Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

T
Top das Noivas Novembro 2014 Minas Gerais

O que a publicidade quer e o que você quer?

Thaiene, dia 18 de Dezembro de 2014 às 16:22 Publicado em Fórum Casamentos.com.br 0 70

Olhem que interessante esse texto publicado no site Vila Mulher:

Curiosamente, muitas das expectativas e tradições que consideramos essencial para se casar são, na verdade, a invenção de anunciantes experientes. Aqui estão 5 coisas que fazem você acreditar que fazem parte do casamento:

5 COISAS SOBRE CASAMENTO QUE VOCÊ SÓ ACREDITA POR CONTA DA PUBLICIDADE

Anel de diamantes = prova a de amor

Em 1938, a empresa de diamantes De Beers lançou uma agressiva campanha de marketing para fazer o anel de noivado a "necessidade psicológica" para qualquer casal que queria se casar. A campanha De Beers seduziu a opinião popular através de eventos como palestras organizadas em escolas de ensino médio em todo o país promovendo a importância do anel de diamante. E funcionou: a venda de diamantes cresceu 55% nos Estados Unidos de 1938 a 1941.

Anel de diamantes tem que custar dois meses de salário

De Beers também foi responsável pela sabedoria convencional de que um homem deveria gastar dois meses de salário em um anel de noivado. Seu anúncio de sucesso no final dos anos 40 usou o slogan: "Você não pode olhar para Jane sem me dizer que ela é o equivalente a dois meses de salário. Basta olhar para ela." De Beers definiu vários padrões ao redor do mundo; no Japão, três meses de salário foi anunciado. Eles também promoveram o "noivado surpresa" após a sua pesquisa de marketing determinar que os homens escolhiam anéis de noivado mais caros quando eles foram às compras sem suas esposas.

Convidados devem comprar presentes de lista de casamentos

Isso não existia e os convidados podiam dar presentes aleatórios até 1924, quando Marshall Field (atual Macy), criou a primeira lista de casamento e muitos varejistas seguiram a ideia de incentivar os clientes a comprarem bens de luxo, como porcelana fina e prata para o novo casal. Hoje, cerca de 96% dos casais cadastre-se para os presentes.

Vestido de branco, uma vez na vida

A Rainha Vitória foi a primeira a usar um vestido branco ornamentado em 1830. Nos anos 20 foi que o vestido branco usado uma vez na vida entrou em cena, promovido pelas lojas de departamento, que viram lucro em comercializar vestidos que mulheres usariam apenas uma vez.

Festa de casamento

Até os anos 20, era comum a cerimônia ser algo pequeno, apenas para pessoas íntimas, dentro de casa. Ai veio a indústria nupcial dizer que o casamento dos sonhos era aquele gigantesco e carérrimo. O público aceitou e seguimos assim até hoje.

A última foi a que mais me chamou a atenção, até porque é uma das crenças mais arraigadas na sociedade brasileira...e minha refelxão sobre isso é: o que importa é o amor entre você e o noivo/noiva...e não quanto vocês vão gastar pra se casar!

70 Respostas

Última atividade por Carla, dia 31 de Dezembro de 2014 às 15:32
  • C
    Noiva Principiante Janeiro 2016 Distrito Federal
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito pertinente o texto. A "indústria" do casamento investe no marketing aproveitando o sonho das pessoas e incentivando-as a gastarem mais do que podem. Ouço muitas noivas dizerem que achavam que iam gastar um valor X e no final "é tanta coisa que vc nem imaginava" que acaba gastando 2x. Isso é resultado de mal planejamento financeiro e influência do marketing na decisão das pessoas. A maneira que achei de economizar é fazer mini wedding. E isso vale pra tudo não só pra casamento. Obrigada pelo post thaiene.
    • Responder
  • Rayane
    Noiva VIP Setembro 2015 Minas Gerais
    Rayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Da festa eu nunca fui fã... Mas tdo é marketing, assim cm páscoa, natal... Tdos somos levados pelo q vemos e ouvimos e mtas vezes deixamos o importante de lado, o AMOR!!!

• Responder
  • R
    Noiva Constante Fevereiro 2015 São Paulo
    Rosangela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada Thaiene!
    Falta 1 mês para o grande dia!
    Estou procurando pensar positivo que vai correr tudo bem! Smiley smile
    Beijos!!!
    • Responder
  • T
    Thaiene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sem dúvida...a grande jóia é o amor!

• Responder
  • T
    Thaiene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É bom comemorar com a família sim...só num vale se endividar pra isso...boa sorte!

• Responder
  • T
    Thaiene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Boa sorte com a gravidez e meus parabéns Rosangela...graças a Deus vc tem a possibilidade de se cuidar e pode dar valor ao que realmente importa! Muitas felicidades pra vocês...logo chega seu grande dia!

• Responder
  • R
    Noiva Constante Fevereiro 2015 São Paulo
    Rosangela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa, fazia muito tempo que não entrava no site, mas hoje resolvi e caí neste debate que vai totalmente ao encontro do que estou vivendo.
    Eu ganhei um solitário de diamante do meu noivo, mas porque ele fez questão. Nos casamos no civil e moramos juntos ha quase 2 anos. Fizemos somente um almoco com bolo e espumante para os padrinhos e familiares mais íntimos. Mas sempre carregamos nos nossos corações a vontade de casar no religioso com uma festa. Para tal determinamos um orçamento limite de 30 mil, o que para mim já era muito.
    Quando comecei as pesquisas entrei em desespero. Tudo muuito caro! Ultrapassava o dobro do limite. Então desisti da idéia. O tempo foi passando e começou a cair a ficha de que deveriamos pensar em algo mais simples. E assim foi. Com a graça de Deus, consegui fechar um pacote completo com o buffet para 120 pessoas por um valor muito bom. Fotografo a mesma coisa, conseguimos um dos melhores com uma super promoção! Mas é incrível como as coisas sobem à cabeça. Entrei na onda de querer fazer todos esses frufrus (kit toalete, lágrimas de alegria, lembrancinhas etc etc). Mas a vida me pregou uma peça. Descobri que vou ser mamãe e minha gravidez inspira cuidados. Faz 1 mês que estou de casa para o hospital, e vice versa. Tenho que manter repouso e não vi mais nada sobre o casamento. Não me importo mais se não vou ter esses kits da vida e tra lá lá. Minha preocupação agora é se vou estar bem no dia C. Detalhe: me caso dia 08 de fevereiro. Ganhei os bem casados de uma madrinha, e são eles que vou servir como lembrancinhas. Minha maior e única prioridade neste momento é com a minha saúde e a do meu bebê.
    Hoje vejo que muitas coisas são desnecessárias. Não critico e nunca criticarei nenhuma noiva que queira acrescentar ao máximo no seu casamento. Somente com a experiência que estou vivendo, minha visão sobre tudo na vida mudou muito. Tirando esses detalhes que não vão existir na minha festa, sei que o primordial haverá: comida, bebida, decoração fofa, música e o principal, pessoas queridas que estarão lá para abençoar a nossa união, com nosso filhinho no meu ventre.
    Desejo toda sorte e amor do mundo para todas!!!
    • Responder
  • Carol
    Noiva Esperta Junho 2015 Bahia
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É, muitas coisas q vemos na sociedade funciona assim, se faz uma midia em torno daquilo e se funcionar, se vender, pronto vira regra as vezes por um tempo longo ou n, no meu casamento vamos seguir umas regras e outras n, por exemplo um casamento carerrimo n vai ter, mas tem q ter festa minha família mais do q a dele se sabe q uma boneca faz aniversario, diz logo: vamos comemorarrrrrrr. Rsrsrsrsrs
    • Responder
  • Beatriz
    Noiva Novata Maio 2016 São Paulo
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Adorei o artigo, alem de fazer a gente pensar o quanto a publicidade interfere nos nossos objetivo(que é simplesmente casar e construir uma familia) ainda nos faz ver que no final nao vai ser o casamento luxuoso e o que os outros vao pensar se nao tiver festa,como vou mostrar o anel se nao for caro e sim que o amor a joia mais rara nao se compra e tambem nao perdemos,nao nos tirao essa sim joia que eu faço questao de ter no meu casamento e se for ao redor da minha familia ai estará perfeito.

Psarabens .

Lindo!!!!!!

• Responder
  • L
    Noiva Constante Abril 2022 Ceará
    Larysse ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho bem futil mesmo esse lance do anel ter que ser o preço de dois tres salarios, eu prefiro um baratinho mesmo, discreto, pq vivendo na sociedade que nos vivemos nao sei oque mais faz medo, se é ser assaltada e levarem tudo que vc tem ou se é ser assaltada e nao ter nada pra levarem e eles acabarem te dando uma sova...
    Eu admito que fui influenciada desde sempre a ter aquele casamento de princesa, sim, quero que meu casamento seja lindo, mas com as pessoas que realmente importam Smiley winking
    • Responder
  • Roberta
    Noiva Master outubro 2015 São Paulo
    Roberta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ótimo artigo. É por aí mesmo ... as pessoas se preocupam demais com o externo, com o que os outros vão pensar e deixam de lado o verdadeiro sentido do casamento: o amor, a união, a vontade de constituir família.

E as empresas sabiamente se aproveitam disso de forma descarada ...

• Responder
  • Francielli Deluca Ferraz
    Top das Noivas Junho 2014 Paraná
    Francielli Deluca Ferraz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Amorzããoo amei amei isso

Não discordo em nada

E fico triste com pessoas que pensam que tem que ser assim. Esquecem do real sentido.

• Responder
  • S
    Noiva VIP Abril 2015 Minas Gerais
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito interessante esse debate

curti

• Responder
  • T
    Thaiene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Tb acho absurdo...fizemos uma festa bem simples e só pra grandes amigos e foi um sucesso...acho que não precisa mais que isso! Divirtam-se na de vcs com quem vcs realmente querem! Beijos

• Responder
  • Priscilla
    Noiva VIP Setembro 2015 Espírito Santo
    Priscilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito bom Thay!

Infelizmente, o tal sonho de se casar com festão foi "plantado" na cabeça das pessoas. Parece que não existe casamento se não houver festa.

Ridículo isso.

Eu mesma fico chocada quando vejo pessoas gastando 70, 100 mil reais em uma festa de casamento. E o pior... pessoas que convidam até os cachorros da rua para se aparecerem, mas se esquecem que devem estar lá apenas as pessoas que torcem pelo casal.

Enfim, eu não ia fazer festa, mas depois de muita conversa com meu noivo e um pouco de pressão da minha mãe pela "comemoração", resolvemos fazer. Mas não será nada luxuoso. Apenas uma comemoração intimista mesmo.

• Responder
  • T
    Thaiene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ah quase matei o Juh pq ele comprou o nosso em 10x e foi bem caro...mesmo sendo dos mais baratos...

• Responder
  • T
    Thaiene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim, verdade...o que importa é a vontade de se unir em matrimônio.

• Responder
  • T
    Thaiene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Igualzinha a mim Lolo!!!!

• Responder
  • N
    Super Noiva Dezembro 2015 Paraná
    Nayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Adorei a matéria, principalmente o ultimo tópico. Hoje em dia casamento virou um evento, na maioria das vezes esquecem que o principal é a benção de Deus!

• Responder
  • Ana Clara
    Noivo Master outubro 2017 Espírito Santo
    Ana Clara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nunca liguei muito pro anel! O nosso custou apenas 240 reais rs. Mas achei muito interessante a matéria!

• Responder
  • Loanda
    Top das Noivas Novembro 2017 São Paulo
    Loanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

O casamento é o elo, a parceria, a convivência e até as dificuldades. O morar junto. O viver o casamento.

Eu tenho certeza que terei o casamento dos sonhos, seja como for.

Se não der pra receber a massagem do dia da noiva, eu peço uma pro Ivan, se eu não tivesse ganhado o vestido, eu ia comprar da China, eu não pude casar no sábado (mais caro), optei pelo domingo.

e etc.

Não vou ficar feia se não tiver dia da noiva, vamos sim.

Eu nem gosto de penteados muito elaborados, maquiagens muito elaboradas e etc.

Quero ficar reconhecível.

• Responder
  • T
    Thaiene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

A gente pensa bem parecido...tb acho que casamento é uma coisa e festa de casamento é outra...e depois que casei percebi que no 1 ano que moramos juntos antes eu e Juh já tínhamos escrevido uma linda história...só o que mudou foi a aliança de mão mesmo...continuamos felizes e cooperando um com o outro.

O importante é a gente perceber que se não der pra fazer Dia da Noiva tudo bem...não vamos casar feias por isso...vamos ser tão lindas quanto qualquer outra noiva né?!

• Responder
  • Thais
    Super Noiva Julho 2019 Rio de Janeiro
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não ligo para quase nada da lista , não farei um festão , mas com certeza sera uma festa linda e simples , casamento é algo para comemorar
    • Responder
  • Loanda
    Top das Noivas Novembro 2017 São Paulo
    Loanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu já sugeri várias vezes ao Ivan pra gente casar sem festa. Mas ele me convenceu que festa de casamento será uma vez só na vida. E acabei sonhando junto rs.

Eu acho que casamento é casamento até sem casamento rsrsrs enrolado né? Me refiro ao morar junto, eu considero um casamento, pela vivência e parceria. Não que quem more junto não precise casar, se quiser tem que oficializar sim, mas eu considero casamento uma coisa, e festa de casamento outra.

Eu também acho importante saber o essencial e o manipulado, tem várias coisas de casamento que eu nem ligo, não faço questão. Não quero dia da noiva, nem kit toillete, nem lágrimas de alegria, não vou ter lembrancinhas (serão só da cabine de fotos mesmo) e até o buquê eu mesma vou fazer.

As frescuras que eu tenho são só com coisas essenciais pra mim mesma, rs por exemplo um relicário com a foto da minha avó, casar com o terço dela, o local dos sonhos. essas coisas...

• Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada Thai indo lá Smiley kiss

• Responder
  • T
    Thaiene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Verdade, um casamento básico de igreja+cartório sem foto e sem música já sai por mil reais fácil fácil kkkk não vamos gastar mais que 13.000,00 já vai ser mega difícil arrecadar toda essa grana e não podemos comprometer todo o orçamento. Mas é como tu disse tem casamento gratuito no cartório e tudo mais tem que dar um jeitinho, planejar organizar e tudo dá certo. Bj
    • Responder
  • érica
    Noiva Master Setembro 2016 Bahia
    érica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

E pra mim o mais legal de tudo foi que a idéia partiu do Neto, quando eles se conheceram meu dindo disse para ele, que se algum dia ele fizer algo que venha me magoar ele iria buscá-lo nem q fosse no inferno.

Então assim, o carinho que tínhamos ( na verdade sempre teremos) é enorme.

• Responder
  • T
    Thaiene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa...que lindo que vai ser!

• Responder
  • érica
    Noiva Master Setembro 2016 Bahia
    érica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu vi, e pinguei lendo sua crônica rs.

A minha maior homenagem será minha saida, um grandeeeeee amigo nosso faleceu em setembro e como ele era mestre de capoeira na nossa saída iremos fazer um arco de berimbaru e sairemos ao som do instrumento.

• Responder
  • T
    Thaiene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sim sim...no meu teve várias e várias homenagens...vc deve ter visto aqui: https://comunidade.casamentos.com.br/forum/archive/as-surpresas-e-homenagens-do-meu-casamento--t86347

Sem dúvida será a parte inesquecível da festa!

• Responder
  • T
    Thaiene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Isso é que me preocupa...casais que se endividam por uma vida pra fazer um festão de casamento...não entra na minha cabeça. Estamos sendo manipulados pra querer coisas desnecessárias...publicidade é isso...criar uma necessidade que você não tem. Concordo super com vc...tendo comida, música e alegria, tá feito!

E vou estar lá pra ver o noivo embaixo da árvore! rsrsrs

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe