Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Mariana
Noiva Curiosa outubro 2024 Rio de Janeiro

Problema com a lista de casamento - Mini wedding -

Mariana, dia 3 de Julho de 2018 às 01:32 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 43
Eu queria fazer um mini wedding, já fiz a minha lista (sem os convidados do noivo, ainda vou incluir) e deu menos de 40 pessoas, ainda consigo cortar alguns. Porém o meu noivo tem a família enorme.

A família dele não é presente, mas também não é aquela família que não dá as caras. Eles lembram de convidar a gente para uma festa ou outra.

Por mim ele não teria necessidade de convidar todos (já discutimos por isso), mas ele acha que se convidar alguns e outros não, vai ficar chato. Esses 'outros' são primos que nem fala com ele, tias e tios que não chamam pra nada, mas estão nas festas dos outros tios e tias que chamam a gente.

Estamos sem dinheiro porque estamos dando preferência para mobiliar o apartamento que compramos.

Como convencer o noivo que casamento são para pessoas mais próximas, que conhece o casal... Eu penso na lista, no estresse que tivemos por causa dessa conversa e até bate um desânimo 😕.

43 Respostas

Última atividade por Natália, dia 6 de Setembro de 2022 às 10:57
  • Natália
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo Estado
    Natália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

è bem complicado mesmo noivinha,

Eu passei 1 ano nisso porque eu queria algo mais "simples"

Porém ele queria algo pra todo mundo.

Até que entramos em um acordo.

Acho que os 2 lados precisam ceder , porque se não vão ficar nisso um bom tempo Smiley heart

• Responder
  • Mariana
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olááá, boa noite! 😊
    Passando para avisar que li todas as respostas e agradeço muito por cada um de vocês que compartilharam seus problemas com a lista, rsrsrs... Vou mostrar essas respostas para o meu noivo, acho que pode ajudar ele a refletir sobre isso melhor.
    • Responder
  • Gabriela
    Super Noiva Maio 2019 Rio Grande do Sul
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aiiiii Acho que todos passamos pela tão temida lista de convidados. É tão complicado.. mas fala com ele pra dar prioridade a pessoas que estão presentes no relacionamento de vcs
    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Master Abril 2019 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

É muito complicado isso. Eu fechei para 50 convidados no total, mas confesso que fico com receio de chatear alguém, ou até mesmo do casamento ser desanimado pela pouca quantidade de pessoas. Pense direitinho, converse com seu noivo, mas se tem pessoas que ele faz questão, não tem jeito...

• Responder
  • L
    Top das Noivas Agosto 2018 São Paulo
    Lorena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha eu super concordo com você ainda bem que meu noivo sempre me apoia e ele é muito mais rígido nesse assunto pois ele fala que ele só quer realmente quem convive com a gente e ponto final 😆😆😆 acho isso ótimo esse negócio de chamar quem não lembra da gente tá por fora 😩😩😩😩😩
    • Responder
  • D
    Noiva Ativa Dezembro 2018 São Paulo
    Dani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim, esse mundo de casamentos tudo é bem caro, ai temos que ver o que cabe no nosso bolso para conciliar com nossos sonhos.

• Responder
  • Juliete
    Noiva Constante Setembro 2020 Paraná
    Juliete ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Faz uma cota de convidados, eu tenho menos convidados e pro meu noivo nao exagerar estipulamos uma quantidade x, no caso são 50 pessoas de cada lado. Aí evita brigas e mts gastos, pois cada convidado sai caro no casório.
    Outra coisa que usei pra ser mais delicada com meu noivo foi eu falar que muita gente no casório vai fazer com que a gente dê menos atenção à quem queremos e gaste mais tempo abraçando/tirando fotos e etc.
    • Responder
  • Cecília
    Noiva Ativa Dezembro 2018 Minas Gerais
    Cecília ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Estive com esse problema também, noivinha... Mas não por causa do meu noivo, mas pelos meus pais e minha sogra... "tem que chamar todo mundo, minha filha! família é familia! não existe chamar uma tia e não chamar outra". existe sim, a que está presente vem, a que não tá, não vem! Rs. Acho paia principalmente quando alguém da família não tem contato com seu noivo ou nem sequer conhece... Tá fazendo o quê lá no casamento então? 🤔
    Mas como eu sou chatíssima, rs, já deixei claro pra tooooodo mundo: só vai quem a gente TEM por perto, quem está acompanhando a gente nessa fase, até porque parentesco não significa nada.
    Pra causar menos encrenca, dei 5 convites pra papai, 5 pra mamãe e 5 pra minha sogra... Eles decidam e vão ver o conflito que é escolher uns e não outros.
    (Até porque o buffet ficou 140 reais por pessoa também, não vou pagar pra estar comigo quem eu nem tenho afinidade ou quem nem sabe da existência do meu noivo e vice versa). Dinheiro em epoca de casamento e casa nova, cada centavo conta, rs.
    • Responder
  • Victoria
    Noiva VIP Agosto 2018 São Paulo
    Victoria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Miga se voce descobrir a formula pra convencer esses cabeçudos de que casamento NÃO É FERIADO DE CARNAVAL,vem aqui me contar pelo amorrrr de Deus

O nosso não é mini wedding, mas restringimos muuito a nossa lista. Por a familia dele ser bem maior que a minha e mais unida, ainda "cedi" umas vaguinhas da minha listra pra ele. E ainda assim ele insiste em querer chamar até o mercadinho que ele compra pão (é sério, na lista ta escrito "mercadinho do Luis")

Eu ja fiz de tudo pra ele entender que a pessoa pode até ser seu irmão, se nao convive nao liga nao se importa. NÃO TEM PQ ESSA PESSOA IR

Então por esse motivo, eu cortei muuita gente da minha lista. Familiares então, ixi perdi as contas. Mas ele quer convidar a tia, a sogra da tia, as filhas da sogra, as filhas das filhas das irmãs da sogra e assim por diante. Ja discutimos milhoes de vezes até que desisti de falar. Mas também to no mesmo dilema. Por que é tãaao dificil entender que casamento não é uma "festa qualquer"?

• Responder
  • Andreia
    Noiva Master outubro 2019 Distrito Federal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Recepção por adesão é aquele famoso cada um paga o seu .

Aqui em Brasília esta super em alta, e como também estou pagando nosso apartamento e tentando juntar algum dinheirinho.

Você escolhe um restaurante que queira fazer sua recepção.

Eles pedem pra você pagar o mínimo de convidados que o estabelecimento pede.

ai no fim da recepção eles ressarcem esse valor pra vc (se forem o pedido mínimo de convidados). - bom ver como funciona cada restaurante.

• Responder
  • Mariana
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O que é recepção por adesão?! 🤔 Eu também não estou com a condição boa para fazer festa para muita gente. 😕
    • Responder
  • Mariana
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada! Vou usar o fluxograma para vê se ajuda, rsrs.
    • Responder
  • Larissa
    Noiva Constante Novembro 2018 Bahia
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Essa sou eu ahahah mas minha família é enorme, queria fazer para 30 pessoas, incluindo os noivos, e isso excluiria todo mundo praticamente. Meus pais estão para me matar pq tenho de chamar a família, chamar uma tia e não chamar a outra não pode. Ok, sou convidada para tudo lá, mas eu sinto que é por causa do meu pai e não de mim...
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Master outubro 2019 Distrito Federal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Smiley cry é realmente muito complicado fazer essas listas

Sou do tipo seu noivo e minha lista se estendeu muito

por isso eu decidi fazer recepção por adesão, dessa forma realmente vai quem quer e quem nos considera mesmo a lista sendo extensa. .

Porque também não estou com condições para pagar tudo isso..

• Responder
  • Ana Carolina
    Super Noiva Agosto 2022 Rio de Janeiro
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Super entendo, é super complicado isso! A minha lista havia dado 100 convidados e estava vendo várias coisas com esse número, até que meu noivo se lembrou de mais outras pessoas e decidiu colocar, agoradevo fechar com uns 150 convidados.
    Mas sabe o que você tenta fazer? Não se aborrece, é assim mesmo, quando mandar o convite, pergunta se a pessoa irá mesmo, e que se falar é para ir, e se falar não, você pergunta mais uma vez, e se continuar com a mesma resposta, apaga da lista, e diga que so vai deixar na lista quem irá. Não é ser grossa, é ser esperta, imagina você não pergunta? Aívocê convida 200 pessoas e so 100 vão? Eu irei fazer isso com o meu, se dizer que vai, então vai, se dizer que não, eu tirarei da lista.
    Mas vai dar tudo certo, noivinha!
    • Responder
  • Uynna
    Noiva Constante Novembro 2019 Minas Gerais
    Uynna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Super concordo com você! Não dá mesmo pra chamar todas as pessoas que conhecemos. Vai dar certo! Deixe ele fazer uma lista e depois vai indagando cada um. Tem um fluxograma bem legal que ajuda nisso. Vou colocar aqui.

Problema com a lista de casamento - Mini wedding - 1
    • Responder
  • Rebeca
    Noiva Master Agosto 2019 São Paulo
    Rebeca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que como vocês já combinaram um número de convidados....Não se desgaste com discussões....dê a ele o número de convidados que faltam e deixa ele refletir sobre quem colocar ou não....talvez repense nos primos com que, não fale, quando tenha que cortar algum amigo...rs
    • Responder
  • Mariana
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom que você e seu noivo estão conseguindo se entender em relação a lista. Eu vou tentar conversar com meu noivo mais uma vez. Eu quando era mais nova tinha a ideia que casamento tem que chamar todos os parentes, até aqueles que só me viram quando criança e agora só encontro no velório. Mas hoje já desconstrui esse pensamento, graças a Deus. Quero chamar aquelas pessoas que eu sei que torcem pela minha felicidade e pela felicidade do meu noivo, que conhece a gente. Até para eu conseguir me sentir a vontade na minha própria festa.
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Constante Junho 2025 São Paulo Estado
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O problema e q esse e um debate bem cansativo o meu TB e assim e não tem acordo com ele tem q chama ate pessoas q ele só fala oi então VC tem q chega e conversa com ele com toda a paciência q a gente tem e não tem e fala o q pode ser feito no seu apé se ele não chama essas pessoas q não tem necessidade quem sabe assim convence boa sorte noivinha kkk

• Responder
  • Cleany
    Noiva VIP Janeiro 2019 Santa Catarina
    Cleany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha pra fazer um Mini Wedding os noivos tem que estar cientes de que não podem pensar em deixar as pessoas chateadas, se elas te amam vão entender e se não entenderem deixa reclamar. Eu conversei com meu noivo e falei que era pra convidar só as pessoas mais importantes, os dois vão ter que abrir mão de algumas pessoas.
    • Responder
  • Mariana
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Quando a família é bem unida e convida para tudo, aí é compreensível chamar. Mas não é muito o caso da família dele (com exceção de alguns parentes e esses eu super apoio chamar). Eles não são uma família que não se falam, mas também não são aquela família super unida e que chama pra tudo. 😕
    • Responder
  • Tayene
    Super Noiva Dezembro 2019 Pernambuco
    Tayene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Gente eu adorei essa ideia. Da pra cortar um monte de primo fuleragem
    • Responder
  • Mariana
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Gostei da sua idéia, é um caso a ser pensado... No momento estou estudando todas as possibilidades para tentar gastar menos.
    • Responder
  • Mariana
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vou tentar colocar essas questões para ele mais uma vez, mas tá difícil... 😞
    • Responder
  • Mariana
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom que vocês conseguiram resolver o problema da lista, rsrs... Eu estou tendo muito dificuldade para passar dessa etapa da lista de convidados. 😕
    • Responder
  • Uynna
    Noiva Constante Novembro 2019 Minas Gerais
    Uynna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

É complicado, entendo o lado do seu noivo, na hora de montar o convite é também a hora de desconstruirmos algumas ideias na nossa cabeça. Como casamento, ter de chamar todas as pessoas. Você pode mostrar o orçamento, comparando, como muitos disseram. E também pode convidá-lo a ler relatos de casórios pequenos, médios e grandes...não apenas abordando preços, mas a relação entre noivos e convidados no momento da celebração. Meus pais e meus sogros tem esta mesma ideia do seu noivo, acaba que eu e meu noivo, herdamos isto. Porém já estamos desconstruindo e cada vez a lista dá uma modificada. Nosso casamento não será pequeno, mas firmamos num número bem menor do que da primeira lista feita e assim vai indo. Vamos analisando cada convidado e reafirmando a presença ou o retirando.

• Responder
  • Aline
    Noiva Esperta outubro 2018 Pará
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Já tive esse dilema também com meu noivo, da minha parte tá bem enxuta a lista, mas a família dele é muito unida e não tem como não chamar todo mundo, somos convidados pra tudo

• Responder
  • D
    Noiva Ativa Dezembro 2018 São Paulo
    Dani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noiva estamos no mesmo dilema. Farei um chá bar e convidarei as pessoas q iríamos convidar se fizéssemos uma festa, pq no dia da cerimônia so iremos fazer um jantar aos pais e padrinhos , que ficou em torno de 40 pessoas, contando alguns parentes próximos. Estou fazendo de tudo para economizar, pois compramos tbm um apartamento, ai vem reforma + parcelas+ móveis. É complicado, mas com fé em Deus vai dar certo.
    • Responder
  • Joyce
    Super Noivo Abril 2022 São Paulo
    Joyce ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu acho complicado, meu casamento será pequeno (120 pessoas na lista), mas eu acho importante ressaltar que o casamento é dois 2. O que você pode fazer é um levantamento de quanto ficaria por convidado a festa que deseja e mostrar para ele que se ele chamar todo mundo que ele quer quanto isso custaria a mais por convidado (leve em conta buffet / local / lembrancinha / qualquer custo variável) e fala para ele colocar na ponta do lápis o que ele prefere:

Convidar gente que não fala com ele ou gastar menos.

Acho que eu faria assim

• Responder
  • E
    Noivo Novato Agosto 2018 Paraná
    Estevão ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vou me casar daqui a 31 dias em uma cerimônia para 90 pessoas (contando os noivos rs). Eu e minha noiva convidamos apenas os tios e mandamos uma cartinha dizendo que gostaríamos de convidar os primos, mas não tínhamos condições para isso (junto ao convite mandamos os tickets individuais para reforçar o número de convidados). Foi uma regra para os dois lados, o que funcionou. No final das contas alguns tios avisaram que não poderão ir e sobraram cerca de sete lugares.
    • Responder
  • Laílla
    Noiva Ativa Maio 2019 Ceará
    Laílla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Super entendo!
    Meu noivo está no mesmo nível.
    Mas converse aos pouqinhos com ele e dê ênfase que é pago por pessoa e alguma porcetagem do valor é incluso para cada, também (como se fosse).
    Aos poucos tenho convencido meu noivo de que n vale a pena sair chamando o mundo inteiro!
    • Responder
  • Mariana
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu comecei a buscar orçamentos essa semana. Como tivemos problemas para montar a lista, só solicitei orçamentos para 120/150 pessoas. Os valores estão monstruosos e eu decidi que seria melhor fazer algo mais íntimo, um mini wedding, para 60/80 pessoas. O problema agora é convencer o noivo que ele não vai ter como chamar todo mundo. Ele é o primeiro a querer pagar mais barato, mas não quer cortar ninguém. 😒🙄
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe