Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Larissa
Noiva Ativa outubro 2020 Bahia

Casa financiada ou aluguel

Larissa, dia 28 de Abril de 2020 às 01:47 Publicado em Fórum Antes do casamento 9 75
Olá, meninas! Estou vivendo um dilema com meu noivo. Sempre pensamos em lutar pra financiar uma casa antes de casar, mas percebemos que só podemos fazer isso com uma casa na planta e demora um tempinho, assim teremos que postergar o casamento para 2022. Além disso, nossa maior dificuldade é lidar com todos os trâmites financeiros e ainda casar, ainda que com minimalismo. Tendo em vista tais dificuldades, começamos a pensar no aluguel como possibilidade, pesquisamos e vimos que financeiramente é mais vantajoso. No entanto, apesar de uma casa financiada ser muito onerosa, a família tende a enxergar como um progresso, mas estamos tentando decidir alugar e juntar dinheiro para comprar um terreno e construir, sei que não é fácil. Gostaria de saber o ponto de vista de vocês sobre o tema. Beijos!

75 Respostas

Última atividade por Larissa, dia 4 de Maio de 2020 às 15:43
  • Larissa
    Noiva Ativa outubro 2020 Bahia
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada pela indicação!
    • Responder
  • Thassya
    Noiva Ativa Dezembro 2021 Minas Gerais
    Thassya ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aluguel! Se você não tem dinheiro pra comprar um apto alugue e junte... Ao entrar num financiamento você vai pagar muito mais do que pagaria a vista e seu dinheiro não vai estar trabalhando pra você...
    Procure no YouTube Videos sobre isso... Vários canais explicam muito bem
    • Responder
  • J
    Noiva Esperta Setembro 2021 São Paulo
    Jaqueline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bom, vamos lá ! Sempre achei aluguel um dinheiro perdido, você não retorno e vantagem nenhuma sobre ele !

    O financiamento por mais que você faça em diversas parcelas é seu, além de que depois você pode ir juntando dinheiro, antecipando as parcelas ou pegar o FGTS e ir antecipando também. Eu fui adepta a construção, porque gostaria de fazer algo do meu jeito mesmo, mas te digo já que não é facil e vocês precisam ter muito foco se não não sai. Eu e o meu noivo optamos em fazer uma casa grande para não mexer depois, e a consequência disso foi esperar mais para casar, estamos juntos a 7 anos e vamos casar esse ano, mas graças a Deus não temos nenhuma dívida com a nossa casa, está tudo pago e é nossa.

    Boa sorte na decisão Smiley smile

    • Responder
  • Lorrayne
    Noiva Ativa Novembro 2020 Minas Gerais
    Lorrayne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom, com o dinheiro que pagaria no aluguel que no caso aqui onde moro gira em torno de 600 a 900 reais (casas simples) vc pode pagar o financiamento minha casa minha vida, são apartamentos lindos na vdd e juntar dinheiro pra comprar o lote e construir sua casa, quando for o tempo certo vc pode vender p AP e passar o financiamento pra frente ja que os juros lá na frente estarão mais baixo e o tempo tbm bem menor... Vc não perderia o dinheiro mas é apenas um palpite vc e seu noivo devem conversar e decidir o que é melhor pra vcs! Deus abençoe rs vcs vão conseguir ❤🙏
    • Responder
  • Karina
    Noiva Esperta Maio 2021 São Paulo
    Karina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Larissa acredito que seja algo muito pessoal e não existe uma regra.

    Mas por experiência, eu sempre quis casa própria, e não cogitava aluguel jamais.

    Ano passado fomos comprar um apartamento, e para se adequar ao nosso orçamento escolhemos apartamento em obras, mesmo porque não tínhamos urgência pois ficaria pronto próximo ao casamento e não queríamos ficar pagando condomínio.

    Até ai tudo ótimo.

    Porém quando finalizamos todo processo, saque de FGTS, pagamento de entrada, a grande surpresa, o apartamento estaria quase 500 mil a mais do que o que pagaríamos em um pronto e financiado. Mas para os prontos nos faltava a entrada.

    Desistimos de tudo, conseguimos reembolso do FGTS e optamos em aluguel.

    Pois pelo menos poderíamos nos casar e depois pensamos sobre como sair do aluguel.

    Porque pagar quase 2 apartamentos apenas pelo juros da taxa de obras, não acredito que compensa.

    No final quando você for vender não conseguirá nem metade do que investiu e achamos que não valeria a pena. (logico que nada financiado tem muito lucro, mas em obras o juros é muito abusivo).

    Então pensa certinho, veja seus orçamentos.

    Nós optamos em agora investir no casamento pois acredito que é um momento único e pra mim fazer uma festa depois perderia o sentido, queria a festa agora.

    Mas não existe uma regra, existe o melhor pra cada um.


    • Responder
  • Kelly
    Super Noiva Janeiro 2021 São Paulo
    Kelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    E a gente vai fazer festa como queríamos (com reduções de custo na quantidade de pessoas da lista) e ainda ter uma lua de mel. Mas isso não foi de um dia para outro, desde 2017 estamos esperando! Poucos hoje em dia esperam, mas te garanto que quem espera sempre alcança!
    • Responder
  • Kelly
    Super Noiva Janeiro 2021 São Paulo
    Kelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tudo é questão de enxergar a sua realidade noivinha! Por aqui a gente decidiu financiar na planta pois nossa situação era exatamente como a sua! Financiamos em 2017 e já pegamos as chaves esse mês! Casamos em setembro (se Deus quiser 🙌🏼) Apesar de ter sido duro, tanto financeiramente quanto na espera, hoje olho pra tudo e não me arrependo! Alugar e guardar dinheiro não é fácil, mas não é impossível! Eu e o noivo moramos de aluguel a vida inteira, então pra nós foi uma vitória muito grande ter conquistado nosso imóvel próprio antes de casar! Pense com carinho na sua história de vida, sua realidade e no longo prazo! Sair do aluguel não é simples e poucos conseguem a curto prazo! Boa sorte ❤️
    • Responder
  • Fernanda
    Super Noiva outubro 2020 Rio Grande do Sul
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Meu noivo e eu passamos por isso também. Quase fechamos a compra de um apartamento financiado, mas vimos que ficaria apertado demais naquele momento, tendo que pagar as coisas da festa e toda a documentação do apartamento. Decidimos então ir para o aluguel somente pelo tempo em que nos organizamos para comprar a casa, porque depois que passar a festa, a gente consegue respirar melhor. Nós temos o desejo de ter o espaço próprio, um cantinho que estamos pagando e será apenas nosso. Mas, enquanto não é possível, o importante é casarmos e termos para onde ir quando sairmos da casa dos pais ♥

    • Responder
  • ALINE
    Noiva Constante Setembro 2021 Distrito Federal
    ALINE ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha comprei uma casa na planta ano passado, o prazo estava previsto pra 2022 e irei receber agora em Julho! Foi mais rápido do que esperavámos pq vamos nos casar ano q vem e nosso dilema é arcar com custo do casório e alugar o ap até lá, só que eu não quero isso sabe.. Mas Deus está na frente, mas pagamos mais barato e foi a melhor escolha ♥ E seja qual for sua decisão, Deus está no comando!! ♥

    • Responder
  • Valéria
    Noiva Novata Fevereiro 2022 Distrito Federal
    Valéria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Então...
    Alugar algo para juntar dinheiro para um ao ou um lote/casa só vale a pena se o rendimento de vocês forem alto para poder juntar uma boa quantia, caso não, mais vantajoso financiar o valor do aluguel será para pagar algo seu.
    Eu e meu noivo estávamos com o mesmo dilema
    • Responder
  • Leticia
    Super Noiva Março 2022 São Paulo
    Leticia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha isso é bem complicado, vai de casal pra casal..
    Eu e o @ optamos por morar de aluguel não somente pra poder adiantar o casamento, mas eu nunca fui adepta da ideia de que o aluguel é um dinheiro "que não tem retorno" como muitos dizem. Acho que enquanto está sendo o meu lar é o meu retorno estar
    E temos planos de aplicar o que conseguirmos poupar e fazer o dinheiro render, conseguindo em alguns anos comprar um imóvel a vista ou então dar mais da metade do valor do imóvel em entrada pra diminuir as parcelas.. pelas nossas condições atuais, teríamos que financiar e acabaríamos pagando o dobro em juros.Masss vai de cada um, tem muitas pessoas que desejam morar num lugar que você considere "seu" por mais apertadinho que o orçamento fique. Senta e analisa direitinho as possibilidades! ❤️
    • Responder
  • B
    Noiva Novata Julho 2022 Pernambuco
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Também passamos por esse dilema, mas estamos nos preparando para financiar uma casa. Aqui o valor de aluguel é o mesmo ou até mais caro que a parcela do financiamento. Queremos financiar pq teremos a liberdade de comprar móveis nas medidas certas, se possível fazer móveis planejados, etc. Resumindo, é uma prioridade pra mim respirar aquele ar de ''minha casinha'' por mais que eu saiba que se não pagar, o banco toma. O valor da entrada nos impedirá de uma festa melhor ou um carro, mas nós realmente vemos o financiamento como uma melhor saída do que o aluguel e investimos nosso dinheiro para poder realizar outros sonhos além da casa. Não imagino o dono precisando do imóvel e a gente ter que sair, ou o valor aumentar e não estarmos tão bem preparados pra isso. Tbm não fecho os olhos para a questão dos juros, mas nós pretendemos pagar sempre a parcela do mês e amortizar mais 2 parcelas (que então não se paga os juros delas), então se der certo conforme nosso planejamento, pagaremos em 10 anos e teremos economizado bastante em relação aos juros. De qualquer forma, vcs precisam tomar a decisão com base no que mais se encaixa em suas realidades e fazendo aquilo que traz paz. Temos os móveis mas adiaremos o sonho do casamento por pensar mais além...

    • Responder
  • Débora
    Noiva Ativa Julho 2021 Rio Grande do Sul
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Noivinha Larissa! É uma situação um pouco complicada de se resolver, pois, ao meu ponto de vista o melhor é financiar um imóvel, porém, o consequente adiamento do casamento talvez nao fosse tão interessante. Eu buscaria uma resposta e direção de Deus deixando em aberto a possibilidade (se fosse viável) de alugar uma casa e juntar dinheiro para adquirir outra.
    • Responder
  • Bruna
    Noiva Ativa Maio 2021 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu e meu noivo compramos nossa casa na planta no início de 2019. Já tínhamos planos de casar porém não tínhamos data e nem pressa (detalhe, já estávamos juntos há 8 anos rs). Porém no final do ano passado arrumamos um serviço melhor e então decidimos ver as coisas do casamento. Começamos a ver em Novembro e marcamos para Maio de 2021 (mesmo mês que nossa casa entrega, ou está prevista). Confesso que a grana está no limite, mas estamos conseguindo pagar o financiamento e as parcelas de um casamento lindo e bem planejado, nada de economias exageradas pois sabemos que é um momento único. Porém, sabemos que a entrega pode atrasar (já fizemos planos para um possível aluguel durante esse atraso) e sabemos que quando entregar teremos gastos com o planejamento da casa antes de entrarmos. Porém esse esforço vale muito a pena!
    Eu aconselharia vocês a tentarem comprar algo bem em conta (você encontra imóveis financiados por cerca de 500,00/mês, detalhe, sem entrada! O meu foi tipo isso) enquanto isso vão pagando o casamento. Depois disso morem de aluguel até a entrega, vocês encontram AP mobiliados por preços bons, para não atrasarem seus sonhos. E terão tudo que querem. É só se esforçar que da!
    • Responder
  • Sabrina Lorenção
    Noiva Principiante Janeiro 2021 Rio de Janeiro
    Sabrina Lorenção ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ooii!!!
    Eu e meu noivo tínhamos o mesmo pensamento, mas quando fomos ver de fato a parte financeira, percebemos que pra conseguirmos casar em 2021, teríamos que morar de aluguel. Então decidimos que vamos morar de aluguel mas já estamos planejando como será nossos gastos mensais após o casamento para que possamos comprar uma casa ou terreno o mais breve possível, mesmo que demore 5, 8, 10 anos pra isso acontecer.

    No início pensamos que tínhamos que comprar uma casa antes de casar pra ter uma estabilidade melhor, pra não "jogar dinheiro fora" com o aluguel. Mas na verdade percebemos que isso é mais pensamento da nossa família do que nosso. Hoje pensamos que, como casal, temos que construir nossos sonhos juntos, realizar nossas conquistas juntos e viver a vida juntos e nada melhor que já estar casado pra isso.
    Então nossa prioridade é casar, o depois a gente se vira juntos! Ah, nosso casamento será bem simples também.
    Espero ter ajudado!
    • Responder
  • Linara
    Noiva Master Dezembro 2021 Distrito Federal
    Linara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Aiiii noivinha, já pensamos sobre esse assunto, e acabamos optando pelo aluguel, tendo em vista que não temos todo o dinheiro para efetuar a compra e nem suficiente para fazer uma boa entrada, sem prejudicar o nosso casamento dos sonhos. E meu noivo acredita não ser vantajoso a compra de um imóvel sem ter uma entrada significativa.

    Então, optamos inicialmente pelo aluguel, e se possível for, vamos juntando para uma possível aquisição da casa própria.

    Boa sorte na sua decisão!!!

    • Responder
  • Lorrayne
    Noiva Ativa Novembro 2020 Minas Gerais
    Lorrayne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não sei se ai tem AP ponto mas foi onde conseguimos o apartamento, da uma olhada! 👍🙌
    • Responder
  • Luiza
    Noiva Master Maio 2022 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito obrigada, querida! Smiley kiss Smiley kiss

    • Responder
  • Larissa
    Noiva Ativa outubro 2020 Bahia
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pela resposta! Sou de Feira de Santana-BA
    • Responder
  • Larissa
    Noiva Ativa outubro 2020 Bahia
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada pela orientação!
    • Responder
  • Joseane
    Noiva Ativa Novembro 2023 Minas Gerais
    Joseane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá !!!
    Bom dia Larissa
    Então vejamos e repensamos ???No meu ponto de vista , e uma situação muito difícil mesmo, mais o financiamento vcs ficariam endividado por muitos anos , boa parte da renda de vcs ficariam nas prestações e gastos pra casa , me entende:contas rotineira do mês ( água ,luz , internet, plano de saúde, IPTU....e por aí vai ) ...a casa e um gasto passivo , por outro lado a cada de aluguel .... é mais triste ainda pq vcs vão pagar uma moradia que não é de vcs...e um dinheiro sem retorno ... na vida infelizmente tudo e movido a base dinheiro, então preocure analisar mais propostas , converse com o gerente do seu banco, tem vários financiamento de casas ou apartamento que as vezes no seu caso seja mais viável e mais barato as parcelas, uma das opções tbm e financiar e criar outros ativos e poupar e guardar para que façam uma contra proposta mais adiante para quitar a dívida da casa.... Para que o relacionamento de vcs não caia na rotina ou nas frustrações das contas...Pensa com calma , e peça a Deus uma luz , pq nós momentos difícil e de grandes passos para escolhas ele e que vai te fortalecer para e guiar para obter sabedoria, para que seu guande dia C seja só felicidades e alegria para todos....bjsss fica c Deus 😘
    • Responder
  • D
    Noiva Novata Janeiro 2022 São Paulo
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom dia por um tempo fiquei no mesmo dilema com meu noivo, por fim optamos pelo aluguel, os juros de um financiamento não é vantajoso.
    • Responder
  • A
    São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi, Larissa!

    Fizemos essa pergunta aqui na comunidade. Vem ler o que os noivos responderam sobre o tema morar de aluguel ou na casa própria: 🤨 Ao morar de aluguel, você investe em uma casa que não é sua: VERDADE ou MENTIRA?

    Espero que te ajude a tomar essa difícil decisão.

    Beijo Smiley kiss

    • Responder
  • Luiza
    Noiva Ativa Dezembro 2020 Rio de Janeiro
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Se o casamento agora é uma prioridade para você, faça isso, façam aquilo que vocês dois entendem como melhor, independente das opiniões. Com organização tudo é possível, depois vocês só não podem se acomodar com o aluguel, e podem até juntar esse dinheiro para dar entrada na casa, o importante é vocês estarem juntos e seguros da decisão que tomarem.
    • Responder
  • Larissa
    Noiva Curiosa Novembro 2020 Santa Catarina
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oiii noivinha, acredito que isso vai muito da prioridade do casal. As vezes por questão financeira vcs topam em morar em um lugar menos pomposo pra poder juntar o dinheiro do casamento ou da casa. Acredito que o importante é vcs não desistirem do sonho, co versem bastante. Boa sorte 😘😘
    • Responder
  • Amanda
    Noiva Novata Junho 2021 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii,
    Costumava pensar da mesma forma mas hoje vejo que financiamento não vale a pena, imagina ficar 30 anos pagando um imóvel e ainda pagar 3x mais o que ele realmente vale, hoje em dia acho que o ideal é pagar um aluguel de um espaço que lhe ofereça conforto mas que não seja um valor muito alto para poder poupar uma parte e assim futuramente comprar sua casa a vista ou com pelo menos 50% do valor.
    O que você pagar em sei lá 10 anos de aluguel (poupando para a casa própria) ainda não vai dar o valor que você vai pagar de juros num financiamento de 30 anos.
    • Responder
  • R
    Noiva Ativa Junho 2021 Espírito Santo
    Rissely ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Isso é um passo muito importante e sem contar que conta muito a situação financeira, graças a Deus eu e meu noivo conseguimos após muitas poupanças, e tbm fizemos um planejamento e temos uma planilha juntos onde colocamos todos os nossos gastos e entradas e isso ajuda muito... vcs tbm vai conseguir se Deus quiser... beijoooo
    • Responder
  • Priscila
    Noiva Novata Fevereiro 2022 São Paulo
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Noivinha, essa é uma questão complicada pois é bem relativa a opinião e o sonho de cada pessoa. Eu já moro com meu noivo a 2 anos e pagamos aluguel, achamos vantajoso por vários motivos, um deles a possibilidade de trocar de apartamento de acordo com nossa necessidade, por conta de local de trabalho, espaço, etc... Não vemos como dinheiro jogado fora, mas sim um investimento em nossa qualidade de vida, pois preferimos isso aos juros absurdos de um financiamento em 30 anos. Claro que procuramos um preço que cabia no nosso orçamento, já pensando também em guardar dinheiro para investir futuramente, seja em imóvel ou outra coisa (pensamos muito em consórcio que vale muito mais a pena que um financiamento). Pra nós funciona muito bem assim, e acho que você precisa pensar em vocês e colocar o desejo de vocês em primeiro lugar... O que as outras pessoas vão falar não importa! Bjos!!!
    • Responder
  • Nathaly
    Noiva Ativa Abril 2022 São Paulo
    Nathaly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha
    Vivo isso do mesmo jeitinho
    A solução que encontramos foi fazer um consórcio, as parcelas são menores, não precisamos de valor de entrada e assim da pra fazer uma festa legal. Fizemos com a Porto Seguro mas depois vi que o da caixa é melhor, dá uma pesquisada sobre e conversa com o noivo, talvez seja uma boa alternativa pra vocês! Boa sorte.! 😘
    • Responder
  • Ana
    Noiva Novata Novembro 2020 Minas Gerais
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oioi ja procurou saber se na sua cidade estão fazendo algum leilão da caixa?Aqui na minha cidade uma amiga comprou uma casa por 40mil. Por leilão e eles so pedem 10% da entrada. E as parcelas sao baixinhas. So não fizemos isso pq ja tinhamos feito de outra forma um apartamento. Mais que Deus abençoe e que vocês continue buscando lidar com os obstáculos juntos e não desistindo😇
    • Responder
  • Juli
    Noiva Constante Setembro 2021 São Paulo
    Juli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha , a questão da casa pelo que eu vejo tem muite relação com a opinião e com as condições. EU particularmente prefiro mil vezes financiar uma casa pois o valor da prestação é a mesma que a de um aluguel , mas o aluguel é um dinheiro que vai e não volto. Casa é um bem que tem valorização. Quanto aos juros , vc pode adiantar algumas parcelas e abater , com isso automaticamente o juros diminui. Eu também já vi pessoas alugarem casa e dizer que vai guardar para financiar uma, mas para isso acontecer você tem que ter uma renda boa e ser muito organizado financeiramente.
    Mas também vai dá vontade de vocês , sobre esperar mais um tempo ou querer casar logo.
    É mais uma questão de preferência , você prefere pagar juros ou pagar aluguel mas com um dinheiro que não volta mais ? É questão de opinião e condições .
    • Responder
  • M
    Noiva Principiante outubro 2022 Rio de Janeiro
    Méria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha, vou falar por mim que estou quase no mesmo barco que você. Caso em 2022 e eu e meu noivo decidimos alugar um ap qual o valor do aluguel seja mais barato que uma parcela de financiamento. Não queremos de jeito nenhum entrar em um financiamento, pensamos sempre nos juros. Então com a diferença vamos investir para futuramente comprar nosso espaço. É arriscado? É, mas compra e uma casa financiada também é.
    Minha dica pra vocês é essa: não se importem com o que vão pensar sobre ser progresso ou não, vocês sabem sobre os passos necessários para alcançar o que desejam.
    Coloquem na ponta do lápis. Boa sorte pra vocês noivinha 😘
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas