Boa tarde noivinhas, muitas de vocês assim como eu, optaram por DIY, a técnica do faça você mesma para economizar no casamento, mas afinal o que pode e o que não pode ser feito?
Encontrei esse artigo:http://www.noivaesposamae.com.br/2013/10/o-que-fazer-diy-e-o-que-nao-fazer-diy.html no blog: Noiva, esposa, mãe da Priscila Izumi e resolvi compartilhar com vocês.
"O que fazer DIY e o que não fazer DIY no seu casamento Vejo muitos posts de como economizar num casamento, como fazer um casamento gastando pouco, e por aí vai. Tem muita gente que consegue economizar em quase tudo do casamento com DIY com a ajuda da família e amigos. O intuito desse post é ajudar aquelas noivinhas que querem economizar em alguns itens, mas não podem contar com toda essa ajuda de família e amigos.
Optar pelo DIY (Faça você mesma) no seu casamento é uma ótima maneira de adicionar um toque pessoal ao seu grande dia e ainda economizar um pouco (assim sobra mais $$ para outros itens). Mas é importante que as noivas saibam que, ao menos que tenham família e amigos dispostos a ajudá-las, devem saber escolher o que fazer DIY e o que não fazer DIY, para que não se torne uma bridezilla durante os preparativos.
Separei algumas dicas do que se pode fazer DIY e o que não é recomendável fazer DIY:
Convites de casamento - DIY ou comprar?
Se você conhece um pouco de artes gráficas ou tenha um amigo/parente disposto a isso, e também conhece alguma gráfica que possa imprimir seus convites em um papel um pouco mais diferenciado; vale a pena. Do contrário, será só estresse e decepção com o resultado final. Uma alternativa viável: comprar convites mais simples e adicionar toques DIY: laços chanel, aplicação de renda ou tecido. Nesses detalhes, pode-se economizar e muito! Os outros itens de papelaria como menus, kit toilette, podem até ser totalmente DIY.
Vestido de Noiva - DIY ou comprar/alugar?
A não ser que você seja uma costureira acostumada a fazer vestidos de noivas, não se arrisque nesse item. Por que? Nota-se que um vestido é DIY de longe, e costurar um vestido de noiva é estressante, fora que há maneiras mais fáceis de economizar dinheiro. Alternativas para economizar com o vestido de noiva: Bazares de marcas famosas (como da Belle Sposa que postamos aqui), comprar vestidos vintage e fazer ajustes profissionais, segundo ou terceiro aluguel, ou comprar um vestido semi novo.O bolo de casamento - DIY ou comprar?
Um bolo DIY pode funcionar, isso não quer dizer que o casamento é uma oportunidade para você aprender tudo sobre pasta americana. Ao invés disso, pode-se optar por DIY mais fáceis, como torre de cupcakes, naked cake. Aqui você pode contar com a ajuda de alguma parente ou amiga que tenha talento de confeiteira ou hobby de cozinhar bolos.
Buquê da Noiva - DIY ou comprar?
Principalmente se for um buquê diferente, de origamis, de broches, de materiais que possam ficar prontos com boa antecedência, é super válido fazer o DIY. Quais os riscos de fazer DIY num buquê de flores? Lembre-se que o buquê de flores naturais precisa ser montado bem próximo ao casamento e você poderá não ter tempo hábil para um plano B se algo der errado.
Buffet - DIY ou contratar o serviço?
Se você não tiver a família ou muitos amigos para ajudar nesse item, esqueça-o. Imagine uma correria maior próximo do casamento para comprar os ingredientes, preparar, preocupar-se com material de cozinha e utensílios, contratação de garçons - gerenciar garçons que não comparecem no dia. É muita coisa para se controlar e se estressar no grande dia. Alternativas para economizar com o buffet: contrate um cardápio mais simples como um cardápio tipo brunch ou coquetel com massa., compre as bebidas por conta própria ou consignado.
Decoração - DIY ou contratar o serviço?
Só é possível se você puder contar com a ajuda de familiares ou amigos. Não é aconselhável por depender de vários fatores desconhecidos, como flores em falta, flores murchas, aquele parente/amigo que não pode ajudar no dia, ou aquele parente/amigo que não tem talento nenhum para decoração e faz seu arranjo parecer amador demais. Quais alternativas são viáveis? Contratar com a decoradora, apenas os arranjos da mesa de doces e alguns arranjos altos de flores naturais das mesas. Os arranjos menores podem ser DIY ou substituídos por arranjos alternativos de centros de mesas, como velas e peças decorativas com poucas flores , muitas vezes imersas em água - mais fácil de montar com antecedência).
Doces finos - DIY ou comprar?
A não ser que seja uma confeiteira de mão cheia, não vale a pena arriscar nesse item. Lembre-se que os doces precisam ser feitos próximos da data do casamento, e isso exige tempo que você pode não dispor. E se der errado, terá que comprar doces na correria e mais caros. Alternativas para economizar com os doces finos: opte por uma mescla, encomende alguns doces finos com apresentação bem bonita, mescle com brigadeiros (DIY ou da doceria favorita), além de docinhos de colher DIY.
Bem Casados - DIY ou comprar?
Além do mesmo dito no item anterior, uma boa alternativa é comprar o bem casado sem a embalagem e fazer DIY da embalagem (que é uma parte bem cara do bem casado).
Lembranças de casamento - DIY ou comprar?
Este é um item que quando DIY, dá todo um toque pessoal e faz com que os convidados realmente usem a lembrança do seu casamento. São ótimos pois possuem grande variedade (desde DIYs mais fáceis de fazer como mais elaborados) e podem ser preparados com bastante antecedência do casamento (a não ser que opte por lembranças comestíveis, pois deve-se atentar ao trabalho árduo próximo do grande dia).
Uma regra geral para DIY é se conhecer bem, saber seus talentos e suas deficiências. Não adianta querer fazer lembrancinhas para 500 convidados se você fica estressada em fazer muitas atividades repetitivas. Se não tem talento para atividades manuais, não insista em trabalhos sofisticados, opte por DIY mais simples.
Espero que essas dicas ajudem vocês! Quem já casou, conta pra gente o que fez de DIY e o que não aconselha DIY de jeito nenhum por experiência própria!" Bom é isso meninas, compartilhem ideias, vamos nos ajudar, beijos!
Aproveitem e passem por aqui: https://comunidade.casamentos.com.br/forum/archive/cronograma-diy--t86790 deixei dicas de tempo para diy!