Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Gabriela
Noiva Esperta Abril 2023 São Paulo

Benção religosa no espaço.

Gabriela, dia 23 de Junho de 2020 às 16:11 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 44

Hello, Brides!!


Estou super curiosa pra saber o que vocês sabem pra me ajudar numa decisão importante.


Na igreja Católica os padres não celebram matrimonio fora do templo.

Euzinha, sou católica (apesar de não frequentar tanto a igreja quanto deveria) e queria muito casar na igreja, mas meu noivo preferia que a cerimonia fosse no próprio espaço. Então minha assessora me disse que existe a possibilidade de casar na no religioso, (a cerimonia pode ser celebrada na igreja sem público, sem decoração, sem música, só os noivos) e então o padre vai até o espaço no dia e hora marcados e dá uma bênção simbólica.

Ele cedeu a essas condições e eu me dei por satisfeita se fosse dessa maneira. Mas particularmente eu nunca vi isso.

Vocês já viram? Sabem algo a respeito? Me conteeeeem...


Tchaaaau ♥



44 Respostas

Última atividade por Nathalie, dia 28 de Julho de 2020 às 23:06
  • N
    Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gabi sim é possível com a autorização do bispo. Acontece que via de regra nem assim (casar antes na Igreja pra receber o sacramento e depois o padre ir ao espaço) pois pode levar os presentes ao erro de achar que ali se dá o sacramento. Uma foto pode complicar o padre junto ao bispo. Por essa razão o correto é o padre informar e pedir autorização ao bispo para isso. Converse sobre isso com ele antes de dar entrada no processo pra alinhar. Aí vai do bispo autorizar ou não e isso é pessoal. Meu bispo nao autoriza (direito dele ele é autoridade. Não cabe questionar ). Então muitos casais daqui tem casado na Igreja sem pompa e feito a celebração com um celebrante no local. Da super certo.




    Outra dica é procurar locais com capelas dedicadas, isto é, que pertencem a uma diocese. Assim o sacramento pode ser feito tranquilamente e será registrado na matriz daquela capela. Uma amiga fez isso: achou uma fazenda com uma capela dedicada.

    Lembrando que nos dois casos vocês precisam fazer o curso de noivos e passar pelo processo. A habilitação leva um mês.
    • Responder
  • Isabela
    Noiva Esperta Julho 2021 Rio de Janeiro
    Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi, Gabi!!

    O nosso também será assim. A celebração em uma capela pequena só com pais e padrinhos e, no dia seguinte, a benção no salão com a festa. Smiley heart

    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Esperta Abril 2023 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pois é, como você disse, o importante é benção de Deus, então pra mim meio que tanto faz haha

    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Esperta Abril 2023 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Anna, amar é respeitar né... Super entendo que as religiões são totalmente diferentes e eles podem sim receber com um certo espanto a noticia, mas acho que se vocês explicarem que se trata da celebração do matrimônio e que é muito importante ter a familia dele lá, talvez seja dificil eles recusarem hahaa (pelo menos eu torço por isso)

    Boa sorte pra gente, noivinha!!

    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Ativa Agosto 2021 São Paulo
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ai olha Gabi... o meu pai ficou um pouco resistente por não ser também, somos da mesma religião... mas depois ele compreendeu, conversamos, ele viu uma celebração de casamento católico no youtube desse padre que falei e ele achou perfeito. A saída seria se casar na igreja mesmo por conta de se fazer questão né? É certeiro e todos ficam felizes ahahaha
    Boa sorte pra nós! Smiley heart

    • Responder
  • A
    Super Noiva Junho 2023 São Paulo
    Anna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sua história é quase igual a minha haha Sou católica praticante, sou até catequista, sou bem frenquente... E meu noivo é da Congregação Cristã (pensa na confusão quando decidimos nos casar... rsrsrs). Meu sonho sempreeee foi casar na igreja, aquela coisa bem tradicional mesmo, mas durante os primeiros meses de noivado (estou noiva desde março de 2019) foi uma luta pra decidir, foi muitas discussões, mas eu e ele acabamos chegando num acordo; Vamos nos casar no civil 1 semana antes, e depois vamos nos casar na igreja como eu sempre sonhei, o único empecilho que ficou foi que ninguém da família dele vai na igreja por todos serem evangélicos, então decidimos fazer uma "entrada" especial no salão pra ele poder ter essa experiência com os pais dele tbm!! Não falamos nada disso com a família dele ainda, pois não sabemos qual vai ser a reação deles, por haver uma cerimônia na igreja católica, mas estamos esperando que dê tudo certo!! Smiley heart Smiley ring

    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Esperta Abril 2023 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oie Jéee (sou dessas também haha)!!

    Então, eu conversei com um padre anglicano a respeito, fiquei satisfeita, mas vou cofessar que tem uma leve pressão da minha família por ele não ser Católico Apostólico Romano, que é minha religião de batismo.

    Vou tentar casar na igreja antes e pra celebração no dia acredito que vou acabar chamando ele mesmo.

    Boa sorte pra genteeee, vai me atualizando ♥

    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Ativa Agosto 2021 São Paulo
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oieee Gabi (ala a intimidade)!!!

    Eu estava numa situação iguaaaaal a sua!!!

    E eu só encontrava reverendos para celebrar o casamento fora da igreja... Mas minha assessora indicou um padre da região de Ribeirão Pires que fazia celebração fora da igreja, PORÉM ele é do seguimento católica ortodoxa que é a linhagem da católica que celebra e abençoa o casamento fora da igreja.

    Eu vi uma celebração dele e ele faz o casamento católico romano também e é MUITO LINDO, é igual, não muda nada! Então eu fiquei super feliz!!! Além do religioso, ele já faz também o civil! E eu não me importei dele ser de outra linhagem, o que importa pra mim é a benção de Deus! Smiley love

    • Responder
  • Giovana
    Noiva Master Setembro 2021 Maranhão
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O legal é pegar a inspiração mesmo! Esse da Layla tinha bem menos gente. Acho que o da Marina Ruy Barbosa só tinha os pais deles também. No caso, de qualquer forma, tenho quase certeza que precisa no mínimo das testemunhas!
    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Esperta Abril 2023 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Vi o insta da Gabi Luthai, foge um pouco do que eu pensei, mas deu pra me inspirar... Ele tinha vários convidados, no meu caso quero só meu noivo, eu o padre o fotografo hahahah
    Vou ver o vídeo e te conto o que eu achei Smiley love

    • Responder
  • Giovana
    Noiva Master Setembro 2021 Maranhão
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Aqui nesse vídeo a Layla Monteiro fala de todos os looks de noiva que ela usou. Esse vídeo ela postou semana passada e foi aí que eu vi a parte do vestido do religioso e tal: https://www.youtube.com/watch?v=H7euRO30bmc

    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Esperta Abril 2023 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Gi, realmente, as fotos eu acho que vale super a pena, assim como vestido e make!! Vou correr pro instagram e ver como foi o da Gabi Luthai, obrigada pela sugestão, me empolguei bastante com a sua ideia ♥

    • Responder
  • Giovana
    Noiva Master Setembro 2021 Maranhão
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Gabriela, sou católica e posso te dizer o que já vi. Nunca fui em um casamento assim só com a benção, mas já vi sim MUITOS realizados dessa forma. Na vdd posso até citar algumas famosas que fizeram assim (Marina Ruy Barbosa, influencer Layla Monteiro, Gabi Luthai), não é tão incomum não. Se você olhar no site da Constance Zahn tem vários casamentos reais dessa forma, com duas cerimônias. Definam o que é prioridade pra vocês. Eu, Giovana, posso dizer que se fizesse assim, organizaria muito bem também a cerimônia religiosa pra valorizar o momento de receber o Sacramento do Matrimônio. Você pode usar um vestido lindo, não tão caro quanto o outro, fazer toda a sua produção, contratar fotografia e depois fazer um brunch ou almoço bem gostoso só com a família! Particularmente, eu amo as fotos da cerimônia religiosa da Gabi Luthai, vc acha fácil no Instagram e tbm no Youtube dela, e aproveitaria pra realizar logo todos os looks e possibilidades de noiva possíveis haha. Ah, a cerimônia na Igreja pode acontecer até mesmo durante uma missa "no horário padrão" da Igreja (já vi uns 5 assim em missas durante a semana e imagino que depois tenham feito uma recepção fora da Igreja como vc ta pensando) ou vc pode "fechar" a Igreja em uma cerimônia pra vocês.

    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Esperta Abril 2023 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nane, eu preciso mesmo ver se as igrejas daqui podem ou não, preciso entender os critério, mas to aqui torcendo pra dar certo!! hahaha Obrigada pela ajuda de sempre ♥

    • Responder
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Gaby! Isso existe sim, seria inclusive minha opção para meu casamento em julho que seria em Petrópolis. Porém, para essa benção fora da igreja (no espaço), geralmente é necessário que os noivos casem antes na igreja, ainda que algo mais simples, sem toda a cerimônia, mas precisa da realização do sacramento na igreja. Seria bom vc verificar diretamente na igreja as regras, pq mudam muito de região para região.
    • Responder
  • Raíssa
    Noiva Constante Agosto 2020 Piauí
    Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou casar na igreja somente com pais e padrinhos, já com efeito civil, tbm faço questão.


    A festa adiamos para dezembro, no dia teremos uma celebrante que fará uma cerimônia simbólica.
    • Responder
  • N
    Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahhh ideia! Um casal muito amigo meu casou ano passado numa fazenda. Lá tem uma capela dedicada, ou seja, uma igreja reconhecida que pertence a uma diocese. O sacramento foi lá. Eles demoraram, mas acharam o lugar, o processo foi normal e o casamento registrado na paróquia a qual a capela pertence. É uma ideia, procurar um local com capela dedicada.
    • Responder
  • N
    Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah sim kkkk é pq texto a gente não passa emoção né?


    Exatamente!!! Tudo conversado, em comunhão com o bispo!
    • Responder
  • Liliane
    Top das Noivas Novembro 2018 Ceará
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não q é isso.... não me ofendi!


    Eu só comentei um textão pra me explicar melhor sabe?!
    Vi seu comentário anterior e concordo com vc, acho q se ela falar com o padre pra ele explicar direitinho ao bispo q a bênção sera apenas uma benção msm (pois já estarão casados) o bispo não verá problema. Mas tudo tem q ser conversado antes né?

    • Responder
  • N
    Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, eu entendi completamente!!! Desculpe se soou ofensivo ou arrogante, foi só um adendo mesmo pq tudo precisa ser conversado. Eu também desejo que ela não desista do sacramento, tanto que em outro comentário falei que tem que conversar direitinho. É só pq muita gente, talvez por falta de conhecimento, não sabe que muitas vezes não depende só do padre.



    Por aqui o bispo é bem rígido, não deixa mais porque alguns sacerdotes desobedientes estavam ministrando o sacramento fora. Creio que por causa da pandemia isso fique mais flexível.
    Novamente peça desculpas se ofendi no meu comentário anterior 😑
    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Esperta Abril 2023 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Tomara mesmo que dê certo!! Amei cada comentário, me abriu um leque de opções caso eu precise um plano B.

    Obrigada ♥

    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Esperta Abril 2023 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nath, concordo em tudo!! É lindinho mesmo e precisa sex bem executado e com clareza, pra que não haja problemas. Vou cruzar os dedos e torcer pra dar certo!! Smiley love

    • Responder
  • Liliane
    Top das Noivas Novembro 2018 Ceará
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu sei q cada diocese tem suas regras, se o bispo nega, está negado. O padre tem q obedecer ele e não poderá ir a um lugar fora da igreja dar a bênção.


    Mas vale lembrar q a bênção q o padre dará fora do templo não é o sacramento (pois eles já estarão casados). Aqui na minha cidade o bispo deixa a critério do padre, se o padre quiser ir, pode ir! Assim como os ministros da palavra, diácono permanente etc...
    Eu dei a minha resposta baseada no debate dela, a assessora deu essa opção pra ela, acredito eu q a assessora tem esse conhecimento sobre as possibilidades dentro da cidade dela. Entende?
    O próprio Vaticano autoriza a bênção fora da igreja, tendo como requisito o sacramento já recebido dentro do templo. Mas realmente cada diocese segue as ordens dos bispos.
    Desejo muito q no caso dela dê tudo certo e q ela nao desista do sacramento!
    • Responder
  • N
    Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Lili, na verdade depende do bispo. Alguns bispos nem ass m autorizam. E os padres tem que obedecer. Sei que dom Odilo que é de SP não permite, nem dom Orani que é do Rio. Sim Walmor que é aqui de BH tbm não permite... Então tem que conversar direitinho....
    • Responder
  • N
    Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Dom Odilo é bravo mesmo rsrsr mas amo ele enquanto bispo (apesar de ser de BH, tbm amo dom Walmor rsrsr). E é bem por aí. Se o bispo local não autoriza, nem dessa forma...
    • Responder
  • N
    Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Gabi! Isso tem sido usual, mas preciso conversar com o padre direitinho. Via de regra, nem assim o padre pode ir pois uma foto pode trazer problemas pra ele com a diocese. Mas se vocês casarem na sacristia antes e ele comunicar ao bispo sobre essa ida na festa, além de deixar claro na festa que vocês já se casaram e ele está abençoando um casal casado, não tem problema. Só conversar com ele.



    No caso vocês terão todos os trâmites da igreja, precisarão das certidões de batismo, os proclamas irão correr, vocês passam pela entrevista com o padre (geralmente é individual, mas vai de cada paroquia) e fazem o curso de noivos (tudo isso é imprescindível) . Muitas pessoas que fazem questão do sacramento do matrimônio tem feito isso. E acho fofo pq o mais importante, que é o sacramento, é feito na simplicidade.
    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Esperta Abril 2023 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Não conheço, vou pesquisar!!

    Eu vi um Padre Anglicano aqui no site, conversei com eles pelo whats e eu gostei bastante dele na verdade, a diocese dele inclusive faz os serviços burocráticos do cartório, a-mei haha

    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Esperta Abril 2023 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Liliane, esclareceu super, muito obrigada!! É isso mesmo que eu quero Smiley love

    • Responder
  • Mayara
    Noiva Esperta Abril 2023 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Imagina ♥️


    Acabei de ver, acho que vai ter que ser a solução mesmo. Casar na sacristia e no dia chamar o padre anglicano.
    Não sei se você conhece a empresa “casamento ecumênico” pensamos em fechar com eles o casamento no dia.
    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Esperta Abril 2023 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Simone, obrigada pelas dicas, ajudou bastante!! ♥

    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Esperta Abril 2023 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Mayara, obrigada pelas infos!! Sobre os padres Anglicanos eu sabia, inclusive tá aqui como plano B, mas você viu a sugestão da Jaqueline? Pode ser uma saída pra gente!!

    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Esperta Abril 2023 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Vamos ver se uma das noivinhas descomplica hahaha

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas