Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Letícia
Noiva Novata Novembro 2019 Distrito Federal

Divisão de contas

Letícia, dia 6 de Setembro de 2019 às 12:27

Publicado em Fórum Vida de casal 59

Gente, como foi a conversa de vcs com o futuro marido sobre quem vai pagar oq?! (Aluguel, contas da casa). Pq assim, eu e meu noivo nunca chegamos a nos perguntar isso, só q tipo, ele ganha 5x mais que eu, e eu to cogitando que ele vai arcar com a maior parte, tipo, ele paga o aluguel e eu pago a...

Gente, como foi a conversa de vcs com o futuro marido sobre quem vai pagar oq?! (Aluguel, contas da casa). Pq assim, eu e meu noivo nunca chegamos a nos perguntar isso, só q tipo, ele ganha 5x mais que eu, e eu to cogitando que ele vai arcar com a maior parte, tipo, ele paga o aluguel e eu pago a conta de luz, sei lá. Mas eu não sei se devo chegar e já falar: olha vc vai pagar a maior parte, ok?... ou espero ele tomar essa atitude. Obs: falta 3 meses pro nosso casamento e ainda não sabemos onde vamos morar.

59 Respostas

• M
    Noiva Constante Fevereiro 2019 Maranhão
    Marcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aqui em casa não tivemos essa conversa de quem vai pagar o que antes. Eu fiz uma planilha com coisas que teríamos que pagar e previsão de valores das contas e conversamos sobre esse orçamento, mas não fizemos divisão. Assim como vc, meu salário é bem mais baixo que o de meu esposo. Então quando recebemos as primeiras contas ele mesmo pagou. Para mim ficou a responsabilidade de pagar uma conta apenas que e a nossa internet. Além disso eu poupo grana para pagamento de contas de início de ano(Ipva do carro, viagens) . Foi tudo muito tranquilo. Há e como eu recebo um ticket alimentação com valor alto, a dispensa da casa é por minha conta, mas foi algo natural mesmo. Acho que quando vcs estiverem vivendo a experiência, vcs podem conversar ou ver como as contas se dividem naturalmente por preço, vencimento... Etc
    • Responder
  • Thaís
    Noiva Constante Novembro 2019 São Paulo
    Thaís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu e o meu noivo iremos juntar os dois salários e pagar as contas, estipular o valor para o "lazer", e guardar o restante!! Acho que assim é uma forma de ter mais união e controle dos gastos...

• Responder
  • Deborah
    Noiva Constante Maio 2021 Rio de Janeiro
    Deborah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu e meu noivo vamos dividir igualmente as contas mesmo eu ganhando mais que ele. Vamos estipular um valor fixo por mês e o que sobrar vamos guardar em um cofre para emergência ou viagem. Foi uma decisão que tomamos relacionado a tudo na nossa vida e foi a melhor coisa que aconteceu kkkkk

• Responder
  • Sabrina
    Noiva Constante Janeiro 2022 Paraná
    Sabrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ola noivinha, quando voces casar, tem que te em mente que é o que seu é dele e o que é dele é seu, então não havera essa divisão, e as coisas apenas acontece, eu e meu noivo fazemos isso sem ser casado, a gente ajunta todas as nossas contas e pagamos juntos..

• Responder
  • Fernanda
    Noiva Ativa Janeiro 2022 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bom dia Noivinha, eu e meu noivo fizemos assim (antes do casamento), nós juntamos os dois salários mensuramos todos os gastos parcela do ap cartões e contas da casa dele com a mãe dele e da minha com a minha mãe (água, luz etc), o salário dele é 30% maior que o meu, mas o que sobra dos dois salários a gente investe, quando casarmos vamos usar o dele que é maior para pagar 100% de tudo, e o meu fica para investir (poupar) e usar para emergências e outras coisas que forem precisas, está funcionando muito bem.

• Responder
  • J
    Noiva Constante outubro 2019 São Paulo
    Jaqueline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nas conversas kkkkk, vamos juntar e paggar tudo que tem que ser pago, o que sobrar depois cada um poderá gastar lógico com o que precisar e interesse dos dois.

• Responder
  • Louisy
    Noiva VIP outubro 2019 Paraná
    Louisy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Letícia, eu sempre conversei sobre finanças com meu noivo, mesmo antes de pensarmos em casar, sempre foi um assunto presente nas nossas conversas. E em resumo, tentamos pagar meio a meio, porque ganhamos relativamente igual, porém quando há discrepância, pagamos proporcional ao que cada um ganha.

Acho que você deve levantar esse assunto sim, e torná-lo uma conversa presente no casamento de vocês também!

• Responder
  • V
    Noiva Master Agosto 2022 São Paulo
    Verônica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nunca tivemos essa conversa pra ser sincera. Vemos quanto era a renda, quais as contas pra pagar e o quanto sobraria. Investimos o que sobra e ainda deixamos um pouco na conta de cada pra qualquer emergência
    • Responder
  • Aline
    Noiva Esperta Novembro 2019 Paraná
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Cada casal tem seu jeito. Eu já estou morando junto com meu noivo há alguns meses e desde então não é meu nem dele o salário, nós juntamos os dois e pagamos todas as contas ..quase não está sobrando muito devido as despesas do casamento que estamos pagando por mês Smiley laugh mas o que sobra nós gastamos em algo de interesse nosso.

O mais certo é vocês conversarem e tomarem a decisão.

• Responder
  • Maria
    Noiva Constante Setembro 2019 São Paulo
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu comecei com "e quem vai pagar o que?" e propus que abríssemos uma conta conjunta, aí cada um colocaria uma quantia X pra cobrir os gastos ordinários da casa. Mas meu noivo não curtiu a ideia e achou mais fácil dividirmos por conta mesmo (ele paga condomínio e gás, e eu pago luz e tv/internet. Mercado a gente divide). Ele paga mais do que eu, pq tenho gastos com o espaço que uso pra trabalhar e, às vezes, ele até pergunta se preciso que ele cubra alguma conta no mês pra ajudar. Eu acredito que por menos machista que o homem seja e queira dividir as contas, ele espera cobrir mais gastos da casa quando casado. Mesmo assim é uma conversa importante de se ter.

• Responder
  • Kelli
    Super Noiva Setembro 2019 Rio Grande do Sul
    Kelli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olha noivinha, vao ter que sentar e conversar mesmo... eu e meu noivos dividimos, porem ele ganha o dobro, então paga as contas maiores... Mas conversa com ele, espera pra ver o que ele sugere.. bjao

• Responder
  • Rubi
    Super Noiva Janeiro 2020 Paraná
    Rubi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Conversa logo com ele noivinha! Haaha eu e meu noivo tratamos nosso dinheiro como uma coisa só desde já mesmo não morando juntos nem nada, tratamos nosso dinheiro como uma coisa só, se ele ganha 10 e eu 5 nós ganhamos 15

• Responder
  • Amanda
    Noiva Ativa Janeiro 2021 Rio de Janeiro
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Letícia, conversa com o seu noivo! Isso é algo que tem que ser resolvido e decidido em casal pois cada um pensa de uma forma e cada casal tem a sua divisão e critérios para dividir as contas. Vai dar tudo certo, noivinha!

• Responder
  • A
    Noiva VIP Novembro 2019 Ceará
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu penso assim. Não estou trabalhando, mas quando eu começar a trabalhar, se Deus quiser, faremos isso. Esse é um assunto que sempre foi transparente entre nós, até pq nós dois não gostamos de gastar além do que temos, então sempre deixamos isso claro um para o outro.
    • Responder
  • A
    Noiva VIP Novembro 2019 Ceará
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No nosso relacionamento sempre fomos abertos a conversar sobre dinheiro, então pra nós isso não é problema (até pq por enquanto ele quem irá manter a casa, pois estou desempregada). No caso de vocês, o ideal é vocês começarem a conversar sobre isso. Você pode começar falando que estava pensando sobre a vida de casados, pensando no dia a dia e coloque os seus questionamentos, como sobre vocês irão se organizar nas dívidas e tal. Não chegue dizendo que ele deve pagar isso ou aquilo, mas converse com ele. Se ele sabe que ganha mais do que você, naturalmente, as contas mais pesadas ficarão para ele, mas aí conversando mesmo. E torne a conversa sobre o dinheiro um hábito. Se vocês sempre tiverem dificuldade em falar sobre isso, vocês podem encontrar dificuldades de lidar com o dinheiro no futuro. Eu vejo casais tratando o dinheiro como algo individual e acaba que fica uma coisa estranha, já vi casais que emprestam dinheiro um ao outro, sendo que é um casal, uma família.
    • Responder
  • Elaine
    Noiva Ativa Julho 2021 São Paulo
    Elaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Cada caso é um caso, noivinha! Aqui temos praticamente o mesmo salário, então estamos dividindo os gastos praticamente 50/50, mas converse com ele e vejam a melhor opção para vocês dois Smiley heart

• Responder
  • Viviane
    Noiva Master Dezembro 2021 São Paulo
    Viviane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Isso é algo que tem que ser conversado entre vocês!

Pois não é que cada casal tem uma visão, a realidade é que cada pessoa tem uma visão.

Se vocês já deram o maior passo que foi decidir sobre o casamento, então vocês tem intimidade suficiente para falar sobre finanças!

• Responder
  • Bárbara Iaisa
    Noiva Master Junho 2021 Espírito Santo
    Bárbara Iaisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É exatamente isso o que eu penso... Smiley smile

• Responder
  • Bárbara Iaisa
    Noiva Master Junho 2021 Espírito Santo
    Bárbara Iaisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha, creio que cada casal tem um acordo diferente...

Mas, o ideal é sempre sentar e conversar... Assim tudo se acerta, sempre!!

Não tenha medo de abordar o assunto, afinal, fará parte do dia a dia, e é essencial que vocês se entendam nesse sentido também, para que não haja nenhum mal estar depois...

Vida financeira é parte crucial para que a vida em comum ande sadia... Smiley winking

• Responder
  • Barbara
    Noiva Ativa Fevereiro 2021 São Paulo
    Barbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Tem que conversa amiga.

Não imponha nada e tente ser o mais leve possível pois ele pode achar que é seria uma possível cobrança.

• Responder
  • Bárbara
    Top das Noivas Junho 2020 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Leticia cada casal é um acordo, voces tem que sentar e conversar

• Responder
  • Letícia
    Noiva Novata Novembro 2019 Distrito Federal
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu tbm já pensei nisso! Acho bem justo
    • Responder
  • Mariane
    Super Noiva Junho 2019 São Paulo
    Mariane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Cada casal é de um jeito né rss !! eu e meu marido desde quando falamos VAMOS CASAR, não existia mais salário dele e nem meu, os dois salários se tornaram um só e assim até hoje, ele tbm ganha bem mais que eu, mas pegamos os dois salários e pagamos tudo que tem para pagar e o que sobra a gente vê oq faz ,mas sempre juntos.

• Responder
  • N
    Top das Noivas Novembro 2019 São Paulo
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Lê
    Concordo com a Jéssica, conversem sobre o assunto e vejam a divisão das contas.
    • Responder
  • Danny
    Top das Noivas Julho 2019 Santa Catarina
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Tudo é na base da conversa noivinha! Aqui tudo e dos dois, pagamos as contas e depois guardamos o restante para algo que queremos!

• Responder
  • A
    São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi, Letícia!

A dica da Jéssica é perfeita! Conversem o quanto antes, com muita calma e respeito. Smiley smile

Beijo Smiley kiss

• Responder
  • Jéssica
    Top das Noivas Maio 2021 Minas Gerais
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Letícia, já passou da hora de terem essa conversa. Inicie perguntando o que ele pensa sobre a divisão das contas de casa. Não imponha nada, seja sincera no que se refere a renda de vocês dois.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe