Olá pessoal
Fiz esse debate principalmente para as noivinhas que estão começando a organizar seu casamento e que muitas vezes se sente meio perdida. Eu já fui uma de vocês, nunca organizei festa nenhuma, nem ceia de Natal, então imagine a preocupação ao ter que organizar um casamento.
Primeira coisa que eu considero importante é marcar a data. Para mim depois que marquei, parece que o casamento se torna mais real e é mais fácil de você se planejar já que tem uma data específica.
Depois da data marcada faça uma lista de fornecedores que você vai precisar solicitar orçamento. Não se preocupe que ao longo do casamento essa lista vai aumentar, sempre tem algum fornecedor que vamos precisar, e que no começo nem imaginávamos.
Também é importantíssimo você fazer uma lista prévia de convidados, e através desta lista solicitar os orçamentos. Dessa forma vc vai saber se essa quantidade de convidados vai caber no seu orçamento, ou se terá que diminuir, ou se poderá até aumentar a lista.
Para poder me organizar e não me perder em tanta informação, eu usei as ferramentas aqui do site e vou mostrar para vocês.
Aqui no site também tem um artigo que explica como utilizar as ferramentas AQUI, vou complementar com minha experiência.
Guia Agenda de Tarefas:
Na guia tarefas já está cadastrado o passo a passo da organização do casamento. Você também pode acrescentar tarefas. Eu por exemplo cadastrei "fazer lágrimas de alegria", "fazer kit toalete", e assim por diante. Dessa forma fica difícil você se perder na organização.
Guia Convidados:
Nessa seção você poderá cadastrar todos os seus convidados. É possível colocar se o convite para esse convidado já foi enviado ou não. Colocar se ele confirmou presença, se cancelou. Cadastrando o email dos convidados, você também poderá mandar um save the date através dessa ferramenta.
Guia Mesas:
Essa ferramenta é muito importante principalmente para quem vai fazer marcação das mesas. Aqui você escolhe o tipo de mesa e quantidade de cadeiras. Depois vai colocando os convidados. Depois de pronto pode imprimir e entregar para a cerimonialista organizar e ajudar os convidados a achar suas mesas. É uma forma rápida e fácil, eu não fiz marcação de mesas, mas para quem vai fazer, acho uma ferramenta super importante.
Guia Orçamento:
Essa foi a ferramenta que mais utilizei e que acho mais útil. Com ela desisti de alguns detalhes que ficariam fora do meu orçamento, é mais fácil se controlar com essa ferramenta. Eu solicitei os orçamentos aos fornecedores e fui cadastrando. Você pode colocar o valor do serviço (custo estimado) depois o custo real quando fechar o contrato com o fornecedor. Ao pagar um fornecedor, cadastre na guia Pago, se ficou alguma parcela, o valor vai aparecer como Pendente. Observe na foto abaixo, as marcações que eu fiz em vermelho é o custo estimado e o final. Em verde o valor pago e em cinza o valor pendente. Graças a Deus já conseguimos pagar todo o casamento, é um alívio.
Também tem a Guia Fornecedores, mas não vou entrar em detalhes pois não utilizei essa ferramenta. Meus fornecedores não estão cadastrados no site, na verdade não existe nenhum fornecedor aqui da minha cidade cadastrado. Mas pesquisem nesse link e procure pela lista de fornecedores da sua cidade: https://www.casamentos.com.br/tools/Vendors
Em relação ao tempo, acredito que quanto mais tempo melhor, pois você terá tempo de analisar melhor, planejar melhor. Eu comecei a organizar o meu em fevereiro e o casamento era em setembro do mesmo ano, ou seja, 9 meses de planejamento e ação. Foi tranquilo, apenas o último mês foi muito corrido pois deixei algumas coisas para última hora.
Inclusive a Queila fez um debate sobre isso, visitem, pois vai ajudar vocês: https://comunidade.casamentos.com.br/forum/archive/dica-de-uma-casadinha-n-7-faca-tudo-com-atecedencia--t86496
Se possível peça ajuda de amigas, madrinhas, com certeza ficará mais fácil com elas. Caso ninguém queira ajudar, não se preocupe, você conseguirá resolver tudo sozinha, eu consegui. E não esqueça que estamos aqui para ajudar, então se quiser opinião, se tiver alguma dúvida, não hesite em procurar as noivinhas e casadinhas aqui do site, eu mesma tive muita ajuda por aqui.
PS: Caso alguém queira ver como foi meu casamento, vou deixar um debate que fiz com todos os detalhes.
Beijinhos!!!!