Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Flávia
Noiva Constante outubro 2018 Rio de Janeiro

Bolo de rolo..gostei da ideia!!

Flávia, dia 3 de Março de 2013 às 15:51

Publicado em Fórum Festa 53

Hoje, estamos lendo um blog sobre assuntos de noiva.. e vi uma postagem interessante sobre o bolo em Pernambuco.. não sei se alguma de vcs já experimentou o conhecido bolo de rolo.. mas eu que já experimentei.. achei uma delicia, e veio a ideia de fazer um bolo diferente.. pensei em fazer meu bolo...

Hoje, estamos lendo um blog sobre assuntos de noiva.. e vi uma postagem interessante sobre o bolo em Pernambuco.. não sei se alguma de vcs já experimentou o conhecido bolo de rolo.. mas eu que já experimentei.. achei uma delicia, e veio a ideia de fazer um bolo diferente.. pensei em fazer meu bolo igual em Pernambuco.. BOLO DE ROLO.. para meu casamento.. pelo menos diferente aqui no Rio rsrs.. o que vcs acham?? Mas tb acho que eu teria um certo gasto para encontrar alguém que realmente saiba fazer!!! Smiley atonished

OBS: adorei a ideia de mini bolos de rolo!!

Leia a abaixo:

Bolo de Noiva

bolo-da-noiva-um-pormenor-a-ter-em-conta Seja qual for a calebração, para mim o Bolo é algo extremamente importante!!! E logicamente tem que ser o BOLO DE NOIVA; aquele com massa feita com Vinho do Porto e frutas cristalizadas.... Huuumm ! Todo mundo sabe que o Bolo de Noiva de Pernambuco é algo bem peculiar, completamente diferente dos bolos que são feitos em São Paulo por exemplo, onde os ingredientes básios são Nozes e Damasco. Aqui em Recife temos excelentes doceiras, eu poderia citar uma lista enorme dos tantos que já fiz prova, mas vou reservar a 1ª colocação para Mãos de Fada pois lá você vai encontrar os dois tipos de bolo (“de Pernambuco e de São Paulo”). bolo_rolo_02.JPG E não poderia deixar de falar da grande novidade que tenho visto pelas festas que vou.... Bolo de noiva com bolo de rolo ! É isso mesmo... preferencialmente em Bolos que tem de 2 a 3 andares, geralmente o andar do meio é o bolo de rolo... ai, ai... Fico encantada com tanto sabor ! E pela primeira vez, posto uma receita para testar em casa, concerteza foi uma ótima escolha, espero que vocês gostem. 2039315681_1a0936c3d3.jpg Bolo de Noiva “de Pernambuco” - Receita de Eliane e Jane Asfora Ingredientes: Bolo 500 g de farinha de trigo 500 g de açúcar mascavo 500 g de manteiga ou margarina 1/2 xícara de vinho tinto 1 colher (sopa) de conhaque 1 colher (sopa) de raspas de limão 1 colher (sopa) de fermento em pó 300 g de ameixas bem picadas 300 g de frutas cristalizadas picadas 200 g de passas brancas 200 g de passas pretas 1/2 xícara de nozes picadas 8 ovos 1 pitada de cravo triturado e peneirado Noz-moscada e canela em pó a gosto Modo de preparo: Deixe as passas de molho no vinho do Porto de um dia para o outro. Bata a manteiga com o açúcar por 5 minutos ou até ficar esbranquiçado. Junte os ovos e bata até ficar homogêneo. Acrescente as raspas de limão, a noz-moscada, o cravo e a canela. Em seguida, a farinha e o fermento peneirados, batendo sem parar. Junte as ameixas e as frutas e misture. Adicione o conhaque e o vinho com as passas e misture. Aqueça o forno em temperatura média. Forre 2 fôrmas com papel manteiga e unte com bastante manteiga. Polvilhe farinha e divida a massa entre as duas fôrmas. Asse por 55 minutos ou até que, ao espetar um palito, ele saia limpo. Deixe esfriar. Glacê mole 2 xícaras de açúcar de confeiteiro 3 claras Glacê duro 8c de açúcar de confeiteiro 2 colheres (sopa) de suco de limão 4 claras Modo de Fazer: Glacê mole: Bata as claras até espumarem e acrescente o açúcar. Continue batendo até engrossar. Glacê duro: Bata as claras com o suco de limão até espumarem. Junte o açúcar aos poucos, mexendo com uma colher de pau. Misture até obter uma massa (essa massa ainda gruda nas mãos). Transfira para uma superfície lisa e sove, acrescentando o açúcar restante aos poucos, até obter uma massa lisa e que não grude nas mãos. Cubra com filme plástico para não ressecar. Montagem Desenforme o bolo maior sobre um prato e cubra-o com uma camada do glacê mole. Coloque o segundo bolo por cima e cubra-o da mesma maneira. Reserve a sobra do glacê. Polvilhe açúcar de confeiteiro sobre uma superfície lisa. Abra uma porção da massa dura com um rolo na espessura de 0,5 cm. Corte pedaços com uma faca e cubra toda a lateral e a superfície do bolo. Com as mãos molhadas com água, alise a cobertura e emende os pedaços de glacê. Reserve a sobra da cobertura. Coloque as sobras de glacê em uma tigela e acrescente 1 clara. Mexa até obter uma mistura homogênea. Finalize a decoração do bolo com o saco de confeitar ou moldando pequenas flores com a mistura. A receita original foi dividida por seis para facilitar o preparo. Se quiser um bolo para o dia-a-dia, esqueça a cobertura. Para congelar, basta embalar em filme plástico. a100333_fal03_rosecu_l.jpg O Bolo de Noiva é uma variação do bolo Inglês, feito com frutas cristalizadas embebidas em vinho do Porto. Se bem embalado e congelado, pode ser conservado por um ano sem perder a maciez!! A tradição manda guardar um pedaço do bolo congelado, para comer exatamente um ano após a cerimônia pra dar sorte. Uma outra tradição é a de dar aos padrinhos uma miniatura do bolo no dia do casamento ou na entrega do convite.

53 Respostas

• Flávia
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que bom que não só vc mas todas as meninas gostaram.. quis muito compartilhar isso com vcs.. pq talvez seja uma duvida que vcs tenham!! De como será o bolo e tal..

• Responder
  • Flávia
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Tomara que eu arrase msm kkk.. todo mundo aqui amouuu..

• Responder
  • Flávia
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

estou maravilhosos mesmo!! Smiley smile

• Responder
  • Flávia
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

já estou decidida Tábata.. quero que seja assim.. pois eu queria um bolo diferente.. pois toda a vez que eu vou nos casamentos é sempre a mesma coisa.. pelo menos na maioria das vezes.. rs.. recheio de coco ou de ameixa.. e eu particularmente não gosto de nenhum dos dois.. e pq eu achei interessante e muito difernete.. pelo menos aqui no rio.. nunca vi nada igual!! Smiley winking tomara que eu consiga fazer meu bolo desse jetinho!!

• Responder
  • Flávia
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

São lindos msm!!! :Smiley heart

• Responder
  • Flávia
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Vc deveria conhecer Mih.. é uma deliciaaaaa

• Responder
  • Flávia
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

eu tb achei lindos Lu!! Nossa se vc experimentasse vc ia amar.. todo mundo gosta rss.. o pessoal lá de casa amou.. aqui do trabalho tb.. e o meu amor tb!!

• Responder
  • Flávia
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

eu tb amei.. achei mega diferente.. espero que eu consiga fazer do jeito que quero!!

• Responder
  • Flávia
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que bom que gostou!! Mas to pensando no gasto que vou ter.. será que aqui vão saber fazer.. pensei em encomendar lá em recife.. mas acho que sai caro!!! Smiley ups

• Responder
  • Flávia
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    • Responder
  • L
    Noiva VIP Julho 2015 Rio de Janeiro
    Luara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Deve ser de encher a boca de agua tambem ne! hahahhaha

nunca tinha visto

• Responder
  • Juliana
    Noiva Master Fevereiro 2014 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Novidade para mim! Adorei a idéia!

• Responder
  • Aline
    Noiva Master Novembro 2013 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nunca tinha ouvido falar, mas esses bolos estão com uma cara linda!

• Responder
  • Tábata
    São Paulo
    Tábata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que coisa linda. Você já decidiu, vai ser assim?

• Responder
  • Tábata
    São Paulo
    Tábata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Realmente são de encher os olhos!

• Responder
  • Michele
    Top das Noivas Dezembro 2014 São Paulo
    Michele ·