Oi Meninas,
Percebi que muitas noivas estão escolhendo Gramado para passarem a lua de mel, então resolvi compartilhar algumas dicas para ajuda-las.
Em Agosto/2013 eu e o Dan viajamos para Gramado e nos apaixonamos pela cidade. Compramos um pacote de 4 dias, com aéreo, traslado, hospedagem e café da manhã e city tour pela cidade, por R$ 1.099,00/casal (como estávamos guardando R$ para a casa e o casamento, compramos a viagem pelo Clickon Viagens, que alias, super recomendo, pois já viajamos algumas vezes e não temos o que reclamar, o Hotel Urbano tbm é uma boa opção).
Antes de viajar pesquisamos bastante sobre a cidade, as opções de passeio e a localização do hotel que iríamos nos hospedar.
Com a programação feita, conhecemos lugares maravilhosos e nos divertimos muitooo!!!
1ª dica: Procurem um hotel ou pousada que fique no centro de Gramado, perto da Av. das Hortensias é a melhor localização.
Ficamos na pousada Cabana da Mata, um chalezinho fofo, com lareira, tv, frigobar e banheiro dentro do quarto (os donos são super simpáticos e o café da manhã delicioso. Vc pode alugar um chalé ou um quarto, fica a seu critério).
Nos dias muito frios, olhem como fica (essa foto retirei do site, pois qdo viajamos ñ fez tanto frio assim)
2ª dica: No 1º dia, faça um city tour pela cidade de Gramado, feche com alguma agência de viagem local que além de sair mais barato, facilitará muito a programação de vcs nos demais dias de viagem (fizemos o city tour com a Vento Sul Turismo)
As lojas de artesanato e lembrancinhas são mais baratas em Gramado, em Canela os preços são mais salgados.
As grandes lojas de couro ficam lá, para quem gosta e tem R$, vale a pena comprar.
3ª dica: Antes de arrumar as malas, verifique como estará a temperatura em Gramado, recordo que na época estava muito frio em SP e enchemos a mala de casacos, calças, meias, botas e passamos muitoooo calor, durante o dia fazia em torno de 33 graus e a noite a temperatura ficava em torno de 10 graus ... todos os dias teve neblina e aproveitamos muito a lareira rsrs
O Dan só levou 2 camisetas e muitas blusas de linho, resultado, passou muitooo calor rs
Esse Mundo a Vapor é chato, não vale a pena ir, não tem nada demais, mas rende boas fotos rs
4ª dica: Não deixe de conhecer os museus da Harley, vale muito a pena e são atrações divertidas. que rendem fotos bem legais.
Ao todo são 4 museus: Museu de Cera - Dreamland (o mais legal na minha opinião), o Museu Harley Motor Show (o melhor para o Dan rs), o Museu Hollywood Dream Cars – carros antigos e o Museu dos Super Carros - carros turbinados.
Compramos os vouchers pela internet e conseguimos parcelar no cartão de crédito, segue o site, tem muitas atrações legais: https://www.gramadosite.com.br/atividades/rexturismo
Michael Jackson - Museu de Cera
Senna - Museu de Cera
Museu Harley - motos
Hollywood Carros antigos
5ª dica: Na cidade tem muitas fábricas de chocolate, visitamos 2: a Lugano e a Caracol (gostamos das 2, mas recomendo a Lugano, pois no fim da visitação tem um espaço lindo para tomar um chocolate quente e comer deliciosos salgados). O preço dos chocolates é um pouco caro, mas vale a pena experimentar ... não adianta pesquisar muito, pois o preço é padrão.
Fábrica Lugano
Fábrica Caracol
Fábrica Caracol - chocolate delicioso!!!
6ª dica: O Parque do Caracol é um pouco distante, mas vale a pena conhecer. Se o tempo estiver bom, dá para fazer um piquenique com o amore e explorar a área verde e a cachoeira do local que são lindas!!! O Lago Negro ficava perto do hotel que ficamos hospedados, então no fim de tarde, era uma ótima opção para caminhar, andar de pedalinho e namorar ( o Lago Negro não paga para entrar, o Parque do Caracol paga, ñ recordo o valor, mas é baratinho).
Lago Negro
7ª dica: Conhecemos tbm a Mina de Gramado, passamos um dia lá (é só ligar que o transporte da Mina busca os hospedes no hotel, tem uma taxa baratinha para entrar tbm).
Na Mina tem um lago bem legal, tirolesa, cavalos, passeio de trenzinho pela chácara e um restaurante bem gostoso que oferece comidas caseiras, bem gostoso.
8ª dica: Não deixem de comer o fondue na pedra, é uma delicia e vale muito a pena. Jantamos no restaurante Carlito’s, atendimento excelente, preço acessível, comida maravilhosa e tbm tem o sistema de leva e traz do hotel/restaurante. O fondue tem porções salgadas e doces, quantidades bem servidas e tudo preparado na pedra, uma deliciaaaa (preparem-se pq o que mais se faz em Gramado é comer rs). Eu sou simplesmente APAIXONADA por chocolate e deste que eu comprei aquela panela de fondue, faça frio, faça sol eu compro doces, frutas, chocolate e me acabo (inclusive no inverno tem um restaurante muito legal em Santana de Parnaíba – São Paulo, chamado Bartolomeu que serve um fondue maravilhoso).
9ª dica: Queríamos muito conhecer o Parque Snowland, um parque de neve que funciona o ano todo, mas estava muitoooo caro (R$ 150,00 por pessoa) e tínhamos que economizar para o casamento, acabamos não conhecendo (mas se Deus quiser, voltaremos para Gramado no Natal, onde a cidade fica linda decorada e conheceremos o Snowland). Como a grana estava curta, fomos para o Alpen Park, localizado em Canela, um parque de diversões, com diferentes atrações, entre ela a montanha russa de trenó, bem legal e vc controla a velocidade do trenó, bem divertido!!!
10ª dica: Como disse o nosso guia, Gramado e Canela sempre tem coisas novas para conhecer e fazer, mas como ficamos só 4 dias, até que aproveitamos bastante a cidade e ficamos com gostinho de quero mais!!! Canela é uma cidade vizinha a Gramado, fomos para lá apenas um dia, mas o foco da cidade são os queijos, vinhos, jantares alemãs, fabricação de roupas e sapatos, tudo regado a muitoooo vinho (como nós não bebemos, não aproveitamos muito em Canela, gostamos muitoooo mais de Gramado).
Ah, não deixem de tomar o café colonial que os restaurantes oferecem pela manhã e a tarde ... o café é super reforçado e vale super a pena experimentar.
A cidade tem muitos passeios de trem, maria fumaça, passeios tranquilos e que vc passa a tarde toda apreciando as belas paisagens, namorando e degustando deliciosos chocolates locais.
Espero que tenham gostado das dicas e confesso que me deu saudade da viagem, sem dúvidas, assim que possível, iremos para lá novamente.
Para as noivas do Sul, fiquem a vontade para acrescentarem mais dicas de passeios.
Bjssss e boa lua de mel!!!!