Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Higor
Noivo Novato Novembro 2014 São Paulo

Bebida alcoólica em casamento evangélico

Higor, dia 1 de Abril de 2014 às 17:59 Publicado em Fórum Festa 0 47

O QUE VOCES ACHAM DO TEMA DESTE DEBATE. EU E MINHA NOIVA SOMOS EVANGELICOS E NÃO BEBEMOS, PORÉM ALGUNS DOS NOSSOS CONVIDADOS BEBEM ESTAMOS SENDO BEM CRITICADOS PELA HIPOTESE DE COLOCARMOS A BEBIDA.O QUE VOCES ACHAM ?

47 Respostas

Última atividade por Jussara, dia 26 de Julho de 2021 às 11:47
  • J
    Super Noiva Março 2022 Minas Gerais
    Jussara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meu noivo e eu não somos evangélicos mas não bebemos. Na minha família tem quem bebe e na família dele também. Mas optamos por não servir nadica de álcool porque a bebida alcoólica transforma as pessoas e eu sinceramente, conhecendo bem algumas pessoas da minha família e da família dele, não quero vexame no nosso casamento e muito menos ter que ficar me preocupando com quem tá bêbado.
    Recebemos críticas, mas fomos enfáticos. Quem quiser beber próximo ao local da cerimônia tem bares, que beba depois que sair.

    • Responder
  • N
    Noiva Esperta Agosto 2023 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Comentário irretocável
    • Responder
  • N
    Noiva Esperta Agosto 2023 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O que vocês querem? Querem colocar e fazer um agrado a quem bebe? Coloquem. Ninguém que critica tá pagando. Não querem colocar? Não coloquem. Quem criticar também não está pagando.


    Tem horas que precisamos ser práticos sabe? E a dica de ouro:evitem falar sobre a festa com terceiros. Essas decisões cabem só a vocês
    • Responder
  • Stephanie
    Noivo Novato Novembro 2021 Minas Gerais
    Stephanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa me caso no final desde ano, e estou tendo esse dilema, apesar de ter me posicionado 'contra' servir ou levarem bebibas alcoólicas, estava me sentindo um pouco mal por talvez estar chateado a pessoas próximas que fizeram o pedido pra que deixasse levar, iremos fazer o evento num sítio e acabaram entendendo nossos motivos pra não ter no dia da cerimônia, mas queriam que tivesse noutro dia, e confesso que estava bem confusa até ler este post,agora mais do que nunca tenho certeza que quero que seja um momento pra Glória de Deus,que sejamos como bom testemunho para eles, e que o nome do Senhor seja glorificado através de nossas atitudes!
    • Responder
  • ANA CLARA
    Noiva Esperta outubro 2020 Minas Gerais
    ANA CLARA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sempre bom lembrar que o casamento é dos noivos, mas não é exclusivamente para os noivos. Muito sensato de sua parte pensar em agradar seus convidados

    • Responder
  • S
    Noiva Esperta Novembro 2021 São Paulo
    Soyonara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivo, eu sou evangélica e meu noivo não, vamos contratar serviço de bar mas sem álcool, mas tivemos essa opção pq não achamos necessário e iriamos economizar ,a ideia de tirar o álcoolna verdade partiu mais dele do que de mim ...O.O , Como nosso casamento vai ser em um domingo a tarde, não achamos necessário.

    Se vcs tem condições converse com a sua noiva sobre a ideia vê o que ela acha, se cabe no orçamento, (os bares preferem servir álcool ) por que as pessoas consomem com menos frequência do que sem álcool.
    Mas nossa decisão não foi por conta de religião, e meu conselho é avalie quem está dando essas opiniões, a pessoa vai ajudar em algo ?
    Se não fique em paz, e se for pra ter álcool comunique ao serviço de bar controlar a dosagem de bebida para pessoas que extrapola(pra não ter inconvenientes) eles fazem isso.

    • Responder
  • Marcos
    Noivo Novato Janeiro 2021 São Paulo
    Marcos ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Religiosidade em excesso estraga tudo o que é pra ser divertido e prazeroso. Alguns evangélicos vêem Jesus como um cara turrão e que repreende todo mundo toda hora... Que ideia! Eu sou cristão, e servirei. A maioria não bebe, mas tem a minoria que bebe, que ajudará na festa, na casa, presenteando e dando dinheiro. Coisa que muito crente não vai fazer... 🤷🏽‍♂️


    Se eu for ouvir todo mundo que me crítica, eu nem caso. Façam o que vocês querem, o casamento é de VOCÊS. Não adianta criticarem vocês por servirem álcool, e depois saírem falando mal de vocês, fazendo fofoca ou criando contenda. É pecado do mesmo jeito... Fiquem em paz, o culto acaba no final da cerimônia. Festa é festa... Quem bebe, beberá. Quem dança secular, dançará... Segue a vida.
    O que você jamais pode fazer, é dar uma festa desconfortável por causa de religião.
    • Responder
  • Maria
    Noivo Principiante outubro 2017 Santa Catarina
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Existem Espumante sem álcool (marca Cereser), Vinho sem álcool (La Dorni), alem das cervejas. Além do Espumante Cereser tem um preço bem em conta.

    São ótimas opções para dar esta diversificada no cardápio, inclusive dar aquele charme e elegância extra. O sabor que mais gosto do Espumante Cereser é o de uva e não gosto muito do sabor de morango nem do de maça.

    • Responder
  • A
    Noiva Constante Julho 2018 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que só por que vocês não bebem os convidados devem deixar de beber. São culturas diferentes. Sabendo respeitar mais tb deixar todos felizes.
    • Responder
  • Ana Paula
    Noiva Ativa Setembro 2018 São Paulo
    Ana Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acredito que todas as religiões e na vida tbm excesso faz mal, se nao beber na sua festa vão beber em outro lugar..as pessoas nao decidem pelo proximo.. ah se fosse assim o mundo ia ser mais na paz ou nao.. Seus convidados ja sabem que o casamento é maioria evangélico e que se tiver bebida é pra agradar aos poucos que bebem, vexame?? Acredita que seus convidados e familiares fariam vexame? estragariam o seu belo dia? Quando entregar o convite.. brinque falando sobre a exceção que vao fazer pois a maioria nao bebe.. a pessoa vai entender.

    AGORA O POVO TE CRITICAR.. AFF , AMO MUITO A DEUS.. E GOSTO MENOS DOS HOMENS..

    • Responder
  • G
    Noiva Novata Julho 2017 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Orem primeiro e vejam como se sentem e então tomem a decisão. No meu casamento terá vários coquetéis de frutas não-alcoólicas super deliciosos, bebidas não-alcoólicas coloridas e divertidas, a única coisa de álcool que teremos será vinho na hora do jantar, e também para o brinde, depois do jantar também não serviremos mais o vinho, pra não incentivar a embriaguez dos convidados e evitar vexames. Estam0s confortáveis em servir o vinho em nosso casamento pois Jesus transformou agua em vinho em um casamento, e não serviremos a festa toda, então estamos felizes e tranquilos com a nossa decisão. E eu jamais iria a uma festa de casamento evangélica e iria julgar os noivos por terem bebidas com álcool, eu apenas não vou beber, e quem não for cristão que faca o que quiser, porque sabemos que a festa será para os convidados. Cada um faz o que lhe convém, e deixa pra Deus julgar se aquilo foi o errado ou certo. Pense também que se voce esta muito na duvida então não faca, se te acusa, não faca. Meu casamento terá vinho porque decidimos juntos e estamos tranquilos, não sentimos nenhum peso, por isso vamos fazer assim.


    • Responder
  • Bruna
    Noiva VIP Janeiro 2017 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu acho que vcs como donos da festa é interessante que queiram agradar os seus convidados, e a bebida vai estar la, mas quem não bebe não será obrigado a beber, cada um na sua, não tem pq não por a bebida, e quem não bebe não tem pq ficar criticando é só todos irem ao casamento com a única intenção de demonstrar que eles te amam mto e querem a felicade de vcs!!

    • Responder
  • E
    Noiva Novata outubro 2017 São Paulo
    ERICA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Segundo João 2:1-11, numa festa de "bodas" (casamento), Jesus transformou milagrosamente água em vinho.

    JOÃO 2:1-11

    "E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus. 2 E foram também convidados Jesus e os seus discípulos para as bodas. 3 E, faltando o vinho[oinos], a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho [oinos]. 4 Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. 5 Sua mãe disse aos empregados: Fazei tudo quanto ele vos disser. 6 E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus e em cada uma cabiam duas ou três metretas. 7 Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima. 8 E disse-lhes: Tirai agora e levai ao mestre-sala. E levaram. 9 E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho [oinos] (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os empregados que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo. 10 E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho [oinos] bom e, quando já têm bebido bem, então, o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho [oinos]. 11 Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia e manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele."

    Temos também a declaração adicional do milagre de Jesus em

    JOÃO 4:46

    "Segunda vez foi Jesus a Caná da Galiléia,

    onde da água fizera vinho [oinos]..."

    comparando o texto em português acima com o grego ao lado, notará a palavra "vinho" como tradução de "oinos". Sabe o que estava palavra significa?

    "Oinos" refere-se basicamente a vinho com completa fermentação alcoólica, embora possa aplicar-se a bebida desde o início do processo de fermentação.

    Portanto, independente do estágio de fermentação, o "oinos" produzido por Jesus necessariamente conteria teor alcoólico, seja pouco ou muito.

    Contudo, há quem apele erroneamente para o simbolismo de Apocalipse 6:6 e 19:15 na tentativa desesperada de alargar o significado de "oinos" para que inclua a ideia de suco de uva não-fermentado.

    Mas, mesmo que também pudesse se referir ao vinho sem álcool, certas informações do próprio contexto das bodas fornecem indicações de que o vinho milagroso era realmente inebriante.

    AGORA EU DIGO SE CRISTO ( PROPRIO DEUS ) ESTEVE EM UM AMBIENTE E FEZ SEU PRIMEIRO MILAGRE UTILIZANDO AGUÁ PURA PARA TRANSFORMAR EM VINHO (ALCOOLICO) NÃO A CONDENAÇÃO. O HOMEN NÃO VE DA MESMA MANEIRA Q DEUS...

    A HIPOCRESIA DOS HOMENS CEGA A VERDADE DEIXADA PO DEUS NA PESSOA DE JESUS CRISTO.... SE NA EPOCA A CERVEJA FOSSE UMA BEBIDA NOBRE ELE A TRANSFORMARIA...

    ELE QUER O CORAÇÃO PURO... ELE CONHEÇO O CORAÇÃO DE VCS.

    Q DEUS ABENÇOE ESTA LINDA UNIÃO. E QUE PALAVRA E ATITUDES DELE SEJA NOSSA BASE.

    • Responder
  • C
    Noiva Novata Setembro 2017 Bahia
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Essa resposta me confortou... estou muito aflita com isso, sou cristã e meu noivo também, já estamos nos preparando para o casamento, cotando, fazendo lista, ainda não definimos data, mas queríamos também ter o alcool no casamento, por conta dos convidados; nós tomamos um vinho, champagne, sem embriaguez e na maioria das vezes sozinhos, justamente para evitar julgamentos ou que levemos nossos irmãos a pecar... Ainda não conversei com meu pastor, nem com meu líder, não quero desagradar ao Senhor, ou valorizar o homem, mas o meu casamento é um sonho, e eu queria que ele saísse exatamente como eu sonhei... Penso também em coquitéis, vinho e pró-seco (sem cerveja). Obrigada pela questão levantada e pela resposta.

    • Responder
  • Adriele
    Noiva Novata Novembro 2015 Rio de Janeiro
    Adriele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olaa, tambem estamos nessa duvida tb.. mas a pouco tempo descobri que meu pastor não realiza casamentos que tenham bebidas alcoolicas.. eu e meu noivo nao bebemos mas ele diferente de mim queria colocar bebidas pois ele acha que o casamento é para os convidados, eu ja acho que temos que servir de testemunho para nossos amigos e familia cristãos e não cristãos .. somos membros da igreja e nao abriremos mao da cerimonia na nossa igreja. nao tera bebidas e não me arrependo da escolha .. tenho certeza que sera tudo lindo e perfeito.. se as pessoas ficarem intediadas só sera a confirmação de que elas nao estaram nem ai para a união e sim para o que você pode ofecer de "bom" para elas!

    • Responder
  • J
    Noiva Novata Setembro 2015 Rio de Janeiro
    Juliete ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Super concordo com vc ....

    que comunhão há entre trevas e luz???

    temos que mostrar a diferença, se as pessoas vão morrer por não beber uma noite ,não são dignas de estar ali...

    é um momento dos noivos , é uma festa realizada pelos noivos e tem que seguir parâmetros dos noivos , se somos cristãos temos que nos portar como tais!

    porque Dele e por Ele são todas as coisas!!

    • Responder
  • Cleber
    Noivo Novato Novembro 2015 Bahia
    Cleber ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não entendi a parte do "...criticas de pessoas q nao sabem o significado de praticar o amor ao proximo..."

    Amar ao próximo tem haver com fazer as vontades deles??
    Parto do princípio de que, quem ama fala a VERDADE, agrandando ou não!

    • Responder
  • Cleber
    Noivo Novato Novembro 2015 Bahia
    Cleber ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sara, perfeito!

    "Casamento cristão tem q ser o diferencial na vida dos não cristãos. É através dele que pessoas que não conhecem Jesus, terão uma experiência com ele. E essa bebida, pode ser dar brechas para à destruição mais à frente e impedir o agir de Deus no dia do seu casamento."

    CRISTIANISMO AUTÊNCTICO!...o resto é água pelos calcanhares, ou seja, pouquíssimo relacionamento com DEUS!!

    • Responder
  • Sara
    Noiva Esperta Abril 2015 Rio de Janeiro
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Também somos evangélicos, e a princípio, nosso casamento teria bebida alcóolica sim, pois temos diversos tipos de convidados. Maas depois, como nosso orçamento foi ficando apertado, resolvemos retirar, mas só por que fica mais caro, por que se não fosse por isso, iríamos manter.
    • Responder
  • Édna
    Noiva Esperta Junho 2017 Rio Grande do Sul
    Édna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ah eu acho que vcs precisam fazer o que vai deixar vcs felizes. Se vcs se encomodam com o fato de ter bebidas, entao que nao tenha. E os convidados vao entender, a final de contas eles estarao la para celebrar com vcs.
    Agora, se vcs nao bebem mas nao se encomodam quebos convidados bebam, coloquem as bebidas, e as outras pessoas que tambem nao bebem vao precisar entender e respeitar tambem.
    A final de contas, o objetivo eh que todos aproveitem a festa e se divirtam ne
    • Responder
  • Sara
    Noiva Ativa Junho 2015 Minas Gerais
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha eu acho q o casamento que é o importante, o momento de vcs. Já a festa é uma confraternização...
    Vcs tem de fazer o que querem, independente de convidados. Casamento cristão tem q ser o diferencial na vida dos não cristãos. É através dele que pessoas que não conhecem Jesus, terão uma experiência com ele. E essa bebida, pode ser dar brechas para à destruição mais à frente e impedir o agir de Deus no dia do seu casamento.
    Quem for tem q ir por vcs e não pelo comes e bebes!
    Não sei se fui clara no raciocínio, mas tentei ajudar cm minha opinião.
    Um abrc
    • Responder
  • S
    Super Noiva Maio 2015 São Paulo
    Saritta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Se vc é evangelico não pode ter bebida no casamento ... eles tem que te respeita
    • Responder
  • Cleber
    Noivo Novato Novembro 2015 Bahia
    Cleber ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Prezados.

    Se vocês são CRISTÃOS autênticos, NAÕ DEVE TER BEBIBDA na celebração santa do casamento, e não é uma questão de "achismo" não. É FATO!

    A palavra fala q tudo que nós fazemos, que façamos para honra, glória e adoração a DEUS.

    " Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.
    Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus."
    (1 Coríntios 10:31-32)

    O casamento é uma instituição divina, criada por DEUS. Como no momento de celebração de algo criado por DEUS vc colocará bebida alcoolica, que é um forte instrumento do paganismo??? Que comunhão tem as luz com as trevas?

    Bebida alcoolica em festa de Cristão, é rrado! Mal testemunho, escandaliza a cruz de CRISTO!

    Pois haveá pessoas q dirão : "Mas os noivos não são crentes? E pode cerveja em festa de crente?" (Isso é escândalo para tais pessoas).

    "Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!" (Mateus 18:7)


    Tô escadalizado com alguns posts de "crentes" que eu li. Até com pastor pelo meio....!!

    Ha, no meu não vai ter...nem quero que ninguém leve. Ja avisei a amigos e parentes não Cristãos, pois tenho postura, amo todos e quero ser instrumento de salvação na vida deles!

    • Responder
  • Cleber
    Noivo Novato Novembro 2015 Bahia
    Cleber ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    !!!!!!!!!!!!!!!

    • Responder
  • Renata
    Noiva Esperta Março 2015 São Paulo
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom, eu tbm sou evangelica e meu noivo tbm, e tb nao bebemos, mas no nosso casamento tera sim bebida, concordo qe o casamento eh dos noivos, mas tb sera para os nossos convidados qe bebem, e nao acho que por colocar bebida quer dizer que todo mundo vai ficar bebado e virar bagunca, quero que meus convidados curtam o momento, do jto que se sentem bem, bebendo ou nao, tb acho que tem muito evangelico hipocrita, que fla, fla de nao beber e faz coisas piores, nao generalizando! E obvio que os convidados vao pela consideracao e nao soh por ter bebida!
    Complicado!
    • Responder
  • Mikael
    Noivo Novato Julho 2015 Ceará
    Mikael ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo plenamente Jessica.

    Há certos limites para a cordialidade e penso que as pessoas estarão lá para celebrar nosso casamento, não para uma festa. Mas como dito e muito nos posts acima, isso vai do contexto de cada casal.
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, olha acho que isso depende dos noivos viu, somos católicos, e bem, nós optamos por não ter bebidas alcoólicas, primeiro porque no nosso dia não queremos ninguém dando vexame ou passando mal, eu e o noivo não somos de beber mesmo então não teremos problemas, além do que bebida é cara, nosso casamento sera uma comemoração não uma festa de despedida de solteiro ou uma have, acho que varia muito dos noivos, no último casamento que fui meus primos acabaram bebados e ainda voltaram dirigindo, imagina só, estou fazendo isso pensando em nós, no nosso dia, e principalmente no bem estar dos nossos convidados, e eles terão de entender, e se gostarem de nós de fato, vão aceitar, não se preocupem quanto a isso noivinhas, porque sempre vai ter um do contra pra criticar, façam o que tiverem vontade! Deus abençõe a sua união!

    • Responder
  • Amanda
    Noiva Novata Abril 2015 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Diana,

    A paz do Senhor,

    Tenho dúvidas em relação a ter ou não bebida alcóolica em meu casamento, gostaria muito de saber como foi o seu casamento sem bebida alcoolica?

    Bjos

    Amanda

    • Responder
  • Diana
    Noiva Ativa Setembro 2014 Bahia
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A paz do Senhor querido. Bom, esse debate eh um assunto muito delicado. Sou evangelica desde pequena e sinceramente estou cansada de ver tantos q se dizem evangelicos praticando algo q nao tem nada a ver com Deus: JULGAR!! Nem Jesus julgou as pessoas, nenhum de nós eh perfeito e muita gente tem o coraçao orgulhoso se achando mais "santo" q outros devido as suas atitudes, muita gente arrotando sntidade e criticando o irmao. O q seria criticar aos olhos de Deus??? Pecado! E pra Deus nao existe pecadinho ou pecadão, entao voltamos ao ponto inicial e continuamos tooodos iguais. Eu e meu futuro esposo nos casamos daqui a 20 dias, nao vamos colocar cerveja, pois a cerveja incentiva a embriaguez, jah q as pessoas nao bebem pra degustar e sim para entornar... Colocaremos uns cockteis de frutas diversas e o prosecco para o brinde. Tudo isso eh mto relativo, pois o Espirito Santo nos guia conforme a vontade de Deus. Nao se culpe de nada, o casamento eh de vcs e criticas de pessoas q nao sabem o significado de praticar o amor ao proximo sempre vao existir. Q Deus abençoe o casamento de vcs e q seja lindo como vcs sonham. A paz!
    • Responder
  • A
    Super Noiva outubro 2022 Paraná
    Assessora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Meu noivo parou de beber assim que me conheceu e se converteu.

    Eu sempre fui evangélica e contra bebida. Porém, à princípio o buffet teria incluso as bebida, mas iremos retirar e quem for tomar nos dará o dinheiro para comprarmos (até porque buffet cobra muito com bebidas). E assim, mesmo que seu casamento seja impecavelmente perfeito, irão criticar alguma coisa. Ignora, afinal a bebida será servida para quem bebe, e ninguém é obrigado a tomar, concorda? A decisão é vocês e não dos convidados.

    • Responder
  • R
    Noiva Master Julho 2017 São Paulo
    Regiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acredito que vocês tenham que fazer aquilo que os agradem,afinal o casamento é de vocês.Os convidados deveriam ir ao casamento em consideraçâo as noivos e não pelo o que a festa vai oferecer.
    • Responder
  • Luana
    Noiva Ativa Março 2015 São Paulo
    Luana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Todos os convidados sabem que sao evangelicos, entao eles vao pra festa pela considerçao aos noivos e nao pelo que vai ter de comer ou beber, pois caso eles queiram beber, entao estao livres pra depois do casamento ir a algum bar..
    Eu e meu noivo nao colocaremos nenhum tipo de bebida alcoolica por isso, porque quem for em consideraçao a nos vai pelo que somos e nao por ter bebida de graça .
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas