Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Luiza
Noiva Master Julho 2018 São Paulo

5 "verdades" sobre presentes de casamento

Luiza, dia 31 de outubro de 2018 às 10:30 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 84

Bom dia, comuuu Smiley heart

Quarta-feira, meio da semana (que tá mais curta graças ao feriado), acho que é o momento perfeito pra um pouco de polêmica, né? hahahahah

Hoje vim falar sobre PRESENTES DE CASAMENTO! Como o assunto é polêmico já vou começar fazendo um disclaimer: eu penso que, primeiro, ninguém é obrigado a dar presentes de casamento; segundo, a gente não deve convidar ninguém pensando em receber algo em troca; terceiro, presentes devem ser dados de livre e espontânea vontade, NUNCA cobrados ou pedidos.

Apesar de não ser obrigação, é comum que os convidados presenteiem os noivos no casamento, então o tópico "presentes de casamento" sempre acaba passando pela cabeça dos noivos sendo uma dúvida bem comum. Como já vi várias dúvidas sobre isso, vim compartilhar algumas coisas que percebi pela minha experiência e pela o que já li de outras noivinhas sobre esse tópico.

Vale dizer também que tudo o que eu vou dizer aqui é algo geral, então se não aconteceu/acontecer contigo, tudo bem, nenhum casamento é igual! Novamente, essas são as minhas percepções e as experiências de outras noivas que já vi por aqui, mas não são regra.

1. A maioria dos presentes chega em cima da hora

travolta_confuso_calendario.gif

Já vi muuuuitos debates de noivas aflitas porque o grande dia está chegando e ninguém presenteou. E a boa notícia é que isso é completamente normal! Muita gente deixa pra comprar um presente nos dias antes do casamento, no próprio dia e até depois!

2. As pessoas podem perguntar o que você quer

Também é bem comum que os convidados façam aquela perguntinha "O que você vai querer de casamento?". Não sei vocês, mas eu costumava ficar bem constrangida em dizer "Ai, eu quero isso, quero aquilo!" justamente porque, como disse no começo, não acho que presente deve ser pedido, nem imposto.

Minha saída era a seguinte: eu dizia pra pessoa não se preocupar com isso, quando ela insistia, eu respondia o que já tínhamos ganhado e comentava que tinha a lista também. Assim, não ganhei nada repetido e o que recebemos da lista retiramos em dinheiro, então compramos o que faltou.

>> Se você quer saber mais sobre lista online (aquela que o convidado compra no site e você recebe em dinheiro) veja esse debate.

3. Algumas pessoas não dão presente (e tudo bem!)

tumblr_md35flKaKF1r64yiz.gif

Agora a polêmica começa hahahah. Gente, por favor, não fiquem esperando ganhar presentes de todo mundo porque é comum que algumas pessoas não deem. Na verdade, a pior coisa que a gente pode fazer é ficar contando ou criar expectativas em cima dos outros.

Tem um milhão de motivos que levam a pessoa a não presentear os noivos e não cabe a nós ficar especulando o porquê, apenas aceitar e PELO AMOR DE DEUS não cobrar ou ficar com raiva da pessoa por isso.

4. Muita gente promete e não cumpre

Essa aconteceu comigo: duas pessoa vieram falar comigo um belo dia e prometeram presentes de casamento, os dois em dinheiro. O casamento chegou, passou e os seres humanos nunca mais falaram do assunto, fingiram que nunca aconteceu a promessa hahuhua.

Eu, como não sou boba, não contei com os presentes dessas pessoas até porque, novamente, a gente não sabe a situação de cada um então não cabe a nós julgar ou tentar adivinhar o que aconteceu.

MAS acho que cabem aqui dois alertas: Se você é noiva e alguém te promete qualquer coisa agradeça, mas fique sempre com um pé atrás. Se te oferecerem pagar algo pro casamento fique feliz, mas também tente se preparar para o caso da pessoa desistir e você poder arcar com o que ela prometeu pagar.

E o segundo alerta é o seguinte, se você é convidado pra um casamento, não prometa nada que talvez não possa cumprir. Além de ser extremamente desagradável pros dois lados, a pessoa pode acabar se comprometendo com algo esperando que você já cumprir o que prometeu e se ferrar (já vi muitas noivinhas vivendo essa situação).

5. Você vai ficar feliz com absolutamente tudo que ganhar

Por ultimo, eu preciso dizer que independente do valor, da cor ou de qualquer outra particularidade dos presentes você vai ficar muito feliz em recebê-los. Pelo menos eu fiquei! Eu recebi presentes de todas as formas, caros, baratos, dentro da lista, fora dela, em dinheiro, em cotas, físicos mesmo e todos me deixaram igualmente feliz.

Eu jamais esperava que as pessoas seriam tão generosas como foram no nosso casamento e sou eternamente grata a elas por isso. Nossa casa está repleta de presentes que eu sei que foram dados de coração, e cada vez que nós limpamos ou arrumamos nosso lar eu me sinto grata por isso!

Outra coisa, temos pessoas especiais que não estavam em condições de nos dar presentes físicos no momento, mas nos ajudaram tanto em tudo e são tão carinhosas conosco que sinto que essa também é uma forma (e uma forma excelente) de presente.

É isso, meninas! Espero que esses tópicos tenham deixado vocês um pouco mais tranquilas sobre os presentes e convido as casadinhas para dizerem o que dessa lista aconteceu com elas!

Um beijo!

84 Respostas

Última atividade por Erika, dia 2 de Setembro de 2019 às 19:30
  • Erika
    Super Noiva Maio 2020 São Paulo
    Erika ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Amei saber de tudo isso!!!
    Adorei o debate

• Responder
  • Luiza
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Muito obrigada, Jessica Smiley heart

É exatamente isso, o carinho das pessoas se mostra de diferentes formas e é maravilhoso poder sentir isso!

• Responder
  • J
    Noiva VIP Setembro 2018 São Paulo
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Luiza amei esse seu debate!
    Concordo em absolutamente TUDO!!!
    Todos os topicos que vc citou aconteceram comigo também....
    Me lembro quando recebi meu primeiro presente (foi um jogo de taças de uma tia do meu marido) eu até chorei! É uma delícia!!! Uma emoção única! Saber que a pessoa tirou um tempinho e pensou em você ❤
    Eu só troquei os presentes repetidos o restante pegamos absolutamente tudo (até aquelas coisas que agente usa uma vez na vida hahahha)
    Sentir o carinho das pessoas é muito bom! Que seja numa mensagem, num cartão ou num presente...
    Felicidade e Deus abençoe seu matrimônio
    • Responder
  • Thays
    Super Noiva Dezembro 2018 Rio de Janeiro
    Thays ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Kkkkkkkkkkkkkkkkkk eu tbm!
    • Responder
  • Karine
    Noiva Constante outubro 2019 Minas Gerais
    Karine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é. Eu tinha comentado kkk até vou procurar ele aqui de novo
    • Responder
  • Thays
    Super Noiva Dezembro 2018 Rio de Janeiro
    Thays ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tbm quase morri com esse debate! Kkkkkkkkkkkkkkkkkk Não entendi muito bem qual era a obrigação dos padrinhos nisso.
    • Responder
  • Karine
    Karine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A pessoa casa esperando uma casa mobiliada? Aí não né. Sinceramente nao sei o que tem dentro do cérebro de uma pessoa assim 🤯🤔
    • Responder
  • Karine
    Karine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Verdade. Claro que ganhar presentes é maravilhoso, principalmente quando sabemos que foi dado por carinho e por gostar da gente .
    O dia que li um debate que dizia:
    “meu casamento está chegando e até agora nenhum padrinho não nos deu móveis para a casa”, eu quase morri rs
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Ativa Maio 2019 São Paulo
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Simplesmente Amei!!!!
    • Responder
  • Larissa
    Noiva Ativa Dezembro 2024 Paraná
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho ajuda financeira o melhor lteenyr
    • Responder
  • Anah
    Noiva Ativa Janeiro 2019 Paraná
    Anah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Super concordo com suas palavras. Ninguém tem obrigação. Presentes são por amor, carinho...

• Responder
  • Juliane
    Noiva Esperta Novembro 2019 Paraná
    Juliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gostei muito das dicas, obrigada
    • Responder
  • Livia
    Noiva VIP Novembro 2019 São Paulo
    Livia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ameiiiii seu debate .
    Eu sou asim, espero ganhar alguns presentes. Porem estou ciente que posso nao ganhar tbm.
    Fiz a lista aqui no site da comu. E vou colocar nos convites.
    Ainda coloquei assim: nos presentei da sua melhor forma.
    Hihi
    ....otimo debate para as noivinhas que esperam mto. E depois ficam arrasadas.
    Parabéns noivinha
    • Responder
  • Elenice
    Noiva Ativa Fevereiro 2020 Paraná
    Elenice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Adorei noivinha, penso desta forma tbm presente deve ser de coração e não por valor ou por obrigação.

• Responder
  • Luiza
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada, Gabi! Sabe que eu também me perguntou isso hahaha ninguém é obrigado a dar presente, mas eu acho muito engraçado as pessoas fingirem que esqueceram que prometeram, como se a gente fosse esquecer né ahuhauh. Mas a gente dá risada e fica grato por quem deu e pronto, né?! Beijão!

• Responder
  • Gabriela
    Noiva VIP Junho 2018 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito bom o debate. Eu recebi presentes na semana, no dia e na festa do casamento. Quase todos na festa e eu mesma compro o presente em cima da hora pra pagar depois dependendo da condição. Tive mt gente q prometeu presente e não deu kkkk olho pra pessoa e penso: "como q pode ser tão cara é pau ?" kkk
    Mas tem de tudo né gente. Oq realmente não vale é ficar esperando das pessoas demais pq não tem disso. Bjs
    • Responder
  • Beatriz
    Super Noiva Julho 2019 Minas Gerais
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Com certeza Luiza!! Por nada... Boa sorte pra vocês!!

• Responder
  • Luiza
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Muito obrigada, Lee Smiley heart

• Responder
  • Luiza
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Exatamente, Bia! E eu pelo menos acho que vale muito mais um presente simples dado de coração e pensando no casal do que algo caro dado por obrigação. Obrigada por comentar!

• Responder
  • Luiza
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois é, Jaque! Acho que tem muitos noivos esquecendo do que realmente significa apadrinhar um casal! Presentes são ótimos e todo mundo adora receber, mas esse não é o foco de um casamento.

• Responder
  • Luiza
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É isso aí, Lais, depois que chegar em casa a gente acredita e comemora hahaha. Muito obrigada por comentar Smiley heart

• Responder
  • Leilah
    Noiva Master Setembro 2019 São Paulo
    Leilah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Adorei o debate, sempre muito pertinente, Lu! Vejo algumas noivinhas pirando por não terem recebido presentes, e mesmo algumas pessoas que conheço que ficaram aguardando a promessa de outras pessoas e se deram mal, então acho que é super útil um debate desses, ainda mais de uma casadinha que já passou por tudo isso, hehe

• Responder
  • Beatriz
    Super Noiva Julho 2019 Minas Gerais
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Dicas ótimas noivinha, super concordo que presentes tem que ser espontâneos e não impostos ou forçados. Cada pessoa é que sabe da sua condição de presentear ou não. Qualquer presente será bem vindo, com certeza!!

• Responder
  • Camila
    Noiva VIP Março 2019 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Magina! Smiley heart

Eu também kkkkk Tenho três casamentos antes do meu e já comprei os presentes assim que recebi o convite, é angustiante a espera kkkkk

• Responder
  • Luiza
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi, Jamille! Eu recebi muito presente em dinheiro (pela lista online e em cash mesmo) e posso dizer que esses itens que eu apontei são os mesmos: só receber perto do casamento, gente que promete e não dá, etc. Então sendo presentes mesmo ou dinheiro, essas situações continuam sendo as mesmas, infelizmente hahaha.

• Responder
  • Luiza
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Exatamente, Bruna! Nós fizemos isso, depois que todos os presentes chegaram avaliamos o que faltou e usamos os créditos da lista pra comprar. Achei a melhor opção!

• Responder
  • J
    Super Noiva Novembro 2019 São Paulo
    Jaqueline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

É a mesma coisa que achar que Padrinho/Madrinha tem a obrigação de dar um presente caro! Se fosse pensar assim, eu não teria nenhum casal de Padrinhos, já que todos tem a vida apertada igualmente a minha.

Falou tudo Noivinha!

• Responder
  • Luiza
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada, Cami Smiley heart

Pois é! hahaha hoje em dia quando eu sou convidada pra algum casamento já faço questão de comprar o presente logo porque eu sei como é essa espera hahahaha.

• Responder
  • Luiza
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Perfeito, Jen! A lista pra mim também é isso mesmo, uma ajuda, uma orientação! Obrigada por comentar Smiley heart

• Responder
  • Luiza
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Logo logo o pessoal começa a dar, Veronica. A gente (brasileiros) adora deixar tudo pra última hora hahaha.

• Responder
  • Victoria
    Super Noiva Junho 2020 Rio de Janeiro
    Victoria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Pura verdade, mt gente promete e não cumpre haha gostei

• Responder
  • E
    Noiva Curiosa Fevereiro 2021 São Paulo
    Evellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito bem colocado seu debate, é bom para muitas refletirem .. adorei! 😍
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe