Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Quézia
Noiva VIP outubro 2020 Minas Gerais

Casa: comprar ou alugar?

Quézia, dia 22 de Janeiro de 2019 às 22:24 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 61
Olá noivinhas, estou numa dúvida cruel aqui sobre a casa. Não estamos com muito dinheiro e por isso não sabemos o que fazer sobre isso. Meu noivo quer alugar, já que financiamento você acaba pagando bem mais por conta dos juros enquanto eu penso que financiar seria algo muito melhor, mesmo que demore a quitar tudo. O que vocês acham?

61 Respostas

Última atividade por Jady, dia 24 de Janeiro de 2019 às 20:43
  • Jady
    Top das Noivas outubro 2019 São Paulo
    Jady ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha eu prefiro alugar..acabamos construindo aqui no fundo da casa dos meus pais mas eu iria alugar porque na minha opinião comprar nao compensa..mas a maioria é contra .é de brasileiro isso de casar só com casa própria
    • Responder
  • Quézia
    Quézia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vamos analisar com cuidado e ver todos os prós e contras, obrigada pela ajuda 😊
    • Responder
  • Quézia
    Quézia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Entendo...
    • Responder
  • Quézia
    Quézia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Beleza, muito obrigada pela ajuda 😊😁
    • Responder
  • Quézia
    Quézia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada ❤️
    • Responder
  • Maria Clara Nogueira
    Super Noiva Janeiro 2020 São Paulo
    Maria Clara Nogueira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Disponha, Quézia. E boa sorte na busca pela casa.

• Responder
  • G
    Noiva Ativa Agosto 2020 Paraíba
    Gabriella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ah acho melhor vcs pagarem por algo de vcs sabe.. Aluguel não vale a pena noivinha.. Vai dar tudo certo!

• Responder
  • Bianca
    Super Noiva Dezembro 2019 São Paulo
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ah ficaram mas nós preferimos pagar algo nosso do que depois não conseguir comprar nada sabe..

