos já citados, sinto alguns efeitos colaterais que me afetam profundamente, como alterações de humor, inchaço, falta de desejo sexual, pele ruim... enfim. Antes mesmo de ler este debate, marquei uma consulta com o meu médico, tanto para exames de rotina, como para entender outras alternativas de prevenção à gravidez. Estela, muito obrigada, isso me motiva ainda mais na decisão de pesquisar, entender, estudar e se cuidar. Smiley smile

    • Responder
  • Iris
    Noiva Esperta outubro 2017 São Paulo
    Iris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Mês passado eu resolvi procurar meu ginecologista após ler um relato parecido com o seu, fiquei super assustada, principalmente porque todas as mulheres da minha família, por parte de mãe tem problemas de circulação, inclusive com casos de trombose. Para minha surpresa, quando questionei o médico a respeito do anticoncepcional eu ouvi a seguinte frase: " todos os anticoncepcionais causam, ou potencializam a chance de ter trombose e tromboembolismo"; ai vem aquela dúvida, porque o médico não busca um histórico do paciente antes de receitar o hormônio, tendo ciência de que ele pode ser um veneno em pessoas que assim como voce, tem pré disposição a doença, não só a trombose mas em mulheres com hipertensão, o anticoncepcional pode ser fatal. Quando eu era mais nova...eu comecei a tomar hormônio para regular a menstruação e nem minha pressão o medico mediu, muito menos perguntou a respeito do meu historico familiar.
    Graças a relatos como o seu hoje nós sabemos o quão perigoso é esse medicamento estamos mais concientes do risco que ele causa a saúde.

    Enfim, depois de eu ter insistido muito meu médico pediu os exames necessários para fazer a "pesquisa genética" e ver se eu corro algum risco tomando anticoncepcional.

    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Master outubro 2016 Rio Grande do Sul
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Estelinha, já sabia dessa tua questão da trombose, quando a Bruna abriu um debate contando do que havia acontecido com ela, trombose também!

    Desde esse debate dela já fiquei supeeer receosa e com medo, pois uso anticoncepcional fazem 5 anos. Minha mãe já teve 3 AVC e temos problemas de circulação, inclusive já comentei aqui que tenho síndrome de Renault.

    Naquela semana do debate da Bru fiquei bem mal, com medo, comecei a pesquisar e marquei consulta com minha gineco. Acabou acontecendo a mesma coisa: ela disse para eu não me preocupar e seguir tomando as pílulas.

    Acabou que eu fui esquecendo da história e não fui mais atrás.

    Agora lendo teu debate entrei em desespero! Preciso urgentemente consultar outros médicos, preciso fazer esses exames, preciso fazer a pesquisa genética, preciso me cuidar e logo!

    *

    E para ajudar agora estou sem convênio médico. Na verdade cancelei o meu aqui da empresa, mas pelo visto precisarei solicitar novamente e logo!

    Esses exames são muito caros Estelinha? Preciso verificar se meu convênio cobre!

    *

    Muito obrigada pelo teu debate, de verdade e de coração!

    Sinto por tu teres que ter passado por tudo isso e ter que conviver com essa dor diariamente. Não consigo nem dimensionar o quanto isso deve ser devastador.

    Tu é uma mulher super forte, guerreira e tem toda minha admiração!

    Super beijo e uma ótima sexta Smiley heart

    • Responder
  • Larissa
    Noiva VIP Setembro 2017 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Estela, obrigada por compartilhar sua história com a gente.
    Minha mãe tem varizes e esse foi um dos fatores que levei em consideração para parar de usar a pílula há 5 meses. Pelo seu relato (mais um que vejo a respeito), vejo que não devo me arrepender por ter optado por isso.


    • Responder
  • Letícia
    Noiva Esperta Junho 2017 Santa Catarina
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu leio muito sobre isso , e também não sou a favor de anticoncepicional, uma vez um ginecologista me receitou , tomei umas duas semanas e parei porque estava muito inchada. Tenho 19 anos e não vou tomar por enquanto, enquanto eu não ser ativa sexualmente não acho que tenha necessidade de tomar para "regular" a menstruação.

    E pretendo usar diu quando casar, li muitos artigos e o diu é muito seguro hoje em dia! Muito mais que pílula. Li casos e casos em que mulheres usaram diu por anos e nunca aconteceu nada, e já outras que tomam hormônio... Eu acho que muitos dos nódulos em seios são consequencias dos hormônios ingeridos...

    E com certeza, vou fazer uma bateria de exames antes de começar a tomar. Levo isso muito a sério.

    Ótimo debate Estela, acho muito importante alertar as mulheres do perigo dos hormonios, muitas acham que é raro, mas já vi muitos casos.

    Obrigado pela informação compartilhada ! Deus te abençõe

    • Responder
  • Thalia
    Noiva Constante Dezembro 2016 São Paulo
    Thalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou me casar em Dezembro e até alguns meses atrás ia tomar anticoncecional mais depois de ler muitos depoimentos matérias falando estou com medo de tomar e já desisti da idéia pois já tenho muitos problemas de saúde ( problemas cardíacos ) e correr o risco de mais uma não dá!!Sinto muito pelo oq aconteceu com vc .... e obg por dividir sua experiência conosco!!
    • Responder
  • K
    Noiva Master Junho 2017 Goiás
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sinto muito por você ter passado por isso! Obrigada por ter postado sua experiência.

    Particularmente, não acho qualquer anticoncepcional seguro e não é normal não menstruar. Eu nunca tomei, mas tive certeza que nunca tomaria quando li uma matéria chamada "Anticoncepcionais podem estar danificando o cérebro". Mandei isso pro meu marido (namorado até então) e ele super apoiou. Disse pra eu não tomar nada.

    E assim estou... Não tem um método contraceptivo que eu não tenha achado inseguro. Talvez o DIU, mas já ouvi dizer que é muito dolorido pra colocar, então eu dispenso.

    As pessoas precisam abrir os olhos. Quem nunca viu um representante farmacêutico visitar um médico enquanto esperava na recepção pra ser atendido? Quem nunca ganhou uma amostra de algum medicamento, creme dental, etc de um médico/dentista? Infelizmente a maioria dos médicos trabalha pra indústria farmacêutica, não pela saúde de seus pacientes.

    • Responder
  • M
    Noiva VIP Setembro 2019 Amazonas
    Marcii ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não uso anticoncepcional faz 2 anos e estou muito bem, me cuidando. Anoto a data da minha menstruação toda vez, pra mim ter o controle da situação ..E isso ta funcionando muito bem Smiley winking
    • Responder
  • Jamile
    Noiva Ativa Setembro 2018 São Paulo
    Jamile ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Corrigindo é (LUPRON injeção ) é que não foi o "R"
    • Responder
  • Jamile
    Noiva Ativa Setembro 2018 São Paulo
    Jamile ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa Estelinha , seu debate, foi último eu passo por mesma coisa muita dores fortes eque todo mês tenho que ir ao hospital, pois só remédiona veia passa a cólica minha. ... qdo eu era pequena a minha avó percebeu que meus pés estava crescendo muito do que uma criança normal e meu corpo estava mudando crescendo pelinhos nas partes tanto na axilas e tanto na parré íntima, minha avó levou numa especialistas(endrocologista)e ela fez vários exames como a medição dos ossos do meu corpo , e foi nesse exame, que diagonistico que eu tinha CRESCIMENTO PRECOCE, então com isso meu corpo estava em formação muito alta eu estava evoluindo tudo dentro de mim muito rápido meu útero estava formando com uma criança de 10 , e eu tinha só 6 anos, então tive que começar um tratamento tive que retarda meu crescimento pois se não eu ia ficar MOCINHA, com 6 anos de idade, então me lembro bem todo dia 10 de cada mês eu tomava uma injeção que se chama LUPON ela retardava meu crescimento... tomei até os 15 anos, consegui segurar minha mestruação até 9 anos e meio. ... só que agora com 23 anos foi fazer exame de rotina e apareceu varios mini cistos no meu ovario, e com isso sinto muita dores fortes fico muita mal, queria muito que tudo isso passe logo. .. encontrei uma médica e ela deixou eu muito confiante, pois os outros só falava para eu tomar as pílulas....um grande bjos seu debate foi muito bom Smiley smile
    • Responder
  • Rayane
    Noivo Constante Julho 2021 Rio de Janeiro
    Rayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu tenho uma amiga que sempre usou anticoncepcional, por conta de ovário policísticos. Ela parou de fazer uso pra engravidar, o primeiro filho ela acabou abortando. A médica começou a investigar a possível causa do aborto dela e descobriu que ela tinha tendência ou teve trombose, alguma coisa desse tipo. Ela engravidou de novo e durante toda a gestação ela tinha que aplicar uma injeção diariamente e até mesmo depois que o neném nasceu. Nunca entrei mais afundo sobre o assunto com ela, mas depois desse debate, vou procurar saber com ela.
    Eu também tive que fazer uso de anticoncepcional e comecei aos 12, quando descobri que tinha ovario policístico, o que me causava hemorragias(as vezes menstruava durante um mês inteiro sem intervalos) por consequência muita anemia. Mas assim que os micropolicistos sumiram, minha médica suspendeu, ele começou a me fazer muito mal(enjôo, tonturas, secura na boca). Ela disse que ja não havia necessidade de ficar tomando tantos hormônios
    • Responder
  • V
    Noiva Master Agosto 2017 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não uso porque morro de medo de ter esses problemas sérios, claro que nenhuma de nós estamos livres de nada mas todo cuidado é pouco. Sinto muito pela a sua situação, desejo melhoras do fundo do meu coração ,é horrível viver com dor !!
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas