Olá noiinhas!
Saiba quais são os lugares ideais para passar esse momento importante do seu casamento
>>>BONITO
Situada no Estado do Mato Grosso do Sul, a cidade é conhecida como a “capital brasileira do ecoturismo”. Rica em belezas naturais, os rios, cavernas, grutas e dolinas atraem os turistas para a região. Bonito integra o complexo turístico do Parque da Bodoquena, que reúne ainda os municípios de Jardim, Guia Lopes da Laguna e Bodoquena. A Serra da Bodoquena faz fronteira com o Pantanal.
Como um dos pólos do ecoturismo mundial, Bonito oferece diversas opções de entretenimento com o meio ambiente. Os mergulhos nas águas cristalinas dos rios são uma oportunidade incrível para observar e se encantar com o colorido dos peixes e da vegetação. Quem vai a Bonito não pode deixar de visitar o Abismo Anhuma, uma cratera de 72 metros de profundidade, com lago de água cristalina ao fundo. O passeio combina a descida de rapel com o mergulho. A visita é guiada e exclusiva, apenas dois grupos de oito pessoas são autorizados a descer, diariamente. O processo todo dura entre três e quatro horas, sendo 30 minutos para mergulho ou flutuação. Além disso, também vale a pena conferir as belezas da Cachoeira Boca da Onça, da Gruta do Lago Azul e também a flutuação nos Rios da Prata e Sucuri.
A culinária sul-matogrossense tem opções deliciosas e indicadas, especialmente, para dar mais energias aos turistas. Vale conferir os caldos de peixe e também os outros pratos com pacu, dourado e pintado, além do tradicional arroz com pequi e o churrasco pantaneiro, sempre servido acompanhado de mandioca.
>>>BÚZIOS
A Armação dos Búzios ou simplesmente Búzios é um município localizado na Região dos Lagos, no Estado do Rio de Janeiro. A cidade fica pouco mais 160 km distante da capital. Búzios tem extensão de oito quilômetros, os quais contam com 23 praias, entre as principais estão Geribá, João Fernandes, Azeda, Ferradura, Armação, Brava.
Entre as melhores opções para curtir Búzios têm-se os passeios de barco, que permitem conhecer várias praias e ainda praticar o mergulho. A pé ou de bicicleta é possível desbravar as trilhas e até chegar à rampa de vôo livre. Neste local a pedida é o vôo de asa-delta ou parapente. O vento ainda é favorável para a prática de windsurf ou kitesurf.
A culinária local é bastante diversificada. Há restaurantes de gastronomia italiana, francesa, japonesa, tailandesa, entre outras. Para entrar no clima de Búzio vale apostar em um jantar a luz de velas em um dos restaurantes que servem frutos do mar na famosa Rua das Pedras.
>>> CAMPOS DO JORDÃO
Campos do Jordão é um município do Estado de São Paulo, localizado mais especificamente na Serra da Mantiqueira. Também conhecida como a “Suíça brasileira”, a cidade atrai turistas de diversos lugares, especialmente nos períodos de frio, como nos meses de maio a agosto, nos quais as temperaturas variam entre 4ºC e 21ºC.
Os programas em Campos do Jordão podem estar tanto relacionados à natureza quanto à cultura. É possível fazer trilhas, mountain-bike, escaladas, saltar de asa-delta, entre outros. Para quem prefere as atividades mais tranquilas, valem as visitas nos museus ou os passeios no Bondinho e pela Estrada de Ferro, passando pelo Reino das Águas Claras, mirante do Vale do Paraíba, Parque Capivari e o ponto mais alto do trecho, onde é possível observar o Palácio Boa Vista e Pedra do Baú.
A gastronomia também é um dos atrativos em Campos do Jordão. O município possui restaurantes de várias especialidades, como os de culinária italiana, francesa, espanhola, portuguesa, franco-suíça, gaulesa, japonesa e outras, tudo com um toque especial para se adequar ao clima da montanha.
>>>COSTA DE SAUIPE
A pouco mais de 100 km da capital baiana está situada a mega estrutura constituída por cinco resorts luxuosos, preparados com bares, restaurantes, spas, espaços esportivos e muito mais. Em frente a tudo isso, uma maravilhosa praia deserta.
Além dos hotéis, os turistas ainda podem desfrutar dos Sauipe Eco Parque, uma reserva com quase 70 hectares de Mata atlântica. O local conta com trilhas para caminhadas, prática de ciclismo e até cavalgada. Ainda é possível curtir as lagoas realizando passeios de caiaque. Na Vila Nova Praia ficam as lojinhas de artesanato, algumas pousadas e também bares e restaurantes. Durante a noite o centrinho ferve com shows e apresentações.
Boa parte dos restaurantes da Costa do Sauipe ficam dentro dos hotéis e resorts. Esse é mais um dos benefícios do local, permitindo que você nem precise se deslocar para saborear os as melhores delícias da região.
>>>FERNANDO DE NORONHA
Fernando de Noronha é um arquipélago do Estado de Pernambuco, constituído por 21 ilhas e ilhotas. A área principal tem 17km², sendo oito deles de preservação ambiental, declarando um Parque Nacional, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Entre as principais atividades relacionadas à natureza em Fernando de Noronha está o mergulho. A profundidade entre 30 e 40 metros pode ser feita tranquilamente sem o uso de roupas de neoprene. Há a possibilidade de se fazer o mergulho avançado, visitando a Corveta Ipiranga, que se encontra a 62 metros de profundidade, naufragada por um acidente de navegação.
No arquipélago, o clima é agradável, fazendo temperaturas altas durante o dia e refrescando à noite. No local há diversas opções entre hotéis e pousadas para os turistas. A gastronomia local também é um atrativo, há muitos restaurantes especializados em frutos do mar, pratos da culinária italiana, francesa e japonesa.
>>>GRAMADO
Gramado é um município do Estado do Rio Grande do Sul, localizado na região da serra gaúcha. Conhecida pela beleza das hortênsias, tipo de flor muito comum por lá, a cidade tem pouco mais de 30 mil habitantes e influência da imigração alemã e italiana.
O clima de frio intenso do inverno gaúcho atrai grande número de turistas de vários lugares do país, que ficam encantados com o charme de Gramado. A cidade é fascinante nos mínimos detalhes, tudo com ar de aconchego e delicadeza. Quem a visita não deixa de conferir os produtos tradicionais, como o artesanato, bolsas e calçados de couro, artigos de decoração e especialmente os chocolates caseiros produzidos na região.
Entre os principais passeios na cidade estão a visitação dos museus, o Mini Mundo (parque em formato de cidade miniatura) e os lagos Negro e Joaquina Bier, a Cascata Véu da Noiva, a Aldeia do Papai Noel, entre outros. A gastronomia local é marcada pelos produtos coloniais, especialmente as mesas de café recheadas de delícias, com variedades em pães, bolos, tortas, cucas, bolachas, geléias, queijos e muito mais.
>>>ILHA BELA
Ilha Bela é a maior ilha marítima brasileira, muito procurada pelos turistas que apreciam a prática de esportes náuticos, especialmente a vela. O local conta com muitas pousadas, hoteis, restaurantes, lojas de artesanatos e cafés ao redor da vila. A vista é paradisíaca, constituída por montanhas, areia dourada e um mar azul. Além disso, ainda é possível aproveitar as diversas cachoeiras.
Como atração para os turistas há a Semana Internacional da Vela, durante o inverno, no mês de julho. No mês seguinte acontece o Festival do Camarão. Para os mais aventureiros há também as trilhas com jipe. Quem prefere uma programação mais tranquila, os passeios de escuna são uma ótima pedida.
A culinária em Ilha Bela é bastante diversificada, mas tem como destaque os pratos típicos com frutos do mar, como o peixe com banana. Ainda é possível apreciar a gastronomia tailandesa, italiana, peruana, entre outras, nos restaurantes do litoral.
>>>JERICOACOARA
A antiga vila de pescadores situada a 300 km de Fortaleza, a capital do estado, manteve de maneira quase inexplicável a naturalidade e simplicidade do local que conserva ruas de areia e sem iluminação pública.
Jericoacoara está entre as dez praias mais lindas do mundo e mesmo assim permanece preservada quase sem intervenções. Isto pode se dever ao precário acesso ao lugar, que só é possível utilizando veículos com tração 4x4, e também ao fato da praia ser uma área de proteção ambiental e desde 2002 é Parque Nacional, com 200 km² protegidos.
O local é perfeito para a prática de esportes náuticos, especialmente kitesurf e windsurf. Entre os atrativos para os turistas estão os passeios de bugue a apreciação do pôr-do-sol sobre as dunas de areia dourada. A noite ferve nos barzinhos e festas ao som de forró. Da gastronomia destacam-se os pratos típicos com frutos do mar e também a tradicional torta de banana.
>>>MONTE VERDE
Este é mais um maravilhoso lugar para quem gosta de apreciar as belezas da natureza e ainda curtir um clima gostoso de inverno. Em Monte Verde, que preserva um clima rústico, conta com pousadas e hoteis-fazenda, perfeito para curtir o vinho, a lareira e o fondue. Os esportes ligados à natureza também são atrativos do lugar.
Para os mais aventureiros Monte Verde tem a oferecer os passeio a cavalo, as trilhas com quadriciclo ou jipe, passear de monomotor apreciando a vista aérea, além das caminhadas pela vila. Nos meses de inverno as temperaturas caem, favorecendo o interesse dos turistas. Os esportes como trekking e a escalada também são ótimas opções para quem deseja aventura.
Minas Gerais é um estado famoso pelas comidas típicas, e em Monte Verde os restaurantes misturam em sua culinária as tradições mineiras com toques europeus, que garantem o charme dos pratos. O destaque vai para os fondues, os saborosos cafés coloniais, com mesa farta e também os pratos à base de truta.
>>>PARATY
Arquitetonicamente parece que a cidade estacionou nos séculos dezoito e dezenove. Caracterizada por seus casarões coloniais, as igrejas e as ruas de pedras, calçadas ainda pelos escravos, nas quais os carros não têm passagem livre. Isso se deve ao fato de o centro histórico ter sido tombado pelo Instituto do patrimônio Histórico Nacional.
Paraty é rica culturalmente, por isso, seus principais programas estão relacionados a ela. A Casa de Cultura é uma das opções para os turistas na cidade, assim como as várias igrejas locais, que também despertam a atenção de quem chega por lá. O Teatro de Bonecos é outro dos atrativos culturais.
A gastronomia da cidade é diversa, em cada esquina é possível encontrar um restaurante especializado em pratos franceses, italianos, tailandeses, entre outros, mas o destaque vai mesmo para as receitas à base de frutos do mar.
>>>PETRÓPOLIS
A menos de 70 km da capital Rio de Janeiro, esta cidade é o destino prefiro dos cariocas quando as temperaturas caem. Situada na serra, como clima agradável, natureza exuberante e construções da época de Dom Pedro II, Petrópolis é de tirar o fôlego dos turistas.
Entre os atrativos culturais do município estão as construções, como a Catedral de São Pedro de Alcântara, o Museu Imperial, a casa de Santos Dumont, o Palácio de Cristal, o Palácio Quintandinha, a casa da Princesa Isabel, a casa de Rui Barbosa, o Museu de Cera, entre outros.
Para conhecer as belezas históricas de Petrópolis vale apostar nos passeios de charrete, para relembrar o tempo das carruagens. E como viagem não se faz completa sem boa comida, as principais delícias da serra são os tradicionais pratos com carne de caça ou um delicioso fondue.
>>>PORTO DE GALINHAS
A 70 km da capital pernambucana, o paraíso de águas verdes, céu azul-turquesa e areias branquinhas é um dos destinos turísticos mais procurados pelos turistas brasileiros e estrangeiros. Com praias de águas tranquilas, mornas, transparentes e jangadas que enfeitam ainda mais o lugar, o descanso é garantido.
Mas nem só de calmaria é feito Porto de Galinhas. Também há as praias com mar agitado, que favorecem a prática dos esportes aquáticos, como o surf, wakeboard e os passeios de Jet-ski. Os turistas ainda podem aproveitar estas belezas com os passeios de bugue, jangada ou a cavalo.
No centrinho é onde podem ser encontrados os tradicionais artesanatos da região, como as galinhas coloridas feitas em cerâmica, além dos bordados, redes e mantas de tear. Ali também se encontram restaurantes especializados em pratos com frutos do mar, carne-de-sol e galinha cabidela.
>>>RIO QUENTE
Rio Quente, município situado cerca de 30 km de Caldas Novas, pertence à região que abriga a maior estância hidrotermal do mundo. As piscinas de água quente descendem de poços naturais. O local atrai muitos turistas brasileiros e também estrangeiros.
A cidade que fica no estado de Goiás, 156 km da capital Goiânia, conta com hotéis, pousadas e resorts especializados para atender os mais diversos públicos, com toda sofisticação e conforto esperado. Na alta temporada chega a receber 100 mil turistas.
O Parque das Fontes e o Hot Park são o foco dos turistas, os dois locais compreendem piscinas diversas, toboáguas, corredeiras, banheiras de hidromassagem e muito mais. A gastronomia local também é um atrativo, entre as pedidas está o tradicional empadão goiano.
>>>FOZ DO IGUAÇU
A cidade que fica no Estado do Paraná e faz divisa do Brasil com o Paraguai e Argentina, formando a chamada Tríplice Fronteira. O principal atrativo no local é a natureza, mais especificamente as 275 quedas d’água, que podem chegar até 90 metros de altura. O Parque Nacional, tombado pelo Patrimônio da Humanidade, recebe turistas o ano inteiro.
Entre as atividades para apreciar o local estão os mirantes e as passarelas, que permitem á visibilidade das cataratas. Também é possível realizar passeios de helicóptero, barco e praticar rafting e caminhadas pelo local. É possível ainda realizar a vista à Hidrelétrica de Itaipu e ao Marco das Três Fronteiras, que permite avistar Brasil, Argentina e Paraguai, ao mesmo tempo.
Foz do Iguaçu é mais um local que tem sua gastronomia representada fortemente pelos pratos com peixes, tudo isto se deve a sua proximidade com os rios que formam a Bacia do Prata. Uma das receitas mais tradicionais da cidade é o Pirá de Foz, feito com os peixes dourado e surubim, acompanhados de arroz, espinafre, cenoura, mandioca, pimentão vermelho, gengibre e outros temperos.
>>>JOÃO PESSOA
João Pessoa é a capital do Estado da Paraíba. A cidade é também chamada de “Porta do Sol”, pois está localizada na Ponta dos Seixas, que é ponto mais oriental das Américas, fazendo com que o local ficasse conhecido por ser o primeiro lugar das Américas onde o sol nasce. Neste mesmo ponto está fixado o Farol do Cabo Branco.
O município ainda tem ares de interior, apesar de contar com toda a infra estrutura de uma cidade grande. A maioria dos turistas acaba curtindo mesmo as praias urbanas, especialmente Cabo Branco, Tambaú e Manaíra. Quem pretende se aventurar em águas mais agitadas, principalmente para a prática do surf, as praias do litoral norte são ideais. No litoral sul a praia preferida dos turistas é Tambaba.
Entre os atrativos culturais, vale a pena visitar o conjunto arquitetônico de São Francisco, o Mosteiro de São Bento, a Igreja da Guia, a Capela da Ordem Terceira do Carmo, os farois, fortalezas, teatros e palácios. Quanto à gastronomia local, a melhor pedida são os pratos com frutos do mar, além da tradicional carne-de-sol e de bode, o feijão-de-corda e a tapioca.
>>>MACEIÓ
Conhecida como “Paraíso das Águas” e “Caribe Brasileiro”, Maceió é a capital do Estado de Alagoas e também o maior dos municípios. Famosa não somente pelas belezas naturais, a cidade é referência em cultura, especialmente pelo seu folclore. Escritores e músicos de sucesso representam o local, entre eles, Graciliano Ramos e Djavan.
Quem visita a linda Maceió não pode deixar de fazer o tradicional passeio de jangada, que leva os turistas até outras praias fora da orla. Para quem curte o surf, vale a ida à Barra da São Miguel, tida como o melhor lugar para praticar o esporte, além de sediar o Campeonato Nordestino de Surf. Para aqueles que apreciam o cenário urbano, no centro da cidade é possível admirar as igrejas, museus e ainda as lojas de artesanato.
Maceió tem clima agradável o ano inteiro, porém entre os meses abril e julho as chuvas são mais recorrentes, o que pode ser um empecilho aos turistas que pretendam aproveitar, com prioridade, as praias. No mês de junho ocorrem as festas juninas, que reúnem musica, dança, culinária, cultura geral da região. E por falar em comida, a gastronomia maceioense é diversificada, reunindo restaurantes especializados em frutos do mar, pratos japoneses, franceses e até peruanos, no entanto, a viagem só é concretizada após a experimentação da tapioca.
>>>MARAGOGI
A vila famosa por seus aquários naturais fica no meio do caminho entre Maceió e Recife. Com um visual quase paradisíaco, Maragogi tem atraído muitos turistas que se encantam com o mar cristalino e os coqueirais.
As praias que ganham maior destaque na região dão Burgalhau, Barra Grande e Ponta-do-Mangue, todas com paisagens maravilhosas, enfeitadas por casebres de pescadores e as jangadas coloridas que fazem as travessias no mar azul-esverdeado.
Entre os atrativos para os turistas estão, especialmente, as travessias de rio que levam até as ilhas, onde são feitos passeios pelas construções históricas. Sobre a culinária local, mais uma vez são os pratos com frutos e também uma iguaria chamada de bolo de goma, feito com manteiga e leite de coco.
>>NATAL
Natal é a capital do Estado do Rio Grande do Norte, ocupando a sexta posição entre as capitais brasileiras mais populosas. A cidade além de contar com as belezas naturais de suas praias, ainda tem muitos locais atraentes para os turistas, como o Forte dos Reis Magos, o Farol da Mãe Luíza, o Museu e o Memorial Câmara Cascudo, a Barreira do Inferno, que Fo a primeira base de lançamento de foguetes da América do Sul, e o Centro de Turismo, que reúne bares, restaurantes, lojas de artesanatos, uma galeria de arte e o Museu de Mineralogia.
Como destaque em Natal, temos as praias do Meio, Artista, Areia Preta e Ponta Negra. As três primeiras não são muito indicadas para os banhistas, pois a quantidade de recifes e pedras é muito grande. A praia de Ponta Negra tem pontos calmos e agitados, permitindo até a prática do surf. No litoral sul destacam-se as praias Pirangi do Sul, Barra da Tabatinga e Cotovelo. No litoral norte, vale a ida em Maracajaú, Genipabu, Pitangui e Maxaranguape.
As temperaturas em Natal variam durante o ano inteiro sempre entre 20ºC e 31ºC, o que permitem um clima totalmente agradável para a realização das atividades que o local proporciona. Quanto à culinária natalense, destaca-se as moquecas de peixe e o doce cartola, uma combinação de banana e queijo.
>>>TRANCOSO
Uma das praias em evidência na Bahia de hoje, Trancoso é simples e charmosa. Antiga vila de pescadores, com praias belíssimas e uma tranquilidade sem igual, hoje atrai muitos turistas que ficam encantados com a natureza local. O centro da vila é chamado de “Quadrado”, o qual abriga as lojinhas, bares, restaurantes e a igreja em volta da praça.
Apesar da simplicidade natural, Trancoso agora conta com pousadas luxuosas e encantadoras, além dos restaurantes requintados, bares e casas noturnas. Para quem não dispensa boas refeições, Trancoso dispõe de restaurantes diversificados, com ótima culinária, especialmente os pratos com frutos do mar, tradicionais.
Entre os atrativos da pequena vila estão especialmente as praias. Valem as caminhadas que levam até as praias vizinhas, Arraial D’ajuda e Espelho. O passeio de barco que leva os turistas até Caraíva, um povoado 40 km distante de Trancoso, depois da praia Espelho, é ótimo para quem desejar aproveitar uma boa noite de forró.
>>>VITÓRIA
Capital do Espírito Santo, Vitória é uma cidade que vem crescendo no turismo, fato que impulsionou o seu desenvolvimento em infra-estrutura, como as melhorias em restaurantes, hotéis e opções de entretenimento tanto para moradores, quanto para os visitantes.
O agito se concentra basicamente na praia do Canto, onde estão reunidos os melhores bares e restaurantes. A região também é conhecida como Triângulo das Bermudas. No calçadão, nos quiosques da Curva da Jurema e na feira de artesanato aos domingos também há grande movimentação. Na praia de Camburi é possível ter aulas de vela e fazer um belo passeio de escuna. Ilha do Boi é o destino para quem prefere o sossego.
Para aqueles que não dispensam boa gastronomia, a culinária capixaba conta com pratos incríveis de frutos do mar, como a tradicional moqueca e a torta salgada, ambas feitas com peixes, siris e camarões. A panela de barro é um dos símbolos das cozinhas no Estado.
>>>MORRO DE SÃO PAULO
Um dos destinos mais cobiçados da Costa do Dendê, a cosmopolita Morro de São Paulo fica na Ilha de Tinharé, a 248 quilômetros de Salvador. Para chegar lá é preciso pegar um catamarã ou um avião na capital baiana. Outra alternativa é ir de carro ou ônibus até Valença e dali seguir em um barco ou uma lancha. E uma terceira - e ótima opção! - surgiu em 2014: pegar um avião em Campinas (mas só tem voo aos sábados, seja para ir ou voltar) rumo à Valença (e lá embarcar no barco ou lancha). Ou seja: a logística continua não sendo a mais simples, mas a aventura continua compensando.
O burburinho impera na Praça Aurealiano Lima e na Rua Caminho da Praia (apinhada de restaurantes que servem de comida caseira à japonesa), estendendo-se até à Segunda Praia – as praias não são identificadas por nomes, mas por ordem numérica. A Terceira tem movimento tranquilo e algumas pousadas e restaurantes; enquanto na Quarta a tranquilidade reina absoluta. Nas duas últimas, as piscinas naturais de águas transparentes são perfeitas para a prática do mergulho. Além das praias "numeradas", Morro guarda ainda as praias do Encanto (ou Quinta), da Gamboa e Guarapuá.O estilo pitoresco é reforçado ainda pela proibição do tráfego de automóveis na ilha – mas os pés não são os únicos meios de transporte. Tratores levam os turistas até às pousadas ou aos pontos turísticos por uma estrada de terra paralela à praia. As caminhadas, entretanto, continuam sendo as melhores maneiras de desbravar a ilha e conhecer seus encantos, entre eles, o forte e o farol, ponto de encontro na hora do pôr do sol e que descortina uma das mais espetaculares vistas de Morro de São Paulo.