• Responder
  • Cristiane
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Cristiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se vc consegue manter o foco perfeito! Invista o dinheiro q já tem! Alugue um lugar com bom custo beneficio! Junte dinheiro por mais uns dois anos e pronto seu sonho será realizado sem stress 😃
    • Responder
  • Quézia
    Quézia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Meu noivo me falou sobre isso mesmo, fizemos a nossa conta para investir já e vamos começar esse mês a depositar. Obrigada pela dica
    • Responder
  • Issbela
    Noiva Constante Setembro 2019 São Paulo
    Issbela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Estávamos nessa questão, mas graças a Deus a avó dele nos deixou ficar na casinha que ela tem, não vamos pagar aluguel, então estaremos “livres” disso, mas a princípio iríamos comprar um apto, mas os valores não cabiam no nosso bolso! Se caso não desse certo, provavelmente iríamos alugar mesmo. Mas pretendo investir no tesouro direto (uma forma de investir o dinheiro e ter retorno maior que em poupança, e comprar um casa. Procura por Nathalia Arcuri ou PrimoRico no YouTube e veja sobre esse assunto, caso ainda não conheça rsrs)
    • Responder
  • Quézia
    Quézia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mas os juros não ficaram tão caros?
    • Responder
  • Natália
    Noiva Principiante Dezembro 2020 Rio de Janeiro
    Natália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu e meu noivo vamos alugar! Queremos uma casa que seja perfeita para nós e não comprar qualquer casa só para ter a sensação de tê-la. Quanto ao financiamento ainda não pesquisamos mais a fundo, não sei se vamos comprar ou construir depois. Mas por um tempo vamos juntar dinheiro e morar de aluguel.
    • Responder
  • Quézia
    Quézia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Essa era minha opinião antes também
    • Responder
  • Quézia
    Quézia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É, talvez se eu olhar uma casa que não tenha tantas coisas mas tem o que eu preciso valha a pena juntar o dinheiro mesmo
    Obrigada pela ajuda
    • Responder
  • Quézia
    Quézia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É, alugar não era algo que eu gostava, até porque meus pais também acham que é furada, mas vou analisar direitinho e ver o que vai ser melhor para nós
    Obrigada pela dica
    • Responder
  • Quézia
    Quézia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, comecei a assistir uns aqui
    • Responder
  • Quézia
    Quézia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu sou bem econômica, desde sempre junto dinheiro para coisas que quero futuramente, então isso não será um problema rsrsrs vou estudar a situação direitinho
    Obrigada pela dica
    • Responder
  • Maria Clara Nogueira
    Super Noiva Janeiro 2020 São Paulo
    Maria Clara Nogueira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha, meu noivo e eu também estávamos pensando sobre isso. Chegamos a conclusão que o aluguel vale mais a pena do que o financiamento. Por mais que não é seu, você consegue se manter. E pagando aluguel de uma casinha boa e barata você consegue ir juntando seu dinheirinho para comprar a sua futuramente. Estamos planejando assim. Se vai dar certo? Não sabem, mas vamos tentar. Rsrs'
    • Responder
  • Quézia
    Quézia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    To pensando que essa vai ser a melhor opção mesmo, arrumar uma casa mais simples primeiro. Obrigada pela dia, ajudou bastante
    • Responder
  • Quézia
    Quézia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Era por isso mesmo que queria o financiamento, mas vou pesquisar direitinho e analisar o que é melhor
    Obrigada pela dica
    • Responder
  • A
    Noiva Ativa Dezembro 2019 Minas Gerais
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom dia noivinha! Sobre essa questão eu e meu amor também conversamos. Pesquisamos muito sobre alugar ou financiar. E descobrimos que o aluguel pode ser melhor além de que o valor que seria usado para um financiamento pode ser colocado em investimentos, e assim render mais dindin. Claro que aluguel não precisa ser pra sempre. Mas neste tempo que estamos ele está sendo a melhor opção.
    • Responder
  • Evinha
    Super Noiva Fevereiro 2019 São Paulo
    Evinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Quezia pq não assiste alguns vídeos no Youtube comparando prós e contras do aluguel, pode ser bem útil! Eu tbm tenho a mesma opinião do seu noivo, e meu noivo tbm conseguiu entender isso ^^
    • Responder
  • Cristiane
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Cristiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha ainda não decidi mas todos economistas hj em diante recomendam vc Moraes de aluguel e deixar o dinheiro em aplicação até vc ter dinheiro pra comprar o imóvel a vista! E realmente tenho visto muitos imóveis sendo tomados de volta pela caixa econômica federal pq estavam devendo mais de dois meses de parcela e todos os donos dizem q eles não acirraram acordo e foram irredutíveis! Acho puro engano quem pensa q financiando tem um imóvel, q é dele! Pura ilusão! O imóvel só ê seu qdo completamente quitado! Acho q uma conta básica válida é saber qto o dinheiro q vc tem pra entrada rende por mês! Caso o rendimento de pra vc pagar o aluguel de uma casa eu não compraria pois vc consegue bancar o aluguel com o rendimento, mantém seu dinheiro disponível e ainda consegue dar a possibilidade de comprar a vista mais pra frente! Agora pra isto vc tem q ter bastante jogo de cintura pq como dizem dinheiro na mão é vendaval! Se vc for uma pessoa gastona, q não tem controle de gastos vc pode acabar ao invés de guardar mais grana,
    Gastar toda sua economia com coisas supérfluas aí não é legal! Enfim é algo muito pessoal! Façam as contas na ponta do lápis do q é mais vantajoso, veja seu perfil e resolvam! No meu caso estou na dúvida se compro um ap de 50 metros praticamente a vista ou se moro de aluguel uns dois anos e compro algo melhor depois!
    • Responder
  • Loide
    Super Noiva outubro 2019 São Paulo
    Loide ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

O mais pesado do financiamento é a entrada. Se vocês conseguem pagar por ela, vale a pena sim, por menor ou mais simples que seja. Primeiro porque, apesar de dar trabalho, nada impede de vender esse e comprar algo melhor no futuro. Segundo porque em algum momento as parcelas acabam.

Se não tem o dinheiro da entrada também não é nenhum crime. Aí vale a pena pagar aluguel e se apertar um pouco pra conseguir juntar esse dinheiro. Claro que a gente quer ter tudo e no início é muito difícil. Mas com paciência tudo se conquista.

Em qualquer um dos dois casos, o principal é ter planejamento e os dois realmente lutarem juntos pelo mesmo objetivo.

• Responder
  • Bianca
    Super Noiva Dezembro 2019 São Paulo
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nós priorizamos a compra do nosso apartamento, nós preferimos porque talvez demoraríamos anos pra sair do aluguel e o valor que pagamos de financiamento é o preço de um aluguel. Mas tb morar de aluguel não é um bicho de 7 cabeças.

• Responder
  • Laura
    Super Noiva Abril 2020 Minas Gerais
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu particularmente financiaria
    • Responder
  • Raiza
    Noiva Esperta Junho 2019 Ceará
    Raiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Durante um bom tempo eu e meu noivo ficamos nessa dúvida, aí fomos pesquisar e pesquisamos mtooo.

A conclusão que chegamos é que financiamento é a maior FURADA da vida (me desculpem aqueles que pensam diferente ou chegaram a fazer, sei que financiamento mtas vezes é a única forma de conseguir o tão sonhado imóvel). Se vc financiar um imóvel de 200.000 pagará só de juros 400.000, ou seja, a casa que foi feita por 100.000 (nunca uma construtora coloca menos de 100%) sairá por 600.000 (fonte: sites especializados em economia, amigos economistas, representante de um banco que falou a verdade kkkk e a velha planilha do excel que calculou todos os juros).

Isso sem falar que a casa não será sua até a última parcela quitada e o termo de propriedade passado para o seu nome, se vc atrasar uma bendita parcela eles podem tomá-la. Então, a casa pertencerá ao Banco durante 10, 20, 30 anos. E vc já pensou no estado dela quando terminar de pagá-la?

Enfim, para facilitar a questão utilize a calculadora URBE.ME (https://urbe.me/calculadora), ela mostra a quantidade de tempo que vc levaria caso pagasse aluguel e juntasse o dinheiro da diferença do imóvel (ex.: aluguel 500, possível financiamento 1000 todo mês em x anos, diferença entre ambos 500 - juntaria esses 500, a calculadora mostra em quanto tempo vc faria a msm casa não sendo financiada, apenas com esses 500 reais de diferença). O resultado é de cair o queixo. Infelizmente ela não considera vários fatores, como aumento de aluguel, aumento de juros, benfeitorias que a casa pode precisar, imprevistos na obra, MAS isso é mínimo na frente da diferença entre financiar e construir.

Entre também no site da CAIXA eles tem um simulador de financiamento. Com os juros e o valor do imóvel pegues nesses site, jogue tudo no excel e vá somando mês a mês até ter o resultado final do valor do financiamento. Faça um comparativo com o valor inicial da casa (as vezes a própria entrada do imóvel financiado já dava pra comprar um terreno e fazer ao menos a zapata)

Resumindo: eu e noivo vamos alugar uma casa simples e juntaremos para construir a nossa. Assim, que ela tiver o basicão (chão, pilar, teto) a gente se muda e termina a obra dentro da casa msm.

• Responder
  • Milene
    Super Noiva Julho 2022 São Paulo
    Milene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, aluguel é um dinheiro sem volta!! Se existe a possibilidade de financiar, financie sem exitar !
    • Responder
  • Quézia
    Quézia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa, o aluguel aí é bem caro, se for assim não compensa mesmo, teria que achar um lugar mais barato para ser vantajoso né
    Obrigada pela dica
    • Responder
  • Thays
    Noiva Constante Julho 2021 São Paulo
    Thays ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, por mais que tenha juros e etc eu sou q favor de pagar por algo q eh seu ! Comprei meu apartamento e pago 900,00 de financiamento ! No meu prédio, para alugar é a partir de 2 mil!
    • Responder
  • Quézia
    Quézia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vou dá uma olhadinha
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe