Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Amanda
Noiva Principiante Setembro 2020 São Paulo

Amanda, dia 2 de outubro de 2017 às 22:35 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 82
Ola meninas eu e meu namorado estamos pensando em casar no final do ano que vem frequentamos a ccb.Minha pergunta è eu tenho 16 anos faço 17 anos antes do casamento vcs acha que ta cedo qual a opiniao de vcs ??

82 Respostas

Última atividade por Beatriz, dia 3 de outubro de 2017 às 22:53
  • Beatriz
    Noiva VIP Janeiro 2018 São Paulo
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olha noivinha... Mais do que a idade, vcs precisam ver quais as condições que vcs têm para casar. Onde vão morar? Trabalho? Etc...

• Responder
  • Emelyn
    Noiva Ativa Janeiro 2018 Rio de Janeiro
    Emelyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Idade nao diz nada nao é? Tudo é conversa e vai da cabeça de voces dois RSVou me casar com 20 e já escutei muitas coisas tanto boas como negativas.. Acredito que esse seja o motivo da pergunta.. É bastante complicado ouvir opiniões que as vezes estão nos agoniando. Mas vamos lembrar que é sua vida, seus sentimentos e seu futuro que está em jogo.. Leve em consideração todas as imperfeições dele.. Pode aturar isso por anos até que a morte os separem? Se você o ama a esse ponto, ora e vai..Acho lindo um namoro cristão pois ele é baseado em princípios e em Deus.. Também somos cristãos porém de outra denominação.. Mas todos temos base.. Conversa com ele e com seus pais.. Se você se sente preparada, vai em frente.. O que me ajudou foi ler artigos.. Qualquer coisa passo ele a você.. Beijão.. Felicidade
    • Responder
  • M
    Noiva Ativa Março 2018 São Paulo
    Michelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi amanda, eu sei que é dificil.. ainda mais sendo religiosa. Só que na minha opinião, você esta nova sim, com certeza. Voces ainda vão amadurecer muito, e mudar de opinião varias vezes... voces se tornaram pessoas diferentes aos 20-25 anos. E quem garante que ainda vão querer ficar eternamente com a pessoa que esta? Quem garante que ele ainda vai te atrair? Isso parece besteira sendo ouvido agora, pois qd estamos apaixonados vamos contra o mundo, mas escuto os mais velhos e mais experientes..

• Responder
  • Tamara
    Noiva Ativa Agosto 2018 São Paulo
    Tamara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Amanda,

Por se tratarem de um casal evangélico as coisas não funcionam como os relacionamentos mundanos... então assim, senta e conversa com ele, é uma pergunta difícil de se responder, mas te entendo por que sou de criação evangélica também.

• Responder
  • Tatiane
    Noiva Esperta Abril 2024 São Paulo
    Tatiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Amanda! A vida e a realidade é sua, então só você tem a resposta para a sua pergunta, o que eu posso te dizer que você ainda tem muita coisa para viver e experiencias para viver, as vezes queremos tudo para ontem pois parece que o mundo vai acabar se não fizermos ne rs, mas com o tempo voce ve que tudo tem seu tempo . Pense quantas coisas tem para viver e se realmente é isso que voce quer

• Responder
  • Carla
    Noiva Master outubro 2018 São Paulo
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Amanda. Vou falar minha opinião e eu espero que você entenda tá. Eu acho que tá cedo sim. Mesmo que você e seu namorado sejam muito maduros para a idade que têm, mesmo que você ache que já consegue lidar com os afazeres domésticos e tudo o que a vida de casada impõe, é muito cedo para que vocês casem.

Vocês ainda estão estudando, pensando em qual faculdade fazer e ainda querem enfrentar a organização de um casamento? Eu acho que vocês devem priorizar o futuro. Terminar os estudos. Terem estabilidade financeira e só aí começar a pensar em casamento.

Outra coisa é que quando somos jovens, começamos a namorar e nos apaixonamos, achamos que tudo será para sempre, que não saberemos mais como viver sem aquela pessoa e nem sempre é assim. Por isso é bom você ter cuidado com as decisões que toma agora pois elas irão refletir em seu futuro.

Eu nem vou entrar no mérito da sua religião porque eu sou ateia e se você está pensando em casar para poder transar com o seu namorado sem o medo de estar cometendo um pecado já te adianto que é furada.

