Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Letícia
Noiva Novata Novembro 2019 Distrito Federal

Divisão de contas

Letícia, dia 6 de Setembro de 2019 às 12:27 Publicado em Fórum Vida de casal 0 59

Gente, como foi a conversa de vcs com o futuro marido sobre quem vai pagar oq?! (Aluguel, contas da casa). Pq assim, eu e meu noivo nunca chegamos a nos perguntar isso, só q tipo, ele ganha 5x mais que eu, e eu to cogitando que ele vai arcar com a maior parte, tipo, ele paga o aluguel e eu pago a conta de luz, sei lá. Mas eu não sei se devo chegar e já falar: olha vc vai pagar a maior parte, ok?... ou espero ele tomar essa atitude. Obs: falta 3 meses pro nosso casamento e ainda não sabemos onde vamos morar.

59 Respostas

Última atividade por Renata, dia 9 de outubro de 2019 às 11:30
  • Renata
    Noiva Esperta Novembro 2021 Minas Gerais
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha.. Senta e conversa com ele sobre isso, até para saber a opinião dele. As finanças são super importante dentro de um casamento e não podemos deixar de lado para resolver depois.

O que é combinado não sai caro.

No nosso caso nós somamos os que os dois recebem, pagamos as contas e despesas. Não tem mais meu ou mais dele. Depois de juntos, contas juntos. Como ainda não moramos juntos, imagino que será assim.

• Responder
  • Carolina
    Noiva Esperta Janeiro 2020 Rio Grande do Sul
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olha noivinha aqui em casa mesmo noivos já moramos juntos e os dois recebem juntam todo o dinheiro e pagam as contas em conjunto e oq sobra gastamos como queremos ou guardamos não tem essa de "meu dinheiro" ou "dinheiro dele" ou seja o dinheiro é dos dois.

• Responder
  • Lenise
    Noiva Constante Julho 2022 Bahia
    Lenise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha é bom conversar, para ficar alinhado.

No meu caso não temos aluguel, mas combinamos de dividir tudo.

• Responder
  • Pamela
    Super Noiva outubro 2020 Minas Gerais
    Pamela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha, é bom conversar. Joga a perg pra ele e veja o que ele pensa.

Eu e meu noivo ja moramos juntos, decidimos que o meu dinheiro ficaria por pagar as prestações e o dele ficaria com todas as despesas de casa.

• Responder
  • Bruna
    Super Noiva Novembro 2017 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olha, isso é muito importante decidir antes de casar para não ter surpresas.

Logo quando casamos, meu esposo ganhava o dobro do meu salário, então ele pagava o aluguel, água e internet e eu fazia a compra mensal, pagava a conta de luz e poupava oque sobrava. Hoje tive um aumento, então financiamos o nosso ap próprio na planta e eu estou pagando, e tbm compramos um carro novo e ele está pagando. Então é tudo dividido e se em algum mês eu feche no 'vermelho' ele sempre me ajuda e vice versa. Tudo é questão de diálogo. Bjs

• Responder
  • J
    Noiva Ativa Abril 2022 São Paulo
    Janaina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Tem que conversar para que tudo fique claro e certinho para ambos.

Eu e meu noivo vamos dividir, ele ira ficar com o valor maior que sera do aluguel e eu com as outras contas da casa (agua, luz, internet...), e o que for possivel ela ira me ajudar tbm. Enfim, tbm nao temos nada bem definido ainda. Mas, é valido voces conversarem para ja ter uma ideia do que cada um ira arcar. Boa sorte noivinha

• Responder
  • Nathalia
    Noiva Constante Fevereiro 2021 Rio de Janeiro
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Senta e conversa com ele sobre isso, até para saber a opinião dele tbm, a parte financeira é super importante dentro de um casamento e não podemos deixar de lado para resolver depois, se isso te deixa um pouco na duvida converse com ele, vai da tudo certo!

• Responder
  • Juliana
    Noiva Ativa Novembro 2019 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Tem que conversar e esclarecer tudo. Ter tudo isso definido e em comum acordo será importante para vocês. E já seria bom começar a procurar casa pra acharem algo que caiba no orçamento de vocês e que seja do gosto de vocês também!

• Responder
  • Marina
    Noiva VIP Novembro 2019 São Paulo
    Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ainda não decidimos isso, mas penso em proporções (valor da conta versus salário) ... também vale ver como estão as outras contas de cada um, aquelas individuais sabe? As vezes quem ganha mais está pagando uma parcela de carro, ou o cartão tá alto, aí o que ganha menos está sem dívidas e pode ajudar mais ... enfim... terá que rolar uma conversa franca

• Responder
  • Carol
    Noiva Master Agosto 2021 Mato Grosso do Sul
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Isso mesmo, assim é sucesso, bjo Smiley heart

• Responder
  • Mariana
    Super Noiva outubro 2021 Rio de Janeiro
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Falou tudo Carol, exatamente o que já estamos fazendo e esta dando super certo, a partir do casamento seremos uma só carne.

• Responder
  • Mariana
    Super Noiva outubro 2021 Rio de Janeiro
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nós ainda estamos noivos e já adotamos s prática o que é meu é dele e p que é dele é meu, e isso permanecerá no casamento, nada mais justa. Estamos pagando tudo nós dois somente, sem a ajuda de ninguem e estamos economizando bastante, esses dias mesmo eu precisei comprar alguns remedios e foi ele quem comprou pq eu não tinha dinheiro, ele ganha 5 vezes mais que eu. Estamos fazendo assim e esta dando super certo.

• Responder
  • D
    Minas Gerais
    Deborah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu moro junto tem 4 meses... não chegamos a sentar e conversar, no caso ele só me disse que eu poderia fazer supermecado que o resto das contas ele paga. Ele ganha mto mais do que eu, acaba q ele sempre arca com mais. Acho justo.

• Responder
  • Karoline
    Noiva Ativa Agosto 2020 São Paulo
    Karoline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho que isso você pode ver uma prévia pelo namoro e noivado...
    Ele divide as contas? Ele espontaneamente quer pagar as coisas?Sempre frisei pro meu noivo, que eu jamais permitiria que ele falasse pra mim que ele que paga tudo e tacar um monte de coisa na cara a esse respeito.
    A gente tá se adaptando ainda nisso, mas ora ele, ora eu e assim vai. De certa forma a gente tem um sistema de parceria, ou seja, paga quem tem mais condição na hora.Tenta ver se o jeito que vocês já fazem é bom. Se você não concordar, muda...Porque a gente nunca sabe o dia de amanhã e se um dos dois ficar desempregados, um vai poder amparar o outro.
    • Responder
  • Jamily
    Top das Noivas Novembro 2019 Ceará
    Jamily ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Perfeito! É exatamente assim que penso!
    • Responder
  • Jamily
    Top das Noivas Novembro 2019 Ceará
    Jamily ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Letícia, assim....isso vai de casal pra casal, mas eu vou falar o que eu e meu noivo pensamos, a gente é cristão, então a gente sempre teve na cabeça que ele seria o provedor, embora eu queira ajudar de alguma maneira (tanto que estou fazendo mestrado e ganhando bolsa, não é lá grandes coisas, mas é alguma coisa), quando a gente casar, o dinheiro dele passará a ser meu também, e assim sendo, não vamos nos preocupar com quem paga o quê.

Sugiro que você não se preocupe com isso, sabe...deixa rolar.

Não temos casa também, nenhum de nós dois ganha bem, está entregue nas mãos de Deus.

• Responder
  • Beatriz
    Noiva VIP Junho 2020 Rio de Janeiro
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Na minha opinião, isso de separar o que é de um e o que é de outro sempre vai dar confusão. Eu acredito que depois de casados, o dinheiro é do casal! Mesmo que do seu salário você pague todas as contas, mesmo ganhando menos, do salário dele vai ter que pagar alguma coisa! Ou então investir, usar para algo que vocês queiram, sei lá! Mas é de vocês, e não só dele. E acho que você deveria ter total liberdade de fazer isso sem que nenhum dos lados se sinta "injustiçado". Mas é só minha opinião. De fato, vocês precisam sentar e conversar sobre isso. E sobre a casa, se forem morar de aluguel, já é hora de começarem a procurar, não tá tão atrasado não. Mas se forem comprar... aí complica um pouco.

• Responder
  • Mayara
    Noiva Esperta Junho 2021 Distrito Federal
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha, isso precisa ser conversado o quanto antes.

O que eu e meu noivo pretendemos fazer é dividir com base em cada salário.

Por exemplo: digamos que vc ganhe 2.000 e seu marido ganhe 10.000. Juntos, vcs ganham 12.000.

O total das contas da casa fica 3.000 tudo, por exemplo.

Agora eu faria uma regra de 3. Seu marido ganha 83,33% do orçamento da casa, então ele arca com 83,33% das contas. Então nesse exemplo que dei, ele pagaria 2.500 e você pagaria 500 reais.

Considero a forma mais justa de dividir as contas. Você contribui com 25% do seu salário e ele contribui com 25% do salário dele. Óbvio que ele pagará mais, pq ele recebe mais.

• Responder
  • Renata
    Noiva Constante Junho 2020 Santa Catarina
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bom noivinha, como a maioria das meninas aqui já falaram, vocês precisam chegar a esse assunto. A minha opinião é que depois de casados, não existe meu dinheiro ou dele, e sim NOSSO. Eu e meu noivo não combinamos assim que ele irá pagar tal coisa e eu outra coisa, e sim que vamos juntar nossos ganhos e pagar as contas! Mas é por isso que vocês tem que conversar sobre isso, pra ver o que cada um pensa e chegar a um consenso.

• Responder
  • Gabriela
    Noiva Esperta Julho 2021 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olha noivinha eu e o meu noivo desde que começamos a namorar sempre deixamos nossas finanças juntas, sempre falamos "nada é meu, tudo é nosso" e foi natural.

• Responder
  • Carol
    Noiva Constante Março 2022 Minas Gerais
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu acho essencial a conversa sobre as finanças, acho que é um dos motivos que mais causam desentendimento se não for bem conversado. Um super beijo e boa sorte!

• Responder
  • Sandra
    Super Noiva Maio 2020 Minas Gerais
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha vocês precisam conversar sobre finanças, se ele ganha mais q você o quê se espera é que ele assuma maior parte das despesas. O lado financeiro do casal deve ser bem esclarecido para não haver conflitos.
    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Chega para ele e fala: gostaria de conversar sobre nossas despesas no futuro.

Aqui eu ganho mais que o meu marido. Mas nós cremos que a função de provedor da família é do homem, por isso meu marido paga as despesas como: aluguel, água, luz, etc... Despesas básicas.Eu pago despesas que "dá pra viver sem" como convênio, cartão de crédito, e TB investimento para e casa própria.
    • Responder
  • Drielly
    Top das Noivas Setembro 2017 Rio de Janeiro
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Lê, e ai, conseguiram chegar a um acordo a respeito das contas?

Por aqui conversamos antes. Optamos por dividir as despesas. Não gosto muito do "unir tudo dos dois". Acho que devemos manter a individualidade inclusive nesse aspecto. Temos nossas contas separadas e a conjunta pra onde vai a grana para investimento, viagens, planejamento do casal. Mas cada um tem o seu pra gastar com itens pessoais também!

• Responder
  • Carol
    Noiva Master Agosto 2021 Mato Grosso do Sul
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Meu pensamento é o seguinte: depois do casamento o que é dele é meu e oq é meu é dele. Não faremos essas divisões, vamos pegar nossas rendas e unir, pagar todas as contas, oq sobrar vamos estipular para o lazer e guardar boa parte para investimentos futuro e viagens. Não vamos estipular quem vai pagar oq.

• Responder
  • Bruna
    Noiva Constante outubro 2021 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha, meu noivo também ganha quase 4x mais que eu, porém quando resolvemos morar juntos, deixamos certo que ele pagaria o aluguel e IPTU, e eu ficaria com água+energia+internet.

Gasolina é ele quem coloca no carro, visto que é praticamente apenas ele quem usa. Compras no mercado, dificilmente sou eu quem paga, normalmente ele já vai passando o cartão dele. Quando saímos ele costuma pagar, mas não porque eu peço e sim porque ele se prontifica. Só que quando meu filho precisa de roupa, sapato, ou qualquer outra coisa, sou eu quem compro. Inconscientemente fizemos essa divisão, mesmo sem ter conversado antes rs

• Responder
  • Jéssica
    Noiva Ativa Setembro 2020 Tocantins
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu e meu noivo também fizemos dessa forma. Parece que o dinheiro até rende rsrs.

• Responder
  • Rosi
    Noiva VIP Janeiro 2020 Minas Gerais
    Rosi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha o mais importante de tudo é o dialogo e tem que ser saudável. Eu e meu noivo sentamos e colocamos tudo na ponta da caneta e facilitou demais o que cada um pode ajudar nas despesas... ele também ganha muito mais que eu mais com as continhas fomos adaptando toda as coisas e faltando 4 meses já temos noção do que será nossas despesas fixas, o que vai sobrar e tudo mais. Ou seja, a dica que te dou é: Não chega diretamente dizendo o que ele irá pagar ou não, ele pode se sentir pressionado e obrigado a tal situação. Chama ele e diz que você tem essas duvidas e como vocês poderão resolver juntos. Beijinhos, Smiley kiss

• Responder
  • Gabrielle
    Noiva Esperta Setembro 2021 São Paulo
    Gabrielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Tambem estamos pensando em fazer assim

• Responder
  • Cláudia Lima
    Noiva Esperta Maio 2019 São Paulo
    Cláudia Lima ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha, eu e meu noivo conversamos sobre isso faltando 1 mês para o casamento, em casa ele paga a maior parte das contas (aluguel,prestação do carro e investimentos) eu ajudo com água/luz/mercado (VA), então ficou bem dividido.

Uma dica: tenham uma planilha de gastos/ contas fixas e investimentos e metas do casal.O descontrole financeiro do casal gera muitas brigas, por isso, como disse a noivinha Mahara, o combinado não sai caro.

• Responder
  • Mahara
    Noiva Constante Novembro 2021 São Paulo
    Mahara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha acho que o combinado não sai caro! Não existe formula, cada casal encontra seu jeito e acaba fazendo da maneira que acha melhor! Mas particularmente, acho que é justo quem ganha mais arcar com uma parcelinha maior das contas, nesse caso sou eu mas não vejo problema!

• Responder
  • Paulinha
    Super Noiva Dezembro 2019 São Paulo
    Paulinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nós já tivemos essa conversa e está tudo pré programado, noivinha. O meu tbm ganha mais do que eu então não vamos dividir tudo a risca, mas iremos dividir boa parte. Pq senão, só vai ser bom para um lado. Toca nesse assunto sim com ele, antes do casamento. E se tiver que alinhar alguma coisa, que seja antes e não no susto rsrs

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe