Olá gente bonita!
Ah, lua de mel *-* quem não gosta de viajar? Ainda mais a dois!
Quando pensamos nessa parte do casamento, muitas vezes vem a grande pergunta: para onde ir? Viajar dentro do Brasil mesmo ou ir para o exterior? O que não falta é infinitas possibilidades, para todos os gostos e bolsos, não é?
Pensando nisso, resolvi fazer uma seleção de lugares para ir. A começar pelo nosso vasto país!
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ºJoão Pessoa:
Apesar de pequena, a cidade de João Pessoa – no estado da Paraíba – é um dos destinos mais agradáveis do litoral brasileiro. Para quem busca férias com baixo custo, se envolverá por completo com as opções de passeio encontradas nessa capital.
É difícil citar um ponto turístico de ‘Jampa’, como é chamada João Pessoa, em que você precise pagar para entrar ou gaste muito com o trajeto. Além das praias lindas, também há a opção de museus e locais de rico contexto histórico.
Entre as praias que dá para aproveitar logo cedinho estão Tambaú e Cabo Branco, muito populares e com banhos bem agradáveis. Nessa última você ainda encontra o Farol do Cabo Branco, um símbolo que representa o ponto mais ao oriente de todas as Américas. Visite também o Centro Cultural São Francisco, onde dá para ver um pouco sobre a história guerreira dessa cidade, que teve importante participações em batalhas pela independência do Brasil.
O mercado de artesanato é outra parada obrigatória para ver um pouco do trabalho das rendeiras de João Pessoa. E para terminar o dia com excelência, não deixe de curtir um por do sol na Praia do Jacaré, ao som do bolero de Ravel, tocado por Jurandi do Sax.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ºCaldas Novas:
Essa agradável cidade de Goiás começou a chamar a atenção de turistas do Brasil inteiro pelas suas belezas naturais e por ser onde podemos encontrar a maior estância hidrotermal do mundo. É impossível chegar em Caldas Novas e não querer visitar as fontes, tomar aquele banho quentinho e cheio de propriedades medicinais.
Os hotéis são bem agradáveis e há opção para todos os bolsos. Dá para encontrar aquela pousada baratinha e super confortável para passar seus dias por aqui. Dê preferência as que tem piscina, afinal o banho em Caldas Novas precisa ser aproveitado a todo momento.
Quem não tem um carro, consegue se deslocar facilmente por aqui. Há agências de turismo por toda a cidade fazendo city tour pelos principais pontos de Caldas Novas e por valores super acessíveis. Aproveite essa oportunidade de passeio e visite o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas. É muito indicado para quem gosta de tranquilidade e fugir um pouco dos clubes e parques agitados da zona central da cidade.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ºGuarapari:
Para quem não dispensa ótimas e lindas praias, Guarapari é o céu dos viajantes econômicos. Dia e noite a cidade é muito movimentada e os baladeiros podem aproveitar as festas que sempre acontecem por lá. Se você gosta de lugares agitados, com muita gente jovem, bonita e animada, não vai querer ir embora desse pedacinho do paraíso no Espírito Santo.
Entre as praias que mais se destacam estão a do Padre, de Meaípe, da Aldeia, dos Adventistas, de Setibão e a Bacutia. Nesta última há festas todos os dias, sendo a mais movimentada de Guarapari. As águas claras de todas convidam a um banho refrescante em meio a um cenário natural incrível.
Se você gosta de praticar mergulho – ou se nunca fez e quer se aventurar na atividade -, Guarapari apresenta uma das faunas mais ricas do Brasil para esse esporte. Alguns pontos chegam a 30 metros de profundidade e dá para fazer registros incríveis. Busque por agências de mergulho que estão por toda a cidade e pense nos pontos principais e mais belos, como Ilha Escalvada e Ilhas Rasas.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ºCunha:
Em São Paulo também há muitos atrativos para quem busca por destinos baratos. A cidade de Cunha, apesar de ainda ser pouco explorada, é um exemplo de tais lugares onde dá para conhecer, passar férias incríveis e não precisar de muito dinheiro para isso.
Se você gosta de destinos com muitos atrativos naturais e monumentos que tem história para contar, vai se perder entre tantos pontos turísticos dessas categorias que há em Cunha. Por muito tempo, o município era considerado um destino caro, devido seus hotéis de estruturas imponentes, mas atualmente tudo mudou. Com a chegada de mais turistas, o número de pousadinhas com ares rústicos aumentou bastante, o que significa que dá para gastar menos com hospedagem e reservar mais para os passeios.
Cunha é muito pequena e dá para caminhar livre e tranquilamente por todas as suas ruas. Para quem gosta de interagir e conhecer mais sobre a vida dos moradores, vai se encantar com as histórias que pode ouvir. Entre os passeios que merecem destaque estão o Parque Estadual, onde você aproveita as cachoeiras e trilhas, além da Pedra da Macela, do Mercado de Cunha e muito mais.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ºMariana e Ouro Preto:
Praticamente todas as cidades de Minas Gerais têm história para contar. Esse estado é rico de belezas naturais e cultura para todos os gostos de viajantes. E entre os destinos mais procurados estão as cidades de Mariana e Ouro Preto. Você pode montar um roteiro único, já que a proximidade dos dois municípios é bem grande.
Os locais que podem entrar na lista são praticamente incontáveis. Entre os históricos, destacamos em Ouro Preto o Museu da Inconfidência Mineira, a Praça Tiradentes e a Casa dos Contos.
Já em Mariana, a história do estado e do Brasil pode ser visitada a partir da famosa central da Maria Fumaça, na sede arquidiocesana da Sé e na Casa de Câmara e Cadeia.
As igrejas desses dois destinos também merecem destaque pelo estilo e a história toda envolvida. A Igreja Nossa Senhora do Pilar, em Mariana, é uma das maiores construções barrocas do Brasil.
Em Ouro Preto é a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição que merece destaque. Ela foi projetada pelo pai de Aleijadinho, o senhor Francisco Lisboa.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ºCampo Grande e Pantanal:
Outro destino duplo e que dá para fazer sem gastos elevados é Campo Grande e Pantanal, no Mato Grosso do Sul, perfeito para quem gosta de viagens mais voltadas para a exploração da natureza e aventura.
A dica para economizar na hospedagem é buscar por fazendas que abrem suas portas para turistas que estão pelo Pantanal. Essas residências oferecem diárias com todas as alimentações e você ainda tem a chance de fazer ótimas amizades.
De Campo Grande até a reserva do Pantanal você terá opções de safaris – esses geralmente são focados em pessoas que gostam de registrar a região seja com câmera fotográfica ou filmadoras -, passeios de barco, trilha, pesca e muito mais. O Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense pode ser explorado por completo e com baixíssimos custos!
O Trem do Pantanal, que sai de Campo Grande, também é um passeio tradicional e que precisa estar na sua lista, pois passa pelas principais cidades de roteiro ecológico do Estado.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ºIlha do Mel:
Doce como o nome, a Ilha do Mel, no Paraná, encanta quem chega por aqui. Considerado o ponto mais bonito da costa do Estado, a Ilha tem as praias com mais conservação e belezas naturais já vistas na região. Por ter um acesso controlado de turistas, é indicado que você programe a sua viagem para cá com antecedência e atenção.
O local é bem rústico e simples. Para quem gosta de destinos dessa forma, se encantará completamente pela Ilha do Mel. São 3 mil hectares cercados por matas preservadas pela Unesco e com algumas construções históricas. A mais antiga e importante destas é a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, construída ainda no século 18 e que até hoje guarda artefatos da época.
Passe também pela Praia da Fortaleza – justamente onde está o forte citado acima -, também pela Praia de Fora, Praia Grande, Praia de Encantadas e a Praia de Dentro. Se você é adepto às trilhas ecológicas, dá para percorrer a Ilha do Mel por completo somente por elas ou pela orla. A Praia do Farol fica perto da vila Brasília, com muitas opções de pousadas e é ótima para banhos da família inteira.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ºChapada dos Guimarães:
Lindas cavernas e cachoeiras fazem parte do cenário da Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. O que se conta por lá é que a região foi habitada por dinossauros, depois inundou e virou mar. Chegou a perder todas as suas águas em períodos de secas, transformando-se em um imenso deserto até que se firmou na floresta que é hoje.
Para todas essas histórias não há registros oficiais, mas há muitos fósseis encontrados na região. Estes são, inclusive, o que mais atrai turistas para lá. O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, formado por Cerrado e Chapadões, guarda algumas das cachoeiras mais bonitas do país. Passar alguns dias no local é, verdadeiramente, desfrutar de uma de uma natureza exuberante e vistas espetaculares.
Para quem gosta de trilhas ecológicas, dá para percorrer caminhos únicos em todo o Parque. Das atrações que se destacam na Chapada dos Guimarães, está o mirante no Centro Geodésico, a Cachoeira Véu de Noiva, as cavernas da região – sendo as mais famosas Casa de Pedra, Kiogo Brado e Aroe Jari -, o Morro São Jerônimo e a linda Lagoa Azul.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ºPraia do Forte:
O litoral baiano é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros para passar as férias de verão.
Na Praia do Forte, é possível descansar em pequenas pousadas e conhecer grande variedade de restaurantes de cozinha típica. A praia é conhecida por sua variada fauna, que no meio do ano conta até mesmo com a presença das baleias-jubarte, que se deslocam da Antártida para se reproduzirem no Arquipélago de Abrolhos, próximo dali.
A região também é ideal para a prática de esportes aquáticos como mergulho, canoagem e surfe.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ºFortaleza:
A capital cearense é destino certo pra quem gosta das praias do Nordeste e busca um lugar que misture descanso e agitação na medida certa. Com cerca de dois milhões de habitantes, a cidade reúne belas praias, como a do Futuro, e uma vida noturna agitada, com bares e restaurantes à beira-mar.
Além disso, é na vizinha Aquiraz que fica o maior parque aquático do Brasil, o Beach Park. Fortaleza também conta com belos prédios históricos, como o Theatro José de Alencar, a Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção e a Academia Cearense de Letras, a primeira do Brasil.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ºIlhabela:
Considerada uma das praias mais bonitas do litoral paulista, Ilhabela é acessível apenas por balsa, da cidade de São Sebastião. São 30 praias e 300 cachoeiras, que atraem famílias, casais, grupos de amigos, mergulhadores e praticantes de esportes náuticos – não à toa a cidade é conhecida como "a capital da vela".
Mesmo com as casas de veraneio dos paulistanos, a cultura dos pescadores da região se mantém. Um belo passeio na ilha é conhecer o Bonete, uma pequena comunidade de pescadores à qual só se chega por barco.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ºFoz do Iguaçu:
A cidade paranaense de Foz do Iguaçu fica na chamada Tríplice Fronteira, entre Brasil, Argentina e Paraguai. Por isso, além das belas paisagens e das famosas Cataratas do Iguaçu, no Parque Nacional de mesmo nome, a cidade também é um pujante centro de compras.
Dali, é possível cruzar a fronteira para comprar malhas, artigos de couro e chá mate no lado argentino, além de produtos variados no Paraguai. A cidade também conta com a Usina Hidrelétrica de Itaipu, ainda considerada a maior do mundo, e o Duty Free Shop Iguazu, um centro de compras na fronteira.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ºCambará do Sul:
A cidade gaúcha de Cambará do Sul se tornou conhecida depois de servir de locação para diversos filmes e séries, como a global "A Casa das Sete Mulheres", em 2004.
Os principais pontos turísticos de interesse durante o dia são a Igreja Matriz de São José, a principal da cidade, ou o Centro Cultural Dr. Santo Bornéo. Além disso, os cânions são a atração mais famosa da região.
No Parque Nacional Aparados da Serra fica o cânion do Itaimbezinho, o mais popular entre os turistas. O município também oferece cachoeiras e trilhas.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ºSerra do Cipó:
A Serra do Cipó está localizada a 90 quilômetros da capital mineira, próxima à cidade de Lagoa Santa, e oferece, além das belíssimas paisagens, cânions, rios e trilhas – um prato cheio para quem gosta de aventura.
Quem curte acampar (e há forma mais barata de viajar do que essa?) vai encontrar uma ótima variedade de campings, preços e infraestruturas. As pequenas pousadas também são diversas, com destaque para os pequenos restaurantes de comida mineira tradicional. A região é conhecida pelo esoterismo, assim como a também mineira São Thomé das Letras.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ºVitória e Vila Velha:
Um destino frequentemente negligenciado pelos turistas e mochileiros é o estado do Espírito Santo, cuja capital Vitória é uma das três capitais-ilhas do Brasil (as outras duas são Florianópolis, em Santa Catarina, e a maranhense São Luís).
Vila Velha, cidade vizinha separada da capital por apenas uma ponte, é um bonito destino histórico. Ainda na região metropolitana de Vitória há uma das mais belas praias do Brasil, Guarapari. Com suas praias, clima quente e povo hospitaleiro, o Espírito Santo é um dos estados mais bonitos do Brasil, embora não seja tão conhecido pelos turistas.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ºMaragogi:
A cidade alagoana já tem fama de ser uma das mais baratas do nordeste, com a vantagem de reunir os cenários paradisíacos típicos da região. As praias podem ser exploradas de diferentes maneiras, sem que seja necessário pagar por isso.
Para chegar até lá, os custos podem aumentar um tantinho, mas a economia com hospedagem, alimentação e atrações turísticas compensa qualquer despesa extra – sem falar nas belíssimas paisagens!
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ºVale Lua:
A Chapada dos Veadeiros, no Alto Paraíso de Goiás, guarda uma atração um tanto curiosa. Imagine que as formações rochosas do Vale remetem a superfície lunar.
Além de uma paisagem espetacular, o Vale da Lua ainda conta com grutas e piscinas naturais.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ºCaxambu:
Se a ideia é relaxar, este é o lugar certo. Caxambu é conhecida por sua variedade de águas hidrotermais, que no século 19 atraíam a família imperial para a cidade.
Banhos de sais, espuma e duchas escocesas são algumas das especialidades encontradas, além de sauna e massagens. Aproveite para nadar nas piscinas de água mineral, caminhar pelo belo Parque das Águas e dar um passeio de charrete.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ºTorrinha e Brotas:
Em meio a chapada Guarani, os municípios de Brotas e Torrinhas abrigam uma infinidade de atividades para quem gosta de aventura e de estar próximo a natureza.
Uma das atividades é o boia-cross no rio Jacaré Pepira. Outro lugar incrível é a Areia que Canta, nascente de água cristalina no meio da mata nativa. Se esfregar a areia que tem no fundo do lago, pode ouvir um som que relembra o de uma cuíca.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ºBonito:
ssim como nos jantares e encontros, um lugar agradável é fundamental para que exista uma interação legal entre o casal. Porquê não ir para um dos lugares mais bonitos de todo o Brasilentão? Não é por acaso que Bonito, no Mato Grosso do Sul, recebe esse nome.
Além de oferecer deliciosas acomodações em meio a natureza, o local tem paisagens subaquáticasconsideradas como umas das mais bonitas do mundo. Mergulhar de mão dada e jantares intimistas ao fim do dia tornam Bonito um ótimo lugar para casais.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ºMonte Verde:
s mais de 1600 metros de altitude guardam um cenário perfeito para os casais no sul de Minas: Monte Verde. Chocolates, vinhos, peixes saborosos e uma vista exuberante são os destaques por aqui.
Um passeio de quadricículo pela montanha e caminhadas prometem um bom contato com a natureza. Mas o melhor de tudo é poder admirar a beleza das montanhas de dentro da hidromassagem, ou quem sabe uma lareira.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
E vcs noivinhas e noivinhos, para onde pensam em ir? A minha lua de mel está sendo planejada pelo noivinho, então não faço ideia kkk.
Beijos beijos!