Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Bianca
Super Noiva Maio 2020 Paraná

Mentir que é pobre?

Bianca, dia 19 de Agosto de 2018 às 11:14 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 47
Olá noivinh@s! Como funciona esse negócio de declaração de pobreza (não sei se é esse o nome) para não pagar a taxa (que eu sei que é alta né) no cartório?!

É normal isso? Uma pessoa que ganha bem, tem casa própria e carro consegue isso? E se consegue, de onde vem a coragem pra mentir, sabendo que tem noivos que REALMENTE não podem gastar esse dinheiro?

Ou tipo, é normal atestar pobreza e só paga quem é muito rico ou trouxa mesmo? Kkk

47 Respostas

Última atividade por Bianca, dia 22 de Agosto de 2018 às 18:17
  • Bianca
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom! Acho que vocês fizeram certo mesmo! É um valor alto, mas, quem pode pagar, pra que mentir né?
    • Responder
  • Bianca
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa noivinha! 😱 E mesmo assim pagou caro heim! Não sei o que é pior: quem mente que não tem condições de pagar ou quem cobra um absurdo desse por um documento que deveria ser mais acessível...
    • Responder
  • Bianca
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Penso a mesma coisa! Tem gente que fala sobre mentir no cartório com a maior naturalidade e depois fica reclamando da corrupção de políticos kkk
    • Responder
  • Bianca
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eita, então qualquer pessoa pode alegar pobreza?! Kkk por isso que tem gente que mente no cartório pra "economizar" e faz empréstimo pra pagar a festa kkk
    • Responder
  • Bianca
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    👏👏👏👏 concordo!
    • Responder
  • Bianca
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aaah penso a mesma coisa... Tanta gente falando de corrupção de político, mas faz a mesma coisa pra "economizar"
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Esperta outubro 2019 Santa Catarina
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Perfeito seu comentário noivinha!
    Faço de suas palavras, minhas! Pensamos igual!
    👏🏼👏🏼👏🏼
    • Responder
  • Bianca
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    😱😱😱 que absurdo! Que caro!
    • Responder
  • Bianca
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Kkkk são mesmo né...
    • Responder
  • Bianca
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é! Também acho muito caro... Na verdade, deveria estar ao alcance de todos sem precisar "declarar pobreza" algo prejorativo né...
    • Responder
  • Bianca
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É complicado mesmo! Aaah que pai heim! Parabéns! Kkk
    • Responder
  • Bianca
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Penso o mesmo, mas já vi vários debates onde algumas noivas falavam sobre como declarar pobreza pra não pagar a taxa
    • Responder
  • Bianca
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Penso a mesma coisa! Querendo ou não, é uma forma de corrupção também né
    • Responder
  • Aline
    Noiva Esperta outubro 2018 Pará
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Falou tudoooooo

• Responder
  • Demirielly
    Noiva Ativa Julho 2019 Paraná
    Demirielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Melhoooor comentario, super concordo

• Responder
  • Amanda
    Super Noiva Agosto 2018 Tocantins
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Qnd tive conhecimento sobre essa declaração já tínhamos começado a dar inicio ao processo (mais deu tempo graças a Deus), primeiro que tivemos que pgr 100 reais ao cartorio daq so p fazer outra certidao p meu noivo pq a dele original é de outro estado e estavamos tendo mt dor de cabeça p conseguir q alguem de la mandasse.. o casamento aq esta 483 reias com a declaração pagamos 320 que msm assim ainda sai caro comparado a outros cartórios de outras regiões ate bem maiores doq aq q é uma cidade pequena! No meu caso eu não tinha com o meu noivo condições msm, pq so ele esta trabalhando no momento e ganhando so 1 salario min.
    • Responder
  • Andressa
    Noiva VIP outubro 2018 Rio Grande do Sul
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu jamais tentaria usufruir de um direito que não é meu... é como estacionar na vaga de deficiente, ganhar pensão de pais falecidos sendo casada e todas as "pequenas" corrupções do dia a dia...

Estamos gastando tanto no casamento, não custa tanto assim fazer as coisas direitas...

Sem falar que os papéis vão para o ministério público autorizar o casamento, penso que deva dar merda se descobrem que é mentira né... haha

E quanto a ser alta a taxa, depende... meu casamento será religioso com efeito civil e paguei R$190,00...

• Responder
  • Paulinha
    Noiva Esperta Novembro 2018 São Paulo
    Paulinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu particularmente acho um absurdo o cartório cobrar.

É um documento, assim como a certidão de nascimento, acho que deveria ser gratuito a primeira emissão, e se as pessoas vierem a se divorciar e for casar novamente, ai sim haveria a cobrança.

• Responder
  • Gabriela
    Noiva Constante outubro 2021 Paraná
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom, meu noivo trabalha em cartório e vou passar o que a lei diz (se é adequado ou não pra você fazer, cabe somente a você dizer)

1°- Faz toda a entrada do casamento;
    2 ° - No momento do pagamento solicita declaração de pobreza
    3°-Se o cartório solicitar carteira de trabalho, holerite, comprovante de renda? Você alega dano moral, pois eles NÃO PODEM pedir isso, ISSO CONSTA NA LEI!
    • Responder
  • L
    Noiva Ativa Setembro 2018 Maranhão
    Luanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Como Deus vai abençoar um casamento se começa com uma mentira? Como a pessoa vai casar diante de Deus no altar, na igreja. E já começa mentido diante dos homens? Não é correto, não é justo e muito menos digno. Acredito eu que uma pessoa que tem caráter não faz isso. Se você que Deus habiti no seu casamento para seres felizes próspero não deve mentir. Por que Deus não habita no meio da mentira. Gente, como a pessoa gasta rios de dinheiro na cerimônia e tem a coragem de declara estado de pobre? É muito falta de caráter mesmo.
    • Responder
  • Elaine
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Elaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim Luiza onde eu moro não tem como passar desapercebido pois o cartório pede a declaração mais a carteira de trabalho aqui mesmo que alguém tenha condições de pagar eles não tem a gratuidade no cartório da minha cidade só casa com a gratuidade quem realmente não tem condições de paga
    • Responder
  • Luiza
    Noiva Master Julho 2018 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Infelizmente não é bem assim. Não sei bem porque as regras mudam tanto de um cartório para o outro, mas já vi várias pessoas que fizeram a declaração e não apresentaram a carteira, até porque a declaração não é para comprovar que você está desempregado, e sim que a sua renda não é compátivel com aquele gasto naquele momento. Prova disso é que dois casais que conheço, e ambos trabalham de carteira assinada (e poderiam sim pagar), pediram a gratuidade e conseguiram porque não levaram nada além do atestado.

Eu concordo com as meninas que, quando há condições de pagar, isso é sim forma de corrupção e de tirar vantagem de um benefício que não é para você. Como nós tínhamos possibilidade financeira de pagar, pagamos sim porque esse era o certo para nós.

• Responder
  • M
    Top das Noivas outubro 2016 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho que isso é questão de consciência de cada um. Se você se enquadra na lei, ótimo. Mas se você dá um jeitinho para usufruir de um benefício que não te diz respeito, sem dúvida você está agindo de má fé. A gente sabe bem que corrupção não existe apenas no meio político.

• Responder
  • Elaine
    Elaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Impossível mentir nesse caso se mentir paga multa
    • Responder
  • Elaine
    Elaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha o atestado de pobreza é para aquelas pessoas que estão desempregadas e no cartório eles pedem pra levar a carteira dos dois ou seja se você trabalha tipo autônomo sem registro em carteira também dá pra casar com declaração de pobreza nesse caso é impossível mentir pois tem que provar em carteira se a pessoa tem condições ou não
    • Responder
  • Leticia
    Super Noiva Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Leticia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu poderia ate fazer essa esse atestado, sou autonoma e meu noivo tambem, o cartório aqui na minha cidade é 819 reais, um absurdo, mas é tanto enrolo e burocracia que vamos pagar mesmo.
    • Responder
  • Livia
    Noiva VIP Novembro 2019 São Paulo
    Livia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimo debate.
    Morro de duvidas quanto a isso.
    Muitas pessoas são sacanas msm. Hihi

• Responder
  • Jéss
    Super Noiva Setembro 2028 São Paulo
    Jéss ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Disse tudo!
    Declarar algo falso perante a juiz ou cartório pode dar uma merd*.
    • Responder
  • Lívia
    Noiva Master Setembro 2019 São Paulo
    Lívia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha, acho bem absurdo pagar R$480,00 (valor cobrado atualmente aqui na minha cidade) para o registro, acho super caro, mas ao mesmo tempo estou pagando bem caro nas coisas da cerimônia e festa de casamento, então não acho justo fazer essa declaração de pobreza.
    • Responder
  • Gi Azevedo
    Noiva Ativa Novembro 2018 São Paulo
    Gi Azevedo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Esse assunto é muito complexo...
    Eu mesma tentarei alegar pobreza, pois no momento estou desempregada, só meu noivo trabalhando e estamos terminando nossa casinha. A festa ganhei do papai 😍. Mas conheço pessoas que tem condição que alegaram e conseguiram então depende mt.
    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que eu saiba declarar algo falso perante um juiz (ou cartório) é ilegal, se descobrem depois pode dar problema... eu paguei a taxa e não sou trouxa, não acho comum declarar pobreza, não conheço ninguém que tenha feito isso, penso que é para quem realmente não consegue pagar...
    • Responder
  • Aline
    Top das Noivas Maio 2021 Rio de Janeiro
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Então, sou trouxa porque vou pagar,kkk. Mesmo não sendo rica tenho condições de pagar a taxa do cartório, porque se não tivesse não ia ter como fazer festa. Não acho justo uma pessoa que tem condições financeiras boas não querer pagar. Depois não adianta reclamar da corrupção no país, sei que não é assunto pra se tratar aqui, mas quem faz isso tá agindo de má fé.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe