Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Bia Gavira
Noiva Ativa Setembro 2015 São Paulo

Cancelamento aluguel vestido de noiva: multa!

Bia Gavira, dia 13 de Janeiro de 2015 às 18:24 Publicado em Fórum Moda nupcial 2 51

Meninas, além de noiva sou advogada, o que me torna neurótica hahaha Por isso, antes de sequer começar a pesquisar vestidos de noiva já fiz busca no Reclame Aqui e no Reclamao das lojas que pretendo visitar (e recomendo a todas que façam o mesmo).

Me deparei com vários relatos de noivas que se frustraram com os ajustes do vestido alugado e na reta final decidiram cancelar o contrato e alugar outro vestido em outra loja.

A maioria se revoltou com o fato de a loja aplicar multa resultando na retenção do valor total pago ou então por devolver apenas parte do valor, e algumas das noivas até entraram na justiça.

Acontece que os juízes têm entendido que por ter havido a confecção personalizada do vestido e o aluguel durante os meses que antecederam o casamento a loja tem direito à retenção de valores, chegando até à metade do que foi pago.

Então sugiro que sejam criteriosas e pesquisem bem as lojas antes de fechar o vestido. Além disso, acho que também é uma boa escolher um vestido que necessite do mínimo de ajustes possível, para evitar grandes alterações no vestido que poderão levar a resultados não tão bons.

Por isso tenham atenção, pois arcar com metade do valor de um vestido que não usarão e ainda ter que pagar pelo aluguel de outro vestido com certeza vai pesar muito no orçamento.

Vejam a notícia abaixo:

TJDFT - Desistência por vestido de noiva gera aplicação de multa

A 3ª Turma Recursal do TJDFT arbitrou multa de 50% do valor do aluguel de vestido de noiva reservado com exclusividade e cuja locação foi cancelada às vésperas do casamento. A decisão foi unânime.

De acordo com os autos, as partes celebraram contrato de confecção e locação de vestido de noiva. Na véspera do casamento, o evento foi cancelado, tendo a contratada se recusado a restituir o valor recebido sob a alegação de que o contrato estabelecia que “em nenhuma hipótese” o preço pago, R$ 3.900,00, seria devolvido.

A ré afirma que a autora alugou o vestido seis meses antes do evento marcado para junho de 2012, mas em maio solicitou prorrogação para novembro, quando então cancelou o casamento e solicitou a devolução. Sustenta que ficou impedida por um ano de alugar o vestido, que fora confeccionado de forma personalizada para a autora. Diante disso, alega que, se o serviço foi prestado conforme ajustado, o pagamento do aluguel é devido.

Ao analisar o feito, a juíza originária reconheceu a abusividade da cláusula que previa a perda total do valor pago pela consumidora, em caso de desistência da locação do vestido, impondo desvantagem excessiva a uma das partes. Diante disso, fixou a multa contratual em 30% do valor da locação, devendo a empresa devolver-lhe o restante.

Em sede revisional, no entanto, a Turma elevou o valor da multa, afirmando que a situação em foco é diferente da dos demais contratos de prestação de serviço celebrados pela noiva, pois nenhum deles foi executado. No presente caso, o atelier confeccionou o vestido e o reservou por meses. Logo, houve a prestação do serviço, motivo pelo qual não se pode perder de perspectiva a razoabilidade e o equilíbrio nas relações negociais.

Assim, tendo em conta o fato de ser a primeira locação e o longo período em que o vestido ficou reservado para a autora, o Colegiado entendeu que se mostra razoável e proporcional o arbitramento da multa pela desistência em metade do valor do aluguel.

Não cabe mais recurso da decisão.

Processo: ****

Fonte: Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios

51 Respostas

Última atividade por Andrea, dia 9 de Novembro de 2023 às 18:39
  • A
    Noiva Novata Dezembro 2023 São Paulo Estado
    Andrea ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, alguém pode me ajudar ?
    Contratei o serviço de primeiro aluguel de um vestido de noiva para minha filha. Ocorre que ela engravidou e fomos avisar e a costureira disse que iria começar o vestido em outubro pq não poderia começar antes por causa da barriga . No final do mês tivemos um stress com ela sobre o tecido do vestido novamente ela remarcou a prova para o dia 16/11
    Agora no dia 06 minha filha ligou pra confirmar a prova e ela disse que não, que só dia 21 pq o novo tecido não chegou. Ela nem sequer cortou o vestido aínda. Liguei e disse que vou cancelar r ela me disse que não devolve o dinheiro e vai me cobrar mais 30% de multa . Isso pode? Alguém já passou por isso?? A noiva advogada poderia me ajudar ?
    • Responder
  • Dayane
    Noiva Novata Novembro 2023 Distrito Federal
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi, resolveram o seu caso? Passo pelo mesmo problema.
    • Responder
  • Ad Lirio
    Noiva Novata Julho 2021 Rio de Janeiro
    Ad Lirio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Meu casamento também foi adiado por por causa da prorrogação do fechamento de casa de festas e o meu vestido não está disponível para próxima data que seria previsto a nova festa também quero cancelar o meu contrato porém não quero pagar nenhum juros ou taxa por não ter sido culpa minha e sim do decreto que adiaram para dia 14 de junho onde o meu casamento ia ser dia 12 de junho de 2021 tem alguma lei que ajuda nessa quebra de contrato sem custo nenhum
    • Responder
  • Sabrina
    Noiva Curiosa Julho 2021 São Paulo
    Sabrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Minha dúvida no caso seria: aluguel um vestido faz 1 mês e alguns dias. Porém mudei de ideia não gostei mais dele. Li no contrato o caso das multas. Será que terei que pagar multa ? Que atitude tomar ?
    • Responder
  • Carolina
    Noiva Novata Maio 2021 Rio de Janeiro
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Boa tarde!

    Alguem me ajuda. Aluguei o vestido de casamento e já paguei o valor total, não era exclusivo, a loja poderia alugar antes do meu casamento. Mas agora infelizmente tive q cancelar meu casamento, que seria dia 01/05/21, mas a loja só quer me devolver 40% do valor total. Isso é certo? Eu posso colocar na justiça? Existe alguma lei que eu posso enviar a eles com meus direitos. Pq eles não perderam dinheiro comigo. Não fiz ajuste nenhum e eles poderia alugar o vestido a qualquer momento antes do meu casamento.

    • Responder
  • Glaucia
    Noiva Novata outubro 2020 São Paulo
    Glaucia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Estou na mesma situação, elas enrolam no prazo pra entrega e gostaria de saber se neste caso não posso pegar de volta o que ja paguei

    • Responder
  • Miryanneh
    Noiva Novata Março 2021 São Paulo
    Miryanneh ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Amiga tambem fiz isso, eu acho que se você não for na loja mais não paga a multa

    • Responder
  • Valeria
    Minas Gerais
    Valeria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No meu caso, aluguei o vestido, em setembro do ano passado....para casamento ser em julho deste ano....porém devido a pandemia; o casamento foi adiado para novembro de 2020....mas agora decidimos, cancelar o casamento.
    A cláusula do contrato diz que eles não devolvem o valor pago e aí da acrescenta 30 % sobre valor do contrato e mais 30% sobre valor devido....
    Já quitei o contrato, pensando que tudo seria perfeito...mas não tínhamos como imaginar tudo isso....Por está cláusula eu não tenho direito de receber nada de volta, afinal paguei todo o valor bem antes do casamento. Para aliviar as dividas em relação ao casamento...o q devo fazer?
    • Responder
  • ROSELI
    Noiva Novata Janeiro 2020 São Paulo
    ROSELI ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gente, eu aluguei e paguei adiantado todos os trajes do casamento, mas não vou casar mais, seria em janeiro próximo...a loja se recusa a devolver o dinheiro, só disse que estava no contrato e pronto...acho isso abusivo, quase três mil, e nem era primeiro aluguel, será que convém entrar na justiça?
    • Responder
  • Camila
    Noiva Ativa Setembro 2022 Minas Gerais
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nesse caso a cláusula é abusiva. Se não for primeiro aluguel a chance de vc reverter o valor é grande.
    • Responder
  • Dayane
    Noiva Novata Dezembro 2019 São Paulo
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Meninas, me ajudem

    eu assinei um contrato na feira de noivas, alocação de vestido.

    era para pagar até dia 08/06, ontem fui lá para escolher o modelo, mas eu não quero permanecer com os serviços deles.. Mesmo eu não pagando nada eles podem me cobrar multa se eu for cancelar?

    • Responder
  • Vitoria
    Noiva Ativa Fevereiro 2022 Paraná
    Vitoria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meninas alguém pode me ajudar ?
    Estive ontem provando meu vestido, me encantei com um maravilhoso. Mas com a emoção, acabei assinando o contrato, e disse para ela que iria ver as formas de pagamento e se iriamos ter condições de pagar, a data ficou pré definida, podendo ter mudanças no dia do meu evento. Estou indo hoje para cancelar o contrato, pois n vou poder pagar nesses três primeiros meses! Eu irei ter que pagar alguma multa por cancelar o vestido? Lembrando que elas não mecharam nele para ser personalizado para mim. Estou preocupada !
    • Responder
  • Cristiane
    Noiva Principiante outubro 2017 São Paulo
    Cristiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oie, boa noite.
    Infelizmente não, fiz um auê na loja, porém alteraram as coisas q me incomodavam e pronto. Casei com ele, já fez 1 ano 😀
    • Responder
  • Luanna
    Noiva Ativa Setembro 2019 São Paulo
    Luanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Conseguiu resolver seu problema Cris? Estou no mesmo caso...
    • Responder
  • Luanna
    Noiva Ativa Setembro 2019 São Paulo
    Luanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sara mais vc teve que pagar alguma multa? Aquela que consta no contrato? Estou na mesma situação...
    • Responder
  • Maria
    Noiva Novata Abril 2019 Minas Gerais
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Dei uma entrada no vestido de noiva, porem a empresa ja me deu muita dor de cabeça, como faço para cancelar o contrato?

    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Novata Março 2019 São Paulo
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mas teve que pagar multa contratual?
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Novata Março 2019 São Paulo
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Estou na mesma situação, você obteve resposta se sim me ajude a resolver o meu também!
    • Responder
  • N
    Noiva Constante Julho 2019 São Paulo
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por isso não mando confeccionar o meu vestido para primeiro aluguel. Se não gostar do resultado dá uma tremenda dor de cabeça, prefiro comprar ou alugar.


    • Responder
  • Saara
    Noiva Principiante Novembro 2018 São Paulo
    Saara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nao ..

    Mas ja cancelei e perdi oque paguei mesmo =(

    Prejuuuu
    • Responder
  • Tamiris
    Noiva Novata Junho 2016 São Paulo
    Tamiris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sara vc conseguiu resposta??
    • Responder
  • Saara
    Noiva Principiante Novembro 2018 São Paulo
    Saara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No meio do nervosismo , preocupação e pressão .. acabei alugando o vestido 1° vez que eu vi .. não passou 10 minutos que sai da loja já me arrependi ... Paguei 300 de sinal ..e fiz o restante em 15 x no desespero ..
    Quero cancelar porém , não queria perder o valor da entrada ..pois quem é noiva sabe o quanto vai fazer falta ..

    Me ajudem meninas.
    • Responder
  • Rejane
    Noiva Ativa Novembro 2018 Minas Gerais
    Rejane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá meninas, assinei o contrato do aluguel do meu vestido hoje. Só que quando eu estava lá no dia que experimentei o vestido com minha mãe, a atendente informou que eu só devolveria o vestido na quarta feira, mas no contrato delas fala que tenho que devolver na segunda feira. No contrato ainda fala que teria que pagar metade do aluguel para tirar as fotos externas de pós casamento, só que isso não foi informado na outra vez que estive na loja pela primeira vez. Eu estava sozinha e questionei estas coisas, só que elas me levaram na conversa e falaram que não tem problema, mas quando mostrei o contrato para minha mãe ela falou que podemos ter problemas sim. O vestido que aluguei não é primeiro aluguel e não é exclusivo pra mim, mas por a loja não ter transparência, já que foi falado uma coisa e no contrato que assinei hoje está outra coisa, vou tentar resolver na segunda feira, já que estou alugando com um ano de antecedência e no momento o vestido não ficou praticamente nenhum dia reservado para mim. Se na segunda elas não alterarem o contrato, vou procurar meus direitos no mesmo dia, no juizado de pequenas causas e no procon também para reforçar. É triste passarmos por isso.


    • Responder
  • Aline
    Noiva Novata Junho 2018 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aluguei o vestido na black tie também . Mas me arrependi muito ! No meu contrato há a porcentagem de retenção sim . Analisa certinho seu contrato ou troca de vestido
    • Responder
  • Kostecki
    Noiva Ativa Novembro 2018 São Paulo
    Kostecki ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nega, ontem nao tinha feito nem 24horas que fechei contrato e liguei querendo cancelar.

    Eles nao revertem nem em credito como roupa de daminha.

    • Responder
  • Erika
    Noivo Curioso Setembro 2017 São Paulo
    Erika ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Boa noite

    Desisti de meu vestido, e estão querendo me cobrar o valor total do mesmo, aconteceu isso com alguém? Teria como recorrer?

    Estou desesperada

    • Responder
  • Rayana
    Noiva Novata Maio 2018 São Paulo
    Rayana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, eu aluguei um vestido com um ano de antecedência, é segundo aluguel e tenho ciência do pagamento da multa, porém a Loja black tie ainda quer que eu reverta em credito na loja o restante do valor, ou seja não querem devolver o restante. O que devo fazer? O contrato embaí consta essa cláusula de retenção do dinheiro, apenas a multa, que eu já sabia. Preciso da ajuda de vocês!
    • Responder
  • Cristiane
    Noiva Principiante outubro 2017 São Paulo
    Cristiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Como resolveu seu problema?
    • Responder
  • Cristiane
    Noiva Principiante outubro 2017 São Paulo
    Cristiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gente aluguei tbm um vestido e não estou nada contente. No caso não é primeiro aluguel e nem personalizado. Fui na loja pra dzr q queria cancelar pq nem tem 7 dias e não tive êxito. O q eu faço? Caso descontente?
    • Responder
  • Maria
    Noiva Novata Junho 2017 São Paulo
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Essa industria do casamento é muito abusivo...Muitas felicidades,amor,cumplicidade e tudo de bom!!!Bjos
    • Responder
  • Thais
    Noiva Novata Setembro 2017 São Paulo
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Caramba! Pois é, acho que vai acontecer o mesmo comigo viu. Deveria por lei ter um prazo de cancelamento, 7 dias como lei do consumidor. Essa multa é super abusiva. E eu que só faz 3 dias e quero cancelar, mas não tem nenhum acordo com a loja. Horrivel! Obrigada pelo retorno. Felicidades para você e boa sorte. Beiijoos

    • Responder
  • Maria
    Noiva Novata Junho 2017 São Paulo
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    OiiiEntão,eu resolvi usar o vestido...acho que já é uma dor de cabeça ver as coisas pro casamento...estou com problema nas alianças( vieram com riscos e mandei polir e mesmo assim vieram com riscos...resumindo, não quero mais dor fe cabeça..vai esse vestido mesmo..Espero que vc resolva o seu problema da melhor maneira
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas