Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Carolina
Top das Noivas outubro 2017 Minas Gerais

Fomos no cartório dar entrada no civil com a isenção da taxa!!

Carolina, dia 1 de Agosto de 2017 às 12:51 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 48

Hoje minha manhã foi bem corrida. Eu e meu amor fomos 9 horas no cartório para dar entrada no civil com a isenção da taxa. Tivemos que levar: Nossas certidões atualizadas (200 reais ao todo), nossas certidões originais, o requerimento, xerox e originais das nossas identidades, carteiras de trabalho e dos comprovantes de residência. Foi algo bem rápido. A gente queria a comunhão total de bens mas era bem burocrático então optamos pela comunhão parcial de bens que já automática. Não quis trocar o meu nome também devido a enooorme burocracia e meu caso daria muito trabalho porque todos meus documentos são de São Paulo (moro em Minas agora!) e eu teria que trocar todos, achei melhor não mexer nisso!

O cartório não iria nos cobrar nada, mas quando a moça viu que meu noivo mora em outra cidade (é uns 15 minutos até a minha) ela disse que ele vai ter que pegar uma autorização lá no cartório da cidade dele e que custará uns 100 reais, achei um absurdo já que se estamos pedindo a isenção é porque precisamos que tudo seja gratuito e já tivemos que gastar com as certidões atualizadas, meu noivo ficou bem bravo nessa parte porque se o cartório tivesse avisado, ele passaria o endereço da vó dele que mora por aqui mesmo e não teríamos que pagar nada.

O cartório irá nos ligar até fim de outubro pra avisar a data que será o nosso casamento no civil (provavelmente será dia 1 ou 6 de novembro) e teremos que levar 2 testemunhas que não podem ser os pais!

Graças a Deus que no fim deu tudo certo o único lado ruim é que não casaremos na mesma data que vamos casar no religioso (14 de outubro), desde o início queríamos muito casar no religioso com efeito civil mas não deu, pois o cartório que arruma uma data que seja melhor pra eles, coisa de graça no Brasil já viu né.

Vamos casar no civil umas 2 a 3 semanas depois do casamento no religioso (achei bem estranho) mas economizar 400 reais nesse tempo de vacas magras é tudo de bom!!

Espero ter ajudado com essas informações, um beijão a todos!!! Smiley heart

48 Respostas

Última atividade por Léia, dia 3 de Agosto de 2017 às 09:13
  • Léia
    Top das Noivas Setembro 2017 São Paulo
    Léia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Nem fale, é uma economia e tanto

• Responder
  • M
    Top das Noivas outubro 2016 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Imagina...Smiley heart Smiley laugh

• Responder
  • Priscila
    Super Noiva Novembro 2017 São Paulo
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Carol, vou precisar mesmo ... valeu pelas informações Smiley kiss

• Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pelo que sei todos os cartórios exigem essa certidão atualizada, mas já vi aqui na comunidade algumas noivinhas falando que não precisaram usar, então vai de cada região e estado. Boa sorte linda Smiley heart

• Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Essa economia foi uma mão na roda! E agora tá cada vez mais perto, só 2 meses Smiley surprise

• Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Verdade Léia, só de ter economizado esse dinheiro já é motivo de comemorar!

• Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Agora já está tudo encaminhado Gabi, que legal!! Nosso mês lindo está chegando, a ansiedade tá grande, e economizar nisso é tudo de bom. Desejo felicidade a vocês também Smiley heart

• Responder
  • Priscila
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Noossa, ainda tem isso .. Obrigada pela informação, e vc sabe se todo cartório exige isso ?

• Responder
  • Carol Barros
    Super Noiva Dezembro 2018 Rio de Janeiro
    Carol Barros ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ah! Economia é tudo mesmo, vale a pena isso. Parabéns noivinha, falta pouco!

• Responder
  • Monique
    Noiva Esperta outubro 2018 Rio de Janeiro
    Monique ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Graças a Deus noivinha 🙏
    • Responder
  • Léia
    Top das Noivas Setembro 2017 São Paulo
    Léia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que pena Carol, mais só por economizar já está valendo não é??

• Responder
  • Gabriella
    Noiva Ativa outubro 2017 Minas Gerais
    Gabriella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bom dia noivinha. Ontem também marquei meu casamento no civil em Ubá, porém fui com meu noivo as 11h30. Assim como você, não paguei nada graças a Deus. Levei as duas testemunhas e já está tudo resolvido. Infelizmente, por ser gratuito, é bem burocrático, mas valeu a pena as inúmeras idas e ligações que fiz . Achei estranho o civil depois do religioso,mas graças a Deus deu tudo certo. Só em termos economizado este valor, ajuda bastante. Beijos e desejo pra você e seu noivo felicidades e bençãos do céu. Abraços.Smiley heart

• Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Infelizmente no cartório aqui da minha cidade é burocracia demais, eles que escolhem a data melhor pra eles e não tinha pro nosso casamento religioso, então vamos ter que casar no civil depois, achei bem estranho mas tive que acabar aceitando

• Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Nossa um absurdo né Gisele, porque se estamos pedindo pra casar de graça é porque não temos condições de pagar!!

• Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oii Priii!! Então, as duas contem as mesmas informações, a única diferença é que a atualizada é mais "novinha" porque geralmente as certidões antigas estão bem velhinhas e as vezes nem da pra ler as informações (a minha está assim kkkk) Mas de resto é a mesma coisa, mas ela tem prazo de validade (geralmente de 3 meses) e depois que passar o prazo e você precisar dela tem que pedir outra e pagar de novo!

• Responder
  • Alice
    Super Noiva outubro 2017 São Paulo
    Alice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Foi meio difícil mas que bom que conseguiram...Pena que não podem marcar a data, aqui nós escolhemos a que queríamos , mesmo sendo isento a taxa....

• Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Bia explicou direitinho!!!!

Uma pena o cartório não ter a mesma data do nosso casamento religioso, se tivesse, iríamos nos casar no religioso e civil juntos, seria bem mais prático!!

• Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Isso mesmo!! É apenas uma segunda via, tem os mesmos dados da certidão de nascimento original, só muda que ela fica mais "novinha" e aqui na minha região a validade dela é de 3 meses se passar tem que pedir outra e pagar tudo de novo!!

• Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Brasil é tudo muito difícil mas você também conseguirá Jessica, boa sorte! Smiley heart

• Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Graças a Deus Rafa!!! Smiley heart

• Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Verdade Mari, economizamos uns 300 reais, o que já ajuda demais, que bom que no fim deu certo, obrigada por torcer por mim Smiley heart

• Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Nossa correria demais Monique, que bom que no fim deu tudo certo!!

• Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Nossa Bia aí o preço tá beeeem melhor, super vale a pena!! Aiii que ansiedadeee nossos casamentos estão tão pertinho, eu já nem consigo mais dormir direito kkkkkk como você está lidando com a ansiedade

• Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Muito alívio mesmo amiga, foi difícil mas conseguimos, pena que não deu pra ser na mesma data que o religioso mas o que vou considerar sempre será a data linda do religioso Smiley heart

• Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Graças a Deus Cris!! *-*

• Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

A gente ia casar assim mas o cartório não tinha a data para o nosso casamento no religioso Smiley sad Mas muito obrigada pela dica Léia!! Smiley heart

• Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ainda estou me acostumando com essa ideia de casar depois no civil mas sempre vou considerar como a data do meu casamento a do religioso, que foi a data tão sonhada por nós né

• Responder
  • Gisele
    Noiva Constante Setembro 2017 São Paulo
    Gisele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mesmo declarando probreza, tive que pagar 106 reais
    • Responder
  • Priscila
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ops Carol* esse corretor acaba comigo kkkkm
    • Responder
  • Priscila
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Caolw, muuuito útil esse debate.. Mas tenho uma dúvida, qual a diferença de certidão original e atualizada ?
    • Responder
  • Thuanny
    Noiva Ativa Novembro 2017 São Paulo
    Thuanny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada. É assim mesmo que gostaria de fazer, já vou pesquisar quanto custa por aqui. 😘😘😘😘
    • Responder
  • Beatriz
    Noiva Master outubro 2017 Distrito Federal
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Thuanny, o casamento religioso com efeito civil, é aquele feito no mesmo dia da cerimônia. Quando você opta por essa opção, você dá a entrada no processo no cartório da mesma forma, e eles entregam os documentos que seriam assinados no dia do casamento civil, para que seu pastor ou padre possa realizar no mesmo dia do casamento religioso, assim, terminando a parte da cerimônia religiosa, vem as assinaturas feitas para declarar que vocês também são casados perante a lei! Desta forma, simplificando tudo para um dia só.
    Não sou muito boa pra explicar hahaha, mas espero ter ajudado!

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe