Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

anilima
Noiva Curiosa Fevereiro 2020 São Paulo

Cartório - Minha experiência até agora.

anilima, dia 9 de Dezembro de 2019 às 15:24 Publicado em Fórum Antes do casamento 5 37

Olá noivinhos e noivinhas, tudo bem? Smiley heart

Dei entrada nos documentos do casamento essa semana que passou e resolvi registrar aqui tudo que estou fazendo, pois quando comecei a pensar em casamento, não sabia nem onde tinha que ir e o que fazer... Muitas coisas passei a descobrir jogando palavras chaves no Google, ou lendo depoimentos aqui nesse portal. Então acho que toda experiência pode ajudar quem também está atrás de informação.

Hoje vou falar sobre a entrada dos documentos no cartório e mais para frente posso falar sobre a questão da celebrante, buffet e outras coisas que escolhemos.

Primeiramente, acho que a melhor dica é: vá ao cartório do seu bairro para pedir a lista de documentos necessários, descobri que cada cartório tem uma regra especifica e isso não muda necessariamente por cidade.

Eu moro na zona norte de SP, o cartório da rua de cima da minha casa (Vl. Nova Cachoeirinha) pediu apenas RG e Certidão de Nascimento sem atualização, mas em bom estado.

Minha amiga esteticista que mora no Jd. Vista Alegre, também zona norte, precisou pedir uma nova certidão de nascimento do noivo, pois ele não era de SP.

Minha amiga que mora na Brasilândia, também ZN, teve que pedir Certidão de Nascimento atualizada dos dois pois era regra do cartório...

Então, é mais seguro entender como o cartório que você vai casar funciona para ir com mais segurança.

Sobre minha experiencia:

Mesmo meu noivo sendo do RJ, nossos documentos não precisaram de atualização, apenas meu RG, pois ele era de 2006 e minha foto estava desatualizada. Fiz um novo e voltei lá....

Não tive direito a gratuidade pois eu e meu noivo, mesmo ganhando mal, recebemos mais que três salários mínimos, uma das regras desse cartório (já vi gente que teve que conversar com assistente social, gente que preencheu ficha para aprovação... É bem relativo). Então levamos nossas certidões de nascimento, RG, xerox de RG e a quantia de 417,69 reais (valor vigente em 2/12/2019), eles passaram a analisar os documentos na hora e depois chamaram nossas duas testemunhas (não precisam ser as mesmas do dia e podia ser pai e mãe, tem cartório que não aceita parente). Nós assinamos as declarações de recebimento de valor e que somos solteiros para casar...

A moça do Cartório perguntou qual seria nossa data e marcamos para 08/02/20, como éramos os únicos para essa data até o momento, eles definiram para às 9h da manhã (com tolerância de 30m de atraso). Eles também informaram que é proibido jogar arroz perto do cartório e que os convidados precisam estar vestidos decentemente, nada de shorts, camiseta de time e tals...

Como minhas madrinhas e testemunhas não estavam presente, eles me entregaram uma ficha que eu preciso preencher e levar até 10 dias antes do casamento com a xérox do RG de cada uma.

Ao todo gastei uma 1h30 no cartório para dar entrada e sair com a data marcada e espero que meu depoimento ajude vcs também...


37 Respostas

Última atividade por Caroline, dia 10 de Dezembro de 2019 às 15:35
  • Caroline
    Noiva Esperta Janeiro 2022 São Paulo
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada pelas dicas!!

    • Responder
  • Isabela
    Noiva Curiosa Janeiro 2021 São Paulo
    Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito bacana você compartilhassem se US momentos por aqui, assim como eu kkk, muitas pessoas tem a duvida de como iniciar essa fase. Tudo de mais lindo noivinha, e compartilha seus momentos heinnn, bjos
    • Responder
  • Lanalu
    Noiva VIP Maio 2021 Rio Grande do Sul
    Lanalu ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito boas as tuas dicas. tudo anotadinho

    • Responder
  • A
    São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, essa troca de experiência é super rica! Smiley heart

    • Responder
  • anilima
    Noiva Curiosa Fevereiro 2020 São Paulo
    anilima ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito obrigada, Aline!


    A melhor coisa que eu fiz foi ter ido ao cartório em que vou casar e toda vez que alguém me pergunta, eu aviso que é o mais seguro, mas eu adoro ler o feedback das pessoas e acho que é bom para nos prepararmos para qualquer coisa que possa acontecer, né?


    Bjs!!

    • Responder
  • anilima
    Noiva Curiosa Fevereiro 2020 São Paulo
    anilima ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Depois que comecei a ver as coisas para o casório, comecei a ver como a burocracia prejudica as coisas... Aqui é no máximo 90 e no mínimo 30 para dar entrada no cartório... Eu acho 30 dias tão arriscado, pq e se a pessoa tem um sonho de casar numa data especifica e não tem vaga? Sei lá, acho que poderiam facilitar nossa vida, né?


    Mas vai dar tudo certo Smiley heart eheheheh

    • Responder
  • anilima
    Noiva Curiosa Fevereiro 2020 São Paulo
    anilima ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Consegui sim!!


    Estava morrendo de medo, pois como tive que esperar o 13º para dar entrada e tive que refazer o meu RG, achei que nao ia ter... Mas tinha para fevereiro e janeiro também... Teve gente que me disse que não conseguia escolher a data, tinha que falar o mês e eles definiam... Fiquei feliz em poder escolher o dia e ser de manhã, vai dar tempo de fazer as coisas para noite. Smiley laugh

    • Responder
  • A
    São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Perfeito o seu debate, noivinha! Smiley ring

    Reforçando o que você já disse: ainda que as regras sejam parecidas, toda informação oficial deve ser passada diretamente pelo cartório onde os noivos escolheram se casar. Isso porque podem existir pequenas variações de um lugar para o outro.

    Continue escrevendo pra gente e muito obrigada por esse texto.

    Um beijo! Smiley heart

    • Responder
  • Dayenny Messias
    Noiva Curiosa Dezembro 2020 São Paulo
    Dayenny Messias ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada por compartilhar sua experiência!


    Aqui na minha cidade só dá pra marcar com um mês de antecedência kkk
    • Responder
  • Michele
    Top das Noivas Dezembro 2014 São Paulo
    Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa! Você conseguiu vaga pra fevereiro? Onde eu casei eles só marcam com um mês de antecedência. E aqui é por ordem de chegada. Cheguei tarde e fiquei um tempão na fila rs
    • Responder
  • Marislaine
    Noiva Constante Julho 2020 Minas Gerais
    Marislaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Se deus quiser vai dar sim muito obrigada

    • Responder
  • Fernanda Nogueira
    Noiva Master Agosto 2019 Espírito Santo
    Fernanda Nogueira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    A tal da ansiedade é um problema... rsrs

    Agora a ficha vai começar a cair, então mantenha o controle e confie que vai dar tudo certo.

    • Responder
  • anilima
    Noiva Curiosa Fevereiro 2020 São Paulo
    anilima ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah entendi!


    Deve chegar a tempo sim! Eu ouvi a moça falando que no cartório em que a pessoa nasceu era 5 dias e solicitando de outras cidades era de 30 a 45 dias... Mas vai dar certo ❤️
    • Responder
  • anilima
    Noiva Curiosa Fevereiro 2020 São Paulo
    anilima ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah tá kkkkk! É isso mesmo, o máximo de tempo antes é de 90 dias e o mínimo é de 30 dias... Pelo menos no cartório que fiz
    • Responder
  • Marislaine
    Noiva Constante Julho 2020 Minas Gerais
    Marislaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    JA SIM .MAS N FOI NO DE ONDE FUI REGISTRADA POIS ERA EM OUTRA CIDADE AI DO CARTORIO DAQUI FIZ O PEDIDO PARA ELES ENVIAREM PARA CA MAS ACHO QUE NO FINAL DO MES CHEGA N SEI SE E CERTEZA

    • Responder
  • Rebeca
    Noiva Master outubro 2021 São Paulo
    Rebeca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Digo sobre dar entrada no cartório, me falaram 3 meses, por isso vou em janeiro!
    • Responder
  • anilima
    Noiva Curiosa Fevereiro 2020 São Paulo
    anilima ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vdd, mas sempre tem uma parte né? O restante tá sendo super de boas
    • Responder
  • anilima
    Noiva Curiosa Fevereiro 2020 São Paulo
    anilima ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu vi tudo antes do cartório HAHAHAHA...
    • Responder
  • anilima
    Noiva Curiosa Fevereiro 2020 São Paulo
    anilima ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Você já foi solicitar uma nova? Disseram que é rápido e fica pronto em 5 dias se for no mesmo cartório que vc foi registrada
    • Responder
  • Marislaine
    Noiva Constante Julho 2020 Minas Gerais
    Marislaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    DESDE DE SEMANA PASSADA ESTAMOS TENTANDO MARCAR NA MAS POR CAUSA DA MINHA CERTIDAO DE NASCIMENTO NAO CONSEGUIMOS

    • Responder
  • Rebeca
    Noiva Master outubro 2021 São Paulo
    Rebeca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pois é, vendo você acho que estou é adiantada kkkk

    • Responder
  • Thaís Santos
    Noiva Master Março 2021 Rio de Janeiro
    Thaís Santos ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parabéns pelo debate!
    Com certeza vai ajudar outras noivinhas!
    • Responder
  • Liliane
    Top das Noivas Novembro 2018 Ceará
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Isso aí. Ótimo debate 👏
    • Responder
  • Jamily
    Top das Noivas Novembro 2019 Ceará
    Jamily ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Essa parte de cartório é chatinha, mas estou feliz que tudo deu certo!

    • Responder
  • anilima
    Noiva Curiosa Fevereiro 2020 São Paulo
    anilima ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nossa que caro!! Aqui para o juiz ir até o local dava 1.400,00... Mas pelo menos deu tudo certo Smiley smile

    • Responder
  • Carol
    Noiva VIP Janeiro 2020 Rio de Janeiro
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É só o valor do cartório. E olha que foi um dos mais baratos que achamos pelas redondezas do bairro do meu noivo.

    Pelo meu bairro está em torno de R$1304,00.

    As testemunhas tinham que ir porque tinham que assinar os documentos e tal.

    • Responder
  • anilima
    Noiva Curiosa Fevereiro 2020 São Paulo
    anilima ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada!!!


    A gente foi pro cartório esperando que tivesse alguma coisa errada, mas deu tudo certo... A ansiedade faz a gente ficar achando problema em tudo HSUAHSUAHSU

    • Responder
  • anilima
    Noiva Curiosa Fevereiro 2020 São Paulo
    anilima ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada!


    Espero que outras pessoas também relatem os tramites para ajudar as outras, muitas coisas ficam sem explicação as vezes, né? É bom ver como foi as outras experiencias Smiley smile

    • Responder
  • anilima
    Noiva Curiosa Fevereiro 2020 São Paulo
    anilima ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom que ajudou!


    Espero que o seu não tenha burocracia e que seja fácil escolher a data Smiley heart


    Bjs

    • Responder
  • anilima
    Noiva Curiosa Fevereiro 2020 São Paulo
    anilima ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Também achei ele menos burocrático... Aliás, eu acho a burocracia para casamento uma coisa extremamente desnecessária... Algumas coisas eu até concordo, mas tem umas que eu acho que é só pra atrasar a vida das pessoas Smiley sad

    • Responder
  • anilima
    Noiva Curiosa Fevereiro 2020 São Paulo
    anilima ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Mas esse valor é no cartório ou pro juiz ir para a igreja ou local da cerimonia? Que caro gente hehehehe...


    O nosso fomos com outras testemunhas e as do dia só vou levar a documentação... Acho que deveria ter uma regulamentação para isso, sabe? Pq é muita vezes é confuso o que temos que fazer e tals.



    • Responder
  • Carol
    Noiva VIP Janeiro 2020 Rio de Janeiro
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Gente que barato!!

    Pela regra é casar no bairro de um dos noivos.

    O nosso ficou em R$ 785,00. E não saímos com data marcada.. Apenas falamos que queríamos para a semana do casamento.

    No cartório que escolhemos já tinha que ir com testemunhas.

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas