Este debate irei falar sobre lugares maravilhosos para lua de Mel
De acordo com a minha pesquisa estes destinos são muito procurados para Lua de Mel!
Itaparica (Bahia)
Um verdadeiro paraíso tropical localizado no interior da Bahia, Itaparica tem águas brandas e piscinas naturais formadas em grande parte das praias, principalmente na maré seca.
Lá você pode curtir um passeio de barco passando por manguezal no Rio Jaguaripe, praias desertas e fontes de água doce.
O município conta com hotéis temáticos onde os recém casados encontram conforto que procuram.
Ideal para uma lua de mel tranquila.
Bonito (Mato Grosso do Sul)
Bonito é o principal destino turístico do Mato Grosso do Sul.
A cidade é conhecida pelas suas belas cachoeiras, suas águas cristalinas e por sua fauna diversificada.
Em Bonito você pode usufruir de mais de 30 passeios turísticos pelas suas infinitas belezas naturais.
A gastronomia é outro ponto positivo de Bonito, com seus vários restaurantes regionais e sua exótica carne de jacaré.
Outro ponto relevante da cidade é o Festival de Inverno, que reúne grande artistas de todo o Brasil em um grande espetáculo de arte e cultura.
Campos do Jordão (São Paulo)
Campos do Jordão é uma cidade serrana do interior de São Paulo e também o principal destino da Serra da Mantiqueira.
Também conhecida como a Suíça Brasileira, a cidade fica à 1.628 metros de altitude, sendo considerada a mais alta do país.
Com temperaturas que variam de 15° à 22°, o município ostenta um clima fresquinho e agradável.
Um passeio pelos bares e restaurantes da Vila Capivari é um programa imperdível para os casais de apaixonados.
Se os recém casados gostarem de uma aventura natural, eles podem seguir as áreas florestais e encarar uma escalada na Pedra do Baú (cartão postal da região).
Canoa Quebrada (Ceará)
Canoa Quebrada, ou simplesmente Canoa, fica no litoral leste do Ceará.
É uma cidade que respira cultura, sendo moradia de artistas de toda parte do mundo.
Em Canoa existem variadas expressões artísticas, desde um forró típico do Ceará até um reggae jamaicano.
Quando se fala em Canoa qualquer expressão cultural é permitida.
A cidade também conta com restaurantes dos mais variados tipos. É fácil achar comida regional cearense, italiana, francesa e até árabe.
A noite de Canoa acontece na Broadway, a principal rua da cidade com o melhores restaurantes, bares e locais com musica ao vivo.
Porto de Galinhas (Pernambuco)
Porto de Galinhas, localizado no Litoral Sul de Pernambuco, é um dos principais pontos turísticos da América do Sul devido
as suas incontáveis belezas naturais. A cidade é rodeada por piscinas naturais de águas mornas e transparentes com uma vasta vida marinha, tornando Porto de Galinhas um conhecido ponto de mergulho.
Além disso, suas praias são frequentadas por surfistas de toda a região devido as fortes ondas.
Um lugar perfeito para casais que curtem um clima praiano.
Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)
É a cidade brasileira mais conhecida no exterior e já inspirou compositores, escritores e pintores de todo o mundo.
Uma peculiaridade que diferencia o Rio de outros centros urbanos é a sua convivência com suas belezas naturais.
Trata-se de uma cidade com milhões de habitantes que não abrem mão de sua vasta e linda natureza. É fácil ver um bairro carioca totalmente urbanizado ao lado de reservas da Mata Atlântica.
Alguns dos seus principais pontos turísticos são: Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Floresta da Tijuca, Jardim Botânico,Copacabana, Cidade do Samba e MUITO mais!
Lençóis maranhenses (Maranhão)
Considerado um dos ambientes naturais mais bonitos do mundo, os Lençóis Maranhenses
contam com uma rara formação geológica que faz com que pequenas lagoas sejam formadas entre as suas dunas.
Essa condição torna a região uma verdadeira obra de arte ao ar livre.
Para aproveitar melhor esse paraíso, vale uma dica: Alugue uma lancha e desça o rio Caburé no encontro do rio com o mar. Você vai conferir paisagens belíssimas, é um lugar perfeito para tirar fotos a dois.
Gramado (Rio Grande do Sul)
Gramado conta com a melhor estrutura turística do Rio Grande do Sul e é um dos principais destinos turísticos do Brasil.
As ruas de Gramado tem um charme especial com sua arquitetura inspirada em antigos prédios europeus e seus mundialmente conhecidos jardins floridos.
Conta com uma gastronomia riquíssima com mais de 200 casas gastronômicas que servem desde o mais simples até o mais exigente paladar.
Os principais festivais da cidade são: O Natal de Luz de Gramado e o Festival de Cinema de Gramado (um dos principais festivais de cinema da América Latina).
Jericoacoara (Ceará)
Jericoacoara é um Parque Nacional localizado a 300 km a oeste de Fortaleza.
É uma das cidades preferidas dos praticantes de kitesurf e windsurf no país, devido a orientação geográfica e seu vento forte.
Considerada a praia mais bonita do Brasil por muitos especialistas, Jerí é frequentemente visitada por pessoas de todo o mundo.
Fernando de Noronha (Pernambuco)
Fernando de Noronha é um arquipélago de origem vulcânica que no litoral de Pernambuco.
Lá você encontra os melhores pontos de mergulho do Brasil, com uma vasta vida marinha e visibilidade de até 50 metros.
Além disso, os casais de apaixonados podem curtir a baía do Sancho, dona de uma das praias mais bonitas do Brasil e uma das mais belas do mundo.
Fora as belezas naturais, Fernando de Noronha conta com uma rica gastronomia. Lá você desfruta de ambientes com um clima especialmente praiano que servem
receitas maravilhosas com frutos do mar e ingrediente presente na região. Um dos pratos mais famosos e exóticos da ilha é oTubalhau, um bolinho feito de carne de tubarão.
Uma iguaria pra quem gosta de aventuras gastronômicas.
Bora Bora
Bora Bora, a ilha dos apaixonados!
Vamos abrir a lista com a ilha mais romântica da Polinésia Francesa! Quando o assunto é lua de mel, Boa Bora é um destino tradicional e concorrido há mais de 40 anos.
E não é pra menos: com um mar calmo, azul-esverdeado e areais brancas, o destino ainda conta com resorts e hotéis luxuosos, com bangalôs dentro d’água. A combinação perfeita para seduzir casais de diversas partes do mundo, cada vez mais.
É o destino ideal para os casais que preferem curtir esse momento a sós, agarradinhos o dia todo, rodeados por mundo romantismo e cenários paradisíacos. E, cá entre nós, tem jeito melhor de iniciar a vida de casado?
Paris
Paris, indiscutivelmente uma das cidades mais românticas do mundo! Consequentemente, um destino clássico de lua de mel.
Paris, claro, a capital mais romântica do mundo! Lugar perfeito e clássico para uma lua de mel apaixonada e mais urbana. Tudo na cidade remete a romance: as luzes, os charmosos boulevards, os restaurantes e os vinhos incríveis… além da icônica Torre Eiffel.
Resumindo, Paris é fantástica e pode ser apreciada de diversos ângulos, de preferência a pé. E todos os caminhos te levam a morrer de amor pelos cantos parienses.
Roma
Roma e suas fontes cheias de superstições. Jogue uma moedinha e tenha, por exemplo, fidelidade eterna.
É impossível listar destinos românticos ao redor do mundo e não citar Roma. O nome da cidade é ‘Amor’ de trás pra frente e parece não ser coincidência: suas inúmeras fontes carregam, entre uma moeda e outra, diversas superstições. A Fontanella degli Innamorati, por exemplo, carrega a crença de que o casal que bebe da sua água tem a fidelidade eterna um do outro!
A capital italiana é puro charme e se divide entre imperial, barroca, republicana, medieval, renascentista e papal. Sua coleção de edifícios históricos, monumentos e praças formam o cenário perfeito para qualquer lua de mel.
Maldivas
Maldivas tem de tudo! Se você procura por sossego ou praias incríveis ou uma balada, não importa, lá você encontra.
Maldivas, o paraíso dos casais apaixonados! O mar azul e quente, que se confunde o céu, junto às areias claras formam um cenário único e romântico. O Arquipélago fica localizado no Oceano Índico e garante paisagens incríveis, natureza, um clima tropical e infraestrutura de qualidade.
A questão não é o que tem em Maldivas e sim o que não tem! Por lá tem de tudo, desde resorts luxuosos à discoteca submersa. Parece cenário de filme, mas é de verdade e pode ser o cenário da sua lua de mel.
Veneza
Veneza e seus passeios de gôndola.
Veneza é, simplesmente, uma das cidades mais românticas do mundo! E não se parece com o resto do país ou do mundo… possui uma singularidade apaixonante! E emocionante, até. A cidade só pode ser conhecida a pé ou pelas famosas gôndolas. Perder-se nas ruas de Veneza é uma experiência única.
Numa lua de mel em Veneza você conta com muita cultura e tradição, excelente gastronomia, um show de arquitetura, passeios de gôndola, ruas acolhedoras, cafés, praças e muito amor no ar.
Caribe
Caribe é o sonho de muitos casais! O que não falta é cenário incrível e lugar romântico no território caribenho.
O território caribenho é o sonho de muitos casais por aí. Nada mais do que justo, afinal o destino oferece diversas opções, com muito para se fazer em cada cantinho do Caribe. Ou, se preferir, tem o canto ideal para você ficar sem fazer nada também. Praias paradisíacas, resorts e hotéis de luxo, excelente gastronomia e diversas opções de atividades aquáticas e ecológicas.
Aruba, Bonaire, Curaçao, Barbados… é difícil escolher, a gente sabe! Os cenários paradisíacos são a marca do Caribe – todos os destinos tem. A decisão depende mais do estilo do casal, se você procura por descanso, agito, cultura, o quanto está disposto a gastar… Qualquer coisa, apela pro “uni-duni-tê”.
Grécia
Grécia e o charme que só a Grécia tem. O mar azul e as casinha brancas no penhasco formam o cenário perfeito para qualquer lua de mel.
Grécia e o seu charme peculiar. Sol, mar azul e as típicas casinhas brancas construídas em penhascos… apaixonante! Só resta ao casal a difícil tarefa de escolher entre Atenas, Creta, Mykonos e Santorini, que são os lugares mais procurados por lá.
Para os pombinhos em lua de mel, Santorini é parada obrigatória! Considerada uma das ilhas mais lindas do mundo, Santorini é um pedaço de cratera de vulcão, em formato de lua cheia, com uma beleza singular e clássica da Grécia. Além disso, é lá que acontece o pôr do sol mais famoso de todos. Ai, ai…
Anguilla – A pequena Anguilla pertence aos britânicos e tem praias maravilhosas, com águas azuladas e transparentes. O lugar é procurado por celebridades e indicado a quem deseja relaxar, longe de badalação. A ilha é realmente muito pequena, portanto, não há muito o que fazer além de visitar as praias – o negócio por lá é escolher um bom hotel e curtir a praia próxima a ele. Apesar de não ter muito mais de 15 mil habitantes, é de impressionar a estrutura dos hotéis nessa ilha. Saindo de St Martin é possível utilizar barcos ou aviões para chegar.
Aruba
Aruba é tida por muita gente como uma “mini Cancún”. O lugar foi colonizado por holandeses, mas a presença estadunidense é muito por forte por lá. A ilha tem algumas das maiores redes hoteleiras do mundo na beira da areia, permitindo que os visitantes tenham uma bela vista para o mar ao acordar e fácil acesso à praia. Aruba é indicada para quem quer desfrutar da estrutura de um bom hotel, mas também poder fazer algumas compras, comer em restaurantes variados e curtir a vida noturna. As praias da ilha têm águas muito tranquilas, e não é à toa que uma das atividades preferidas de quem visita o lugar é passar o dia boiando no mar.
Cancún
México – Não é à toa que Cancún é um dos destinos mais visitados do Caribe. A cidade mexicana é um verdadeiro parque de diversões a céu aberto, com opções de entretenimento para pessoas de diferentes idades e gostos variados. O lugar tem hotéis de qualidade na beira do mar, pontos turísticos históricos, parques aquáticos, passeios de diversos tipos, bons restaurantes, vida noturna e shoppings… Tudo isso sem falar no mar, que é deslumbrante e tem um azul de impressionar! Seja para viajar a dois, em família ou amigos, Cancún é um daqueles lugares onde você pode ficar durante duas semanas e a cada dia fazer um programa diferente. O lugar tem uma ótima estrutura, boas praias e entretenimento.
Cartagena
Colômbia – Românticos e amantes de história vão se amarrar em Cartagena. A cidade colombiana é um verdadeiro tesouro para quem deseja mergulhar no passado, caminhar por ruas estreitas de pedra, visitar pontos turísticos históricos e construções coloniais. É mais real pensar em Cartagena como um destino com pontos históricos que tem a facilidade de ter praias, do que apenas como um destino litorâneo. A verdade é que as praias urbanas da cidade não têm aquela aparência caribenha e as praias de areia branca e água transparente aparecem apenas quando nos distanciamos da cidade e visitamos ilhas particulares ou Playa Blanca. Pensando no fator “mar”, melhor ir para a ilha de San Andrés; pensando no fator “história”, melhor Cartagena. Se puder, faça um roteiro que contemple Cartagena e San Andrés: os dois destinos se complementam e assim você mistura paisagens naturais e urbanas.
Cozumel – Parada de enormes navios que passeiam pelo Mar do Caribe, Cozumel é um destino indicado para mergulhadores e a quem busca um mar limpo, bonito e com poucas pessoas. A ilha tem opções de restaurantes e bares, além de lojinhas para fazer compras de perfumes ou lembranças de viagem. Cozumel, que tem boa parte da costa pedregosa, tem lugar para nadar com golfinhos, bons hotéis e estrutura para passar alguns dias, mas muitas pessoas que vão ao lugar querem mesmo é mergulhar. A ilha é conhecida como um dos melhores lugares do mundo para mergulho e se você é fã do esporte, já sabe onde ir.
Playa del Carmen
México – Playa del Carmen fica na península de Yucatán, a cerca de 65 km de Cancún, e por conta dessa proximidade as comparações são inevitáveis. Se Cancún é reconhecida pelos hotéis de grande porte e pela megaestrutura voltada para o gosto norte-americano, Playa del Carmen é um destino mais rústico e simples, mais charmoso e frequentado principalmente por Europeus. A área turística da cidade é animada e quem se hospeda perto do burburinho, que ocorre na 5ª Avenida, anda só a pé. O lugar é agradável, com hotéis de pequeno/médio porte próximo às praias, opções de restaurantes, lojinhas e vida noturna. Playa del Carmen tem uma localização melhor do que a de Cancún para quem deseja explorar alguns dos pontos turísticos da península e conhecer os parques aquáticos. Se esse perfil de local te agrada, você pode dividir a viagem, se hospedando parte do tempo em Cancún e parte em Playa del Carmen.
Providência e Santa Catalina
Colômbia - Providência e Santa Catalina são duas pequeninas ilhas a pouco mais de 20 minutos de voo de San Andrés, na Colômbia. Essas ilhas possuem cerca de 5 mil habitantes e por aí já dá para ter uma ideia de que o lugar é reduzido. As duas ilhas, Providência (a maior) e Santa Catalina, são destinos incríveis para quem deseja se isolar, descansar, esquecer internet e simplesmente curtir o mar e a natureza. O lugar tem praias de águas calmas e com pouca gente, e uma grande barreira de corais, o que faz com que boa parte de seus visitantes procure empresas para fazer mergulho. Imperdível nessa região é Cayo Cangrejo, uma ilhota boa para snorkeling e que possui um morro de onde se tem uma vista de 360 graus – é simplesmente espetacular!
Punta Cana
República Dominicana – Escolhida por muitos recém-casados e por aqueles que querem relaxar de frente para o mar, Punta Cana se destaca como um destino de ótimo custo-benefício. O lugar, a leste da Repúblico Dominicana, é praticamente dominado por resorts all inclusive cheios de estrutura e a diversão é toda feita dentro dos hotéis mesmo, não é preciso sair deles para nada. O “all inclusive” garante refeições, bebidas (mesmo alcoólicas), sombra e água fresca. Para completar os “árduos” dias em um litoral de águas claras e mornas, com coqueiros a perder de vista, a pedida é fazer alguns passeios, quase todos eles ligados ao mar. Depois de escolher seu destino, a dúvida é decidir em qual hotel se hospedar em Punta Cana – são tantos resorts, um mais atraente que o outro.
San Andrés, Colômbia - San Andrés é uma ilha pertencente a Colômbia e um dos principais destinos turísticos do país. A pequena ilha peca um pouco em estrutura e carece de cuidado, mas para quem quer mergulhar ou conhecer um mar com diversos tons de verde e azul, San Andrés é inigualável. Não é sem motivo que se diz que San Andrés tem o “mar de sete cores”. O lugar ainda é um tanto rústico e merecia uma estrutura hoteleira melhor, mas há ótimos restaurantes para comer peixes e frutos do mar, além de passeios para locais lindos e praias que dispensam comentários. Os preços em San Andrés são muito bons, principalmente para fazer compras – a ilha é livre de impostos. Quer um destino com bons preços e um mar que te deixa de queixo caído? Então San Andrés é uma boa!
St Barth (Saint Barthélemy) – St Barth ou St Barths, nas versões encurtadas do nome, é uma ilha caribenha próxima de St Martin e St Maarten que pertence à França. O lugar é muito peculiar, cheio de morros, praias cercadas por muito verde e águas azul-turquesa convidativas para um mergulho no mar. O lugar é badaladíssimo no verão, frequentado por famosos e ricaços com iates enormes; já no inverno é menos movimentado, tem praias mais vazias e menos festas. Nada da tal antipatia francesa por aqui, os franceses que vivem em St Barth são muito receptivos, sorridentes e hospitaleiros. O lugar é indicado para quem deseja desfrutar de praias lindas, algumas sem qualquer tipo de comércio, para comer em bons restaurantes e apreciar paisagens naturais. Mas atenção: todo paraíso tem seu preço e aqui ele é bem carinho – e em euros!
St Martin e St Maarten – Uma ilha, dois “países”. Essa é um dos destinos mais curiosos do Caribe: na parte de cima, St Martin, território francês e na parte de baixo, St Maarten, território holandês. Apesar de ter sido colonizada por dois países diferentes, a ilha é multicultural e abriga moradores nascidos em diversos países diferentes. Por lá fala-se inglês, francês, holandês e muitos imigrantes da América do Sul falam espanhol. A ilha é relativamente grande, por isso é melhor alugar um carro para transitar e assim poder conhecer suas praias mais facilmente. São tantas praias diferentes, que é difícil eleger as melhores. Tem praia para quem curte balada, praia deserta, praia de nudismo, praia para observar aviões pousando… todas elas com uma cor espetacular e um azul incrível. A ilha é bem estruturada, tem hotéis para todos os bolsos, ótimos restaurantes, cassinos, vida noturna, oportunidade para compras e para mergulhar em um mundo cultural novo.
Varadero+Havana - Para uma experiência excêntrica, a dupla Havana e Varadero, em Cuba, é singular. Se em Havana a sensação é de que o tempo parou, em Varadero o foco é o mar de águas claras e os grandes hotéis. A combinação desses dois destinos na mesma viagem mostra dois lados diferentes de Cuba: tanto a beleza natural quando a urbana. Se a ideia é abrir mão das regalias dos mais cobiçados destinos turísticos do Caribe e mergulhar em um país com uma cultura e regime muito diferente, ir à Cuba é a pedida.
Que tal fazer sua Lua de Mel de Trem?
Já ouviu falar de Wanderlust? A vontade de conhecer lugares novos, de se maravilhar com novas culturas e experiências de... viajar?
Listei aqui roteiros impressionantes de trem:
Ferrovia de Bergen, na Noruega
O trajeto de Bergen a Oslo possui vistas incríveis - desde picos nevados de montanhas, planícies com um vasto gramado verdinho até os imponentes fiordes.
The Royal Scotsman, Escócia
O trem oferece uma experiência luxuosa, saindo de Edimburgo e passando pelas terras altas escocesas. Tanto a vista quanto a estrutura do trem são inesquecíveis. Quase o expresso de Hogwarts!
The Sunset Limited, EUA
Gosta de filmes de faroeste? Então você vai adorar a paisagem dessa linha, que vai de Los Angeles até New Orleans cruzando o deserto americano. A jornada é de 48 horas.
O Expresso Danúbio, da Hungria até a Turquia
Outro trem de luxo, a linha tem seu início em Budapeste e vai até Istambul, passando pela região da Romênia - lá é possível ver o castelo de Vlad Tsepesh, o conde que inspirou a criação do vampiro Drácula.
Expresso Al Andalus, Espanha
A região da Andaluzia, na Espanha, é considerada uma das mais bonitas do mundo - e passageiros desse trem podem apreciar suas paisagens em uma viagem com seis dias de duração. A partida é em Sevilha e o final da jornada em Córdoba.
A Transiberiana, Rússia
A lendária rota não é recomendada para novatos. Indo de Moscou até Vladivostok, são 13 dias inteiros dentro do trem. É uma grande aventura por uma das regiões mais inóspitas (frias!) do planeta.
Hiram Bingham, Peru
O trem de luxo faz uma jornada de seis horas por sítios arqueológicos pré-colombianos, passando por paisagens andinas incríveis e terminando em Águas Calientes, cidade mais próxima da lendária Machu Picchu.
Que tal fazer um Cruzeiro?
Imagina dar a volta ao mundo navegando pelos oceanos do planeta?
Alaska
Se você ama ao ar livre, você pode querer considerar um cruzeiro para o Alasca. Você não pode ter a chance de trabalhar em seu tan ou nadar no oceano, mas você vai ver algumas das terras mais preservadas do planeta. Cruzeiros no Alasca oferecem excelentes vistas das montanhas e geleiras, e você pode até ter a chance de ver a aurora boreal.
Antártica
Muito poucas pessoas podem dizer que foram para a Antártida. Um cruzeiro é a maneira mais fácil e mais confortável para fazê-lo. Cruzeiros para esta região são ideais se você quer ver os pingüins e terra glacial intocado, e não se importa com o frio. Basta ter em mente que o mau tempo em torno do Pólo Sul pode causar a mudança de rotas a curto prazo, para estar preparado para ser flexível.
Os Caribe
Cruzeiros são uma das maneiras mais populares para ver o Caribe, e eles vêm com muitas vantagens. O Caribe é uma das regiões de maior diversidade cultural do Novo Mundo, e fazer um cruzeiro com muitas paragens vai permitir que você tenha uma variedade de diferentes experiências do Caribe. A água no Mar do Caribe também é clara e quente, e provavelmente você vai ter tempo de sobra ir a praia cada vez que seu navio atraca. O melhor de tudo, se você está vindo de os EUA ou Canadá. As Ilhas Galápagos
Amantes dos animais selvagens esteja avisado: você vai se apaixonar com as Ilhas Galápagos. Esta cadeia de ilhas isoladas cerca de 600 quilômetros da costa do Equador, é o lar de algumas das variedades mais incomuns do mundo de flora e fauna, e foi a inspiração para a teoria da evolução de Charles Darwin. Cruzeiro em Galápagos apelam mais para aqueles que querem fazer mergulho, observação de pássaros, ou fotografar a vida selvagem .
Hawaii
Se você quiser ver todas ou a maioria das ilhas havaianas, mas não tem muito tempo, um cruzeiro pode muito bem ser para você. Cada ilha no Havaí, tem uma vibe única, e fazer um cruzeiro ao redor da cadeia é uma boa maneira de provar a diversidade do estado sem ter que gastar uma fortuna nos voos inter-ilhas. O melhor de tudo, chegar ao Havaí é relativamente barato, especialmente se você está vindo da costa oeste, e você não vai precisar trocar dinheiro ou trazer o seu passaporte.
Como escolher um cruzeiro marítimo?
Há cruzeiros marítimos no mundo todo. Para escolher um cruzeiro você tem que cruzar algumas variáveis. Uma delas é: o que você espera de seu cruzeiro marítimo? Que tipo de paisagem você aprecia? Quer praias tropicais, cidades históricas ou montanhas nevadas? Outra variável é: quanto você está disposto a gastar para participar de um cruzeiro marítimo? O preço cobrados variam, naturalmente, segundo o tipo de cabine que você escolhe, mas também do tempo de duração do cruzeiro: quanto mais longo um cruzeiro marítimo, mais caro ele é. Finalmente, cruzeiros que saem de portos fora do Brasil têm o custo adicional das passagens aéreas até o porto de embarque. Coloque tudo na balança antes de se decidir. Lembre-se que os cruzeiros marítimos de ou para portos norte-americanos exigem visto dos Estados Unidos, que podem ser demorados.
Também é bom dar uma olhada nos sites das companhias que efetuam cruzeiros marítimos e ver como são os navios e as acomodações que elas propõe. Navios maiores e mais modernos jogam menos. As grandes embarcações de construção mais recente possuem estabilizadores que atenuam sensivelmente aquele balanço que acabava por deixar mareadas as pessoas que efetuavam viagens marítimas há algumas décadas. Hoje em dia poucas as pessoas enjoam em cruzeiros marítimos.
Cruzeiros para os principais destinos turísticos no mundo
Cruzeiros marítimos pela costa Atlântica da América do Sul Partem do Rio de Janeiro ou de Santos e em direção ao nordeste do Brasil. Outros cruzeiros marítimos vão até Buenos Aires ou contornam a costa sul-americana pelo Cabo Horn, subindo a costa do Pacífico.
Cruzeiros marítimos pelo Caribe - O Caribe é um dos tradicionais roteiros dos cruzeiros marítimos. Golfo do México, Bahamas, Jamaica, Saint Martin e Aruba estão entre os destinos mais procurados.
Cruzeiros marítimos pela Polinésia Francesa Bora-Bora, no Tahiti, Polinésia Francesa, em especial, é um sonho. Cruzeiros marítimos saem de Papeete, capital do Tahiti e fazem escala em Bora-Bora e em outras ilhas paradisíacas do Pacífico.
Cruzeiros marítimos pelo Mediterrâneo (ilhas gregas, Turquia, Egito, Marrocos, Tunísia, Malta, Itália, Croácia)
Cruzeiros marítimos pela Ásia - Navegam pela costa da Tailândia, com escala obrigatória em lugares como Bangkok, Phi-Phi Island, Koh Samui (verdadeiros paraísos tropicais!), na Tailândia, Bali, na Indonésia e outros destinos turísticos de primeira grandeza.
Cruzeiros marítimos transoceânicos - São travessias do Brasil para a Europa e vice-versa em final de estação por lá ou por aqui. Há longos dias de navegação mas esses cruzeiros costumam parar nos portos do Mediterrâneo e no Nordeste Brasileiro.
Quais os tipos de cabines que existem em um cruzeiro marítimo?
A escolha de uma cabine em um cruzeiro marítimo tem a ver em primeiro lugar com seu bolso… Há diferente tipos de cabines nos navios que fazem cruzeiros marítimos. As principais opções são:
1- Suites São mega-cabines sofisticadas com sala e quarto, varanda etc. Muito bem equipadas.
2- Cabines internas (sem janela)
3- Cabines externas Possuem uma janelinha. São mais caras do que as internas, mas a tal janelinha geralmente não pode ser aberta, você não vê nada porque a janela em questão vive embaçada. No nosso entender, o custo/benefício não compensa.
4 – Cabines externas com varanda – Uma ótima opção. A cabine tem um tamanho razoável, é bem equipadinha e possui uma delícia varanda com cadeira de armar do lado de fora. Para quem quer fotografar é ótimo! Ela é, obviamente mais cara do que a cabines externas e internas.
Restaurantes, cafés e bares nos cruzeiros marítimos
Todas as refeições estão incluídas nos cruzeiros marítimos, mas não as bebidas. Alguns cruzeiros marítimos oferecem a compra com desconto de um certo número de garrafas de vinho, prosseco ou champagne a serem escolhidas em uma carta de vinho da companhia. Os vinhos escolhidos podem ser servidos durante as refeições ou nos bares a bordo.
Os restaurantes de bordo nos cruzeiros marítimos funcionam por turnos. O primeiro turno é geralmente muito cedo. Se puder opte pelo segundo turno.
Cruzeiro marítimo pode significar comilança? Sim, é verdade. Além dos restaurantes, os navios têm grandes lanchonetes e cafés abertos durante longos períodos – ou o tempo todo. Tem sempre algo para se comer a qualquer hora do dia!
