Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

anilima
Noiva Curiosa Fevereiro 2020 São Paulo

Cartório - Minha experiência até agora.

anilima, dia 9 de Dezembro de 2019 às 15:24

Publicado em Fórum Antes do casamento 37

Olá noivinhos e noivinhas, tudo bem? Dei entrada nos documentos do casamento essa semana que passou e resolvi registrar aqui tudo que estou fazendo, pois quando comecei a pensar em casamento, não sabia nem onde tinha que ir e o que fazer... Muitas coisas passei a descobrir jogando palavras...

Olá noivinhos e noivinhas, tudo bem? Smiley heart

Dei entrada nos documentos do casamento essa semana que passou e resolvi registrar aqui tudo que estou fazendo, pois quando comecei a pensar em casamento, não sabia nem onde tinha que ir e o que fazer... Muitas coisas passei a descobrir jogando palavras chaves no Google, ou lendo depoimentos aqui nesse portal. Então acho que toda experiência pode ajudar quem também está atrás de informação.

Hoje vou falar sobre a entrada dos documentos no cartório e mais para frente posso falar sobre a questão da celebrante, buffet e outras coisas que escolhemos.

Primeiramente, acho que a melhor dica é: vá ao cartório do seu bairro para pedir a lista de documentos necessários, descobri que cada cartório tem uma regra especifica e isso não muda necessariamente por cidade.

Eu moro na zona norte de SP, o cartório da rua de cima da minha casa (Vl. Nova Cachoeirinha) pediu apenas RG e Certidão de Nascimento sem atualização, mas em bom estado.

Minha amiga esteticista que mora no Jd. Vista Alegre, também zona norte, precisou pedir uma nova certidão de nascimento do noivo, pois ele não era de SP.

Minha amiga que mora na Brasilândia, também ZN, teve que pedir Certidão de Nascimento atualizada dos dois pois era regra do cartório...

Então, é mais seguro entender como o cartório que você vai casar funciona para ir com mais segurança.

Sobre minha experiencia:

Mesmo meu noivo sendo do RJ, nossos documentos não precisaram de atualização, apenas meu RG, pois ele era de 2006 e minha foto estava desatualizada. Fiz um novo e voltei lá....

Não tive direito a gratuidade pois eu e meu noivo, mesmo ganhando mal, recebemos mais que três salários mínimos, uma das regras desse cartório (já vi gente que teve que conversar com assistente social, gente que preencheu ficha para aprovação... É bem relativo). Então levamos nossas certidões de nascimento, RG, xerox de RG e a quantia de 417,69 reais (valor vigente em 2/12/2019), eles passaram a analisar os documentos na hora e depois chamaram nossas duas testemunhas (não precisam ser as mesmas do dia e podia ser pai e mãe, tem cartório que não aceita parente). Nós assinamos as declarações de recebimento de valor e que somos solteiros para casar...

A moça do Cartório perguntou qual seria nossa data e marcamos para 08/02/20, como éramos os únicos para essa data até o momento, eles definiram para às 9h da manhã (com tolerância de 30m de atraso). Eles também informaram que é proibido jogar arroz perto do cartório e que os convidados precisam estar vestidos decentemente, nada de shorts, camiseta de time e tals...

Como minhas madrinhas e testemunhas não estavam presente, eles me entregaram uma ficha que eu preciso preencher e levar até 10 dias antes do casamento com a xérox do RG de cada uma.

Ao todo gastei uma 1h30 no cartório para dar entrada e sair com a data marcada e espero que meu depoimento ajude vcs também...


37 Respostas

  • Viviane
    Noiva Master Dezembro 2021 São Paulo
    Viviane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Concordo com você, a melhor opção realmente é sempre se informar no cartório que irá casar.

    Seu cartório pareceu bem menos burocrático do que muitos que já vi por aqui.

    • Responder
  • Rebeca
    Noiva Master outubro 2021 São Paulo
    Rebeca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito legal seu debate, nós daremos entrada mês que vem (3 meses antes do casório) e realmente cada cartório é diferente do outro! Já ajudou sua explicação!
    • Responder
  • Bárbara
    Top das Noivas Junho 2020 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito bom saber, mas melhor cada um se informar pois pode mudar de cartorio para cartorio.

    • Responder
  • Fernanda Nogueira
    Noiva Master Agosto 2019 Espírito Santo
    Fernanda Nogueira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que bom que tudo deu certo, noivinha.

    Realmente a melhor opção pra tirar as dúvidas é ir no cartório.

    • Responder
  • N
    Top das Noivas outubro 2020 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Maravilhoso esse debate!
    Vai ajudar mtas noivinhas!! Parabéns!!
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas