Oi gente, eu resolvi escrever um pouco sobre lua de mel, pretendo fazer isso aos poucos e espero que ajude com algumas dicas sobre alguns lugares que eu conheço na França.
Só pra constar eu não passei e nem vou passar a lua de mel em Bordeaux.
Vai ser um pouquinho longo então agradeço quem tiver paciência de ler.
Vamos lá...
Quando pensamos na França a primeira coisa que vem na nossa cabeça é Paris com sua torre Eiffel, arco do triunfo e les champs élysées, mas a França é muito mais do que Paris e existem muitas outras cidades interessantes que também merecem uma visita, cada região com sua cultura, gastronomia e muitas vezes até línguas diferentes (embora o francês seja o único idioma oficial do país, existe varias línguas regionais que são muito praticadas, como o basco, bretão, alsaciano entre outras).
Por isso resolvi vir falar de Bordeaux uma das cidades que eu mais gosto na França. A cidade de Bordeaux é a capital da Região da Aquitânia que está localizada no Sudoeste da França.
Bordeaux é conhecida mundialmente pelos seus vinhos que são considerados os melhores do mundo os franceses consideram Bordeaux uma cidade burguesa, realmente a cidade por causa do vinho e do comércio fluvial no Rio Garonne sempre foi muito próspera, cidade é muito elegante e isso se reflete em sua arquitetura, não é a toa que a cidade foi classificada como patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO pelo seu conjunto urbano e arquitetônico excepcional. A cidade possui uma vida cultural bem agitada, com vários teatros, museus, bares e festivais.
Eu morei 4 anos nessa região e tive a oportunidade de conhecer lugares incríveis, e acho que se um casal for passar lua de mel na França e puder visitar outras cidades além de Paris, Bordeaux com certeza é uma que vale a pena.
Região da Aquitânia
Recentemente o Governo anexou algumas regiões e hoje a Aquitânia, Poitou Charentes e Limousin formam a nova região chamada Grande Aquitânia.
Os departamentos da região da Aquitânia
Vista aérea da cidade de Bordeaux
Alguns pontos turísticos de Bordeaux
Place de la Bourse
Eu acho um dos lugares mais bonitos de Bordeaux, fica nas margens do Rio Garonne e possui um espelho de água na frente onde no verão as crianças costumam bricar e se molhar na água.
Catedral de Bordeaux
A Catedral de Saint Andre é uma imponente igreja no estilo gótico que foi reconstruida no século XII- foi lá que em 1137 se casou Leonor da Aquitânia (também conhecida como Eleonor ou Álienor) com o rei da França, a mesma que depois casou com o rei da Inglaterra e se tornou também rainha de lá e também foi a mãe do famoso Ricardo Coração de Leão ( gente eu amo história e acho esses personagens históricos fascinantes).
Eu em frente a catedral
Rue Sainte Catherine
A cidade em si é linda, elegante, organizada e limpa. No centro da cidade (vieille ville) está localizada a rua Saint Catherine que é a maior rua comercial de Bordeaux e me faz lembrar a 25 de março em São Paulo (sem camelôs é claro) pela enorme quantidade de gente, é o lugar ideal para as compras pois possui muitas e muitas lojas, eu adorava ir lá.
Pont de Pierre
Grand Théâtre de Bordeaux
Portes
No passado Bordeaux foi uma cidade murada por isso ainda possuim algumas portas.
Porte Dijeaux
Porte Cailhau
Cité du vin
Esse ano foi inaugurado em Bordeaux o primeiro parque do mundo dedicado ao vinho, eu ainda não conheço mas como eu AMO vinho pretendo ir lá em breve.
Nos arredores de Bordeaux (municipios e vilarejos vizinhos) são produzidos os melhores e mais prestigiados vinhos do mundo, muitos turistas fazem os circuitos onde visitam várias propriedades vitícolas ( em Bordeaux essas propriedades são chamadas de chateau, mesmos que em muitos casos não se pareçam com os castelos), onde veem como o vinho é produzido e fazem degustações, muitas pessoas também realizam casamentos nessas propriedades, eu acho simplemente lindo!
Chateau
chateau
Mapa dos Vignobles de Bordeaux
Os vinhos de Bordeaux são produtos de origem controlada e respeitam uma rigorosa legislação quanto a produção e também local de produção, quaquer vinho produzido fora dessa zona geografica delimitada não pode ser intitular vinho de Bordeaux.
Eu espero que vocês tenham gostado
PS: algumas fotos eu mesma tirei, outras peguei na net mesmo.