Que roupa levar em um cruzeiro marítimo ?
Uma das vantagens de um cruzeiro marítimo é não ter que ficar transportando sua bagagem de um lugar para outro. Você a entrega no porto de embarque e ela aparece magicamente dentro de sua cabine. Isso faz com que você não tenha que se preocupar tanto com o volume e o peso de sua mala (embora, sejamos sensatos, não faz sentido exager e trazer um monte de tranqueira pra bordo). Como em um cruzeiro você convive mais com as pessoas e pode não se sentir bem em aparecer à mesa do jantar sempre com a mesma jaqueta, você pode se dar ao luxo de trazer algumas peças de roupa a mais.
Alguns cruzeiros são mais chiques e existe também a noite do comandante em que alguns passageiros são convidados à mesa. O uso de traje social pode ser obrigatório. Se o cruzeiro marítimo for em águas tropicais leve protetor solar, boné, bermuda, sandália e roupas leves, sem esquecer que no interior do navio existe ar condicionado. Por isso mesmo um blusão ou blazer pode ser necessário. Há também cruzeiros marítimos em regiões frias. Embora o inteiro do navio seja aquecido, você precisará de gorro e roupas quentes para sair para o deck ou participar de alguma excursão em algum dos pontos de parada. O protetor solar pode ser necessário mesmo em regiões frias.
Dicas
Via de regra comprar uma excursão a bordo de um cruzeiro marítimo não é uma boa. Você pode visitar o que quiser por sua conta gastando menos e sem ter que aguentar um bando de gente em uma van lotada. Simplesmente saia do navio e tome um táxi até onde você quer ir ou alugue um carro.
Um dos mais belos cruzeiros marítimos que se pode fazer tomando-se o navio em Santos é o que desce a costa Atlântica da América do Sul e vai até Valparaiso, ao norte de Santiago do Chile.
Há cruzeiros marítimos que abrangem feriados de carnaval ou de final de ano. O problema é que a procura é grande, levando a preços mais altos. Se você se decidir, procure reservar com o máximo de antecedência.
Companhias e destinos - Principais cruzeiros marítimos
Costa Cruzeiros – Organiza cruzeiros marítimos pelo Mediterrâneo (ilhas gregas, costa da Turquia), norte da Europa, Mar Negro, costa brasileira, Caribe.
Carnival Cruise Lines – Organiza cruzeiros marítimos pelo Mediterrâneo, Alaska, Caribe, Canal do Panamá, Canadá, Nova Inglaterra, Havaí.
Cunard – Organiza cruzeiros marítimos pelo Mediterrâneo, Escandinávia, Mediterrâneo e Caribe.
Hollanda America – Organiza cruzeiros marítimos pelo Mediterrâneo, Austrália, Nova Zelândia, ilhas do Pacífico, Alaska, Havaí, Ásia e América do Sul.
The Yachts of Sea Bourn – Organiza cruzeiros marítimos pelo Mediterrâneo, Costa norte-americana, Europa, Austrália e Oriente Médio.
Princess Cruises Organiza cruzeiros marítimos pelo Mediterrâneo, Caribe, África, Ásia, Alaska, Austrália, Nova Zelândia e Canadá.
Royal Caribbean - Organiza cruzeiros marítimos pelo Mediterrâneo, Caribe, Europa, Havaí, Alaska, Canadá, Nova Inglaterra e América do Sul.
Norwegian – Organiza cruzeiros marítimos pelo Mediterrâneo Caribe, Havaí, Alaska, Canadá e América do Sul.
Star Cruises – Organiza cruzeiros marítimos pelo Mediterrâneo, China, Índia, Tailândia e Malásia.
Viking River Cruises – Circuitos fluviais na Europa: Reno, Main, Moselle, Danúbio, Elba, Sena, Volga e Dniepr.
Orient Lines – Organiza cruzeiros marítimos pelo Mediterrâneo, Chile, Terra do Fogo e Antártida.
Crystal Cruises – Organiza cruzeiros marítimos pelo Mediterrâneo, África, Mediterrâneo, Caribe, Austrália, América do Sul e cruzeiros transtlânticos Nova York/Lisboa.
Espero que pude ajudar vocês a escolherem seu destino de Lua de Mel!