Olá comunidade!
Quem mais aqui ama viajar?
Na nossa Lua de Mel, eu e meu noivo resolvemos cruzar o oceano e ir conhecer pela primeira vez a Europa. Sempre imaginamos nossa Lua de Mel lá, então nos organizamos para tornar esse sonho realidade.
Começamos a organizar a viagem na mesma época que começamos a organizar o casamento. Cerca de 10 meses de antecedência.
A data do casamento foi marcada em janeiro, justamente por causa da Lua de Mel. Primeiro porque era o mês que tínhamos férias e segundo porque era Inverno na Europa (e queríamos curtir um friozinho).
Já tínhamos alguma experiência com viagens internacionais (América do Sul) e por isso não contratamos nenhuma agência. Fizemos tudo por conta!
Os países que queríamos conhecer era Holanda, Reino Unido e França. Porém, um amigo nos deu a dica de que os voos por Bruxelas eram mais baratos. Fizemos as cotações e foi muito mais barato mesmo! Então adicionamos a Bélgica ao nosso itinerário.
A sequência de países que conhecemos foi: Bélgica, Holanda, Reino Unido e França!
A nossa viagem durou 19 dias, sendo que 3 foram dentro de avião! Os demais 16 dias foram conhecendo os países. Mas irei fazer outros debates contanto sobre as atrações que visitamos em cada dia!
Itinerário
As passagens aéreas de São Paulo (GRU) a Bruxelas (BRU) foram compradas com 7 meses de antecedência pelo Decolar. A ida (15/01) e a volta (01/02) custaram para o casal R$ 5.800,00. Em ambos, o voo era da Air Europa e fez escala em Madrid (2h de espera, mas o tempo necessário para passar pela imigração). O tempo total de voo foi de 12h35min na ida e 13h15min na volta.
Já o aéreo de Porto Alegre (POA) a São Paulo (GRU) compramos com as nossas milhas da Azul e pagamos apenas a taxa. Porém, precisamos incluir uma bagagem de 23 kg. A ida (15/01) e a volta (02/02) custaram ao casal R$ 240,00. O tempo de voo era de 1h45min.
Não há necessidade de fazer visto para a Europa. Porém, na imigração é necessário apresentar alguns documentos: passaporte válido, passagens aéreas de ida e volta, reservas de hotel, seguro viagem e comprovante financeiro. Esse último item não me pediram na imigração, mas eu havia levado dinheiro em espécie e cartão de crédito para comprovar.
Uma dica é fazer cópias dos seus documentos e ter no seu e-mail para no caso de perda poder imprimir. Nós também levamos cópias impressas e deixamos em cada mala.
Tivemos uma entrada bem tranquila, sem nenhum tipo de empecilho. Quando chegamos em Bruxelas as temperaturas estavam baixas e elas continuaram a cair ao longo da viagem.
Temperaturas
A informações da Tabela abaixo eu tirei do Accuweather. Não tenho certeza exata dessas temperaturas. Mas em Amsterdã era o local mais frio, até a água dos rios tinha a superfície congelada. Durante nosso voo no dia 21/01 pegamos bastante neve.
Neve em Amsterdã
Ao chegar em Londres estava um pouco mais amena a temperatura, mas durante a noite também nevou. Lembro da sensação térmica em Londres sem bem menor do que essas temperaturas. Durante nosso passeio na Stonehenge a temperatura no celular mostrava -20°C, e o vento era realmente gelado. Também vimos bastante neve em Paris, principalmente no dia que visitamos o Palácio de Versalhes.
Neve em Versalhes
Todos os locais, assim como metro e ônibus tem calefação. Então o frio é somente ao começar a andar na rua. Mas logo se acostuma. Mas é bom levar remédios e vitaminas. Levei vitamina C e remédio para gripe, dor de cabeça, estomago e dor muscular. Não tivemos nenhuma “doença” lá.
Não alugamos carro na Europa. Usamos transporte público para tudo. Usamos o Google Maps e ele dizia exatamente a linha e o horário de metro/ônibus para pegar. E funcionava perfeitamente. Tanto o metro quanto os ônibus chegavam na hora exata, e se perdesse logo em seguida vinha outro.
Acredito que de modo geral essas são as principais informações para a chegada na Europa. Nos próximos debates irei falar sobre os hotéis que ficamos e os passeios que realizamos em cada um dos países.
Qualquer dúvida é só chamar!