Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

N
Top das Noivas outubro 2020 São Paulo

Definindo o orçamento: o que funcionou pra mim

Nathalia, dia 25 de Julho de 2019 às 18:03

Publicado em Fórum Organizar um casamento 61

Olá pessoal, tudo bem? Vamos falar de grana? Seria muito maravilhoso se nós pudéssemos planejar o nosso casamento sem nos preocupar com o din-din. Mas infelizmente essa não é a realidade da maioria das pessoas. Eu sempre tive o sonho de casar e eu ficava imaginando que eu queria um casamento no...

Olá pessoal, tudo bem?

Vamos falar de grana?

Seria muito maravilhoso se nós pudéssemos planejar o nosso casamento sem nos preocupar com o din-din. Mas infelizmente essa não é a realidade da maioria das pessoas.

Eu sempre tive o sonho de casar e eu ficava imaginando que eu queria um casamento no campo, fazer do jeito assim, assado e ao propor as idéias pro meu noivo, ele sempre vinha com aquela grande questão: Mas quanto vai sair a brincadeira?

Ué, depende, não é verdade?

Dá pra casar, com 3 mil, 5 mil, 10 mil ao infinito!

Vc pode fazer em 1 ano, 2 anos, 3 anos, 4 anos; Vc pode pegar um empréstimo, pagar juros...Contar com a ajuda dos pais.... Enfim!

Tudo depende de alguns fatores e eu vou compartilhar a minha experiência aqui pra ajudar vcs. No meu caso foi assim:

* Não tínhamos dinheiro guardado para esta finalidade

* Não cogitamos pegar um empréstimo em hipótese nenhuma (os juros absurdos!)

* Não planejávamos contar com a ajuda dos nossos pais (se viesse, será bem vindo, mas inicialmente iríamos fazer tudo sozinhos)

Então vamos lá:

Passo1:

Peguei meu pequeno salário do mês e tirei todas as despesas fixas, mais uma grana separada pra sobreviver e tudo. Resultado: cheguei à conclusão de quanto que eu poderia dispor por mês.

Meu noivo também fez as contas dele e chegou na conclusão que ele também poderia dispor de um valor determinado por mês.

Faça esse exercício ficítico: 500 reais cada = 1.000 reais por mês. Ótimo.

Passo2:

Defina que tipo de festa que vc quer. Se for algo simples, defina que seu gasto total vai ser de 5 a 1o mil. Se for de moderada a alta, de 10 a 30 mil. Se for de custo alto, a partir de 30 mil ao infinito.

Passo3:

Multiplique seu orçamento mensal (1.000 reais) pela quantidade de meses do valor que vc já definiu que você vai gastar.

Exemplo fictício: Quero fazer uma festa de 30 mil reais e tenho um orçamento de 1mil reais por mês. Preciso marcar a data para daqui 2 anos e meio.

Tenho que casar antes? Tudo bem! Reduza o orçamento pela metade e faça um casamento de 15 mil.

E pronto!

Resumindo!

Feito orçamento mensal, escolham uma data e sejam comprometidos com aquele valor, fechando os orçamentos até o limite do bolso de vocês.

Quer colocar um mimo a mais? Pega um décimo terceiro, um dinheiro de férias e invista! Ele não tava no seu orçamento inicial.

Tem renda variável? Se organize! Fiquem devendo pra você mesmos se tiver um mês apertado, mas tenham comprometimento nos próximos meses. Abram uma poupança! Uma conta num banco alternativo e nesse caso, sugiro que deixem pra fechar à vista, ganhem desconto!

E vai que dá!

Espero ter ajudado a dar um norte pra quem ainda não soube como começar!

Grande beijo!

61 Respostas

• K
    Noiva Constante outubro 2020 Rio de Janeiro
    Karine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não sei o que inventar, de verdade. Por aqui já vendem de tudo!!
    • Responder
  • D
    Noiva Novata outubro 2022 Espírito Santo
    Debhora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei tudo o que disse.
    • Responder
  • N
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ka, mantenha sua calma! Respira! Já pensou em fazer algo pra ganhar uma renda extra?
    • Responder
  • K
    Noiva Constante outubro 2020 Rio de Janeiro
    Karine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu e meu noivo marcamos a data antes de definir valor kkk fechamos o salão com buffet e o noivo já dispõe de 500 reais por mês. Porém nesse meio tempo eu fiquei desempregada e ele tá tendo que arcar com todas as dívidas. As vezes acho que não dá, que vamos ter que remarcar, mas eu não quero abrir mão da data então é muito complicado kkk os surtos são diários
    • Responder
  • Danielle
    Noiva Constante Novembro 2020 São Paulo
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu me organizei da mesma forma e por enquanto tá funcionando muito bem. Ótima dica
    • Responder
  • Susi
    Noiva Esperta Setembro 2019 São Paulo
    Susi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótima sugestão Noivinha ! Show de bola ! 🙏🏽 obrigada
    • Responder
  • Jéssica
    Top das Noivas Maio 2021 Santa Catarina
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que debate incrível Nat!

Nós nos organizamos totalmente diferente, mas estamos bem kkkkkkkk

• Responder
  • N
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu confesso que eu tenho esse medinho também Branca, mas Deus sabe de todas as coisas kkkk
    • Responder
  • N
    Top das Noivas Novembro 2019 São Paulo
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Xará
    Conosco foi exatamente assim, não tínhamos dinheiro guardado, nunca cogitamos um empréstimo e nem contamos com a ajuda de outras pessoas rs
    Graças a Deus está dando tudo certo No meio do caminho tivemos uma ajuda do meu sogro e da minha mãe Que foi um bonus nos nossos planos
    • Responder
  • Marcelly
    Super Noiva outubro 2021 Santa Catarina
    Marcelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimo debate noivinha,eu e meu noivo fizemos isso também estilo o que podíamos guardar por mês e está tudo indo graças a Deus
    • Responder
  • N
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada gatíssima!
    • Responder
  • Lívia
    Noiva Master Setembro 2019 São Paulo
    Lívia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que ótimo debate Nath!
    • Responder
  • Camila
    Super Noiva Março 2022 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada pelas dicas Noivinha, nesse momento é sempre bem vindo. Smiley laugh

• Responder
  • Rebeca
    Noiva Master outubro 2021 São Paulo
    Rebeca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito legal Nathalia, vai ajudar muitas noivinhas! A gente já tinha um dinheiro guardado então nos baseamos nisso mais o nosso salário mensal
    • Responder
  • N
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vai dar certo sim noivinha!! E com certeza vai valer a pena o sacrifício! Boa sorte!
    • Responder
  • N
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pelo comentário! ❤
    • Responder
  • N
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahahaha que afronta minha gente!

• Responder
  • Liliane
    Top das Noivas Novembro 2018 Ceará
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso.....

Eu já vi meninas falando assim; vou fazer uma recepção simples pq não tô ganhando a festa de ngm.

Acho q dificilmente uma pessoa ganha tudo de mão beijada, só no Luciano Hulk msm.

Só nós sabemos das nossas renúncias.
    • Responder
  • Thaís
    Noiva Ativa Dezembro 2020 Rio de Janeiro
    Thaís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei! Realmente é isso!
    Eu amo guardar... mas é difícil!!!! Vale a pena traçar metas! Fica mais fácil! Adorei as dicas 🥰
    • Responder
  • N
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu entendo perfeitamente seu ponto!
    Por exemplo, nós estamos fazendo muitas renúncias pra separar esse dinheirinho suado pro nosso sonho e ainda tem gente q fala: nossa tá c dinheiro hein? Casamento de rico... Há! Ngm vê os tombos que a gente leva né??
    • Responder
  • Liliane
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não Amiga, mas não foi nem pq vc citou isso no debate não.

Vou explicar....
    Sou formada, trabalho (não sou efetiva, infelizmente), construi (junto com o boy) a nossa casinha, sabe?Antes, eu tinha vergonha de falar q "meu pai pagou minha festa".Mas agr eu prefiro ver como "sou privilegiada" entende?
    Enfim....
    Mas eu entendo totalmente seu discurso de planejamento.
    Nossa, eu e o marido desde 2012 q não vamos pra nenhuma festinha, show etc... abrimos mão de trocar presentes nas datas especiais (só trocávamos no aniver de cada um), abrimos mão de pizza e cerveja nos fds, abrimos mão de sair pra se divertir com os amigos etc.
    Foram muitas renúncias.

• Responder
  • N
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Imagina Lili!
    A gente não quis contar com a ajuda dos nossos pq a gente já morava junto e tal e outro esquema.
    Mas que presente lindo do seu papai! Coisa linda mesmo! Não tem que ter vergonha nenhuma ❤
    • Responder
  • Livia
    Noiva Master Janeiro 2022 São Paulo
    Livia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nathi falou Td a palavra chave para fazer um casamento é planejar e fazer um orçamento! Eu e meu noivo somos assim...
    • Responder
  • Rhayene
    Noiva Curiosa outubro 2020 Rio de Janeiro
    Rhayene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei o assunto!
    Meu maior erro foi não ter juntado grana durante os anos de namoro, bate aquele arrependimento, mas não adianta chorar pelo leite derramado né.
    Eu não tenho um emprego fixo então só contamos com a grana dele, e sempre que entra algum dimdim pra mim eu tô guardando. Mas é desesperador sim, porque queremos gastar até 13 mil, mas nem isso temos. Mas organizando aos pouquinhos dá tudo certo
    • Responder
  • N
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tks gatíssima!
    • Responder
  • Liliane
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que debate maravilhoso.
    A gente fez isso, mas pra construção da casa.
    Após 5 anos de luta, meu marido me pediu novamente em casamento e dessa vez exigindo q a data ja fosse marcada pra no maximo 1 ano após. E assim foi feito. Iríamos casar na igreja, pela manhã, e muito provavelmente iríamos pra um restaurante.
    Mas meu pai lindo e maravilhoso, sempre sonhou em casar seus filhos na igreja (católico fervoroso) e se dispôs a pagar tudoo. Obviamente q não recusamos. Nunca imaginei ter uma festa linda de casamento e nós tivemos tudo o q sonhamos.

Cada um com sua história né? Eu não me envergonho de falar isso. Meu pai acha q fez sua obrigação (mente antiga). Mas nao. Ele nos presenteou com o melhor presente de todos.
    • Responder
  • N
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Essa estratégia de guardar dinheiro também é muito boa, mas exige bastante auto controle e disciplina né?
    Eu mesma sou a rainha dos imprevistos ahaha
    Sempre tem um gasto extra pra uma graninha extra!
    Parabéns pelo engajamento!
    • Responder
  • Thaís Santos
    Noiva Master Março 2021 Rio de Janeiro
    Thaís Santos ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito bom debate.
    Vai ajudar muitas noivinhas que no início ficam perdidas de como se organizar
    • Responder
  • P
    Super Noiva Janeiro 2019 Paraná
    Paola ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito bom seu debate.

No nosso caso, começamos a guardar o dinheiro 1 ano antes mesmo de começar organizar. Foi muito bom, pois usamos esse valor para quitar alguns contratos a vista e conseguimos um excelente desconto.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe