Eu adoro esses infográficos que nos ajudam a numa página só ver tudo que tem pra fazer! Eles são práticos, didáticos e objetivos. Então separei uns pra dividir com vocês, que me ajudaram bastante a começar a pensar em tudo.
Por onde começar? - o site aqui tem um checklist ótimo pra você seguir, com cronograma bem explicadinho... mas se você quer uma sugestão de por onde começar, esses infográficos vão ajudar você a visualizar todo o processo.
Planejando o Orçamento - planeje quanto você vai gastar ao todo. Lembre-se que geralmente a gente estoura uns 10% do orçamento, então seja realista. Veja quanto do salário do casal pode ser comprometido com o casamento, e como esse orçamento deve ser dividido a fim de corresponder ao que vocês pretendem, por exemplo: você não vai conseguir fazer um casamento para 500 pessoas com 10 mil reais. DICA IMPORTANTE: sempre procure fechar com o buffet 10% a 20% a menos de pessoas que pretende convidar, porque sempre existem pessoas que faltam e você pode pagar o excedente depois, ou invés de perder o dinheiro por aqueles que não foram.
Quem convidar? (Enxugando a lista) - após definir o orçamento, é que entra essa parte dos convidados... Geralmente a lista ultrapassa demais o orçamento. Isso é normal porque o buffet geralmente é a porcentagem maior dos pagamentos com festa mesmo. Seja realista nesse momento, priorize o seu sonho. Se não der pra você pagar pra todo mundo, corte da lista as pessoas que você só convidaria por educação, faça casamento por adesão, cancele o buffet e faça um churrasco, recepcione todo mundo apenas com bolo e champagne, ou então dispense a festa e invista na sua casa ou na lua-de-mel. Mas priorize sempre o seu sonho e a sua vontade, é o dia do CASAL, então não tome nenhuma decisão que vocês se arrependam no futuro, ok?
Planejando o Buffet - esse debate vai te ajudar a planejar os comes e bebes da festa. Pode servir para quem vai fazer os comes e bebes sem serviço de buffet (contratando cozinheiro ou fazendo self service apenas), e também para quem vai negociar com o buffet o valor por pessoa, já que você pode ter uma idéia se tem comida demais e pedir paara enxugarem os valores, a fim de economizar e não disperdiçar comida... Ou até também ter uma noção se o serviço de buffet vai ser insuficiente para satisfazer os convidados.
Decoração: a dica das três mesas - geralmente para economizar, muitos casais tem optado por fazer DIYs na decoração. Essa regra ajuda quem vai também planejar a própria decoração. Eu não indico que ninguém faça isso só se for fazer um casamento grande. Contrate alguém para ajudar ou então monte uma força-tarefa com os padrinhos e madrinhas mas essa regra ajuda bastante e é suficiente para organizar a decoração de MINI-WEDDINGS.
Lista para Casa Nova - eu tive muita dificuldade de pensar e orçar o que eu precisaria pra casa nova... é muita coisa pra lembrar! hahaha essas listas vão ajudar bastante. Além disso, existem sites como o ponto frio e o ricardo eletro, que você vai adicionando coisas na lista... ajuda tb
Então é isso, pessoal! Espero que essas dicas e debates ajudem vocês como já me ajudou muito! Beijos!