Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

V
Super Noiva Setembro 2020 São Paulo

O que aprendi com o casamento de duas amigas

Vivian, dia 7 de Maio de 2016 às 00:13 Publicado em Fórum Festa 0 61

Olá, meninas! Tudo bem?

Gostaria de compartilhar com vocês coisas que aprendi com o casamento de duas amigas. O que pretendo descrever aqui são algumas dicas que podem fazer TODA a diferença tanto no dia do casamento quanto no começo da vida do casal!

Para preservar a privacidade de minhas amigas, vou usar nomes fictícios.

CASAMENTO DA ALICE - O QUE NÃO FAZER

Minha amiga Alice sempre sonhou muito alto. Sonhar alto não é um problema. Problema é querer chegar no espaço sem ter um foguete. E algo que complicava era: Alice tem uma história de superação. Ela queria mostrar para todos que tinha alcançado algum status.

Ela tinha um bom emprego, mas seu noivo era mais simples e ganhava talvez metade do que ela. Mesmo assim, ela queria um casamento luxuoso, não importasse como. E Alice sempre dizia que estava preparado tudo é que não precisava da ajuda de ninguém, pois era uma mulher independente. Após 4 anos de noivado (sem contar o namoro) , o grande dia finalmente estava chegando! Apesar de ter várias madrinhas, Alice nunca aceitou ajuda e nunca quis opinião de ninguém, pois ela queria fazer o casamento do jeito dela e não queria que ninguém se intrometesse.

Faltando pouco menos de um mês para o casamento, sentei para conversar com Alice e colocamos tudo no papel: ela preferiu dar uma GRANDE FESTA (com todos os opcionais de comida, decoração, mídia...tudo o que vc possa imaginar), para muitas pessoas (mesmo sem ser próximas) e gastar um dinheiro que ela NÃO TINHA, mesmo sem ter sequer as coisas básicas, como UM LUGAR PARA MORAR e ENXOVAL!

Alice chegou a fazer listas de casamento, mas em sites caros, e escolheu itens acima de R$ 150, de forma que muitas pessoas não compraram nada, pois se sentiram desconfortáveis ou ofendidas por tudo da lista ser caro. Algumas pessoas deram presentes o que achavam importante e que fosse de acordo suas condições financeiras. Eu fui uma delas. Comprei um enxoval de cama lindo em uma promoção. Para minha surpresa, quando dei para Alice, ela disse "Ai, Vi! Muito obrigada! Com essa correria, não comprei nenhum leçol nem edredon! É o primeiro conjunto que nós temos!!"

0______0 #pasmem #desespero

No final das contas, a festa foi "de arromba", mas como ela não quis ajuda nem opinião de ninguém, algumas coisas saíram muito errado, enquanto outras ficaram exageradas. E todos perceberam e ficaram comentando ao longo da festa e depois também.

No final das contas, Alice casou e foi dormir casa da sogra. Não havia dinheiro para mais nada. Eles só puderam viajar em lua de mel 6 meses após o casamento. Hoje, após quase 5 anos de casada, Alice ainda mora com os sogros.

CASAMENTO DA PIETRA - O QUE FAZER

Conheci Pietra na mesma época em que conheci a Alice, porém, Pietra começou a namorar antes de Alice. No começo deste ano, recebi o convite: Pietra e Rodrigo iriam se casar!!

E me chamou a atenção que, quando conversamos, ela avisou que seria algo simples, mais para os familiares e amigos íntimos (aproximadamente 50 pessoas), e que eles estavam fazendo muito DYI, porque eles tinham dado prioridade em comprar e montar o apartamento, e que tudo estava pronto! Tanto que a lista de presentes deles eram "cotas" para a viagem da lua de mel!

Chegou o grande dia!! E sabe quando o simples encanta a todos porque eh original e verdadeiro? O casamento da Pietra não teve exageros, FOI NA MEDIDA CERTA!

A comida foi simples, mas estava uma delícia e era farta! O local da recepção foi um sítio emprestado, que presenteou a todos com uma construção de pedra antiga e uma paisagem de tirar a fôlego! Não havia bebida alcoólica (+ econômico), mas todos estavam tão felizes e aproveitando tudo (comida, suco, o lugar, a companhia das pessoas), que nem fez falta.

Não houve lembrancinha (aliás, houve bem-casado), mas também aquele clima intimista aproximou a todos e saímos de lá com lindas recordações (eu fui sozinha e saí de lá sendo chamada de "prima adotada" pela a família do noivo!) . Tudo simples e suficiente. Não faltou NADA! E todos saíram contentes e elogiando todo o casamento..

Meninas, meu propósito aqui não é falar que vocês não devem gastar dinheiro e investir no casamento dos seus sonhos. Mas gostaria que vocês refletissem: será mesmo que tal coisa é relevante? Vai valer a pena pagar isso? Esta festa é mesmo para nós (casal) ou queremos provar algo para alguém? Quanto tempo teremos que trabalhar para juntar o dinheiro? E depois do casamento, vamos ter nosso lar e uma vida financeira saudável ou vamos começar a vida a dois atolados em dívidas?

Depois do casamento da Pietra, comecei a repensar sobre várias coisas em meu casamento e por isso decidi compartilhar essas histórias.

Espero que tenha ajudado vocês e inspirado a fazer o que é certo. Sonhem alto, mas com prudência e pés no chão! Smiley winking

Bjsss!

---------------------------------------------------------------->

---------------------------------------------------------------->

Leia também meus outros debates! Smiley catface

Me ajudem! Surpresa para o noivo - niver de 2 anos de namoro!

Conheça os 4 'venenos' de relacionamentos - e os antídotos

100 anos de alianças de casamento

Minha dog na cerimônia! Smiley smile

61 Respostas

Última atividade por Bianca, dia 6 de Junho de 2016 às 11:08
  • B
    Noiva Master Maio 2017 Minas Gerais
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nosssa ótimo noivinhaa... Como muitas vezes nós esquecemos do essencial!! Eu sonho bastante e em muitas coisas o medo de estar exagerando, mas paro e penso se vai valer a pena e a alegria de pensaar no dia toma conta de mim!! Estou gastando um pouco para o meu casamento, me esforçando bastante pra isso também. Trabalho em dois lugares, não compro nada pra mim, muito dificil sair para algum lugar! Estou totalmente a mercê do meu sonho. Mas graças a Deus, não estou sonhando só.. Eu e meu noivo planejamos tudo e graças a Deus apesar de algumas dificuldades temos alcançado o que bem imaginavamos!! Apesar de tudo estou feliz e que todas nós possamos sentir o mesmo! Abraço

• Responder
  • I
    Super Noiva Janeiro 2016 São Paulo
    Islanne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ótimo post!

Temos que sonhar com pés no chão e priorizar coisas essenciais!

• Responder
  • Bruna
    Top das Noivas Novembro 2015 Minas Gerais
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelente debate...as pessoas me questionam a minha decisao de casar sem ter festa...e o fato é q eu fui criada numa familia onde fazer festa é gastar dinheiro pra encher a barriga dos outros...entao pra mim n foi uma necessidade e me senti realizada...pq meu sonho era vestir de noiva e isso eu fiz Smiley smile
    • Responder
  • Nágela
    Noiva Ativa Dezembro 2016 Ceará
    Nágela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito bom o post! Nos faz despertar para o verdadeiro propósito da celebração desse dia, que é o início de uma vida à dois e que obviamente queremos que seja da melhor forma: sem estar mergulhados em dívidas, com um cantinho p morar e com muitos planos para curtir com o seu amor! Smiley heart

• Responder
  • Talita
    Noiva Ativa Abril 2017 São Paulo
    Talita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa, muito bom noivinha! Com certeza esse post vai abrir os olhos de muitas noivas por aí!

• Responder
  • Loanda
    Top das Noivas Novembro 2017 São Paulo
    Loanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Como eu sempre digo: Deus ajuda quem colabora, já vi tantas noivas dizendo que vão fazer a festa sem ter casa e sem emprego, achando que vai cair um milagre do céu

Eu concordo com você. Estou com um orçamento bom, a festa vai ser muito bem feita e está saindo cara sim, mas sem dar passos maiores do que a perna, só vamos fazer um casamento mais caro, pois já compramos nosso apê, nossas condições permitem.

Se não permitissem, eu obviamente teria optado por algo bem mais simples.

Cada um faz como pode, e fica lindo do mesmo jeito. é como eu sempre digo, não é por que a festa é econômica, que é uma festa "barata" (me refiro a qualidade baixa), já vi muitos casamentos show de bola com o orçamento baixo sim.

Sobre os convidados falando mal do casamento da Alice, sempre vai ter falando do casamento simples, ao casamento sofisticado, isso não tem pra onde correr.

ps: amei os nomes fictícios.

• Responder
  • Ludmila Coelho
    Noiva Esperta Novembro 2016 São Paulo
    Ludmila Coelho ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Finalmente um post interessante. amei as histórias. me indentifico muito com Pietra, apesar de não ter casa própia, vamos morar de aluguel enquanto nosso apartamento constroi. mais enfim, amo as coisas simples, familia, amigos verdadeiros, comida boa... Acho que Pietra com certeza está muito feliz e realizada

• Responder
  • Thayná
    Noiva Esperta Novembro 2021 Rio de Janeiro
    Thayná ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa noivinha, perfeito!!

Eu nunca pensei em casar, mas já que vou casar, eu quero tudo do meu jeito, graças a Deus não curto exageros, e tenho os pés no chão.

Mas foi um debate ótimo e que realmente tocou!! #aplausos

• Responder
  • J
    Noiva Ativa outubro 2017 Minas Gerais
    Jusciene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito bom noivinha... É sempre bom ouvir experiências!
    • Responder
  • Danielle Viana
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Danielle Viana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Gostei muito das lições!! Smiley smileE do seu cuidado em não mostrar as pessoas.

As vezes tenho medo das pessoas me encaixarem no caso 1 (não porque meu casamento vai ser luxuoso.. longe disso kkk) .. Mas porque nós não cnoseguimos comprar um imóvel pra gente e faremos festa. Msa resolvi pela festa porque quando casarmos vamos estar a quase 5 anos juntos (Serão 4 anos e 10 meses ).. E sabe quando chega uma hora que vc não quer mais ficar indo na casa dele e na minha,, Sendo "incomodado" por alguém toda hora..Tendo que ficar no "meio" de brigas na família.. (Tipo.. irmão e mãe discutindo entre eles.. ou criança chorando.. ou sei lá.. Qualquer coisa que tire o silêncio da casa).. Ou quando vc quer dormir até tarde e sua mãe quer fazer faxina na casa toda.. Ou quando vc quer deitar com coberta no sofá e ficar assisindo um filme pelo Netflix e os outros querem assistir Faustão? rsrs.. Sabe essas coisinhas? Então.. A gente quer ter o nosso cantinho. E será por enquanto em cima da casa dos meus pais e talvez um período de aluguel até comprarmos o que é o nosso. Porque não temos condições de comprar nada por enquanto.. Mas creio que Deus irá nos surpreender e até mesmo o nosso imóvel virá antes do que nós planejamos, não porque nós mereceremos, mas porque Deus é fiel! Beijos Vi Smiley smile

• Responder
  • J
    Noiva VIP Setembro 2016 São Paulo
    Juliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ótima lição....acho bobeira gastar tanto dinheiro com festa, tudo que é muito exagerado...pesa.

• Responder
  • Núbia
    Noiva VIP Março 2017 São Paulo
    Núbia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Verdade, muito interessante as duas histórias. Eu e meu noivo estamos fazendo tudo do nosso gosto, sem muito luxo, e demorando um pouco para encaixar as coisas no nosso orçamento. Comecei a pesquisar lugares que gostamos comparando com preço há muito tempo, aproximadamente uns 8 meses atrás, e por fim encontrei essa chácara que vamos casar, vimos nossos orçamentos e encontramos a melhor data para fazermos tudo do nosso jeitinho, acabamos marcando exatamente um ano antes no local. Estamos montando apartamento junto, já estamos até adiantados no apartamento, mas marcamos nosso casamento para março do ano que vem, que é quando vamos ter todo o dinheiro para terminar o que precisa no apartamento e pagar os serviços essenciais para o casamento acontecer. Todo mundo diz que estamos super adiantados em relação ao apartamento, mas sempre digo que estamos fazendo de acordo com o dinheiro, temos dinheiro contratamos o que é essencial. Acho que dessa forma vamos nos casar e não ficar tão individados, e poderemos curtir nossa lua de mel, que ainda estamos pesquisando como vamos e quanto vamos gastar. Acho que é a decisão mais sábia, demora, mas sai da forma como queremos.

• Responder
  • Elielma
    Super Noiva Dezembro 2016 Alagoas
    Elielma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    As 1 história de Alice e uma liçao.. A 2 super linda Smiley heart ... Também farei simples eu e meu noivo optamos assim.. Queremos td simples, aconchegantes e que os convidados saíam satisfeito e etc..
    • Responder
  • Desiree
    Noiva Ativa Junho 2016 São Paulo
    Desiree ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo plenamente, eu e meu noivo estamos fazendo o que podemos sem disperdicio, não vai ter muito, nem pouco, vai ter o que podemos ofercer, e vai ser de coração para cada convidado.

• Responder
  • J
    Noiva Constante outubro 2016 São Paulo
    Joice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótima lição!
    Sempre tive o sonho do casamento mas os pés no chão em relação ao dinheiro.
    Meu noivo e eu estamos organizando o casamento de acordo com nossas possibilidades e sabemos que casamento é dali em diante. Não queremos dívidas nessa nova etapa.
    • Responder
  • V
    Vivian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah, que legal, Ana! Felicidades pra vocês!
    Então, um exemplo é que ela não deixou nenhuma madrinha fazer nada , porque como queria do jeito dela, era ela que ia fazer as coisas e não queria ajuda de ninguém. As madrinhas não não puderam ajudar em nada dos preparativos, nem apoio à noiva, e nem puderam se arrumar junto.
    A Alice também encomendou chinelos personalizados para os padrinhos sem saber a numeração das pessoas. Ela definiu tamanho 37 para madrinhas e 40 para os padrinhos. Metade ficou sem chinelo, porque não serviu.
    • Responder
  • A
    Noiva Master Maio 2017 Pará
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo com tudo que vc disse sobre ser pé no chão e não se atolar em dividas! Smiley smile Eu e meu noivo ja temos nossa casa paga e montada, isso foi prioridade! Smiley heart "No final das contas, a festa foi "de arromba", mas como ela não quis ajuda nem opinião de ninguém, algumas coisas saíram muito errado, enquanto outras ficaram exageradas." Tipo o que, noivinha? beijooss

• Responder
  • V
    Vivian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então, Beth. Acredito que não seja questão de sonho, mas de ilusão. Porque o sonho quando se realiza só traz mais realização pessoal. Que sonho eh esse que afunda a pessoa num abismo sem saída de aparências? Eh muito triste.... Bjss Smiley winking
    • Responder
  • V
    Vivian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois eh, Val! Tudo tem o tempo certo, fico feliz que vocês conseguiram se planejar e que agora tudo vai sair como vocês sonharam. Parabéns! Que Deus abençoe vcs dois! Smiley catface Smiley gift Smiley ring
    • Responder
  • S
    Noiva Ativa Maio 2016 Santa Catarina
    Sabrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nosso orçamento inicial era de 10 mil. Até agora estamos dentro, e nosso casamento será no dia 21 de maio deste ano. Podemos esticar até 15 mil, mas só. Queremos bebida e comida boa, e que todos aproveitem, inclusive a gente. Nós já moramos juntos, então pedimos dinheiro de presente, e não faremos "gravata". E decidimos não oferecer lembrancinha.
    • Responder
  • M
    Top das Noivas outubro 2016 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo e assino embaixo, noivinha!!! Confesso que meu casamento está saindo BEM mais caro que o nosso orçamento inicial, mas já temos casa montada e lua de me garantida. Nossos pagamentos são em sua maior parte a vista, por isso estamos nos dando ao luxo de acrescentar algumas coisas que no início não estavam nos planos.

• Responder
  • Luciene
    Noiva Ativa outubro 2017 Rio de Janeiro
    Luciene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo! Sempre pensei em ganhar minha independência sim, tenho meu trabalho, meu ap e meus sonhos. Mas estamos fazendo o casamento dos nossos sonhos conforme nossas possibilidades. Já temos casa própria e todo o conforto que precisamos. Não teremos dívidas depois do casamento pois decidimos economizar agora e não passar aperto por causa de casamento. Assim que noivamos, marcamos para 18 meses. EStá tudo sendo muito tranquilo pois temos tempo. Cada mês direcionamos um pouco do dimdim para o casamento. Algumas coisas contratei, outras eu mesma farei, como os convites. O casamento é para os noivos e os que acompanharam a caminhada. Mas de nada vale vc se endividar para fazer uma festa de casamento. Smiley catface

• Responder
  • V
    Vivian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Essa eh minha preocupação, sabe? Também acredito que Deus faz o impossível acontecer, mas não podemos agir no impulso né? Sabedoria e planejamento são a chave de tudo. Eu li a história de uma noivinha da comunidade que fez um planejamento bacana, eela e o noivo lutaram muito E Deus abençoou os dois de um jeito que conseguiram ANTECIPAR o casamento! Olha que legal Smiley smile tudo ficou pronto antes do esperado e essa vitória que eles tiveram só fortaleceu ainda mais a relação. Smiley ring
    • Responder
  • T
    Noiva Ativa Maio 2017 Minas Gerais
    Tássia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Essa é a mais pura realidade. O problema de grande parte dos noivos é querer dar pulos mais alto do que as pernas conseguem suportar. Eu sei que no início ficamos muito empolgadas e dá vontade de contratar tudo e fazer uma festa de arromba, mas sabemos que não é assim, sabemos que o feio não é não fazer uma festa ou fazer uma festa simples, o feio é querer mostrar uma coisa que não somos e principalmente que não temos.

