Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Alayssa
Noiva Ativa Setembro 2023 Santa Catarina

Apê na planta

Alayssa, dia 4 de Novembro de 2021 às 14:41 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 39
Guardado

Oii meninas! Estou quase na reta final de dizer "SIMM" para um apartamento na planta hehehe.

Aqui onde moro é quase impossível pagar aluguel e ainda guardar dinheiro pra comprar algo futuramente, por isso, estou dando uma olhada nos apartamentos na planta. O apartamento que vi começou a ser feito um pouco antes de agosto desse ano e a consultora me disse que o prazo de obra é de 36 meses contando com prazo estendido e toda a questão burocrática da documentação, mas ela me disse que é bem possível que eu receba as chaves no primeiro semestre de 2023. A data do meu casamento ainda não está marcada, mas será em 2023 também. Acham que dá tempo? Não penso em grandes reformas já de início, somente o piso e gesso, então não iria mexer muito nele.

Dá tempo simm!

73%

64 votos

Não arrisco!

26%

23 votos

39 Respostas

Última atividade por Duda, dia 10 de Julho de 2023 às 16:25
  • Duda
    Noiva Ativa Abril 2024 São Paulo Estado
    Duda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Creio que dá tempo, mas de qualquer forma, já fiquem preparados com o plano B, caso não entregue as chaves a tempo.

    • Responder
  • Hellen
    Noiva Ativa Maio 2023 Paraná
    Hellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que super vale a pena investir, Deus na frente sempre e vai pra cima conquistar seus sonhos, faz a sua parte, o que lhe cabe, e o resto confia que Ele cuidará 🙏♥️
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Março 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu, como arquiteta, já te aconselho: não espere por isso!

    Se der tempo, ótimo! Mas é beeeeem possível que não dê tempo, porque a maioria dos apartamentos são entregues com um pouco de atraso (que já são previstos em contrato), e a obra e marcenaria SEMPREEE atrasam também hahaha. Já vai pensando num plano B!

    • Responder
  • Cibeli
    Super Noiva Abril 2022 São Paulo
    Cibeli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha eu deixaria o casamento para o final de 2023.

    Meu relato:

    Eu comprei meu apartamento na planta e a previsão para recebê-lo era em janeiro/21, porém eles adiantaram e entregaram em julho/20 e toda a minha papelada estava certa e peguei as chaves na primeira leva. Mesmo assim só consegui terminar as reformas(piso, gesso, pintura e móveis) em março/21, ou seja 8 meses quase.

    No meu caso demorou 1 mês e meio para ter a assembléia de definição de algumas coisas (rede de proteção, padrão da janela da lavanderia, se podia demolir paredes, horários de obra, envidraçamento de sacada, definição de aprovação de ART) então até mesmo as pessoas que iam fazer só o básico do básico precisou aguardar as regras serem definidas para começarem as obras. Além do período que eu peguei ser pandemia e estar faltando vários materiais e atrasos com móveis, e outra pedreiro é tudo enrolado então se ele te falar que fica pronto em 1 mês pode contar 2 pra não se estressar.

    Eu já moro no apartamento e com meu noivo, pois só resolvemos casar depois de ter pego as chaves e pagado as obras (para nós era muito pesado os dois ao mesmo tempo).

    Então, na minha opinião, se você não quiser ter um plano B, deixe pro final de 2023.

    • Responder
  • Jéssica Araujo
    Noiva Esperta Janeiro 2023 Rio de Janeiro
    Jéssica Araujo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Comprar na planta é uma boa opção para conseguir o preço melhor e ir pagando com calma.


    O prazo de 36 meses é padrão para as construtoras, mas eles ainda tem mais 3 meses de prazo máximo (em caso de imprevistos com a obra).
    Como ainda não tem a data definida acho que dá tempo sim, mas sempre tenha um plano B pois normalmente sempre precisa realizar alguns ajustes quando eles entregam o apê (deixar a sua cara e fazer as instalações básicas).
    Estou na torcida para que dê tudo certo e logo logo você tenha um cantinho para chamar de seu!
    • Responder
  • Isis
    Noiva VIP Março 2022 Minas Gerais
    Isis ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, eu não confio muito nisso, pois sempre atrasa. Porém, eu acho super válido comprar um apartamento na planta.
    • Responder
  • Alayssa
    Noiva Ativa Setembro 2023 Santa Catarina
    Alayssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oii noivinha, que atraso hein! kkk

    Medo disso acontecer por aqui também, mas como não fechei contrato de nada ainda fica mais fácil (mais ou menos) de decidir o que fazer. Obrigadaa! Smiley heart

    • Responder
  • Nicole
    Noiva Ativa Maio 2022 São Paulo
    Nicole ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha, tenta marcar o casório em uma data bem distante da entrega do apê e verificar qual o prazo a construtora tem caso atrase a obra.... Pois, no meu caso, compramos um apartamento na planta em 10/2019, com previsão de entrega 10/2021 e a obra vai atrasar (ficamos sabendo em julho sobre o atraso).
    Porém, no contrato com a construtora tem a cláusula de que caso houvesse atraso na obra, a construtora tem + 6 meses após o prazo da previsão de entrega, ou seja, até 04/2022.... Não sabemos quando será entregue o apê e o casório já está marcado para 05/2022 (quando marcamos a data, a obra estava super adiantada.. o atraso pegou todos de surpresa). Eu e meu noivo não vamos adiar o casório, se chegar em 05/2022 e o ape ainda não tiver sido entregue... Vamos casar e continuar com os pais kkk
    A construtora nos informa que o apê será entregue entre janeiro e fevereiro de 2022, porém, nem fizemos a vistoria Smiley sad Estamos na torcida da entrega do apê...E noivinha, se prepare para os gastos kkk como já foi te falado.. caso você parcele a entrada com a construtora, você terá a entrada da construtora + juros de obra que todo mês éuma surpresa kkk (juros de obra é com base no valor da sua parcela do financiamento e só para de pagar quando receber a chave, aí passa a pagar o financiamento)
    • Responder
  • Alayssa
    Noiva Ativa Setembro 2023 Santa Catarina
    Alayssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ficoo felizz em saber! Vou me organizar certinho e conversar bem com a construtora pra pegar todas as informações possíveis kkk

    Obrigadaa! Smiley heart

    • Responder
  • Rafaela
    Noiva Ativa Dezembro 2021 São Paulo
    Rafaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Alay Smiley smile

    É de se ficar na duvida mesmo, mas se planeje conforme a entrega do apê.

    Eu fiz isso, comprei na planta em 2018 a previsão de entrega estava para agosto de 2020 então desde que conversamos sobre nosso casamento eu dizia que seria +/- 1 ano depois da entrega, pois tínhamos que pagar tantas coisas e se planejar para a reforma.

    Quando o apê foi entregue eu estipulei que casaria no ano seguinte em dezembro.

    Passando o tempo conseguimos finalizar nossa reforma e foi o básico também mas ai Deus foi bom que conseguimos fazer um pouco a mais e assim consegui marcar a data e cá estamos nos.

    Faça um planejamento bem detalhado, faça vários orçamentos meio que já deixa tudo em ordem sabe? pra quando for a hora você já saber o que precisa ser feito para dar certo !

    Mas tenha sempre um plano B mas tendo fé e fazendo uma coisa de cada vez vai dar certo Smiley heart

    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Julho 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Imagina! Se tiver mais alguma dúvida e eu puder ajudar, estamos ai!!

    • Responder
  • Alayssa
    Noiva Ativa Setembro 2023 Santa Catarina
    Alayssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Entendii, muito obrigada! Esclareceu muito pra mim agora! Smiley heart

    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Julho 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Alayssa. Entrada e evolução de obra são duas coisas diferentes.

    Vamos lá. Vamos supor que o apartamento custa 200 mil. Vc vai financiar 180 mil e terá que dar 20 mil de entrada.

    Esses 20 mil vc pode parcelar e ir pagando até a entrega do apartamento = Entrada

    O financiamento de 180 mil terá um valor de parcela e a evolução de obra é de acordo com essa parcela = Evolução de obra

    A evolução de obra vc paga de acordo com a sua parcela de financiamento e a % da obra. Por exemplo, sua parcela do financiamento será de 1.000 reais. No primeiro mês da obra, vc pagará 10% de 1.000 como evolução de obra. E esse % vai aumentando de acordo com a obra. Quando sua obra estiver 50% - vc vai pagar 500,00 de evolução. Até chegar aos 100% onde vc ja estará pagando o valor total da sua parcela e iniciando o financiamento.

    Resumindo = Durante o período de obras vc paga a entrada + evolução de obra

    No exemplo que eu dei acima, se sua parcela de entrada for 500 reais, vc vai pagar isso + a % da obra. Por exemplo no começo vc vai pagar 500 + 100 (10% da sua parcela de financiamento como evolução) - No final vc ja vai estar pagando 500 + 900 (90% da sua parcela de financiamento como evolução)

    Por isso é importante se preparar financeiramente.

    • Responder
  • Camila
    Noiva VIP Agosto 2022 Minas Gerais
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho que se for a melhor solução para vocês, eu arriscaria sim. Por aqui, também compramos na planta,porque casa aqui é fora de realidade de caro. Por aqui, o nosso apartamento foi entregue bem antes do prazo, então nem sempre a entrega é atrasada.
    • Responder
  • Karine
    Noiva Esperta Fevereiro 2022 Goiás
    Karine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bom dia noivinha, eu fico no meio termo, acho que pode dar tempo sim, mas eu teria um plano B, bom no meu caso estou tendo que pensar em um, comprei a minha casa em um condomínio pequeno, e horizontal, ate por que na cidade não tem prédios, não residenciais, pois bem.. a data do meu contrato era Abril de 2021.. ja estamos em novembro e a obra não finalizou, alegam pandemia forças da natureza e tudo mais, detalhe, importantíssimo (o prazo pro empreendimento ser entregue ao banco/ no meu caso é 06/2022..então a construtora estimou um prazo menor, mas ela tem ate essa data pra terminar não sabíamos desse prazo),me casaria em agosto, consegui adiar pra Fevereiro, mas nao acho que a casa ficara pronta ate lá..claro que são inúmeros casos, eu compraria sim, com certeza.. mas ficaria ciente que pode não ficar pronto.

    • Responder
  • Alayssa
    Noiva Ativa Setembro 2023 Santa Catarina
    Alayssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Simm! Obrigadaa Smiley heart

    • Responder
  • Karine
    Noiva Ativa Maio 2022 São Paulo
    Karine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Com certeza da tempo, entrega nas mãos de Deus e Ele vai realizar tudo no tempo dele, no tempo certo.
    Nosso apê entrega em março de 2022, casamos em Maio de 2022
    • Responder
  • Mariane
    Noiva VIP Abril 2022 São Paulo
    Mariane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Dá tempo sim, qualquer coisa tbm pode continuar morando como está hoje, mesmo casada, depois se mudar já casada!!!

    • Responder
  • Vitória
    Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado
    Vitória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, acho que dá tempo sim porém não conte com essa "possibilidade" de eles entregarem o apartamento antes, conte com o prazo fixo de 36 meses!
    • Responder
  • Jeniffer
    Noiva Ativa Maio 2022 São Paulo Estado
    Jeniffer ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oiee
    Eu comprei um ape na planta, vão entregar em janeiro e me casarei em Maio.
    Como compramos de uma construtora muito recomendada eles entregarão no prazo correto e já está em 90%, quase finalizado. O ideal seria procurar mais sobre a empresa, ver a reputação no Google, ver se não tem processo, antes de fechar o contrato.
    • Responder
  • Tayse
    Super Noiva Setembro 2023 Rio de Janeiro
    Tayse ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Da tempo sim noivinha! Vai fundo tudo dará certo.
    Tbm vou começar obra em 2022 e espero que em 2023 esteja tudo pronto. Temos q arriscar!
    • Responder
  • Yura
    Super Noiva Novembro 2022 Rio de Janeiro
    Yura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acredito que dê tempo sim noivinha. Tenho uma amiga que passou por isso, e deu tudo certo, entregou antes do prazo, e o de vocês vão dar certo também.💟
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Abril 2023 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, eu e meu noivo compramos um ap na planta no começo desse ano, ele vai sair no meio de 2023. Como nao quisemos esperar vamos casar uns meses antes e ficar no aluguel enquanto reformamos. Mas pela minha experiência ap na planta da pra vc se programar melhor por ser mais flexível a questão da entrada.
    • Responder
  • Alayssa
    Noiva Ativa Setembro 2023 Santa Catarina
    Alayssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Simm, estou pensando nisso. Como não temos data marcada torna tudo mais fácil.

    • Responder
  • Alayssa
    Noiva Ativa Setembro 2023 Santa Catarina
    Alayssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Aii, que emoção! kkkkk já deu tudo certo noivinha! Smiley heart

    • Responder
  • Alayssa
    Noiva Ativa Setembro 2023 Santa Catarina
    Alayssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Se eu pagar digamos 500,00 reais até a entrega das chaves, sabe quanto mais ou menos vou pagar de juros da evolução da obra?

    • Responder
  • Caroline
    Noiva Curiosa Dezembro 2021 São Paulo
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Por experiência própria, eu e meu noivo arriscamos kkkk compramos nosso ap em fevereiro, ele vai ser entregue as chaves agora dia 9, e nos casamos dia 04/12, pouco tempo para se organizar, infelizmente vamos casar sem os planejados montados, mas está tudo bem! E no final dá tudo certo.

    • Responder
  • Joelma
    Super Noiva Novembro 2021 Rio de Janeiro
    Joelma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha,
    Acredito que dê tempo + pelo fato de você ter falado que por aí é impossível pagar aluguel, além desse ser o prazo inicial da construtora, acho perigoso arriscar. Tem sido construído muitos empreendimentos, alguns até entregue antes do previsto + aí no caso tem que pensar num plano B, caso não aconteça.
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Alayssa,
    Não confio muito em prazos quando se trata de construção, principalmente de um prédio. Já que você não definiu a data, eu deixaria para finalzinho de de 2023, por garantia.
    • Responder
  • Karen
    Super Noiva Fevereiro 2022 São Paulo
    Karen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho que se vc marcar o casamento pro 2 semestre da sim

    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Julho 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Na construtora que comprei eles não cobram nada a mais, já estava tudo incluso. Mas existem algumas construtoras que cobram as taxas por fora, é importante vc verificar diretamente com eles. Existe o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveisl), Escritura e registro do imóvel em cartório, taxas de ligação de água, gás e energia. Além da evolução de obra que é uma % que vai aumentando todo mês até chegar no valor da sua parcela quando atingir os 100% da obra concluída.

    • Responder
  • Alayssa
    Noiva Ativa Setembro 2023 Santa Catarina
    Alayssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Simm, estou pesquisando muito sobre essas taxas que cobram. Você que comprou apartamento na planta, sabe me dizer quais taxas a mais cobram? Fora essa de evolução de obra e documentação?

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas