Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

M
Noiva Principiante Novembro 2017 São Paulo

Polêmica : jantar vegetariano, o que vcs acham?

Micheli, dia 17 de Março de 2017 às 00:48 Publicado em Fórum Festa 2 34
Olá meninas! Este é meu primeiro debate aqui, sou novata, marcamos o casamento para novembro. Eu e meu noivo estamos na fase das grandes decisões, já temos o lugar. Será um casamento simples, mini wedding, somente para nossa família e amigos íntimos. Nós dois somos vegetarianos, e decidimos marcar a ocasião com um jantar 100% vegetariano, será permitido ovos e queijos, mas nenhuma opção animal. Esta decisão já está virando polêmica, pois a maioria dos convidados é muito chegado a um churrasco! Até que ponto agradar os convidados? Estou insegura! Aceito sugestões de menu também! Beijos 😘

34 Respostas

Última atividade por Christianne, dia 9 de Maio de 2017 às 17:10
  • Christianne
    Noiva Esperta Novembro 2018 Pernambuco
    Christianne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha, o casamento é de vocês. Sou simpatizante do vegetarianismo e veganismo e acompanho vários perfis no instagram de veganos com receitam maravilhosas. Se você encontrar um buffet ou cozinheira com experiência nesse cardápio, ninguém vai notar.

• Responder
  • Tamara
    Noiva Constante Julho 2018 Rio de Janeiro
    Tamara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu e meu noivo somos vegetarianos há alguns anos e estamos migrando para o veganismo. Não comer carne, para nós, é uma questão ética e uma escolha que fizemos pelos animais e pela natureza. Por isso, nosso casamento será totalmente vegetariano, com opções veganas. Não queremos oferecer a nossos convidados nenhum tipo de carne, pois acreditamos em nosso ideal e jamais gostaríamos dinheiro financiando essa indústria cruel. Serviremos petiscos, canapés e salgados variados de palmito, brócolis, cogumelos, espinafre, queijo, etc., além de mini refeições de massas com opções de molho sugo, branco e ao funghi. Também pretendemos servir batatinhas rústicas e quiches variadas. Dá pra comer bem sem carne sim, gente. Os convidados sairão satisfeitos, com certeza Smiley winking
    • Responder
  • K
    Noiva Master Junho 2017 Goiás
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada. O apelido do meu marido é pombo triste na aviação porque quando ele começou a voar (é piloto), ele ficava triste quando tomava esporro do comandante. Pombo porque eles só voam e "fazem cagada". rsrs

Beijos

• Responder
  • G
    Noiva Master Dezembro 2017 Espírito Santo
    Greice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Adorei seu vídeo Kênia rsrsrs vc deveria ser blogueira rssrs as edições ficaram muito legais e a parte da pomba muito engraçada kkkkk bjs 😘😘😘
    • Responder
  • P
    Noiva Novata Abril 2023 São Paulo
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho que só o comentário da Kenia já resumiria tudo, visto que se os noivos são vegetarianos não há nenhuma razão para servir carne no casamento. Considerando que você servirá opções ovolactovegetarianas, acho improvável que não haja nenhuma opção que os "carnívoros" comam, como é o caso de massas (macarrão e nhoque, por exemplo), arroz, risotos, cogumelos, batata, salgadinhos com queijo, milho, palmito, alho poró, dentre outras tantas coisas. É uma pena que várias pessoas ainda associem a comida vegetariana apenas ao alface e a proteína de soja.

Os convidados provavelmente serão pessoas queridas, que estarão presentes para celebrar o amor e a união de vocês, e mesmo que não compactuem da mesma ideologia certamente não se importarão de realizar uma refeição sem carne. Além da Paula do Presunto vegetariano, a Kenia postou o cardápio na comunidade (que por sinal parece delicioso), e neste debate a Kira também compartilhou a prévia do seu cardápio vegano. Tenho certeza que seus convidados sairão felizes independente do que for servido. Beijos.

• Responder
  • M
    Micheli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tá certa Gebriela! 😘
    • Responder
  • M
    Micheli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu pedi a opinião de vocês sinceramente, pois quero saber o que pensam a respeito, só vou explicar as situações. Eu e meu noivo já saímos de vários eventos sem comer nada, porque até no alface tinha carne e derivados (aquela bendita mania de colocar bacon na salada kkk) e NUNCA reclamamos de nada disso, pois sabemos que é uma opção nossa de não comer o que está disponível. No caso ao contrario, será disponibilizada muita comida, que todos comem, e estamos falando da falta de 1 ingrediente, a tal da carne. Por exemplo, uma lasanha a quatro queijos, tem que ter carne para ser uma lasanha? Um risoto, escabeches de berinjela e abobrinha. Quando eu chego nos churrascos com meu queijo coalho e meus pão de alho , todo mundo ataca sem piedade, ninguém pensa que aquela seja talvez as únicas opções do vegetariano. Ao contrário, estaremos oferecendo muita comida boa, sem agredir o meio ambiente, que é o nosso propósito no vegetarianismo.Não estamos querendo nos impor, não é este o propósito. Obrigada pela opinião, beijos 😘
    • Responder
  • K
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Não, a gente não convida pra comer, a gente convida pra celebrar um momento especial conosco. Comida é só um detalhe.

Não sei de você, mas meus convidados apreciam nossa felicidade mais que um pedaço de bife.

Paz

• Responder
  • Cristina
    Noiva Ativa Março 2017 Paraná
    Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom, de que adianta vc convidar as pessoas para comer e não oferecer o que elas apreciam comer? Melhor nem chamar então. Acho que seria melhor vc fazer o cardápio vegetariano e incluir outras coisas que agradem seus convidados.
    • Responder
  • M
    Micheli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Kenia que ideias maravilhosas de pratos! Que delicia ! Adorei a ideia dos cogumelos
    • Responder
  • M
    Micheli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Isso aí Lila! Dependendo do cardápio o pessoal nem percebe rsrs Obrigada 😘
    • Responder
  • Lila
    Super Noiva Agosto 2016 Paraná
    Lila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olha, eu não sou vegetariana, mas tenho amigos e familiares que são. E sim, tem comida boa.
    O que eu digo é que as pessoas associam estes hábitos/dietas alimentares a comidas estranhas e não percebem o monte de coisas que comem e não são carne! Então tem várias opções para você servir que as pessoas não vão estranhar e agrada gregos e troianos. Só não terá bife, costela, frango assado, estas coisas.

E depois, não precisa ficar falando do cardápio antes. Eles vão por vocês ou pela comida??

• Responder
  • K
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Né? Menina, um prato de arroz, feijão e pequi já me deixam feliz da vida! Smiley laugh

Acho que as pessoas aqui estão precisando de um nutricionista, porque parece que só comem carne na vida!

E dá licença pra quem acha que vegano só come mato, porque eu vivo inventando umas coisas em casa e meu marido onívoro adora! Não é à toa que ele está transicionando para o veganismo (por conta própria).

Batatas assadas

Batatas assadas

Cogumelos recheados com carne de soja e queijo vegano

Cogumelos recheados de carne de soja e queijo vegano

Cestinhas com patê de tofu e azeitonas

Cestinha com patê de tofu e azeitonas

Bolo de milho

Bolo de milho

Ceia de Natal a dois (salada de grão de bico, palitinhos de tofu, quibe assado de lentilhas e cebolas recheadas com cuscuz marroquino)

Ceia de Natal a dois

Hambúrguer de feijão preto com polpa de suco vegetal

Hambúrguer de feijão preto com polpa de suco vegetal

• Responder
  • K
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada, Gabriela. Você é uma pessoa sensata. Smiley kiss

• Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Kenia, acho que os comentários melhores foram os seus. Uma coisa é vc flexibilizqr e servir algo que VC NÃO GOSTA. Outra coisa é vc flexibilizar e servir algo que VAI CONTRA SEUS PRINCÍPIOS.
    A maioria de vegetarianos que conheço não o é por gosto, mas por princípios. E não acho que se tenha que abrir mão disso só pq tem gente que ama churrasco!
    • Responder
  • Bruna
    Noiva Esperta Junho 2022 Minas Gerais
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não entendo muito, mas tem muitos canais no youtube que transformam comidas normais em veganas. Pessoas que não são vão achar o gosto diferente, mas acredito que se você contratar um buffet que saiba fazer passará despercebido. No Fábrica de Casamentos que passa no sbt a noiva era vegana e o noivo não, para não contrariar nem um nem outro deixaram apenas uma opção de carne. Se poder assistir foi o primeiro episódio e o buffet fez um sucesso
    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amiga, o casamento é de vcs! Imagino que vcs não comem carne por questões éticas pessoais, certo? Não acho q vc tenha que abrir mão disso no seu casamento.
    É igual bebida alcoólica, eu e meu noivo não bebemos, mas nossas famílias se amarram numa cerveja. Porém, como vai contra nossos princípios, não terá e ponto!
    • Responder
  • Lila
    Super Noiva Agosto 2016 Paraná
    Lila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Mas tem opção de massas, salada, arroz, batata...tanta coisa boa que dá pra fazer um cardápio vegetariano e que agrade a todos.

Agora se eles curtem churrasco, bom pra eles, quando casarem eles que ofereçam um então.

Eu se tiver massa ou até mesmo arroz e feijão, tô feliz da vida.

• Responder
  • D
    Noiva Master Janeiro 2022 Pernambuco
    Damares ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu acho meio complicado servir algo que só os noivos gostam... é uma situação bem delicada!

Olha esse artigo:

https://www.casamentos.com.br/artigos/7-comidas-que-nao-devem-ser-servidas-no-seu-casamento--c6065

• Responder
  • Yasmin
    Noiva Ativa Julho 2017 São Paulo
    Yasmin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha isso é complicado até de comentar rs mas vamos lá... Ninguém melhor do que vocês dois para decidir em conjunto, até por ser casamento com amigos e familiares íntimos eles já conhecem sua ideologia (independente de seguir ou não, mas sabem que você segue) então caso opte por um cardápio vegetariano vá sem medo, e se algum sem noção opinar ou comentar ignore ou até explique a sua concepção sobre isso!!! Até por você decidir colocar opções com queijos e ovos acredito que não irá impactar tanto, um rondele de queijo por exemplo é algo costumeiro nos pratos dos carnívoros. Agora caso acredite que vale a pena colocar, se limite a uma opção, você pode ser maleável a ponto de querer agradar os convidados mas não alterar TUDO por eles! Isso entra também naquilo de colocar ou não bebida alcoólicas em casamento ao qual os noivos não bebem... Enfim vou dar um exemplo pessoal mas que isso não influencie sua opinião, apenas te dê uma outra visão... Eu não como leite e derivados devido a uma alergia que possuo, não posso nadinha, e no meu casamento terá ! Pois na visão minha e do meu noivo estamos fazendo a festa para aproveitar junto aos convidados e eu sei que as opções com soja (leite condensado por exemplo) não é tão aceito o sabor, sendo assim teremos as duas opções e o mesmo raciocínio usamos para cerveja, não consumimos mas teremos. Espero ter ajudado e desculpe o texto enorme ... Beijos
    • Responder
  • Jessica Sanches
    Noiva VIP Dezembro 2016 São Paulo
    Jessica Sanches ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Penso que é simples...apenas se coloque no lugar do outro se tivesse só churrasco vc ia gostar?Se falar que ia rsrsrs já é mentira o problema ta aí quando queremos que todos engulam nossos gostos a força enfiando-o pela "guela " abaixo.

• Responder
  • K
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Pela lógica das pessoas, um casal evangélico deveria fazer a cerimônia num templo budista se a maioria dos convidados fosse budista. Não entendem que não se trata de uma dieta, mas de uma ideologia, como você falou. Ninguém sai abrindo mão de seus princípios pra agradar a sociedade, então por que seria diferente com o vegetarianismo/veganismo, né? Esse pensamento nunca vai mudar enquanto as pessoas pensarem que é uma dieta. Não desanime com as opiniões.

Veja esse vídeo do casamento da Paula que te mandei. Ela diz que já foi a casamentos em que só comeu batata palha e arroz, porque até na salada tinha carne, e mesmo assim estava feliz por fazer parte, e que quem gosta de vocês tem que ir por vocês, não pela comida! Como você disse que vai fazer um mini-wedding, as pessoas que te amam vão ficar felizes só de fazerem parte desse momento também!

Vai dar tudo certo! Dê preferência à sua consciência, porque é ela que vai te acompanhar a vida inteira. Beijos

• Responder
  • Nicole
    Noiva Master Julho 2017 São Paulo
    Nicole ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá, noivinha! Respeito muuuuito a opção de vocês em serem vegetarianos, acho que é muito legal e faz bem demais para a saúde... O probleminha é que nem todos os seus convidados fizeram a mesma escolha que você e, isso pode gerar um certo desconforto entre eles. Na minha opinião, você deveria fazer um cardápio vegetariano e um que não seja, para agradar gregos e troianos...

• Responder
  • M
    Micheli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Estela ! 😘
    • Responder
  • M
    Micheli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Kenia sua linda! Obrigada por sua opinião, e exatamente isso, não se trata de agradar os convidados , é mais do que isso, uma questão ideológica. Minha ideia é proporcionar um jantar gostoso aos convidados sem que eles "não sintam a falta da carne". Não se trata de impor uma regra alimentar, até porque quando a gente chega em um churrasco com as comidinhas vegetarianas, todo mundo come ! KkkkMas todas as opiniões são importantes, Principalmente as diferentes da minha! Pra saber como a galera vai se sentir. Vou te passar meu e mail, pra vc compartilhar o menu comigo se puder! Beijos boa sorte 😘
    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho que temos que respeitar os gostos dos outros. Eu sinceramente não vejo pessoas que comem carne impondo isso aos vegetarianos/veganos, mas pelo menos os vegetarianos e veganos que eu conheço (alguns poucos amigos e familiares) vivem infernizando pra comer como eles, rsrs.... sei que não é regra geral, falo de quem eu conheço. Eu tb quero ser respeitada por comer carne assim como respeito quem não come, acho que a regra tem que valer pros dois lados! EU penso que o cardápio é uma das coisas mais importantes de uma festa. Se vc vai oferecer um cardápio vegetariano e sabe que a maioria das pessoas aceitam isso bem, não é um problema. Se a maioria tem dificildades com esse tipo de cardápio, então isso é um problema. No meu casamento eu escolhi o cardápio pensando em opções gerais que agradassem a todos, e havia itens inclusive que não eram do meu gosto pessoal, mas que eu coloquei porque pensei nos convidados e não em mim. Eu mesma não ia comer todas as opções de pratos, apenas a que eu quisesse. Eu vivo sendo convidada para almoçar em restaurantes vegetarianos e veganos e eu não vou, porque não me satisfaz. Já fui em festa de aniversário infantil com cardápio vegano, saí com fome e fui em restaurante depois pra jantar, pra não chegar em casa cansada da festa e ter que fazer comida pq estava com fome rsrs.... super respeitei a dona da festa e não fiz reclamações, fuquei quietinha na minha, mas que passei fime passei! E hj eu recuso convites qdo sei que o cardápio vai ser assim ou eu como antes pra não ficar com fome. Acho que cada um tem o direito de comer o que gosta e o que quer. O dono de uma festa também tem o direito de colocar o cardápio que quiser, acho que fica por sua conta se quer agradar ou não. 😊
    • Responder
  • Vivian
    Noiva Master Agosto 2017 São Paulo
    Vivian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha respeito suas ideologias, se você não concorda em ter carne no seu casamento, ok não faça.
    Mas se prepare para as críticas e tb pode acontecer das pessoas irem embora cedo (já fui em dois casamentos veganos e não deu 2 horas e as pessoas foram embora, assim como já fui em casamento sem bebida e aconteceu a mesma coisa).
    Você tem que apenas estar preparada para isso, estes meus amigos ficaram mega chatiados porque você gasta tanto e as pessoas foram embora, a pista de dança ficou vazia.
    Enfim, é um Risco e você terá que conviver com ele devido a cultura do nosso país. Minha família por exemplo é nordestina, pra eles é o fim do mundo comer sem comer, tudo uma questão cultural.
    Boa sorte.
    • Responder
  • K
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Esse vídeo aqui eu fiz mês passado, mostrando nossos passeios em Barcelona e os restaurantes veganos que visitamos. Passamos 5 ou 6 dias lá e todo dia comemos num lugar diferente. Em toda esquina tinha um.

Pra quem acha que vegetarianismo significa só comer folhas, pense novamente.

Férias veganas | Kenia e Thiago [Barcelona]
    • Responder
  • K
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Gente, eu fico passada lendo os comentários! Vamos lá...

Vegetarianismo/veganismo vai muito além de uma dieta (fora os que o fazem por saúde). Se a gente é vegetariano pelos animais, meio ambiente, consciência e ética, vocês acham mesmo que é legal deixar todos os princípios de lado só pra agradar? Gente do céu...

Se você é contra bebida alcoólica, vai colocar no casamento só pra agradar? Se é contra músicas seculares, vai colocar pra agradar? Comer comida vegetariana é estranho? Se você tirar a carne do seu prato vai morrer de fome? Só vai sobrar um prato vazio?

Não, não precisa ter nenhuma opção de carne só porque os outros estão acostumados. É seu casamento e faça ele de acordo com sua consciência, e se alguém sair falando mal é porque sairia falando mal de qualquer jeito.

Veja esse vídeo da Paula do Presunto Vegetariano falando sobre o planejamento do casamento dela. Eles inclusive falam dessa coisa de servir algo pra agradar:

Nosso Casamento!

Recentemente a youtuber Raquel Rache também fez o casamento dela vegano. Ela não postou detalhes ainda, mas disse que foi um casamento dos sonhos!

Infelizmente no Brasil o pessoal ainda tem a mente bem fechada pra certas coisas. Se você for pra países desenvolvidos (Austrália, Inglaterra, Alemanha, Espanha, etc), vegetarianisno e veganismo são beeeem comuns e ninguém questiona.

Conheça os 9 países mais veganos do mundo

Enfim, postei um debate sobre a degustação do meu casamento, que vai ser 100% VEGANO. E não, não estou nada preocupada com o que os outros vão pensar, até porque já sigo esse estilo de vida há 10 anos e todo mundo sabe que eu jamais serviria carne. Inclusive as pessoas me respeitam muito e até vão comigo a restaurantes veganos quando vou ao Brasil.

Mas eu recomendo que você não fale nada! Ninguém precisa saber se vai ser servido uma folha de alface ou todos os animais da terra numa churrasqueira. Eu não falo nada do meu casamento com ninguém e as pessoas estão super empolgadas, dizendo que com certeza vai ser lindo e emocionante! Ninguém está pensando em comes e bebes, apesar de secretamente eu estar planejando essa parte muito bem. O casamento é um momento de celebração, não um restaurante que eles pagam pra ir e precisam conhecer o menu. Escolha um menu de qualidade, mas isso serve pra qualquer casamento com festa! Eu posso te passar o meu se quiser, só me passa seu email por mensagem privada.

Não ligue pra essa pressão da sociedade. Algumas pessoas simplesmente não conseguem pensar fora da caixa. Beijos

• Responder
  • J
    Top das Noivas Agosto 2018 São Paulo
    Janaina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha tudo bem che voce è vegetariana Ou altro,mas os outros nao Sao voce pode sim fazer algum outros pratos,Eu no Meu casamento convidei somente carnivoros Como Eu amo carne,tanto che me visto e Como carne boa sorte
    • Responder
  • M
    Noiva Constante outubro 2017 São Paulo
    Mylena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu também sou vegetariana, mas não acho justo impor que todos deixam de comer carne no casamento só porque EU não como. Deixar de comer carne é uma opção muito pessoal, então, ao meu ver, um menu 100% vegetariano só vai causar desconforto aos convidados.
    • Responder
  • Luanda
    Noiva Master outubro 2018 São Paulo
    Luanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É beem complicado viu, porque é a ideologia doa noivos x convidados, pq a festa tbm é para eles ne. E para quem não é acostumado a comida vegetariana, comer é bem estranho. Acho que nao precisa ser um churrasco, com carne pra tudo o que é lado, mas acho que é preciso ter pelo menos 1 opção de carne, porque as pessoas podem sair falando (so se vc nao ligar pros comentários)
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe