Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Bia Gavira
Noiva Ativa Setembro 2015 São Paulo

Cancelamento aluguel vestido de noiva: multa!

Bia Gavira, dia 13 de Janeiro de 2015 às 18:24

Publicado em Fórum Moda nupcial 51

Meninas, além de noiva sou advogada, o que me torna neurótica hahaha Por isso, antes de sequer começar a pesquisar vestidos de noiva já fiz busca no Reclame Aqui e no Reclamao das lojas que pretendo visitar (e recomendo a todas que façam o mesmo). Me deparei com vários relatos de noivas que se...

Meninas, além de noiva sou advogada, o que me torna neurótica hahaha Por isso, antes de sequer começar a pesquisar vestidos de noiva já fiz busca no Reclame Aqui e no Reclamao das lojas que pretendo visitar (e recomendo a todas que façam o mesmo).

Me deparei com vários relatos de noivas que se frustraram com os ajustes do vestido alugado e na reta final decidiram cancelar o contrato e alugar outro vestido em outra loja.

A maioria se revoltou com o fato de a loja aplicar multa resultando na retenção do valor total pago ou então por devolver apenas parte do valor, e algumas das noivas até entraram na justiça.

Acontece que os juízes têm entendido que por ter havido a confecção personalizada do vestido e o aluguel durante os meses que antecederam o casamento a loja tem direito à retenção de valores, chegando até à metade do que foi pago.

Então sugiro que sejam criteriosas e pesquisem bem as lojas antes de fechar o vestido. Além disso, acho que também é uma boa escolher um vestido que necessite do mínimo de ajustes possível, para evitar grandes alterações no vestido que poderão levar a resultados não tão bons.

Por isso tenham atenção, pois arcar com metade do valor de um vestido que não usarão e ainda ter que pagar pelo aluguel de outro vestido com certeza vai pesar muito no orçamento.

Vejam a notícia abaixo:

TJDFT - Desistência por vestido de noiva gera aplicação de multa

A 3ª Turma Recursal do TJDFT arbitrou multa de 50% do valor do aluguel de vestido de noiva reservado com exclusividade e cuja locação foi cancelada às vésperas do casamento. A decisão foi unânime.

De acordo com os autos, as partes celebraram contrato de confecção e locação de vestido de noiva. Na véspera do casamento, o evento foi cancelado, tendo a contratada se recusado a restituir o valor recebido sob a alegação de que o contrato estabelecia que “em nenhuma hipótese” o preço pago, R$ 3.900,00, seria devolvido.

A ré afirma que a autora alugou o vestido seis meses antes do evento marcado para junho de 2012, mas em maio solicitou prorrogação para novembro, quando então cancelou o casamento e solicitou a devolução. Sustenta que ficou impedida por um ano de alugar o vestido, que fora confeccionado de forma personalizada para a autora. Diante disso, alega que, se o serviço foi prestado conforme ajustado, o pagamento do aluguel é devido.

Ao analisar o feito, a juíza originária reconheceu a abusividade da cláusula que previa a perda total do valor pago pela consumidora, em caso de desistência da locação do vestido, impondo desvantagem excessiva a uma das partes. Diante disso, fixou a multa contratual em 30% do valor da locação, devendo a empresa devolver-lhe o restante.

Em sede revisional, no entanto, a Turma elevou o valor da multa, afirmando que a situação em foco é diferente da dos demais contratos de prestação de serviço celebrados pela noiva, pois nenhum deles foi executado. No presente caso, o atelier confeccionou o vestido e o reservou por meses. Logo, houve a prestação do serviço, motivo pelo qual não se pode perder de perspectiva a razoabilidade e o equilíbrio nas relações negociais.

Assim, tendo em conta o fato de ser a primeira locação e o longo período em que o vestido ficou reservado para a autora, o Colegiado entendeu que se mostra razoável e proporcional o arbitramento da multa pela desistência em metade do valor do aluguel.

Não cabe mais recurso da decisão.

Processo: ****

Fonte: Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios

51 Respostas

• Thais
    Noiva Novata Setembro 2017 São Paulo
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Maria, eu estou com o mesmo problema. Você conseguiu ?

• Responder
  • Laís
    Noiva Novata Março 2018 São Paulo
    Laís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa tarde a todas! Bruna e Izabel, como resolveram o problema de vocês? Vcs pagaram a multa? Estou com o mesmo problema... 😓 Me respondam por favor
    • Responder
  • Maria
    Noiva Novata Junho 2017 São Paulo
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tenho uma dúvida.Assinei o contrato de aluguel de vestido de noiva,mas não fiz ainda nem a primeira prova e gostaria de cancelar o contrato. A loja tem o direito de aplicar multa???Obrigada
    • Responder
  • B
    Noiva Novata Novembro 2016 Rio de Janeiro
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ai gente, to aqui no sufoco.

Aluguei ontem um vestido de noiva e meu casamento será dia 19 de novembro desse ano. Só que aluguei na pressão, já tinha vestido vários vestidos e no ultimo, acabei gostando dele, ( não morri de amores, mas gostei). Aí com a pressão dos vendedores, o desgaste, nervosismo e a proposta final, o vestido de 4.400 foi para 2.500, não resisti e fechei contrato. Só que já hoje, pensando melhor, depois da euforia, quero desistir e no cotrato tem falando que até a primeira prova, em caso de resisão tenho que pagar 50% do valor total do vestido. Isso é abusivo, já que ainda não fizeram nenhum ajuste nele, não tiraram medidas minhas nem nada. Sinceramente não sei o que faço.

• Responder
  • Marcela
    Noiva Ativa outubro 2016 São Paulo
    Marcela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Meu vestido custou 2600,00 fechei em fevereiro ahora já paguei 11500,00, e hj odeio o vestido,no contrato diz que cancelamento é retido 20% e os 80% fico com carta de crédito valido por um ano, não entendi, será que só me dão o valor depois de 1 ano??

vou sexta agora pq daí ja cancelo os cheques restantes, a pior coisa pra mim foi o vestido não gosto de nada e o que achei q gostei hj eu odeio

• Responder
  • I
    Noiva Novata Setembro 2016 São Paulo
    Izabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No meu caso eu entrei na primeira loja gostei do vestido dei um sinal de 100 reais e voltaria na semana seguinte para efetuar a entrega dos cheques. Na semana seguinte antes de entregar os cheques visitei outras lojas e me interessei por outro modelo. Fechei na hora com a outra loja. Voltei na primeira loja e disse que não queira mais o vestido e mesmo tendo apenas 1 semana ela quer me cobrar 40% de multa. O que faço? ??
    • Responder
  • Daniela
    Super Noiva Janeiro 2017 Minas Gerais
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá olha a minha situação eu fechei um dia d noiva só q ainda não efetuei o pagamento só irei ganha o dia d noiva em outro lugar nesse caso tenho q paga multa só pelo fato d contrato tá assinado?
    • Responder
  • Mariana
    Noiva VIP Abril 2016 Minas Gerais
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu desisti de um vestido e paguei multa de 500,00 (isso porque chorei na loja pedindo para abaixar o valor da multa). O vestido ficou reservado pra mim somente por 2 semanas e mesmo assim aplicaram a multa. Smiley cry

• Responder
  • Yara
    Noiva Ativa Janeiro 2017 São Paulo
    Yara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi tem como cancela o vestido alugado antes das 24 horas alugada sem paga multa?
    • Responder
  • D
    Top das Noivas Novembro 2015 São Paulo
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Opaaa... muiiiito bom hein noivinha!!!!

*-*

O meu esta super alugado e não desisto dele por nada desse mundo....rsrsrs....

BjOOz

*-*

• Responder
  • Indaiá
    Noiva Ativa Agosto 2015 São Paulo
    Indaiá ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Temos que estar sempre atentas aos contratos antes de assinar!

• Responder
  • Bia Gavira
    Bia Gavira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é! Eu já comecei a me desesperar 8 meses antes...imagina às vésperas!
    • Responder
  • Bia Gavira
    Bia Gavira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nunca é demais se precaver né.. Medidas simples que podem nos livrar de uma baita dor de cabeça
    • Responder
  • Thais
    Super Noiva Julho 2019 Rio de Janeiro
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito bom esse debate !
    • Responder
  • Thais
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boaa dica noivinha
    • Responder
  • Bianca
    Noiva Master Abril 2016 Rio de Janeiro
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito boa a dica, eu sempre olho tudo no reclame aqui. sou super sismada tbm!

• Responder
  • Isabele
    Top das Noivas Junho 2015 Paraná
    Isabele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Otimooo debate!!

Imagina so que estressante seria ter que cancelar e achar outro an vespera Smiley sad

• Responder
  • Aninha
    Noiva Ativa Novembro 2015 Rio Grande do Norte
    Aninha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótima dica noivinha
    • Responder
  • Geisi
    Noiva Master Junho 2015 Bahia
    Geisi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Otimo debate noivinha, sempre é bom ficar ciente das clausulas do contrato!

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas