Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Alexandra
Noiva Master Novembro 2019 São Paulo

O que pode e o que não pode diy?

Alexandra, dia 1 de Dezembro de 2014 às 14:18 Publicado em Fórum DIY 0 32

Boa tarde noivinhas, muitas de vocês assim como eu, optaram por DIY, a técnica do faça você mesma para economizar no casamento, mas afinal o que pode e o que não pode ser feito?

Encontrei esse artigo:http://www.noivaesposamae.com.br/2013/10/o-que-fazer-diy-e-o-que-nao-fazer-diy.html no blog: Noiva, esposa, mãe da Priscila Izumi e resolvi compartilhar com vocês.

"O que fazer DIY e o que não fazer DIY no seu casamento Vejo muitos posts de como economizar num casamento, como fazer um casamento gastando pouco, e por aí vai. Tem muita gente que consegue economizar em quase tudo do casamento com DIY com a ajuda da família e amigos. O intuito desse post é ajudar aquelas noivinhas que querem economizar em alguns itens, mas não podem contar com toda essa ajuda de família e amigos.

O que pode e o que não pode diy? 1 Pinit_ribbon.png
Optar pelo DIY (Faça você mesma) no seu casamento é uma ótima maneira de adicionar um toque pessoal ao seu grande dia e ainda economizar um pouco (assim sobra mais $$ para outros itens). Mas é importante que as noivas saibam que, ao menos que tenham família e amigos dispostos a ajudá-las, devem saber escolher o que fazer DIY e o que não fazer DIY, para que não se torne uma bridezilla durante os preparativos.

Separei algumas dicas do que se pode fazer DIY e o que não é recomendável fazer DIY:

Convites de casamento - DIY ou comprar?
Se você conhece um pouco de artes gráficas ou tenha um amigo/parente disposto a isso, e também conhece alguma gráfica que possa imprimir seus convites em um papel um pouco mais diferenciado; vale a pena. Do contrário, será só estresse e decepção com o resultado final. Uma alternativa viável: comprar convites mais simples e adicionar toques DIY: laços chanel, aplicação de renda ou tecido. Nesses detalhes, pode-se economizar e muito! Os outros itens de papelaria como menus, kit toilette, podem até ser totalmente DIY.

Vestido de Noiva - DIY ou comprar/alugar?
A não ser que você seja uma costureira acostumada a fazer vestidos de noivas, não se arrisque nesse item. Por que? Nota-se que um vestido é DIY de longe, e costurar um vestido de noiva é estressante, fora que há maneiras mais fáceis de economizar dinheiro. Alternativas para economizar com o vestido de noiva: Bazares de marcas famosas (como da Belle Sposa que postamos aqui), comprar vestidos vintage e fazer ajustes profissionais, segundo ou terceiro aluguel, ou comprar um vestido semi novo.

O que pode e o que não pode diy? 2O bolo de casamento - DIY ou comprar?
Um bolo DIY pode funcionar, isso não quer dizer que o casamento é uma oportunidade para você aprender tudo sobre pasta americana. Ao invés disso, pode-se optar por DIY mais fáceis, como torre de cupcakes, naked cake. Aqui você pode contar com a ajuda de alguma parente ou amiga que tenha talento de confeiteira ou hobby de cozinhar bolos.

Buquê da Noiva - DIY ou comprar?
Principalmente se for um buquê diferente, de origamis, de broches, de materiais que possam ficar prontos com boa antecedência, é super válido fazer o DIY. Quais os riscos de fazer DIY num buquê de flores? Lembre-se que o buquê de flores naturais precisa ser montado bem próximo ao casamento e você poderá não ter tempo hábil para um plano B se algo der errado.

Buffet - DIY ou contratar o serviço?
Se você não tiver a família ou muitos amigos para ajudar nesse item, esqueça-o. Imagine uma correria maior próximo do casamento para comprar os ingredientes, preparar, preocupar-se com material de cozinha e utensílios, contratação de garçons - gerenciar garçons que não comparecem no dia. É muita coisa para se controlar e se estressar no grande dia. Alternativas para economizar com o buffet: contrate um cardápio mais simples como um cardápio tipo brunch ou coquetel com massa., compre as bebidas por conta própria ou consignado.

Decoração - DIY ou contratar o serviço?
Só é possível se você puder contar com a ajuda de familiares ou amigos. Não é aconselhável por depender de vários fatores desconhecidos, como flores em falta, flores murchas, aquele parente/amigo que não pode ajudar no dia, ou aquele parente/amigo que não tem talento nenhum para decoração e faz seu arranjo parecer amador demais. Quais alternativas são viáveis? Contratar com a decoradora, apenas os arranjos da mesa de doces e alguns arranjos altos de flores naturais das mesas. Os arranjos menores podem ser DIY ou substituídos por arranjos alternativos de centros de mesas, como velas e peças decorativas com poucas flores , muitas vezes imersas em água - mais fácil de montar com antecedência).
O que pode e o que não pode diy? 3
Doces finos - DIY ou comprar?
A não ser que seja uma confeiteira de mão cheia, não vale a pena arriscar nesse item. Lembre-se que os doces precisam ser feitos próximos da data do casamento, e isso exige tempo que você pode não dispor. E se der errado, terá que comprar doces na correria e mais caros. Alternativas para economizar com os doces finos: opte por uma mescla, encomende alguns doces finos com apresentação bem bonita, mescle com brigadeiros (DIY ou da doceria favorita), além de docinhos de colher DIY.

Bem Casados - DIY ou comprar?
Além do mesmo dito no item anterior, uma boa alternativa é comprar o bem casado sem a embalagem e fazer DIY da embalagem (que é uma parte bem cara do bem casado).

Lembranças de casamento - DIY ou comprar?
Este é um item que quando DIY, dá todo um toque pessoal e faz com que os convidados realmente usem a lembrança do seu casamento. São ótimos pois possuem grande variedade (desde DIYs mais fáceis de fazer como mais elaborados) e podem ser preparados com bastante antecedência do casamento (a não ser que opte por lembranças comestíveis, pois deve-se atentar ao trabalho árduo próximo do grande dia).

Uma regra geral para DIY é se conhecer bem, saber seus talentos e suas deficiências. Não adianta querer fazer lembrancinhas para 500 convidados se você fica estressada em fazer muitas atividades repetitivas. Se não tem talento para atividades manuais, não insista em trabalhos sofisticados, opte por DIY mais simples.

Espero que essas dicas ajudem vocês! Quem já casou, conta pra gente o que fez de DIY e o que não aconselha DIY de jeito nenhum por experiência própria!" Bom é isso meninas, compartilhem ideias, vamos nos ajudar, beijos!

Aproveitem e passem por aqui: https://comunidade.casamentos.com.br/forum/archive/cronograma-diy--t86790 deixei dicas de tempo para diy!

32 Respostas

Última atividade por Alexandra, dia 18 de Junho de 2015 às 19:48
  • Alexandra
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom que gostou!

    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Já deu tudo certo!

    • Responder
  • Michele
    Noiva VIP Julho 2016 São Paulo
    Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei as dicas!!

    Obrigada noivinha!! Smiley kiss

    • Responder
  • L
    Noiva Novata Fevereiro 2016 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bom debate! Eu tb vou fazer O MAXIMO que puder em DIY. #boasorteparanos Smiley smile

    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim tudo o que pudermos fazer é de grande ajuda mas não adianta abraçar o mundo né
    • Responder
  • Lizianne
    Super Noiva Agosto 2016 Minas Gerais
    Lizianne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei a dica.

    Eu mesma escolhi várias coisas para DIY, mas optei por coisas mais superfluas, detalhes mesmo, como Save the date, lagrimas de alegria, lembrancinhas...

    Os unicos itens de importancia que vou fazer são os convites e os centros de mesa da recepção (esse na verdade quem vai fazer é a minha mãe).

    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Com certeza! Imagine só o quanto estressante deve ser!!

    • Responder
  • T
    Top das Noivas Novembro 2014 Minas Gerais
    Thaiene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Fazer o vestido é exagero...a menos que vc seja costureira da alta costura!

    • Responder
  • Blenda
    Noiva Esperta outubro 2015 Rio de Janeiro
    Blenda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada! Já estou começando a fazer agora!

    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa sorte noivinha se planeje e organize e tudo dará super certo!
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Até mesmo porque no buffet é tudo tão caro né, fazer isso se tiver alguma ajuda e dar conta é bom flor
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada! Com certeza! Fica muito puxado né.
    • Responder
  • Blenda
    Noiva Esperta outubro 2015 Rio de Janeiro
    Blenda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Meu buffet só oferece 3 bombons por convidado. Fora isso vou encomendar fondados e fazer em casa uns brigadeiros gourmet
    • Responder
  • Vitória
    Noiva Esperta Julho 2015 Ceará
    Vitória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Algumas coisas eu vou fazer, como os docinhos, só que a decoração vai ficar por conta mesmo do buffet!

    • Responder
  • Isabele
    Top das Noivas Junho 2015 Paraná
    Isabele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Otimaaaa materia..
    Pq realmente nn da pra fazer tdo ne?
    • Responder
  • Carina
    Noiva VIP Abril 2015 São Paulo
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada ....


    Bjss
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada! Que bom que gostou!
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Verdade, concordo!
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    De nada noivinha. Estamos aqui pra isso!
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Está super certa querida beijos
    • Responder
  • D
    Noiva Master Julho 2019 Rio de Janeiro
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que show noivinha, adorei o debate!

    • Responder
  • N
    Top das Noivas Setembro 2016 Rio de Janeiro
    Natália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu já fiz várias coisinhas pro noivado e pretendo fazer algumas pro casamento e chá de panela também.. mas só coisas que eu me garanto de fazer direitinho.. tem coisa que prefiro comprar pronto, pq às vezes o barato sai caro rs

    • Responder
  • Juliana
    Noiva VIP Janeiro 2016 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ai eu amo manualidades, mas confesso que agora vendo essad dicas vou com mais calma , pois mtas coisas não compensam por a mão na massa! obrigada noicinha!

    • Responder
  • Carina
    Noiva VIP Abril 2015 São Paulo
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu concordo!!!
    No quesito itens pro casamento fica td lindo, pois podemos fazer tempos antes. Agora qnto a alimentação mesmo que tenhamos talentos de sobra cozinha, comida tem q ser fresca, no maximo feita dois dias antes se for bem armazenado. Já imaginou no dia seguinte da festa saber que varias pessoas passaram mau. É óbvio q a culpa será da comida...
    Fazer a decoração no salão acho bem corrido... Se uma coisa der errado vc tem q sair correndo pra resolver. Mesmo q não saia nada errado, no final da decoração ainda tem q sair correndo pra se arrumar, será q vale a pena? Pq na hora da festa vai estar exausta.
    Quero e já estou fazendo alguns itens. Mas nada q me tire o stress e nada q me tire o direito de curtir um bom dia da noiva.
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pura verdade!

    • Responder
  • Queila
    Top das Noivas Maio 2014 São Paulo
    Queila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Como a materia diz, depende muito do "talento"que você tem, porque muitas coisas eu fiz e outras preferi fazer porque sabia que não ia ficar legal!

    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Vai sim querida!

    • Responder
  • Hérida
    Top das Noivas Fevereiro 2016 Rio de Janeiro
    Hérida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muitas coisa podemos fazer. E é por esta linhaque estou seguindo. E vai ficar tudo lindo com certeza.

    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom poder te ajudar ju! Beijo Smiley heart

    • Responder
  • Jú B.
    Noiva Ativa Maio 2017 São Paulo
    Jú B. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ah eu tinha visto esse post no blog dela mesmo , só que eu perdi o link Smiley sad aaaah noivinha voce me salvou s2

    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu ainda não comecei, mas também pretendo fazer muitas coisas!

    • Responder
  • P
    Noiva VIP Setembro 2015 Minas Gerais
    Pâmela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu estou fazendo muitas coisas e pretendo fazer maiis!

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×


Fóruns gerais

Artigos por temas