Eu quando fiquei noiva fiquei muito empolgada, nunca sonhei com festa, mas cheguei até a cogitar essa possibilidade, depois vi o quão fora da minha realidade seria eu realizar uma festa, estou feliz com a minha escolha hoje.

• Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Deus te abencoe tb!!! Smiley smile Vivian vc é uma fofa! Obrigada pelas palavras e te desejo q conquiste tb tudo aquilo q deseja! Bjo grande pra vc!
    • Responder
  • Beth
    Noiva VIP Julho 2019 São Paulo
    Beth ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

No Brasil existe uma cultura muito forte de querer ser o que não é realmente, criar uma falsa imagem de si mesmo para impressionar outras pessoas, isso acontece em pequenas coisas no do dia a dia, por exemplo, há um tempo atrás eu tive uma estagiária que eu tinha uma boa relação, um dia ela chegou no trabalho com um iPhone que era um modelo lançamento na época, ela comentou que tinha pago mais de 4 mil, eu achei curioso porque eu sabia que a bolsa dela era menos de 1000 reais, ela me disse que tinha comprado em 24x, perguntei pra ela qual era a vantagem em relação ao antigo smartphone que ela tinha, ela disse que era só a marca mesmo, no dia seguinte vendo as milhares de fotos no facebook tirada com o celular na frente do espelho eu entendi o motivo da compra, parece que não tem nada a ver com o debate mas vejo esse tipo de história diariamente nessa comunidade, mas cada um prioriza seu sonhos né...

• Responder
  • V
    Vivian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Caramba, Bruna Smiley sad muito chato.... Acho que a história da sua prima é outra lição sobre o que não fazer, né? bjsss
    • Responder
  • V
    Vivian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Fico muito contente por suas conquistas e por vc também estar realizando seus sonhos , Estela! Smiley smile Também acho que o lar eh o principal. Que Deus abençoe vocês!! Bjsss
    • Responder
  • V
    Vivian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É, Sara... foi muito triste mesmo. E foi exatamente isso: ela quis mostrar para outras pessoas que tinha conseguido ser alguém, e muitas pesssoas que estavam lá não eram próximas dela. Fico contente que vc tenha percebido isso e que vc e seu marido tenham tido uma história diferente Smiley smile Quanto à lua de mel, seu ponto de vista também faz sentido! Eu gostaria de uma viagem hehehe (ainda que para um lugar simples, mas aconchegante). Obrigada por compartilhar! Bjsss

• Responder
  • V
    Vivian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Kkkkkk!! Quando se trata de sonhos, o céu é o limite, Jana!! Como vc mesma disse, seu caso é diferente, vcs lutaram e conseguiram se estruturar. Tenho certeza que será uma festa linda e inesquecível!! Que Deus abençoe muito sua família!! Smiley heart

• Responder
  • V
    Vivian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu acredito que pelo menos uma celebração simples seja válida, pois casamento é só uma vez, né Grace? Sendo ainda somente entre pessoas próximas e queridas, eu acho ainda melhor...tudo fica mais especial Smiley catface E é isso aí - a felicidade do casal é a prioridade! Um abraço e tudo de bom pra vcs Smiley heart

• Responder
  • V
    Noiva Ativa Novembro 2017 São Paulo
    Valeria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sou Pietra ! Cabeça nas estrelas e pés no chão. Compramos nosso ape, reformamos, mobiliamos, tudo com muito sacrificio, casamos em 2011 só no civil. Passados cinco anos eis que agora estamos nos preparando para a termos nossa festa, para comemorarmos nossa caminhada junta. Vi, na epoca que casei muitas amigas e colegas " nossa, voce é besta, faz festa depois ve onde vai morar". Pois é, a besta aqui tem a casinha propria, com financiamento de parcelas decrescente e folga no orçamento para fazer uma comemoração bacana... e as espertas ? Estão morando com sogra e afins, pagando aluguel no sufoco e uma ate ja separou-se pelo estresse da falta de grana.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe