Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Maarina
Super Noiva Junho 2019 Espírito Santo

Troca de nome x problema com noivo

Maarina, dia 27 de Fevereiro de 2019 às 10:10

Publicado em Fórum Antes do casamento 56

Bom dia noivinhas, Amanhã vamos ao cartório para marcarmos nossa data no civil e hoje conversando com meu noivo falei que já tínhamos que definir sobrenome e que eu optaria por não mudar nada (usei a msm justificativa que uma colega aqui no grupo que me fez refletir). Vamos constituir uma nova...
Bom dia noivinhas,
Amanhã vamos ao cartório para marcarmos nossa data no civil e hoje conversando com meu noivo falei que já tínhamos que definir sobrenome e que eu optaria por não mudar nada (usei a msm justificativa que uma colega aqui no grupo que me fez refletir). Vamos constituir uma nova família e não eu entrar na família dele! Ele fez um drama danado (pq é muito machista, na minha opiniao)... vc não vai casar cmg? Não acredito que tá falando isso? Nossa me senti humilhado e triste... gente é só um sobrenome..
Aí me bloqueou no Whatsapp e falou que não vai me atender pq precisa ficar quieto um pouco.
Falei: só por causa de um sobrenome? Coloco pra não gerar intriga, mas vou confiar pensando da mesma forma.
Alguém já viveu algo semelhante?

56 Respostas

• Fabricia
    Noiva Constante Fevereiro 2019 Minas Gerais
    Fabricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu nao troquei.... Disse pra ele q optaria por nao trocar e ele nao me questionou, ate me apoiou pelo fato de ser mto burocratico essa troca de sobrenome.
    • Responder
  • R
    Noiva VIP Abril 2020 São Paulo
    Rebeca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Complicado ein bride. Proponha que os dois troquem então (foi o que fiz com meu atual marido). Você pega um dele e ele pega um seu.
    • Responder
  • J
    Noiva Constante Novembro 2019 São Paulo
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, é difícil responder pois você tem que fazer da forma que se sente confortável..
    Mas foi como você disse, é só um sobrenome, já se colocou no lugar dele?
    Eu entendo o motivo de não querer, mas isso é importante para o homem, assim como há coisas que é importante para as mulheres e eles não vêem o valor... Eles se sentem felizes ao ver o nome dele fazendo parte agora do nome da pessoa que ele ama, acredito que fazem eles se sentirem confiantes em relação a muitas coisas também...

Meu conselho é que convercem, e pode ter certeza de que se decidir colocar vai alegra-lo demais, e isso não tem preço!...

Quando meu noivo escolheu o local para morarmos, eu não queria, de jeito nenhum... Deus foi trabalhando isso no meu coração, e eu pensei que se eu fosse esperar par conseguir uma casa iria demorar para me casar.. Foi então que decidi aceitar, falei pra ele no carro que aceitaria a casa, e a reação dele me fez chorar, porque eu me senti maravilhosa ao ver toda a felicidade..

Tem coisas noivinha, que não entendemos, mas que é muito importante para quem está ao nosso lado!

E hoje eu sei que Ele queria a casa, porque queria casar logo comigo.. Não é a coisa mais linda?!

Vai ver, seu noivo sinta alegria ao ver o nome dele no seu.. E é super válido realizarmos isso para ele!!

Pense com carinho, e me desculpe pelo textão rs

Beijão ♥
    • Responder
  • Manuella
    Noiva Novata Abril 2019 São Paulo
    Manuella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Poxa que pena! Eu optei por não mudar o sobrenome e meu esposo concordou comigo desde o início. É muita burocracia que fica apenas com a mulher (e vamos combinar que nós mulheres já temos muitas preocupações): atualizar rg, habilitação, carteira de trabalho, passaporte, visto, da problema na compra de passagens aéreas, acho que o desgaste burocrático é muito grande pra pouco resultado prático. Inclusive hoje em dia, o homem também pode colocar o sobrenome da esposa se quiser. Espero que resolvam entrando em um acordo também!! Boa sorte!
    • Responder
  • Elaine
    Noiva Curiosa Março 2019 Minas Gerais
    Elaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No dia em que fui marcar nao troquei depois brigamos mas agora graças a Deus esta tudo bem
    • Responder
  • Paloma
    Noiva Esperta Agosto 2020 São Paulo
    Paloma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Com meu Noivo, já deixei claro, só coloco seu nome se você por o meu. Já que iremos formar uma família, então teremos sobrenomes iguais ou cada um fica com seu.
    • Responder
  • Mariana
    Super Noiva Julho 2019 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Particularmente acho que quando se trata do SEU NOME quem tem que decidir é você... Se você é solteira, casada, divorciada, enfim, tanto faz, o seu nome faz parte da sua identidade, e você mudar isso apenas para agradar uma outra pessoa não faz sentido porque é algo totalmente individual. Pensa direitinho e se você não tem vontade de mudar, não mude, tenha um diálogo com seu noivo depois que ele se acalmar, se ele te ama vai te entender e respeitar sua decisão.

• Responder
  • Fernanda Nogueira
    Noiva Master Agosto 2019 Espírito Santo
    Fernanda Nogueira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Também não concordei com a atitude dele. Achei extremamente infantil e de muito mau gosto.
    Sobre a argumentação, quis dizer que não adianta brigar por causa disso. O melhor é sentar, conversar e explicar os motivos pelos quais ela não quer mudar o nome.
    Desculpe se fui interpretada de outra forma.

• Responder
  • C
    Noiva Master Janeiro 2019 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha acho sinceramente que a atitude dele foi bem errado, primeiro que não é o nome que vai fazer vcs serem uma familia, hj em dia tem vários casais que não tem o sobrenome ou coMo no meu caso meu marido acrescentou o meu sobrenome no dele pq ele não gosta do dele, converse com o seu noivo pq fazer essas coisas de bloquear não é uma atitude de quem pretende formar uma família
    • Responder
  • Júlia
    Noiva Curiosa Abril 2019 Santa Catarina
    Júlia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu falei pro meu que não vou trocar nem acrescentar, ele nem ligou, até pq se ele pudesse não usava o sobrenome do pai dele. Então quanto a isso não tive problema algum!

• Responder
  • Larissa
    Noiva Master Abril 2019 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso para mim não é tradição! Era apenas mais uma forma machista! Mas, cada um sabe do seu relacionamento e aceita certas coisas!
    • Responder
  • Maiara
    Noiva Constante Janeiro 2020 São Paulo
    Maiara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

No meu caso vou colocar o sobrenome dele e ele o meu.

• Responder
  • Larissa
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo perfeitamente! Nao apenas infantil, ele soube como coagi-la e fazer com que ela não tivesse a própria opinião respeitada! Triste isso!
    • Responder
  • Danny
    Top das Noivas Julho 2019 Santa Catarina
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Na minha opinião é um pouco de criancice da parte dele te bloquear por estar chateado. Mas assim noivinha, tirando a tradição, se vcs querem formar uma família e manter um sobrenome para os dois, podem mesclar o seu com o dele, aí assim formam outro sobrenome de família. Digamos que vc é Souza e ele Silva, ficaria Souza Silva ou Silva Souza. Eu sinceramente não vejo problema algum em aderir um dos sobrenomes assim ficam os dois iguais e caso tenham filhos ficam todos com o mesmo sobrenome. Incluindo o sobrenome dele vc não deixa a sua família, e sim vc começa fazer parte tbm da família dele, são duas famílias se fundindo em uma. Pelo menos vejo dessa forma!
    • Responder
  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olha, isso dos sobrenomes é sempre uma polêmica em qualquer lugar. Eu não acredito que colocando o sobrenome do marido você esteja se unindo à família dele, e sim formando a de vocês, até porque os filhos vão com o sobrenome dos dois, e não só com o dele. Cada um tem seu motivo, se acha bonito o sobrenome do outro ou não gosta do seu, ou simplesmente por querer seguir a tradição, enfim, não acho que caiba nessa discussão o que é certo ou errado para cada um e se é machista ou não.

O que acho que cabe, no seu caso, é a sua vontade de não ter o sobrenome. É claro que a atitude do seu noivo em relação ao assunto não foi legal, e isso é algo para se conversar com ele pensando em futuros problemas de outros tópicos, mas acho que o que você precisa avaliar é se não ter o sobrenome realmente é uma coisa importante pra você ou não. Se for, acho que deve manter a sua posição e fazê-lo entender isso, pois ainda é o seu nome. Se for indiferente, acho que você deveria ceder e colocar o sobrenome, pois é importante pra ele. No relacionamento às vezes temos que ceder algumas coisas em benefício do outro, se realmente não faz diferença pra nós e para o outro sim.

• Responder
  • Larissa
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, ele é bem opressor isso sim!
    Voce nao deve colocar apenas porque ele quer, se voce nao quer, nao coloque! Ele tem que aceitar! Ou ele que coloque o seu! Simples!
    Se com um sobrenome esta assim, imagina daqui a uns anos com qualquer outra coisa? Eu teria medo!
    • Responder
  • Gabriella
    Noiva Master Julho 2019 Rio de Janeiro
    Gabriella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vi meu noivo falando kkkkk. Mas não no caso do sobrenome, porque ele não faz questão (ou pelo menos ainda não mostrou fazer).. mas eu quero acrescentar.
    E não acho a justificativa muito válida... Não acho que seja isso de entrar ou constituir família. É apenas uma forma de mostrar que são casados, como manda o figurino, com tudo direitinho
    Conversa com ele quando ele se acalmar, porque agora realmente não adianta. Conheço bem o que ta acontecendo por aí, porque acontece por aqui também rsrs. Espera ele se acalmar e pergunta se isso realmente é importante pra ele. Acredito que seja, então se você não se importar com o trabalho depois da troca de documentos, não vale a pena a briga por isso
    • Responder
  • Mariana
    Super Noiva Janeiro 2021 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A troca de sobrenome é uma tradição e hoje é optativa, eu particularmente gosto da ideia afinal se for pra casar e não trocar eu nem caso. Mas se você não se sente confortável, tenta conversar com ele na boa.
    • Responder
  • L
    Noiva VIP Setembro 2019 São Paulo
    Luciana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu nao vou tirar o meu, vou acrescentar o dele, e ele concordou.
    • Responder
  • Maarina
    Maarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é noivinha para mostrat que somos casados a certidao de casamento me basta! Eu nao qro tirar meu sobrenome (pq esses sim fazem parte da minha historia) e acrescentar mais um pra mim ficaria gigante (fora á dor de cabeça de trocar documentos), mas não qro criar contenda só por causa de um sobrenome. Aceitei, apesar do meu pensamento ser o msm.
    • Responder
  • Maarina
    Maarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é noivinha!! Eu cedo, apesar de achar desnecessário! Só não quero tirar meu sobrenome.
    • Responder
  • Fernanda Nogueira
    Noiva Master Agosto 2019 Espírito Santo
    Fernanda Nogueira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Minha opinião é que acrescentar o sobrenome do marido não significa estar entrando na família dele. É uma forma mostrar que são casados. Apenas isso.

O melhor é conversar pessoalmente com ele e decidir sobre esse assunto. Dizer que não vai colocar o sobrenome pelo motivo que citou não foi a melhor opção.

Se você realmente não quer acrescentar o sobrenome dele, pense numa justificativa pra embasar sua escolha.

• Responder
  • L
    Noiva VIP Setembro 2019 São Paulo
    Luciana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Então, Marina eu penso na trabalheira que dá pra trocar os documentos, tb acho que ñ afeta em nada colocar o sobrenome, mas já conversei c meu noivo, ele pensa igual seu noivo, tem que colocar sim o sobrenome. Conversa c ele, se pra ele isso é importante, e se vc não se importar c a correria depois para trocar os documentos, aceite! Mas entrar num acordo com ele,é melhor. Ainda bem que tive essa conversa c meu noivo bem antes de da data de ir marcar o civil ja para nao ir de cara feia p cartorio. Boa sorte
    • Responder
  • Paula
    Noiva Esperta Junho 2019 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Complicado!
    Eu também não irei trocar noivinha... Acho que vocês devem conversar direito.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe