Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Flávia
Noiva Constante outubro 2018 Rio de Janeiro

Bolo de rolo..gostei da ideia!!

Flávia, dia 3 de Março de 2013 às 15:51 Publicado em Fórum Festa 0 53

Hoje, estamos lendo um blog sobre assuntos de noiva.. e vi uma postagem interessante sobre o bolo em Pernambuco.. não sei se alguma de vcs já experimentou o conhecido bolo de rolo.. mas eu que já experimentei.. achei uma delicia, e veio a ideia de fazer um bolo diferente.. pensei em fazer meu bolo igual em Pernambuco.. BOLO DE ROLO.. para meu casamento.. pelo menos diferente aqui no Rio rsrs.. o que vcs acham?? Mas tb acho que eu teria um certo gasto para encontrar alguém que realmente saiba fazer!!! Smiley atonished

OBS: adorei a ideia de mini bolos de rolo!!

Leia a abaixo:

Bolo de Noiva

bolo-da-noiva-um-pormenor-a-ter-em-conta Seja qual for a calebração, para mim o Bolo é algo extremamente importante!!! E logicamente tem que ser o BOLO DE NOIVA; aquele com massa feita com Vinho do Porto e frutas cristalizadas.... Huuumm ! Todo mundo sabe que o Bolo de Noiva de Pernambuco é algo bem peculiar, completamente diferente dos bolos que são feitos em São Paulo por exemplo, onde os ingredientes básios são Nozes e Damasco. Aqui em Recife temos excelentes doceiras, eu poderia citar uma lista enorme dos tantos que já fiz prova, mas vou reservar a 1ª colocação para Mãos de Fada pois lá você vai encontrar os dois tipos de bolo (“de Pernambuco e de São Paulo”). bolo_rolo_02.JPG E não poderia deixar de falar da grande novidade que tenho visto pelas festas que vou.... Bolo de noiva com bolo de rolo ! É isso mesmo... preferencialmente em Bolos que tem de 2 a 3 andares, geralmente o andar do meio é o bolo de rolo... ai, ai... Fico encantada com tanto sabor ! E pela primeira vez, posto uma receita para testar em casa, concerteza foi uma ótima escolha, espero que vocês gostem. Bolo de rolo..gostei da ideia!! 1 Bolo de Noiva “de Pernambuco” - Receita de Eliane e Jane Asfora Ingredientes: Bolo 500 g de farinha de trigo 500 g de açúcar mascavo 500 g de manteiga ou margarina 1/2 xícara de vinho tinto 1 colher (sopa) de conhaque 1 colher (sopa) de raspas de limão 1 colher (sopa) de fermento em pó 300 g de ameixas bem picadas 300 g de frutas cristalizadas picadas 200 g de passas brancas 200 g de passas pretas 1/2 xícara de nozes picadas 8 ovos 1 pitada de cravo triturado e peneirado Noz-moscada e canela em pó a gosto Modo de preparo: Deixe as passas de molho no vinho do Porto de um dia para o outro. Bata a manteiga com o açúcar por 5 minutos ou até ficar esbranquiçado. Junte os ovos e bata até ficar homogêneo. Acrescente as raspas de limão, a noz-moscada, o cravo e a canela. Em seguida, a farinha e o fermento peneirados, batendo sem parar. Junte as ameixas e as frutas e misture. Adicione o conhaque e o vinho com as passas e misture. Aqueça o forno em temperatura média. Forre 2 fôrmas com papel manteiga e unte com bastante manteiga. Polvilhe farinha e divida a massa entre as duas fôrmas. Asse por 55 minutos ou até que, ao espetar um palito, ele saia limpo. Deixe esfriar. Glacê mole 2 xícaras de açúcar de confeiteiro 3 claras Glacê duro 8c de açúcar de confeiteiro 2 colheres (sopa) de suco de limão 4 claras Modo de Fazer: Glacê mole: Bata as claras até espumarem e acrescente o açúcar. Continue batendo até engrossar. Glacê duro: Bata as claras com o suco de limão até espumarem. Junte o açúcar aos poucos, mexendo com uma colher de pau. Misture até obter uma massa (essa massa ainda gruda nas mãos). Transfira para uma superfície lisa e sove, acrescentando o açúcar restante aos poucos, até obter uma massa lisa e que não grude nas mãos. Cubra com filme plástico para não ressecar. Montagem Desenforme o bolo maior sobre um prato e cubra-o com uma camada do glacê mole. Coloque o segundo bolo por cima e cubra-o da mesma maneira. Reserve a sobra do glacê. Polvilhe açúcar de confeiteiro sobre uma superfície lisa. Abra uma porção da massa dura com um rolo na espessura de 0,5 cm. Corte pedaços com uma faca e cubra toda a lateral e a superfície do bolo. Com as mãos molhadas com água, alise a cobertura e emende os pedaços de glacê. Reserve a sobra da cobertura. Coloque as sobras de glacê em uma tigela e acrescente 1 clara. Mexa até obter uma mistura homogênea. Finalize a decoração do bolo com o saco de confeitar ou moldando pequenas flores com a mistura. A receita original foi dividida por seis para facilitar o preparo. Se quiser um bolo para o dia-a-dia, esqueça a cobertura. Para congelar, basta embalar em filme plástico. Bolo de rolo..gostei da ideia!! 2 O Bolo de Noiva é uma variação do bolo Inglês, feito com frutas cristalizadas embebidas em vinho do Porto. Se bem embalado e congelado, pode ser conservado por um ano sem perder a maciez!! A tradição manda guardar um pedaço do bolo congelado, para comer exatamente um ano após a cerimônia pra dar sorte. Uma outra tradição é a de dar aos padrinhos uma miniatura do bolo no dia do casamento ou na entrega do convite.

53 Respostas

Última atividade por Adirani, dia 6 de Dezembro de 2014 às 18:52
  • Adirani
    Noiva Esperta outubro 2016 Sergipe
    Adirani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Hummmm! Que ideia legal! O problema é achar quem faça o bolo de rolo de verdade!

• Responder
  • Priscila
    Top das Noivas Dezembro 2023 Pernambuco
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

• Responder
  • Flávia
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

ebaaaaaa!!! rs

• Responder
  • Priscila
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Kkkkkkkkkk guardei, guardei, talvez eu vá no Rio no começo do mês que vem ai eu levo...

• Responder
  • Flávia
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Kkkkkkk... guardou para mim Pri?! rs

• Responder
  • Priscila
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Comi ontem HAHAHAHAHA

• Responder
  • Priscila
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu comi ontem e só lembrei de você...

• Responder
  • Laura
    Super Noiva Dezembro 2016 São Paulo
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Hmm, delicia Smiley catface

• Responder
  • Flávia
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

é realmente é dos deuses!! Smiley winking

• Responder
  • Flávia
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Kkkkkkkkkkk... otimista vc rsrsr... Smiley xd mas vou tentar um dia desses aqui em casa!! Vai que dar certo kkkk..Smiley winking

• Responder
  • Flávia
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

é mesmo MARAVILHOSOOOO.. a Pri que tem sorte que pode comer todos os dias.. eu ia amar ter bolo rolo para comer todos os dias kkkkkkkk...

• Responder
  • Núbia
    Noiva VIP Maio 2013 Minas Gerais
    Núbia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Smiley laugh

• Responder
  • Laura
    Super Noiva Dezembro 2016 São Paulo
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Já comi, minha vó trouxe de Recife pra mim, casamento da minha tia.. simplesmente DOS DEUSES!!!!

lá sim tem o legitimo bolo de rolo também... Mas eu não faria não para meu casamento

• Responder
  • Priscila
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Mas vai tentando e provando, que vc vai chegar lá...Smiley xd

• Responder
  • Priscila
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ahhhhhhh delícia é pouco...Maravilhoso.

• Responder
  • Núbia
    Núbia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Rsrsrsrs,agora vc me convenceu que é bom msm,hahaha

Vou ter que achar alguém aqui no Centro-oeste de Minas que faça!

• Responder
  • Flávia
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Núbia é uma delíciaaaa.. vc tem que experimentar um dia!! Pergunta a Pri
    • Responder
  • Núbia
    Núbia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Kkk,agora que v i essa foto..mas parece ser bom enh?!

• Responder
  • Flávia
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oiii Nubia é bem parecido a um rocambole.. tem uma foto aí na postagem, que vc pode ter uma ideia de como ele é por dentro!!! Smiley winking

• Responder
  • Flávia
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

é verdade.. só não sei se vai ficar igual ao daí rsrs...

• Responder
  • Núbia
    Núbia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Como é esse bolo de rolo?

Elé e enroladinho?

• Responder
  • Priscila
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Kkkkkkkkkkkkkkkkkk tenho mesmo :Smiley heart , procura a receita e tenta fazer, ai vc pode ter quando quiser também, e quem sabe não ganhar uma randa extra...Smiley winking

• Responder
  • Flávia
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

rsrs.. vc tem sorte Pri.. tem bolo de rolo quando vc quiser!! rs.. tomara que todos adorem mesmo o bolo de rolo .. pois eu amooooooooo.. rs

• Responder
  • Priscila
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Com certeza eles vão amar, fui no centro do Recife essa semana, vi o bolo, e só lembrei de vc...

• Responder
  • Flávia
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

que sorte a sua..kkk.. amei bolo de rolo!! E com certeza o bolo do meu casamento vai ser assim..espero que todos adorem!!

• Responder
  • Priscila
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ah eu sou louca por bolo de rolo, sempre que minha mãe ou minha irmã vai no centro da cidade elas trazem, como tudo é uma delicia, mas o meu bolo de casamento vai ser tradicional mesmo.

• Responder
  • Flávia
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

é msm delicioso! Smiley winking

• Responder
  • Flávia
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Legal!!!

• Responder
  • Sara
    Top das Noivas Fevereiro 2014 São Paulo
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ja experimentei e amei! é delicioso! ótima ideia

• Responder
  • Vanessa
    Top das Noivas Agosto 2015 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

o meu sera fake, o bolo de verdade ficara na cozinha!!

• Responder
  • Flávia
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Mas vcs meninas já decidiram como será o bolo de vcs?? Tem algo em mente???

• Responder
  • Flávia
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Tem que experimentar Lu

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas