Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

C
Noiva Ativa Janeiro 2024 Pernambuco

Casa: comprar ou alugar?

Clarissa, dia 26 de Fevereiro de 2018 às 08:33 Publicado em Fórum Vida de casal 0 55
Olá noivinhas!

Queria saber de vocês se vocês vão comprar ou alugar casa para morar juntos. Se vão comprar como foi o preparativo, a economia?

Não temos dinheiro nenhum hoje e vamos começar a trabalhar agora, juntar um dinheiro para o casamento e para a casa, é muito provavel que nós consigamos apenas para aluguel apesar de, obviamente, preferir comprar.

Como é, foi ou vai ser com vocês?

55 Respostas

Última atividade por Marcela, dia 25 de Abril de 2018 às 08:02
  • Marcela
    Noiva Esperta Setembro 2019 Paraná
    Marcela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha compramos a casa fará 3 anos e vamos casar ano que vem, a economia era simples o salário dele era para as contas e o meu para o casamento, mais ou menos como segue hoje para o casamento. O nosso é minha casa minha vida, foi um pouco difícil mais graças a Deus deu tudo certo.

Meu conselho é que não faça nada as pressas, e no meu caso acho melhor comprar a casa ou dar pelo menos uma entrada depois casar.

• Responder
  • M
    Super Noiva Setembro 2019 Rio de Janeiro
    Mayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Vocês podem alugar os imóveis e locar um próximo dos seus pais. É importante ajudar, e é necessário,mas manter a relação do casal privativa também. Pense nisso,bjs

• Responder
  • M
    Super Noiva Setembro 2019 Rio de Janeiro
    Mayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Meu conselho é: não façam nada às pressas para não se arrependerem. Aluguem, e pesquisem com calma onde e como, quando comprar. Você pode encontrar diversas ofertas , e afinal, não precisam ficar muito tempo no aluguel também. Bjs

• Responder
  • M
    Noiva Esperta Maio 2019 Rio de Janeiro
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós compramos, demos uma entrada e financiamos o resto. Vimos uma casa que coube no nosso orçamento e que não ficasse pesado as mensalidades!
    • Responder
  • Luanna
    Noiva Constante Abril 2018 Rio de Janeiro
    Luanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Vou casar agora dia 28 e a gente compro. So que ai a construtora vendeu nosso apartamento duas vezes (a gente compro financiado e um cara depois compro a vista) como ele compro depois e a vista entregaram nossa chave pra ele Smiley cry e agora estamos brigando na justiça. Então como o casamento ja ta em cima, decidimos fazer uma casa em cima da minha sogra - entrada independente e minha sogra nunca sobe ( já é difícil dela ir no quarto do meu noivo que fica na mesma casa)

Nossa casa esta quase pronta...

• Responder
  • N
    Noiva Ativa Abril 2022 São Paulo
    Nayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nós dois somos estagiários, vamos economizar até o fim do contrato que será junto com o final da faculdade e com isso ficará mais "facil" de conseguir um CLT para que possamos morar juntos... Queríamos comprar, com certeza, mas quero comprar na planta e ele tem receio.

Ficaremos nos aluguel por enquanto.

• Responder
  • T
    Noiva Constante Novembro 2019 Alagoas
    Thacianne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Antes de conhecer meu noivo, eu havia comprando um apartamento e ele, uma casa. Porém, não pretendemos morar em nenhum desses dois imóveis; pois preciso morar perto dos meus pais para ajudar minha mãe a cuidar do meu pai, que é uma pessoa doente. Então, ou vamos morar com no apartamento dos meus pais ou em um apartamento alugado próximo a eles.

• Responder
  • Caroline
    Noiva VIP Agosto 2018 Rio Grande do Sul
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Prefiro sempre comprar, mas você precisará organizar tuas finanças e ver se cabe no bolso de vocês.

• Responder
  • D
    Noiva Master Fevereiro 2019 Minas Gerais
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu prefiro comprar, por mais que seja um financiamento longo um dia o imóvel sera seu, o aluguel o imóvel nunca será seu. eu tive que desembolsar inicialmente R$ 40.000, R$ 30.000 entrada pra Caixa Econômica e 10.000 com documentação. Mas esse valores variam de acordo com o valor do imóvel, o meu por exemplo foi 150 mil.

• Responder
  • Gabriele
    Noiva Ativa outubro 2020 Rio Grande do Norte
    Gabriele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meninas esse forum ta me ajudado muitoooo sou nova aqui e ja estou me sentindo em casa
    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A habilidade de guardar dinheiro está muito mais ligada à disciplina e controle de gastos do que à renda total. Quem não tem controle pode ganhar o dobro do que eu ganho e não ter condições de juntar nem metade do que eu junto por mês.
    • Responder
  • Ingrid
    Noiva Constante Julho 2018 Minas Gerais
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olha fizemos as contar e vi que sairia mais em conta alugar e ir juntando dinheiro pra poder comprar um futuramente, estamos na mesma situação que você! Vimos que comprar agora vai ser mto mais caro pra gente, além de ficarmos sem nenhum dinheiro!

• Responder
  • Letícia
    Noiva Ativa Julho 2019 Maranhão
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois é, é tudo muito relativo e vai de cada um, e tem regiões que aluguel é bem alto, tava vendo o seu, super barato para uma casa de 8 cômodos, aqui na minha cidade uma assim não sai por menos de 1.500,oo reais . Mas você ta dando um banho de organização, ta de parabéns! bjs

• Responder
  • Carolina
    Top das Noivas outubro 2017 Minas Gerais
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu sei que o que pesa é mais na parte da organização porque pouco dinheiro não é desculpa. Eu ganho meio salário um pouco mais de 400 reais e meu marido um salário e meio, nossa renda, em vista da realidade do Brasil é baixíssima mas a nossa organização financeira faz toda a diferença, a gente controla as finanças com planilhas, tudo que gastamos é anotado até as coisas mais "bobas" e isso fez toda a diferença nas nossas vidas, economizamos bastantes com as coisas de casa mas sem perder os prazeres da vida, não deixamos de fazer nada do que gostamos, sempre que dá a gente viaja, passeia ou compra algo que queremos muito só que tudo é muito planejado antes. Mesmo ganhando pouco o aluguel mais barato nos ajudou a sobrar um dinheiro e com isso a gente investe, mesmo que pouco, mas já dá grandes resultados e daqui 2o anos vamos colher os frutos mas pra não ficar tão massante a gente faz metas pequenas de curto prazo porque ninguém é de ferro.. eu só compraria uma casa se tivesse mais de 50% para pagar a vista como você disse pois ainda compensaria mas a maioria dos brasileiros financia 95% da dívida aí é pesado demais né.. mas é isso aí, como já tinha falado, só nos sabemos o que é melhor pra nós mesmos e super respeito as opiniões adversas!!
    Um beijão noivinha Smiley winking

• Responder
  • Letícia
    Noiva Ativa Julho 2019 Maranhão
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Para quem é super organizado e tem uma renda alta essa sua ideia é ótima, porém no decorrer dos anos, até mesmo no dia a dia com as despesas é bem complicado guardar dinheiro durante alguns anos para comprar um imóvel a vista, até porque sabemos que no Brasil um imóvel é muito caro. Então acredito que tendo uma boa entrada um financiamento é ainda a melhor opção sim!

• Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Verdade Gabi, a gente já nasce ouvindo que o certo é financiar uma casa porque é sua e aluguel é dinheiro jogado fora, mas quando a gente pega pra analisar vê que não assim não.. Sai muito mais barato pagar um aluguel razoável e aplicar dinheiro em um investimento e esperar o dinheiro crescer e depois de alguns anos comprar uma casa a vista sem juros mas o povo brasileiro não entende isso, quando vou explicar a minha opinião eu quase que apanho porque me falam que tô errada kkkkk

• Responder
  • Juliana
    Super Noiva Maio 2019 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu estou construindo...financiei o terreno e a construção pela Caixa. Para mim, foi a melhor coisa que fiz, porque aqui o aluguel está muito caro, e por mais que seja 30anos para pagar, é minha casa, meu cantinho,posso fazer o que quiser no meu terreno, diferente de alugar uma casa, onde a qualquer momento pode não renovar mais o contrato de aluguel, não pode mudar quase nada na casa e o valor no início será o mesmo se fosse pagar aluguel,porém são parcelas que vão amortizando, diminuindo aos poucos o valor, e com o passar dos anos, será uma prestação super baixa...e pretendo, assim que for ajuntando dinheiro, ir quitando aos poucos.
    Não está sendo fácil, confesso que é uma dor de cabeça construir pela Caixa,mas cada dia que passo na obra e vejo um tijolinho a mais, é uma alegria imensa que supera essa dor de cabeça.
    Mas se não tivesse dado certo de financiar, eu tb iria sim pagar aluguel, tentar guardar o máximo que podia para futuramente comprar uma casa.

• Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Carol, eu vi também depois que comecei a olhar sobre financiamento. É um trem que tá enraizado na nossa mente: "tem que comprar casa própria" "aluguel é dinheiro jogado fora". Caramba, basta uma matemática básica pra se ver que não é exatamente assim.

• Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Fico muito feliz que tenha pessoas que concordem com a minha opinião, geralmente o povo cai matando com as críticas sobre esse meu conceito rsrs

• Responder
  • Girlaine
    Noiva Constante Abril 2019 São Paulo
    Girlaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

PARABÉNS ... disse TUDO ... concordo com tudo oque disse, e é isso que também vou fazer !!!

• Responder
  • Girlaine
    Noiva Constante Abril 2019 São Paulo
    Girlaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Essa dica valeu pra mim também ... Obrigada ^^

• Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nós fizemos as contas e vimos que pra nós sairia muito mais barato pagar aluguel e juntar dinheiro do que comprar casa agora. Mas escutamos até hoje (5 meses casados) muitas criticas porque as pessoas não entendem certas coisas..

Está cristalizado nos brasileiros que o certo sempre será ter uma casa própria e a melhor forma (a mais fácil) é de se financiar pela Caixa mas eu não acho certo e nem quero ficar pagando uma dívida por 20,30 anos pois tudo que eu parcelo sinto que não é meu e de fato não é, porque se não pagarmos o banco toma da gente!

Nós encontramos uma casa maravilhosa, de 8 cômodos gigantes, eu que a vida toda morei em casa própria mas beeeeem pequena, e era meu sonho morar numa bem grande, e até hoje fico deslumbrada com o nosso lar rsrs

Nós pagamos 500 reais por essa casa que era como dos meus sonhos e uma casa dessa financiada pela Caixa ficaria em torno de 80o mil reais parcelado Smiley surprise (nós fizemos a simulação), pra nós impossível né.. já a casa pequena que eu morava com minha família de apenas 4 cômodos pequenos ficou em 200 mil (olha que absurdo!)

Então a gente fez as contas e vimos que é melhor pagar esse aluguel que é barato e temos muito conforto e juntarmos um dinheiro por 15 anos e comprar a vista uma casa do jeito que a gente quer bem mais barato por ser a vista, mas claro que essa ideia pode mudar, na realidade a gente nem acha que compensa muito comprar uma casa não viu, esse é um investimento em termos financeiros bem ruim.. estamos entrando no mundo dos investimentos conservadores, estou amando, é algo que nunca pensei que ia fazer, pois achava que era coisa de gente rica mas não é, os pobres também podem rsrs mas é claro que se deve tomar aquele cuidado né..

AII MEU DEUS EU FIZ UM TEXTÃO, ME PERDOA TA KKK

Mas a conclusão é que a gente tem que fazer o que acha certo pra si, eu nunca achei boa essa ideia de financiar uma casa pra mim porque tenho pavor de dívidas mas se fosse ouvir minha família e amigos eu tava ferrada, de qualquer jeito, independente de nossas decisões, sempre seremos criticados, então faça o que você e seu futuro marido acham melhor pra vocês e sejam felizes!!! Smiley heart

• Responder
  • J
    Noiva Esperta Dezembro 2017 São Paulo
    Jéss ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nós alugamos um apartamento, em um bairro nobre de São Paulo, o mesmo onde meu esposo trabalhava...

Preferimos alugar, pois no meio desse ano vamos ir morar fora do país, então teremos muito custo... E como não pretendíamos morar aqui (no Brasil) e nem pretendemos voltar, achamos mais fácil alugar pra não ficarmos presos a nada.

• Responder
  • Andreza
    Noiva Esperta Abril 2020 São Paulo
    Andreza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nós construímos, foram 3 anos nessa luta, agora finalmente está acabando nossas contas da casa e vamos começar a fechar as coisas do casamento. No nosso caso foi impossível fazer os dois juntos, mais tem muita gente que consegue.

• Responder
  • Caroline
    Noiva Ativa Novembro 2025 São Paulo
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bom, tenho um pensamento em ralação a financiar, enfim...

Resolvemos ir pro aluguel, primeiro pelas condições financeiras, e segundo pelo nosso pensamento. Resolvemos casar, e viver a vida juntos, e fazendo oque mais amamos Viajar. Como sempre digo, 'bens conquistamos com o tempo'!

Faça aquilo que realmente você e seu noivo concorde juntos! Isso foi imprescindível entre eu e o meu noivo.

• Responder
  • Paula
    Noiva Esperta outubro 2018 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Compramos na planta. Demora um tempo, mas foi bom porque fomos pagando aos poucos, não tínhamos uma entrada muito grande, então fomos pagando até o momento em que o apartamento ficou pronto. Depois de pronto, conciliamos os móveis com os preparativos pro casamento.

• Responder
  • Ana
    Noiva Ativa Maio 2018 São Paulo
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Construimos rs

• Responder
  • Moema
    Noiva VIP outubro 2018 Rio Grande do Norte
    Moema ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Iremos comprar (financiado)... mas vai da realidade de cada um
    • Responder
  • Ana
    Noiva Principiante Junho 2019 Pará
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós vamos construir!! Ganhamos dois lotes. Um de minha mãe e outro do pai dele. Vamos vender um e construir no outro. Por aqui é mais em conta assim...
    • Responder
  • C
    Noiva Ativa Janeiro 2024 Pernambuco
    Clarissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ajudou muito. Muitíssimo obrigada.
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva VIP Agosto 2018 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha eu já tenho meu apartamento...então iremos morar nele para depois comprarmos um maior ou uma casa.
    Se não tivesse esse iria comprar algo antes...terreno ou apartamento....porque seria muito difícil pagar aluguel e pagar um financiamento.
    • Responder
  • Rosiane
    Noiva Novata Maio 2025 Rio de Janeiro
    Rosiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vamos lá! Se for alugar casa, dependendo do aluguel, você consegue pagar as parcelas de um imóvel, porém, óbvio que aumentará o número de anos. Estava pensando em comprar um apartamento, por ser mais barato, mas é mero engano! Apartamento você tem que pagar condomínio é taxa condominial, se não pagar pode perder o imóvel e dependendo do valor do condomínio, pode ser quitado mais uma parcela da casa. Pesquisa bastante e aproveite a crise econômica para comprar imóveis, há vários com preços quase que reduzidos a metade!
    Tente comprar diretamente com o proprietário que saí mais barato, no entanto, você deve retirar no cartório todas as certidões necessárias (a melhor opção é levar a um advogado) que vai lhe cobrar bem mais barato que o corretor de imóveis, para avaliar se a casa não tem restrição judicial, dívidas e se o contrato está correto.
    Ainda há opções de parcelamento/financiamento com bancos privados e tem TB com a caixa econômica federal.

Bom , espero te ajudado de alguma forma. 😘
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas