Bom dia, comuuu
Quarta-feira, meio da semana (que tá mais curta graças ao feriado), acho que é o momento perfeito pra um pouco de polêmica, né? hahahahah
Hoje vim falar sobre PRESENTES DE CASAMENTO! Como o assunto é polêmico já vou começar fazendo um disclaimer: eu penso que, primeiro, ninguém é obrigado a dar presentes de casamento; segundo, a gente não deve convidar ninguém pensando em receber algo em troca; terceiro, presentes devem ser dados de livre e espontânea vontade, NUNCA cobrados ou pedidos.
Apesar de não ser obrigação, é comum que os convidados presenteiem os noivos no casamento, então o tópico "presentes de casamento" sempre acaba passando pela cabeça dos noivos sendo uma dúvida bem comum. Como já vi várias dúvidas sobre isso, vim compartilhar algumas coisas que percebi pela minha experiência e pela o que já li de outras noivinhas sobre esse tópico.
Vale dizer também que tudo o que eu vou dizer aqui é algo geral, então se não aconteceu/acontecer contigo, tudo bem, nenhum casamento é igual! Novamente, essas são as minhas percepções e as experiências de outras noivas que já vi por aqui, mas não são regra.
1. A maioria dos presentes chega em cima da hora

Já vi muuuuitos debates de noivas aflitas porque o grande dia está chegando e ninguém presenteou. E a boa notícia é que isso é completamente normal! Muita gente deixa pra comprar um presente nos dias antes do casamento, no próprio dia e até depois!
2. As pessoas podem perguntar o que você quer
Também é bem comum que os convidados façam aquela perguntinha "O que você vai querer de casamento?". Não sei vocês, mas eu costumava ficar bem constrangida em dizer "Ai, eu quero isso, quero aquilo!" justamente porque, como disse no começo, não acho que presente deve ser pedido, nem imposto.
Minha saída era a seguinte: eu dizia pra pessoa não se preocupar com isso, quando ela insistia, eu respondia o que já tínhamos ganhado e comentava que tinha a lista também. Assim, não ganhei nada repetido e o que recebemos da lista retiramos em dinheiro, então compramos o que faltou.
>> Se você quer saber mais sobre lista online (aquela que o convidado compra no site e você recebe em dinheiro) veja esse debate.
3. Algumas pessoas não dão presente (e tudo bem!)

Agora a polêmica começa hahahah. Gente, por favor, não fiquem esperando ganhar presentes de todo mundo porque é comum que algumas pessoas não deem. Na verdade, a pior coisa que a gente pode fazer é ficar contando ou criar expectativas em cima dos outros.
Tem um milhão de motivos que levam a pessoa a não presentear os noivos e não cabe a nós ficar especulando o porquê, apenas aceitar e PELO AMOR DE DEUS não cobrar ou ficar com raiva da pessoa por isso.
4. Muita gente promete e não cumpre
Essa aconteceu comigo: duas pessoa vieram falar comigo um belo dia e prometeram presentes de casamento, os dois em dinheiro. O casamento chegou, passou e os seres humanos nunca mais falaram do assunto, fingiram que nunca aconteceu a promessa hahuhua.
Eu, como não sou boba, não contei com os presentes dessas pessoas até porque, novamente, a gente não sabe a situação de cada um então não cabe a nós julgar ou tentar adivinhar o que aconteceu.
MAS acho que cabem aqui dois alertas: Se você é noiva e alguém te promete qualquer coisa agradeça, mas fique sempre com um pé atrás. Se te oferecerem pagar algo pro casamento fique feliz, mas também tente se preparar para o caso da pessoa desistir e você poder arcar com o que ela prometeu pagar.
E o segundo alerta é o seguinte, se você é convidado pra um casamento, não prometa nada que talvez não possa cumprir. Além de ser extremamente desagradável pros dois lados, a pessoa pode acabar se comprometendo com algo esperando que você já cumprir o que prometeu e se ferrar (já vi muitas noivinhas vivendo essa situação).
5. Você vai ficar feliz com absolutamente tudo que ganhar
Por ultimo, eu preciso dizer que independente do valor, da cor ou de qualquer outra particularidade dos presentes você vai ficar muito feliz em recebê-los. Pelo menos eu fiquei! Eu recebi presentes de todas as formas, caros, baratos, dentro da lista, fora dela, em dinheiro, em cotas, físicos mesmo e todos me deixaram igualmente feliz.
Eu jamais esperava que as pessoas seriam tão generosas como foram no nosso casamento e sou eternamente grata a elas por isso. Nossa casa está repleta de presentes que eu sei que foram dados de coração, e cada vez que nós limpamos ou arrumamos nosso lar eu me sinto grata por isso!
Outra coisa, temos pessoas especiais que não estavam em condições de nos dar presentes físicos no momento, mas nos ajudaram tanto em tudo e são tão carinhosas conosco que sinto que essa também é uma forma (e uma forma excelente) de presente.
É isso, meninas! Espero que esses tópicos tenham deixado vocês um pouco mais tranquilas sobre os presentes e convido as casadinhas para dizerem o que dessa lista aconteceu com elas!
Um beijo!