Olá pessoal, tudo bem?
Vamos falar de grana?
Seria muito maravilhoso se nós pudéssemos planejar o nosso casamento sem nos preocupar com o din-din. Mas infelizmente essa não é a realidade da maioria das pessoas.
Eu sempre tive o sonho de casar e eu ficava imaginando que eu queria um casamento no campo, fazer do jeito assim, assado e ao propor as idéias pro meu noivo, ele sempre vinha com aquela grande questão: Mas quanto vai sair a brincadeira?
Ué, depende, não é verdade?
Dá pra casar, com 3 mil, 5 mil, 10 mil ao infinito!
Vc pode fazer em 1 ano, 2 anos, 3 anos, 4 anos; Vc pode pegar um empréstimo, pagar juros...Contar com a ajuda dos pais.... Enfim!
Tudo depende de alguns fatores e eu vou compartilhar a minha experiência aqui pra ajudar vcs. No meu caso foi assim:
* Não tínhamos dinheiro guardado para esta finalidade
* Não cogitamos pegar um empréstimo em hipótese nenhuma (os juros absurdos!)
* Não planejávamos contar com a ajuda dos nossos pais (se viesse, será bem vindo, mas inicialmente iríamos fazer tudo sozinhos)
Então vamos lá:
Passo1:
Peguei meu pequeno salário do mês e tirei todas as despesas fixas, mais uma grana separada pra sobreviver e tudo. Resultado: cheguei à conclusão de quanto que eu poderia dispor por mês.
Meu noivo também fez as contas dele e chegou na conclusão que ele também poderia dispor de um valor determinado por mês.
Faça esse exercício ficítico: 500 reais cada = 1.000 reais por mês. Ótimo.
Passo2:
Defina que tipo de festa que vc quer. Se for algo simples, defina que seu gasto total vai ser de 5 a 1o mil. Se for de moderada a alta, de 10 a 30 mil. Se for de custo alto, a partir de 30 mil ao infinito.
Passo3:
Multiplique seu orçamento mensal (1.000 reais) pela quantidade de meses do valor que vc já definiu que você vai gastar.
Exemplo fictício: Quero fazer uma festa de 30 mil reais e tenho um orçamento de 1mil reais por mês. Preciso marcar a data para daqui 2 anos e meio.
Tenho que casar antes? Tudo bem! Reduza o orçamento pela metade e faça um casamento de 15 mil.
E pronto!
Resumindo!
Feito orçamento mensal, escolham uma data e sejam comprometidos com aquele valor, fechando os orçamentos até o limite do bolso de vocês.
Quer colocar um mimo a mais? Pega um décimo terceiro, um dinheiro de férias e invista! Ele não tava no seu orçamento inicial.
Tem renda variável? Se organize! Fiquem devendo pra você mesmos se tiver um mês apertado, mas tenham comprometimento nos próximos meses. Abram uma poupança! Uma conta num banco alternativo e nesse caso, sugiro que deixem pra fechar à vista, ganhem desconto!
E vai que dá!
Espero ter ajudado a dar um norte pra quem ainda não soube como começar!
Grande beijo!