Além do mais você precisa ser maior de 18 anos ou emancipada para poder casar.

• Responder
  • Bethania
    Super Noiva Julho 2018 São Paulo
    Bethania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá noivinha Amanda, tudo bem?

Quando estamos apaixonados, tudo o que mais queremos é estar perto da pessoa amada. Ás vezes, metemos os pés pelas mãos e as coisas acabam saindo não tão certo quanto planejávamos. Não estou aqui para dizer que você é nova para casar. Mas por experiência própria, posso te afirmar que hoje você tem uma cabeça, tem idéias e opiniões. Daqui a 5 anos, estas idéias serão completamente diferentes. E não que isso seja algo ruim, muito pelo contrário. Faz parte da nossa vida e de nosso aprendizado como ser humano. Longe de mim também querer julgar as religiões de cada um, mas sabemos que nas igrejas os jovens são induzidos a casar cedo para evitar que "vivam no pecado". No entanto, como a nossa amiga Thayse disse abaixo, um casamento não é só amor e muito menos só sexo. É muito além disso. São inúmeras responsabilidades que para uma pessoa que saiu da adolescência agora assumir. Não me entenda mal, mas é um fardo muito pesado para você carregar, sendo que nesta idade você deveria estar estudando, aperfeiçoando seu eu, pagando viagens com seu salário, fazendo amizades. Não que você não possa casar e assumir uma família, mas pense em quantas coisas você estaria deixando para trás para o seu próprio crescimento. Eu namoro desde os meus 19 anos com o meu noivo, e nós crescemos tanto juntos neste meio tempo, que se tivéssemos vivendo uma turbulência de uma rotina em uma casa sob nossa responsabilidade, já teríamos terminado a muitos anos.

Conheço muitas pessoas que casam cedo, e que o casamento deu certo também. Mas, geralmente estas pessoas tem sempre a mesma mentalidade, não evoluíram e nem cresceram como pessoa, entende? Estão sempre na adolescência.

Acho que a gente precisa se dar a oportunidade de fazer tudo no tempo certo.

Se você tiver essa oportunidade, estude, arrume um bom emprego, faça uma pós graduação, e incentive o seu noivo a fazer o mesmo. Façam viagens, saiam bastante, curtam seus amigos, comprem sua casinha (viver de aluguel não é vida para ninguém). Lá na frente, faça o casamento dos seus sonhos, planejem com bastante antecedência.

Sejam felizes! Smiley heart

• Responder
  • Talita
    Noiva Ativa Novembro 2017 São Paulo
    Talita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não é idade que prova nada. Se vocês se amam realmente, tem casa, uma estabilidade para construir uma família, e todos estão de acordo, vai em frente e seja feliz. Mas tenha pé firme e analise tudo, converse com ele e sua família!

• Responder
  • Amanda
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eles autoriza casar cm a permissao dos pais
    • Responder
  • T
    Top das Noivas Janeiro 2019 Santa Catarina
    Thayse ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Honestamente casamento não é somente feito de amor, existem situações no dia a dia que poe em prova muitas outras coisas, assumir uma casa, e tudo que vem com ela, despesas, compras, pagamentos..é constituir uma nova familia, abrir mao da liberdade, pais e amigos, vc passa a viver em função da sua casa, suas conquistas, sua familia, seus filhos. Não penso somente na idade, mas vcs terão muitas coisas e oportunidades para viverem na vida, e está totalmente certa que é isso que vc quer? Sei que dentro da religiao geralmente casamos cedo..tbm ja passei por isso, e tbm achei que estava certa, casei com 18 e honestamente cedo d+, não deu certo, ambos nao estavamos preparados para assumir tantas responsabilidades e nao deu certo..hj tenho 33 anos, e hj estou certa de caminho, carreira, ainda assim, enfrentamos desafios, tanto meu noivo quanto eu, mas sabemos o que precisamos fazer, é totalmente diferente, fazer sacrificios e ser os unicos responsaveis pelos proximos passos, isso faz parte do amadurecimento...por isso te digo, vc esta preparada? vcs estão?

• Responder
  • R
    Noiva Novata Novembro 2017 Bahia
    Railane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bom dia , tambem tenho 16 anos e irei mim casar , muitas dizem que sou corajosa por mim casar cedo , mas eu amo ele idade nao define maturidade seja feliz , confirme a sua resposta no Senhor e segue em frente. Casar e facil dificil e mante o casamento.

• Responder
  • Leticia
    Noiva VIP Abril 2018 São Paulo
    Leticia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olha, VocÊ pode casar no civil com a autorização dos seus Pais. Porem, eu esperaria um pouco, para vcs poderem arcar totalmente com os gastos pessoais e da casa.

• Responder
  • Lais Knupp
    Super Noiva Junho 2018 São Paulo
    Lais Knupp ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Paz Deus noivinha, bom, pelo o que eu sei o civil só legaliza os casamentos quando os noivos são "maiores de idade" (dá uma pesquisada para ver se é isso mesmo). Sei da cobrança que a ccb faz, porém espere pelo menos fazer seus 18, casar é uma grande responsabilidade e com 18 você será dona do seu nariz e poderá arcar com seus gastos. Deus Abençoe.

• Responder
  • Paula
    Noiva Esperta outubro 2018 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nova você é sim, a questão do casamento vai muito além de idade, vai de amadurecimento, vai de responsabilidades. Vocês realmente já estão preparados para viver tudo isso? Para morar sozinhos, pagar contas, assumir responsabilidades, criar filhos? Casar é fácil, difícil ao convívio todos os dias e as responsabilidades que vem com ele.

Mas se você acredita que está pronta para tudo isso, vai em frente noivinha.

• Responder
  • Jac do casamento alternativo
    Noiva VIP Abril 2027 Berlin
    Jac do casamento alternativo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha, só achava mais fácil vc esperar a maioridade, porque aí vc é responsável legal pelos seus atos e ponto. Sobre a questão da idade em si, em relação ao casamento, depende muito. A maioria das pessoas nessa faixa etária tem pouca experiência de vida e não muita maturidade, o que pode deteriorar a relação. Mas isso varia e pode ser que vc seja uma excessão à isso. Tenha consciência de si, das suas atitudes. Vc sabe controlar seu orgulho? Sabe lidar com os momentos de crise seus e dele? Está disposta a arcar com a responsabilidade pela casa, pelo futuro de vcs e pela relação? São respostas de vcs dois à essas e outras perguntas importantes que devem guiar essa decisão importante em qualquer idade, mas especialmente na juventude, pois ainda estamos conhecendo melhor nós mesmos, nossos valores e prioridades.Reflita com carinho e lembre-se: na vida adulta e no casamento, tudo é uma questão de tomar as melhores decisões baseada no conhecimento que vc tem de si.
    • Responder
  • L
    Noiva Constante Março 2019 São Paulo
    Lilian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Lindona, não existe idade certa, até porque as pessoas sempre arrumam defeitos pra tudo. Tenho 19 anos, vou casar com 21 e as pessoas ainda falam de idade. "Marcamos" a data quando estávamos na escola, mas não foi exatamente marcado foi um sonho se acontecesse amém, se não Deus proveria. Nos preocupamos com a nossa vida profissional, porque infelizmente para casar você precisa ter uma independência financeira. Além de tudo, a maturidade conta muito, casamento é algo muito sério! sei que você já deve ter ouvido muito isto, mas é a mais pura verdade, certas coisas só com o passar do tempo você aprende. Pense bem, analise o relacionamento de vocês hoje, e curta as fases, namoro é uma fase incrivelmente gostosa e da vontade de casar mesmo, noivado já é outra fase, outra emoção, outras preocupações, e o casamento é finalmente vocês juntinhos pra sempre!
    Não se precípite, curta as fases, cada fase tem seu encanto!

• Responder
  • Larissa
    Noiva Master Setembro 2018 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Esse tipo de debate é para procura de auto afirmação. Mas já que vc pediu uma opinião, vou dar a minha sincera como faço em todos os debates desse tipo. Sim, você é nova e nem vc e nem o seu noivo são maduros ainda para encarar o relacionamento para a vida inteira.

Aos 16 anos eu era madura para aquela idade, hoje sou uma pessoa totalmente diferente com ideais e visões totalmente diferentes daquela epoca.

Mas caso queira seguir em frente, saiba que muitas coisas vc deixará de viver e aproveitar por conta do casamento. Não que a gente não tenha mais vida depois de casar, como mts dizem, mas sim pq casamento é abrir mão de mt coisa, é uma nova e principal prioridade da sua vida Smiley smile

Beijos e boa sorte.

• Responder
  • Carolina
    Noiva VIP outubro 2019 São Paulo
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que você é nova, é um fato! Não tem como dizer que não!

Mas eu acho que cada pessoa tem o seu tempo. Eu comecei a namorar o meu noivo com 19 anos, no começo da faculdade. Minha prioridade era terminar a faculdade, conseguir um imóvel próprio e depois pensar no casamento.

Me formei no final de 2015, compramos o apto em 2016 e esse ano ficamos noivos. Nosso casamento está marcado para 2019, eu terei 26 anos!

Converse com seus pais e com o seu noivo, veja quais são as prioridades de vocês! Se for mesmo o que querem, eu desejo muita boa sorte e muitas felicidades!

• Responder
  • Myrna
    Noiva Constante Janeiro 2018 Distrito Federal
    Myrna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não existe idade padrão pra se casar! O importante é que realmente saibam o verdadeiro significado do casamento! Na Bíblia diz que tornamos uma só carne e não existe divórcio. É até q a morte o separem
    • Responder
  • Wendilly
    Noiva Curiosa Agosto 2018 São Paulo
    Wendilly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vou casar com 19 anos e meu noivo com 21 não acho cedo, não importa se é velho ou novo demais. O importante é estar preparado e convicto do que quer .
    • Responder
  • Beth
    Noiva VIP Julho 2019 São Paulo
    Beth ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois é penso igual, sempre que aparece esse tipo de debate aqui (o que é muito comum e eu mesma já respondi muitas vezes) sempre vem pessoas com esses papos de que alguém pode ser mais madura com 16 do que outras mais velhas, pode até ser madura para a idade, eu mesma era, com 16 - 17 anos, sempre fui responsável, já trabalhava com 17 estava na faculdade, mas quando penso naquela época vejo que eu era uma pessoa totalmente diferente do que sou hoje, não adianta a vida nos ensina muita coisa e não adianta querer pular etapas dela, outra coisa que muitas gente fala é que casamento não impede de fazer nada, como estudar, sair, viajar etc, pode até não impedir mas dificulta sim, pois quando você é solteiro e mora com os pais por exemplo tem muitas vantagens, eu por exemplo nessa idade trabalhava de dia e estudava a noite, chegava em casa e jantava algo que meu pais preparavam, arrumava casa só no no fim de semana pois sempre tinha outra pessoa em casa para fazer isso se tivesse que fazer tudo seria muito estressante e cansativo, mesmo se as tarefas fosse divididas igualmente com o marido o que não é o caso de todos os casais em uma sociedade machista como a brasileira. Um casal onde os dois trabalham o dia todo e estudam a noite não tem tempo para nada além disso caso precisem pagar duas faculdades e todas as outras contas fica muito dificil ainda mais com 17 anos acho muito dificil ganharem mais que um salário minimo o que no Brasil não da para quase nada...

• Responder
  • Rosana
    Noiva VIP Março 2016 Minas Gerais
    Rosana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É complicado dizer se é cedo ou não. Sou casada e afirmo que falta de maturidade no casamento é o que gera muitas brigas, e infelizmente idade define sim maturidade. Quem é muito jovem, tem a tendência a nao ser tao maduro quanto quem é mais velho,pelo menos deveria ser assim. Entao o meu conselho é: analise bem o que voces querem e os motivos pelos quais querem casar,se estao realmente prontos, porque nao é so amor que sustenta um casamento 😉
    • Responder
  • Juliana
    Noiva VIP Junho 2017 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bom então aí está a resposta que vcs buscam, se vcs ainda nem trabalham como podem pensar em casar? Desculpa se está parecendo ríspido não é a intenção mas com essa idade na minha opinião vcs tinham q está pensando em arrumar um emprego, em estudar para ter um emprego melhor e não em casar.Com 16, 17 anos, só com o ensino médio infelizmente vcs veram q o mundo é cruel, além de ser bem difícil arrumar emprego (o q no momento está bem difícil para qlqr idade e qlqr formação)quando arrumarem será um emprego com salário pequeno e novamente na minha opinião é minha realidade não conseguiria manter um casamento com os dois ganhando esse valor... Existe casais que conseguem? Com Certeza! Temos muuuitas pessoas que vivem assim, inclusive com filhos mas são vidas um pouco sofridas e com muita limitação... Q eu com 16 anos (e agora) não gostaria de ter.Vcs estão da idade de querer lutar para algo melhor, casados vcs conseguem continuar lutando? Conseguem, mas tenha ctz q a jornada será muito mais cansativa. Por fim como muitas já disseram não será nossa opinião q mudará sua cabeça mas já q abriu o debate pondere tudo q leu aqui... Se diz ter tanta maturidade pense estatisticamente: não é possível que tantas mulheres mais velhas e mais experientes que eu estão todas erradas e eu estou certa... Não é possível q sua grande maioria reconhece que aos 16 anos não tinha maturidade nenhuma apesar de pensar que tinham e viram q estava errada e só eu estarei certa.
    • Responder
  • Adiele
    Super Noiva Abril 2019 São Paulo
    Adiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Meninas, concordo com vcs!Acho que se eu tivesse me casado aos dezesseis, teria deixado de viver tanta coisa boa que pude Fazer, além de saber Que, a parte dos estudos poderia ser comprometida, afinal, como teríamos renda para má ter a casa e ainda estudar sendo tão novos? Vou me casar com 31... e não me arrependo de nada!
    • Responder
  • Juliana
    Noiva VIP Junho 2017 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo exatamente com tudo!Respeito a decisão de esperar mas acho q essa decisão acaba agilizando muitos casamentos que se fosse "do mundo" nem iria dar certo... Me casei há 3 meses, já com 27 anos e ainda tem dias q fico "perdida" com tanta mudança e responsabilidade q assumi,como disse na minha outra postagem com 16 anos eu não conseguiria jamais, tanto q nunca passou isso na minha cabeça
    • Responder
  • Beth
    Noiva VIP Julho 2019 São Paulo
    Beth ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não importa o que as outras pessoas vão escrever aqui, se você decidiu que quer isso não vai mudar de opinião simplesmente por causa de coisas que um bando de desconhecidas te falarem, como foi dito esse tipo de debate é feito apenas para que você veja que outras pessoas concordam com você, Eu já fui adolescente e durante anos trabalhei com eles, uma coisa que posso te afirmar é que nessa idade eles imaginam que já sabe tudo sobre a vida e que as escolhas que fazem são definitivas, quantas aqui imaginaram que o namorado dessa época era o cara certo para vida toda e que ficariam juntos para sempre (não estou afirmando que esse não seria seu caso) e hoje pensam em como eram imaturas na época. Casamento é uma coisa importante, é divivdir sua vida com uma pessoa que é diferente de você, eu particularmente acho que nem durante o namoro é possível conhecer, principalmente no caso de evangélicos (ou outras religiões) onde não se tem intimidades, não vivem juntos, o cotidiano é diferente, além disso me desculpe mas acho que muitos casais que tem namoro santo querem casar rápido justamente para ter essa liberdade, mas casamentos não se sustentam apenas disso, eu não conheço a situação financeira de vocês mas é algo que vocês precisam levar em consideração porque a maioria dos divorcios estão relacionados com problema financeiros (pois é ninguém vive só de amor), você acha que financeiramente vocês conseguiriam assumir tudo? Já possuem casa? poderiam pagar água, luz, internet etc? Falei tudo isso porque tenho o dobro de sua idade e me casei há menos de 1 ano, na sua idade a minha apesar de já trabalhar a minha maior preocupação era que curso iria escolher na faculdade, tinha tantos projetos e nem pensava em namorar e muito menos me casar, sempre pensei que só me casaria depois dos 30, não me arrependo, fiz tantas coisas legais que seria muito dificil fazer se já estivesse casada.

• Responder
  • Eloiza
    Noiva Constante outubro 2017 Paraíba
    Eloiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Faço das palavras de Isadora as minhas.
    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Amanda, ja q está pedindo opinião , acho cedo sim, 16, 17 anos é uma idade ainda adolescente, a maturidade não está formada, isso é científico, por mais que a pessoa nessa idade se considere madura, ainda não é e só vai entender isso mais tarde.... casamento é algo muito sério, uma decisão que precisa ser tomada por uma cabeça adulta.... eu quando tinha essa idade mal pensava em namorar.... eu penso que se duas pessoas se gostam, estão apaixonadas e desejam ficar juntas, podem namorar bastante tempo, namorar é gostoso, pq não manter assim? E deixar para casar mais tarde im pouco com a vida mais estabelecida e a maturidade mais concreta? Por que acelerar? Por que querer isso tão logo? Por que não esperar? E continuar namorando, já que é tão bom? Acho que a maior atitude madura que se pode tomar nessa situação é saber esperar e não ter ansiedade, segurar essa ansiedade e o tempo certo é mais sinal de maturidade do que esse desespero de querer realizar logo, ainda na adolescência, algo que se deve fazer somente na vida adulta... minha humilde opinião, não sei se resolve algo, mas está respondido, felicidades na sua vida! 😘
    • Responder
  • Isadora
    Noiva Novata outubro 2017 São Paulo
    Isadora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi amanda, eu e meu noivo nos casamos dia 14 desse mês, e eu vou me casar com 16 anos... também somos da CCB.... e eu e meu noivo não namoramos, buscamos palavra e tendo a confirmação nós já noivamos, mas nos conheciamos a alguns anos já... na minha opinião, o que importa é a maturidade sim, e no nosso caso, eu e meu noivo buscamos palavra e confirmação de Deus, poq é isso q importa pra gente... mais é preciso pensar bem, poq com o casamento vem responsabilidades, e não é só um mar de rosas.. casar é um suportar, cuidar, amar e respeitar o outro, e é coisa séria, mais é uma escolha de cada um, eu escolhi isso pra mim... eu realmente penso q idade é só um número, e o q importa é a maturidade dos dois... q Deus abençoe vcs
    • Responder
  • Fahay
    Noiva VIP Julho 2018 Paraná
    Fahay ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Amanda, vou dar minha sincera opinião, eu comecei a namorar meu noivo com 17 anos e logo a gente já soube que queria se casar, mas eu era muito nova, não tinha nem terminado o ensino médio, ele estudava integral na faculdade e não conseguia trabalhar então não conseguiríamos dinheiro nem pra sobreviver hahahaha tempo vai, tempo vem, a gente já queria ter casado faz muuuito tempo, mas cá estamos com 3 anos de namoro (contando com o tempo de noivado) e vai faltar 1 mês pra completarmos 4 anos de namoro quando casarmos.

Hoje eu olho pra trás e agradeço ao Senhor por não ter dado pra casar antes, porque nós dois precisávamos amadurecer MUITO pra começar essa nova etapa que é tão séria.

Então minha sincera opinião é que não se case agora. A decisão é completamente sua, mas aqui vai um conselho de quem vê nitidamente o crescimento que tive com a idade que passou, as responsabilidades de trabalho, morar sozinha, faculdade e coisas que aconteceram depois dos meus 18 anos! Hoje tenho 20 e vou me casar com 21. Ainda sou nova pros padrões do mundo, mas esse tempo foi crucial até pra desenvolver coisas que nem sabia que precisava e tenho certeza que vão fazer toda diferença no meu casamento.

Espero ter ajudado e que pondere bem sobre isso, é uma decisão importante. C:

• Responder
  • Ariana
    Super Noiva Dezembro 2017 São Paulo
    Ariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Com certeza.. não faltei com respeito.. já vc..Onde aprendeu tantos xingamentos??Mas Boa sorte..q vc seja tão ou mais abençoada como eu fui..Estou há 14 anos graças ao meu bom Deus q tem me sustentado até aqui..q me abençoou com um casamento sólido com dois filhos lindos e abençoados! Mesmo assim, e mais ainda por ter sido tão cedo q não aconselho ninguém a se casar cedo..sem estrutura psicológica e financeira ,mas Deus vai te abençoar e tudo qt vc dizer ao próximo Deus te recompensara.Q vcs sejam um casal abençoados!!!!
    • Responder
  • Amanda
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Queria saber a opiniao das meninas. n decidi mais temos uma visao
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe