Olá, meninas! Tudo bem?
Gostaria de compartilhar com vocês coisas que aprendi com o casamento de duas amigas. O que pretendo descrever aqui são algumas dicas que podem fazer TODA a diferença tanto no dia do casamento quanto no começo da vida do casal!
Para preservar a privacidade de minhas amigas, vou usar nomes fictícios.
CASAMENTO DA ALICE - O QUE NÃO FAZER
Minha amiga Alice sempre sonhou muito alto. Sonhar alto não é um problema. Problema é querer chegar no espaço sem ter um foguete. E algo que complicava era: Alice tem uma história de superação. Ela queria mostrar para todos que tinha alcançado algum status.
Ela tinha um bom emprego, mas seu noivo era mais simples e ganhava talvez metade do que ela. Mesmo assim, ela queria um casamento luxuoso, não importasse como. E Alice sempre dizia que estava preparado tudo é que não precisava da ajuda de ninguém, pois era uma mulher independente. Após 4 anos de noivado (sem contar o namoro) , o grande dia finalmente estava chegando! Apesar de ter várias madrinhas, Alice nunca aceitou ajuda e nunca quis opinião de ninguém, pois ela queria fazer o casamento do jeito dela e não queria que ninguém se intrometesse.
Faltando pouco menos de um mês para o casamento, sentei para conversar com Alice e colocamos tudo no papel: ela preferiu dar uma GRANDE FESTA (com todos os opcionais de comida, decoração, mídia...tudo o que vc possa imaginar), para muitas pessoas (mesmo sem ser próximas) e gastar um dinheiro que ela NÃO TINHA, mesmo sem ter sequer as coisas básicas, como UM LUGAR PARA MORAR e ENXOVAL!
Alice chegou a fazer listas de casamento, mas em sites caros, e escolheu itens acima de R$ 150, de forma que muitas pessoas não compraram nada, pois se sentiram desconfortáveis ou ofendidas por tudo da lista ser caro. Algumas pessoas deram presentes o que achavam importante e que fosse de acordo suas condições financeiras. Eu fui uma delas. Comprei um enxoval de cama lindo em uma promoção. Para minha surpresa, quando dei para Alice, ela disse "Ai, Vi! Muito obrigada! Com essa correria, não comprei nenhum leçol nem edredon! É o primeiro conjunto que nós temos!!"
0______0 #pasmem #desespero
No final das contas, a festa foi "de arromba", mas como ela não quis ajuda nem opinião de ninguém, algumas coisas saíram muito errado, enquanto outras ficaram exageradas. E todos perceberam e ficaram comentando ao longo da festa e depois também.
No final das contas, Alice casou e foi dormir casa da sogra. Não havia dinheiro para mais nada. Eles só puderam viajar em lua de mel 6 meses após o casamento. Hoje, após quase 5 anos de casada, Alice ainda mora com os sogros.
CASAMENTO DA PIETRA - O QUE FAZER
Conheci Pietra na mesma época em que conheci a Alice, porém, Pietra começou a namorar antes de Alice. No começo deste ano, recebi o convite: Pietra e Rodrigo iriam se casar!!
E me chamou a atenção que, quando conversamos, ela avisou que seria algo simples, mais para os familiares e amigos íntimos (aproximadamente 50 pessoas), e que eles estavam fazendo muito DYI, porque eles tinham dado prioridade em comprar e montar o apartamento, e que tudo estava pronto! Tanto que a lista de presentes deles eram "cotas" para a viagem da lua de mel!
Chegou o grande dia!! E sabe quando o simples encanta a todos porque eh original e verdadeiro? O casamento da Pietra não teve exageros, FOI NA MEDIDA CERTA!
A comida foi simples, mas estava uma delícia e era farta! O local da recepção foi um sítio emprestado, que presenteou a todos com uma construção de pedra antiga e uma paisagem de tirar a fôlego! Não havia bebida alcoólica (+ econômico), mas todos estavam tão felizes e aproveitando tudo (comida, suco, o lugar, a companhia das pessoas), que nem fez falta.
Não houve lembrancinha (aliás, houve bem-casado), mas também aquele clima intimista aproximou a todos e saímos de lá com lindas recordações (eu fui sozinha e saí de lá sendo chamada de "prima adotada" pela a família do noivo!) . Tudo simples e suficiente. Não faltou NADA! E todos saíram contentes e elogiando todo o casamento..
Meninas, meu propósito aqui não é falar que vocês não devem gastar dinheiro e investir no casamento dos seus sonhos. Mas gostaria que vocês refletissem: será mesmo que tal coisa é relevante? Vai valer a pena pagar isso? Esta festa é mesmo para nós (casal) ou queremos provar algo para alguém? Quanto tempo teremos que trabalhar para juntar o dinheiro? E depois do casamento, vamos ter nosso lar e uma vida financeira saudável ou vamos começar a vida a dois atolados em dívidas?
Depois do casamento da Pietra, comecei a repensar sobre várias coisas em meu casamento e por isso decidi compartilhar essas histórias.
Espero que tenha ajudado vocês e inspirado a fazer o que é certo. Sonhem alto, mas com prudência e pés no chão!
Bjsss!
---------------------------------------------------------------->
---------------------------------------------------------------->
Leia também meus outros debates!
Me ajudem! Surpresa para o noivo - niver de 2 anos de namoro!
Conheça os 4 'venenos' de relacionamentos - e os antídotos