Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Maarina
Super Noiva Junho 2019 Espírito Santo

Troca de nome x problema com noivo

Maarina, dia 27 de Fevereiro de 2019 às 10:10 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 56
Bom dia noivinhas,
Amanhã vamos ao cartório para marcarmos nossa data no civil e hoje conversando com meu noivo falei que já tínhamos que definir sobrenome e que eu optaria por não mudar nada (usei a msm justificativa que uma colega aqui no grupo que me fez refletir). Vamos constituir uma nova família e não eu entrar na família dele! Ele fez um drama danado (pq é muito machista, na minha opiniao)... vc não vai casar cmg? Não acredito que tá falando isso? Nossa me senti humilhado e triste... gente é só um sobrenome..
Aí me bloqueou no Whatsapp e falou que não vai me atender pq precisa ficar quieto um pouco.
Falei: só por causa de um sobrenome? Coloco pra não gerar intriga, mas vou confiar pensando da mesma forma.
Alguém já viveu algo semelhante?

56 Respostas

Última atividade por Lívia, dia 6 de Março de 2019 às 08:29
  • Lívia
    Noiva Master Setembro 2019 São Paulo
    Lívia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha, bloquear no whatsapp? Atitude mega infantil hein?

Achei machismo sim ele achar que você tem o dever de fazer e não respeitar uma decisão sua, afinal dizer que se sentiu "humilhado" por algo tão pequeno é pura pressão psicológica pra você ceder ao que ele quer. Ele tá precisando amadurecer um pouquinho.

Eu também não vou alterar meu nome e isso é uma coisa que deixo clara para o meu noivo desde sempre, não tem porquê, não estou afim de ter que trocar TODOS os meus documentos, tirando que gosto bastante do meu nome e sobrenome do jeito que são.

• Responder
  • Cláudia Lima
    Noiva Esperta Maio 2019 São Paulo
    Cláudia Lima ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi noivinha, eu optei por não mudar, penso assim também, não vejo necessidade em ter um sobrenome do meu futuro esposo. Meu noivo aceitou de boa.

Vale uma conversa entre vcs dois, como várias noivinhas disseram, o diálogo é primordial.

• Responder
  • Thais e Guilherme
    Noiva Master Agosto 2019 São Paulo
    Thais e Guilherme ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olha noivinha, acho bem infantil ele te bloquear no Whats, porém, entendo a revolta dele, não acredito q seja machismo, mas sim ele ficou chateado por vc n querer alterar o nome, pq desde sempre é assim que é! de uns tempos pra cá q n]ao é obrigatório, e tlvz para isso ele pense como antigamente... ele se sentiu rejeitado ! só isso... tlvz se vcs sentarem e cada um explicar seu ponto vcs cheguem a uma conclusão.. mas se pra ele há um significado ENORME em vc por um sobrenome, e pra vc é só um sobrenome.. então dê o braço a torcer.. ele vai ficar super feliz! Boa sorte noivinha

• Responder
  • Thayná
    Super Noiva Janeiro 2019 Rio de Janeiro
    Thayná ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não acho que colocar o nome dele seja machismo até mesmo se for levar ao pé da letra ambos teriam que anular o nome dos seus pais afinal vcs agora são outra família entende?! pq não é algo que so a mulher tem que fazer o noivo também tem a opção de colocar o nome da noiva no dele,só achei a atitude dele bem infantil e se fez isso por pouca coisa,talvez faça algo pior quando for algo mais sério.

eu quis mudar o meu nome e meu noivo tbm colocou um meu,pra tudo precisa ter um diálogo se um não quer dois não brigam rs

• Responder
  • Amanda
    Noiva Master Julho 2019 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi noivinha,

Eu também estou refletindo se vou trocar o meu, até já toquei nesse assunto, mas acho que ele achou que era brincadeira.

Me desculpa, mas achei muito desnecessária a atitude dele, tudo bem ficar chateado, mas esse extremo, de chegar ao ponto de até bloquear no whatsapp achei o maior exagero do mundo é só um nome. Quantos casais que apenas moram juntos e são muito felizes independente disso.

É uma decisão sua, mas conversa com ele o casamento de vocês está chegando, então tudo deve ser bem conversado.

• Responder
  • J
    Super Noiva Novembro 2019 São Paulo
    Jaqueline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Machismo e ponto e, de uma certa forma, bem infantil (esse lance de bloquear no Whatsapp então...nem se fale) MAS, ele tem essa convicção.
    Eu vou mudar, mas porque eu NÃO gosto do meu sobrenome. Isso desde sempre e sempre quis tirar...
    MAS, se eu decidisse por não optar trocar, meu noivo entenderia perfeitamente...e se não entendesse, fazer o que...

• Responder
  • J
    Noiva Constante Novembro 2019 São Paulo
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Com certeza, com conversa resolvemos tudo!
    • Responder
  • Amanda
    Super Noiva Setembro 2019 Minas Gerais
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha conversa com ele, dialogo é tudo! Talvez isso signifique muito pra ele, veja se não vale a pena colocar o sobrenome ja que isso faz ele feliz.

• Responder
  • Samara
    Noiva Ativa Julho 2022 São Paulo
    Samara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu não tive esse problema com o meu noivo pois a igualdade entre nós dois foi uma coisa que sempre deixei muito claro que era o ponto primordial do nosso relacionamento - e isso inclui o fato de que, para mim, meu nome de batismo é a minha identidade, tem a ver com as minhas raízes e a minha família - que nunca deixará de ser a família principal para mim.

Acho que nesse caso vale uma conversa franca com ele, levar ele a refletir os seus motivos e sentimentos e talvez sugerir que, já que ele entende que nome é tão importante, que os dois mudem de nome e ele assuma um dos seus e, claro, acho que é o momento de deixar claro o tipo de comunicação e maneira de lidar com problemas/brigas que vocês terão no futuro pois é importante que o diálogo ocorra quando os impasses acontecem e não que cada um emburre e se isole de uma lado da casa.

Boa sorte noivinha - a conversa é o caminho!

• Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não vivi mas já estou esperando. Simples, sugira que ele tbm coloque seu nome. Eu tbm acho o ato de só a mulher colocar nome arcaico e machista. Mas homem é assim mesmo. Vai passar.
    • Responder
  • Carolina
    Noiva Ativa Julho 2022 Massachusetts
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    😱 noivinha, eu acredito que vocês precisam melhorar a forma de comunicação.. cuidado, pois assim sempre que não concordar pode virar motivo pra te bloquear novamente ou pior.
    mas em relação ao sobrenome eu acho lindo a ideia de ter o sobrenome do meu amor 💕 talvez ele também coloque o meu.. mas estamos vendo isso.
    • Responder
  • Ariane
    Noiva Constante Abril 2022 São Paulo
    Ariane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É foi machista, isso de ter o sobrenome do marido é justamente reflexos de um sociedade machista. Do mesmo a entrega do pai da noiva para o noivo, simbolizando que a partir dali quem tem responsabilidade com aquela mulher é o marido e ela deve a ele obediência.
    Claro que hoje não temos mais essa visão, inclusive faço muita questão do meu pai me levar ao altar e graças a Deus ele é vivo para isso.
    Mas do nome já decidimos que eu vou ter e ele também vai ter o meu, pode ser um possibilidade. A princípio disse que só colocaria o sobrenome dele se ele colocasse o meu, porque não sou propriedade dele hahaha Ele topou na boa porque é bem descontraído e entendeu toda a minha questão é o que isso tem por trás,porém infelizmente nem todos são assim.
    Mas vale a pena conversar depois, você expor seu ponto de vista para ele pessoalmente.
    • Responder
  • B
    Noiva VIP Novembro 2023 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, noivinha.
    Acho que isso é uma questão muito íntima do casal, talvez para ele você trocar o sobrenome seja algo mais do que apenas um sobrenome. Converse com ele direitinho sobre isso.
    Meu noivo e eu optamos por cada um colocar o sobrenome do outro, eu vou colocar um dele e ele colocará um meu.
    • Responder
  • Daiane
    Super Noiva Julho 2019 Paraíba
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha pensa direitinho, tentem conversar, reflitam o que importante a mudança do nome pra ele, e reflita o porque não vê a nessecidade de mudar, então no fim das contas um dos dois terão que ceder.
    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Master Abril 2019 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Caramba noivinha! Eu vou colocar o dele só porque é da minha vontade mesmo, mas se eu não fosse colocar meu noivo não acharia ruim. Não acho que você deva colocar só porque ele quer, vocês precisam aprender a conversar, porque se por isso ele já está te bloqueando, imagina por coisas mais sérias...

• Responder
  • Mariana
    Noiva Constante Abril 2019 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu falei pro meu noivo que só mudaria se ele mudasse também, ele ficou resistente e mudou o dele. Nunca achei justo só a mulher mudar o nome.

• Responder
  • Israel
    Noivo VIP Setembro 2019 São Paulo
    Israel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É noivinha que situação hein, talvez por ser homem eu enxergue de outra forma a situação toda. Pra muitos parece so um problema simples de troca de nome, mas eu vejo de outra forma, ja imaginou noivinha se td que vc discordar do seu futuro marido for esse tipo de atitude, como ja disse em outros debates td sao sinais e qdo estamos apaixonados deixamos de observar, pq depois nao vá dizer, ele mudou depois qur casou, as pessoas nao muda mas so mostra o q realmente são. Boa sorte e converse sempre.
    • Responder
  • Mirths
    Noiva Esperta Junho 2021 São Paulo
    Mirths ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Graças a Deus o meu é muito compreensivo!

• Responder
  • Elaine
    Noiva Constante outubro 2019 São Paulo
    Elaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha, desde o namoro eu falava que não ia colocar o nome dele, ele sempre achou que era brincadeira minha... Agora que o casamento está próximo e ele tá vendo que é sério, TB está com essa de ficar triste! Ah meu, eu vou ficar p. da vida se ele ficar causando assim, e já deixei claro que quem vai decidir sou eu, para ele parar de machismo. A decisão é sua! Se não tem vontade, não troque!
    • Responder
  • B
    Noiva Ativa Janeiro 2021 São Paulo
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se ele não liga, é ótimo evitar trabalho kkkkkkk
    Indecisa porque eu quero tirar o Vieira kkkkkkkk
    • Responder
  • Mirths
    Mirths ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Silva e Santos e quase a mesma coisa kkkkk mas vai me dar um trabalhão...melhor deixar como esta, ainda bem que meu noivo não liga para essa tradição.

acho que o seu ira combinar se for Beatriz Nunes Vieira Lopes

• Responder
  • B
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Cirqueira da Silva fica até bonito noivinhaaa mas e Alonço Nunes. Lopes Nunes kkkkkkkkkkkkkkk complicado a situação
    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu acho que seu noivo precisa mais entender o que é "diálogo". Não é com atitudes como a dele que se consegue as coisas. Eu manteria a decisão de não trocar.

• Responder
  • Mirths
    Mirths ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

O meu tbm não combina em nada

Mirths Cirqueira Santos e Fagner Tadeu da Silva, melhor deixar do jeito que esta kkkkk

• Responder
  • Mirths
    Mirths ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Vc pode acrescentar o dele ao seu e não apenas tirar o seu e colocar o dele!

proponha isso a ele!

• Responder
  • Gabriella
    Noiva Master Julho 2019 Rio de Janeiro
    Gabriella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Acho que realmente não entendeu.

"Tudo direitinho" me referi apenas as papeladas e as condições aos olhos do homem, para que sejam considerados (aos olhos do HOMEM), marido e mulher! Independente de adquirir o nome do outro ou não!

Realmente se ela não quer mesmo o sobrenome, é um assunto que ela precisa conversar com ele e esclarecer. E não vou julgar o noivo dela pela atitude, porque infelizmente cada um se defende e se posiciona de um jeito, do jeito que acha melhor (sendo certo ou errado, não somos nós que vamos dizer, e sim ela que vive com ele)... e isso é uma coisa que deve ser conversada entre ela e ele! Não cabe a nós julgar a posição de ambos agora!

Ela perguntou se alguém vivenciou algo parecido, e acredito que junto disso, esperava um conselho do que fazer! E como ela mesma citou ao final do debate dela: "só por causa de um sobrenome? Coloco pra não gerar intriga (...)". E é como eu penso, e como me expressei (posso até ter me expressado errado e estou corrigindo agora); se é uma coisa que eu (ela) posso abrir mão, sem me incomodar ou interferir minha paz de espírito, e viver em comunhão, eu faço sem problema nenhum. Até porque casamento é isso!

• Responder
  • Mirths
    Mirths ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Converse com ele novamente!

meu noivo é bom tranquilo nisso, até sugeriu para não mudar pela burocracia de troca de documentos.

Acredito que o que realmente tera valor é o respeito e o amor que teremos um pelo outro.

• Responder
  • B
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu e meu noivo sempre falamos disso porque temos nomes com sentidos diferentes e juntar os dois perderia um pouco o sentido.
    Ex: Beatriz Nunes Vieira
    Diego Alonço Lopes mas não sei se ficaria legal mesclar mesmo eu amando o Alonço e querendo tirar o Vieira e ele odiando o Alonço e querendo tirar kkkkk kkkkkkk mas se você não quer colocar, não coloque só pra agradar ele, insista na sua decisão e pronto, ele tem que te respeitar acima de tudo
    • Responder
  • Mirths
    Mirths ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Irei mudar para o bairro dele, no começo não queria, mas agora esta tudo certo.Tudo tem que ser conversado!

• Responder
  • P
    Noiva VIP Dezembro 2021 São Paulo
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não acho que deva colocar só para não deixa lo triste.
    Se não tem vontade não coloque e pronto.
    • Responder
  • Lidia
    Noiva VIP outubro 2019 Rio de Janeiro
    Lidia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, complicado eu optei também por não mudar, e disse ao meu noivo que nao faria, no início começou a querer questionar então fiz a seguinte proposta: mudo meu sobrenome se vc mudar o seu também, e óbvio que ele não quis então nesse momento ficou definido que nao mudaria o meu, até pq eu poderia mudar e ele não?
    • Responder
  • Nara
    Noiva Constante Janeiro 2020 Alagoas
    Nara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa, complicado!!!
    Eu e meu noivo estávamos nesse mesmo dilema, porém, cheguei pra ele e disse que não era isso que ia definir se estávamos casados ou não. O nome é só um detalhe, tente mostrar isso para ele. Que independente de você colocar o nome ou não, isso vai ser apenas um detalhe, vocês vão estar casados do mesmo jeito, serão marido e mulher da mesma forma.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe