Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Larissa
Noiva Ativa outubro 2020 Bahia

Casa financiada ou aluguel

Larissa, dia 28 de Abril de 2020 às 01:47

Publicado em Fórum Antes do casamento 75

Olá, meninas! Estou vivendo um dilema com meu noivo. Sempre pensamos em lutar pra financiar uma casa antes de casar, mas percebemos que só podemos fazer isso com uma casa na planta e demora um tempinho, assim teremos que postergar o casamento para 2022. Além disso, nossa maior dificuldade é lidar...
Olá, meninas! Estou vivendo um dilema com meu noivo. Sempre pensamos em lutar pra financiar uma casa antes de casar, mas percebemos que só podemos fazer isso com uma casa na planta e demora um tempinho, assim teremos que postergar o casamento para 2022. Além disso, nossa maior dificuldade é lidar com todos os trâmites financeiros e ainda casar, ainda que com minimalismo. Tendo em vista tais dificuldades, começamos a pensar no aluguel como possibilidade, pesquisamos e vimos que financeiramente é mais vantajoso. No entanto, apesar de uma casa financiada ser muito onerosa, a família tende a enxergar como um progresso, mas estamos tentando decidir alugar e juntar dinheiro para comprar um terreno e construir, sei que não é fácil. Gostaria de saber o ponto de vista de vocês sobre o tema. Beijos!

75 Respostas

• Jéssica
    Noiva Constante Agosto 2020 Minas Gerais
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu ia responder com a mesma ideia central. Mas essa resposta me inspirou 🥰
    • Responder
  • Ana
    Noiva Principiante Março 2022 São Paulo
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha realmente não é facil, comprei um terreno no final do ano passado e ainda estou pagando o terreno, ele ia ser liberado pra construir no final desse ano, mas devido a pandemia foi adiando e só vai ser liberado para construir no final de 2021.
    Então eu e meu noivo decidimos nos casar em março de 2021 e morar de aluguel numa kitnet e nesse meio tempo guardar dinheiro pra dar entrada num financiamento, que não é nada barato a entrada.
    • Responder
  • A
    Noiva Master Novembro 2020 Santa Catarina
    ALINE ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito bom seu comentário!
    • Responder
  • Luiza
    Noiva Master Maio 2022 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Larissa, li os comentários que você deixou e vi que é recém formada e ainda não tem total estabilidade de renda. Para seu perfil (e acrescentando ainda a situação gravíssima que se configura no horizonte financeiro do Brasil e do mundo para os próximos anos) não creio que o financiamento seja uma boa opção.

Eu e meu noivo, apesar de termos salários fixos, sermos bem remunerados e termos uma quantia boa de dinheiro investido, ainda não nos sentimos confortáveis para dar esse passo num momento como este. Até mesmo para quem está "estável", a instabilidade pode se instalar do dia para a noite.

Além disso, o aluguel para um casal jovem e recém-casado é uma opção muito interessante, pois dá flexibilidade nas escolhas - seja uma mudança de prédio (por não terem se dado bem com a vizinhança), de bairro (por não terem se adaptado aos arredores), de estado e até país (por alguma porta de emprego que se abre). As possibilidades para quem está em início de carreira são variadas!

Vejo a casa própria como uma opção interessante única e exclusivamente para quem tem um valor suficiente para que os juros de financiamentos sejam drasticamente reduzidos (ou até mesmo cortados, pagando à vista) ou para aqueles que estão estabilizados na vida (pessoas mais velhas, aposentadas ou com família formada).

Por último, te digo: não deixe que as pessoas, mesmo aquelas que te amam e querem o seu bem, ditem o que é o melhor para você. Assuma as rédeas e consequências de suas escolhas, porque mesmo nossos pais não podem ser responsáveis por aquilo que nós temos que decidir como adultos - e especialmente como casais.

Boa sorte na sua escolha! Smiley kiss

• Responder
  • Regina
    Noiva Constante Dezembro 2020 Distrito Federal
    Regina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

A resposta para vocês é planejamento, façam as metas de vocês e batalhem por elas, casa própria não é mais indicio de sucesso e muito menos de investimento. a casa própria hoje em dia é sonho e estabilidade apenas. Vou me casar e moramos de aluguel, e vamos continuar assim por pelo menos 2 anos até conseguirmos juntar para comprar um ap ou casa mais pretendemos comprar a vista, assim ão teremos juros e conseguiremos valores bem baixos. E nem é por questão de investimento nem nada é só por querer mesmo, eu não me importo também de viver de aluguel por vários anos, é preferível investir o valor do imóvel em corretoras de valores e fazer esse dinheiro render do que comprar uma casa e seu dinheiro ficar la literalmente imóvel. Da uma olhadinha no youtube o canal do Me poupe.

• Responder
  • V
    Noiva Master Agosto 2022 São Paulo
    Verônica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não vejo a casa própria como a única forma de progresso, afinal vc fica devendo durante anos, pagando juros absurdos e no final vai pagar o valor de quase 2 casas. Mas qualquer conquista deve ser vista como progresso, inclusive alugar algo, é uma grande responsabilidade tbm. Eu ja moro com meu noivo e optamos em morar de aluguel, estou me formando em economia e pelo que vejo as tendências, o mercado não é favorável a compra de imóveis a não ser que vc tenha mais 50% de entrada do valor do imóvel. Então pagamos aluguel e o que sobra do mês, aplicamos o dinheiro para render. Daqui um tempo teremos o valor para comprar algo com uma ótima entrada. Então conseguimos fazer a festa do casamento e pagamos aluguel. Mas realmente varia das prioridades de cada um.
    • Responder
  • N
    Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aline!!! Tava procurando esse link pra por no meu comentário kkkk
    • Responder
  • N
    Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Larissa, existem simuladores em que você tem uma projeção do que é melhor no caso financeiro de cada um. Eu sou alta defensora do aluguel pelos seguintes pontos:

1 - Enquanto você paga e vive ali é seu sim. É o seu canto, seu espaço, sua liberdade.
    2- aluguel da mobilidade. Em especial com essa crise do corona, as pessoas tendem a ver o quanto financiamento é armadilha. Veja se você tem uma crise financeira, é mais fácil procurar um aluguel mais barato e se mudar que vender um local financiado, ainda mais nesses tempos. E se para de pagar, você literalmente perde o que pagou e que poderia estar investido em ativos ( juros que você paga pro banco no caso). Fora que quem casa, não vai querer morar a vida toda naquele local.
    3- juros. O que se paga de juros é absurdo. É literalmente pagar aluguel pro banco durante 30 anos. E no fim, além de pagar bem mais que o valor do imóvel, não necessariamente o mesmo valoriza, ao contrário pode perder o valor e virar um senhor elefante branco na vida do casal.
    4 - Qualidade de vida. Principalmente em capitais, pra comprar algo viável financeiramente, só em locais longe. Ao passo que alugando você pode morar em local Central e economizar com passagem, gasolina e principalmente TEMPO.
    Porém eu já mudei de mentalidade. No Brasil a gente endemoniza o aluguel sendo que não é por aí. Bem planejado (não dá tbm pra alugar por alugar sem um planejamento pra juntar grana) o aluguel é uma forma ótima de começar a vida. Quanto ao que parente (família é marido e mulher) acha, tai outeo ponto cultural. É preciso assimilar que parente não paga conta, e que a opinião deles sobre o que fazemos não interessa porque nos fim, é a nossa vida.
    Então simulem, sentem, vejam a realidade de vocês antes de optar seja aluguel seja financiamento.
    Em tempo, vou alugar em especial pelo.motivo 4.
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Larissa,
    Tudo vai do bolso de cada um e do estilo de vida. No nosso caso, optamos pelo financiamento pois o valor do financiamento é equivalente ao do aluguel, então para nós compensa pagarmos aquilo que futuramente será nosso.

Mas há casos, principalmente de pessoas com um estilo de vida mais oneroso, em que o aluguel é vantajoso. Exemplo: Aqui em SP, na região do Jardins, um apartamento de 50m² está entorno de 500 a 600 mil reais e num financiamento sairia por + de R$4K a prestação, sendo que o aluguel deste mesmo lugar sai a R$3K, então tem uma economia de R$1K que podem ser investidos para comprar um apto à vista futuramente.
    Mas se esse não é o caso de vocês. Provavelmente é igual ao nosso. Nós compramos um apto de 47m² e estamos em fase de assinarmos o financiamento do imóvel, demos uma entrada com o nosso FGTS e prestação ao mês de R$1.100 até a entrega do apto. E o financiamento saiu por R$1.460 a prestação. De um imóvel que custa R$230K. No nosso caso, compensou pois o aluguel na região é R$1.100 a R$1.400, então a pouca diferença de R$360 ou R$60 não nos ajudaria a economizar para comprarmos um à vista futuramente. Então essa foi a nossa história entre alugar ou optar pelo financiamento.
    Para nós foi vantajoso.
    Pesamos também a questão de mudanças, pois não queremos ter dor de cabeça futuramente em termos que sair de um alugado e procurar outro. Mas para aqueles que são desapegados, é uma vantagem.
    Casa financiada ou aluguel 1

Tudo depende do perfil de vocês!
    E aí, já decidiram?
    • Responder
  • Karol
    Noiva VIP Dezembro 2022 Paraná
    Karol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acredito que vcs tem conversar a resp é ver o que compensa no momento?, se compensa adiar o casamento, então faça na planta, se não querem adiar o casamento, então o aluguel é um Boa, façam um planejamento familiar, com o que cada um ganha é quanto vai ser destinado a isso.
    • Responder
  • Lorrayne
    Noiva Ativa Novembro 2020 Minas Gerais
    Lorrayne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noiva, tente pelo minha casa minha vida, eu consegui através dele. É um programa do governo, eles facilitam pra conseguir a casa propria, vc paga o mesmo valor de um aluguel por mês porém é um investimento seu. São 45m2 não é muito grande mas bem aconchegante, dois quartos 1 banheiro e sala conjugada com a cozinha, vc é de onde?
    • Responder
  • Jesebel
    Noiva Ativa outubro 2022 Bahia
    Jesebel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha, isso de aluguel precisa ser avaliado com cautela. Se o valor couber no orçamento de vocês sem comprometer o sonho da casa própria, seja construindo ou financiando, ótimo. Caso contrário, talvez vocês possam se organizar com o tempo. O legal de morar de aluguel no início é o desapego ao lugar, afinal, com a rotina de casados, e todo o resto, talvez vocês não se adaptem tão facilmente. Morar de aluguel no bairro em que pretendem construir ou financiar é uma boa para avaliar o local previamente.
    • Responder
  • Tábita
    Noiva Master Março 2018 São Paulo
    Tábita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi noivinha, tudo bem?

Eu e meu (agora) marido optamos pelo aluguel, pois não queríamos adiar o casamento. E desembolsar o valor da entrada, pagar financiamento e os gastos da festa não daria para nós naquele momento. Então optamos por casar e fazer a festa na data que queríamos e morar de aluguel mesmo, alugamos um apto lindinho, dentro do valor que cabe no nosso bolso. E quando der, financiaremos o terreno+construção (na Caixa). Nós temos 2 anos de casados e provavelmente só vamos fazer isso daqui uns 3 anos, e tá tudo bem.

As pessoas tem que parar de "achar" que casar tendo a casa própria é uma regra, pq não é.

Analisem certinho e vejam o que cabe dentro do bolso de vcs e se vale a pena adiar o casório!!

Beijinhos Smiley heart

• Responder
  • Isabela
    Super Noiva Novembro 2020 Rio de Janeiro
    Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha, aconteceu isso também comigo 😋 Avaliamos diversos jeitos e qual seria o melhor, caso estivéssemos pagando financiamento agora, não teríamos dinheiro para patrocinar uma festa, mas a questão não é essa. Além de financiar, tem a compra dos imóveis pra casa e mais o dinheiro pra casar no civil, fica um custo bem ALTO, fora que os financiamentos que orçamos era de 40 anos kkkkk em fim, decidimos alugar, assim como vocês estão cogitando, no final, foi a melhor escolha, estamos comprando nossas coisinhas e pagando nossa festa, já temos um carro, já sabemos o local que vamos alugar, quando estivermos morando juntos, nossa principal meta será juntar dinheiro pra comprar algum imóvel, se tudo der certo, compraremos rápido, pois pagar aluguel é algo que não tem retorno né. Bjs e boa sorte amore 💜💜
    • Responder
  • Sue
    Top das Noivas Maio 2022 Rio de Janeiro
    Sue ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha, vocês precisam pensar em todos os cenários. Conversar muito, fazer as contas necessárias e ter uma visão geral da renda de vocês, dos gastos que têm e terão. Só vocês dois poderão tomar essa decisão com consciência, pois conhecem melhor que ninguém sua própria realidade.
    Sendo assim, não pensem no que os outros vão pensar e sim no que será melhor para vocês a longo prazo e claro, no que se encaixa no orçamento.
    Pensem também nos sonhos de vocês e lutem para que esses sonhos se mantenham vivos! 🙏🏾

• Responder
  • Raquel
    Noiva VIP Agosto 2020 Rio de Janeiro
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Também estou no mesmo dilema noivinha. Nosso sonho é comprar uma casa mas todas são muito caras e quase impossíveis de se adquirir, e uma das saídas seria o aluguel também. Ainda não sabemos o que faremos mas estamos crendo que Deus nos mostrará o caminho 🥰
    • Responder
  • A
    Noiva Master Novembro 2020 Santa Catarina
    ALINE ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

http://mepoupenaweb.uol.com.br/simuladores-online-de-investimentos/simulador-alugar-ou-financiar/

Dá uma olhada neste simulador , ele ajuda a calcular se vale mais a pena alugar ou financiar um imóvel, Larissa! Pelo menos vocês tomam a decisão com base em cálculos sérios e podem até usar isso para explicar a escolha para a família, seja ela qual for kkkkkkk. Boa sorte!

• Responder
  • Ketlyn
    Noiva Esperta outubro 2020 Minas Gerais
    Ketlyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha estou sofrendo com a mesma dúvida, tem que ver os dois lados, e as condições de vocês, eu prefiro um financiamento do que pagar aluguel (dinheiro sem volta) porque tento-me quanto meu noivo não sabemos “guarda dinheiro” rsrs então mesmo que fiquemos aí 10 anos de aluguel pra conseguir construí não vamos ter o dinheiro kk mas ainda é uma possibilidade estamos vários tipos de financiamento, achei interessante o Construcard da Caixa vale a pena dar uma olhadinha
    • Responder
  • Rayane
    Noiva VIP outubro 2020 Minas Gerais
    Rayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Você tem razão! Compartilho da mesma opnião, se tivesse como eu também financiaria. Mas infelizmente não é meu caso.
    Te desejo boa sorte na decisão!
    • Responder
  • Juliana
    Noiva Esperta Março 2022 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Lari, nós optamos pelo aluguel. Estamos a dois anos já morando juntas, e acho que foi a melhor opção.

Hoje um financiamento só compensa se você tiver um bom valor de entrada. Caso contrário, vc pagará quase 3 apartamentos. Será uma divida eterna.

Conversem bastante, e tracem um plano para vocês irem juntando algum valor pra dar de entrada. Por aqui estamos esperando o FGTS chegar num valor legal.

• Responder
  • Caroline
    Noiva Master Dezembro 2021 Bahia
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nada meu bem
    Boa sorte!!
    • Responder
  • Larissa
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Gratidão pela dica! ❤️😘
    • Responder
  • Larissa
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vejo como uma ótima possibilidade também. Muito obrigada!
    • Responder
  • Larissa
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada por compartilhar sua opinião. Concordo totalmente, não posso fazer um financiamento sem ter condições para tal, além de que com um tempo não vai atender a necessidade da família. Conheço muitos que estavam começando a vida e optaram por financiar, mas não tiveram como dar continuidade, os juros são altíssimos e sem contar com as reformas que tem que fazer depois, a escrituração também. Você me encorajou com seu depoimento, muito obrigada!
    • Responder
  • Larissa
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo contigo, eu tinha essa visão engessada, sempre ouvi: quem casa quer casa! E não é qualquer casa, tem que ser "própria" KKK
    Só que fiz várias simulações e fico chocada com o gasto a longo prazo. Acho mais em conta construir ou juntar dinheiro pra pagar a vista, mas tudo isso requer tempo e planejamento. O aluguel é um serviço que vale a pena, porque podemos optar conforme necessidade e o que podemos pagar.
    • Responder
  • Larissa
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Amém. Gratidão!
    • Responder
  • Larissa
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Verdade. Quando a pessoa financia e tem como pagar com menos anos, é ótimo! Minimiza os juros.
    • Responder
  • Larissa
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada!
    • Responder
  • Larissa
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Também acho que é a mesma coisa do aluguel. Temos uma cultura que valoriza a casa própria, mas precisamos enxergar o aluguel como qualquer outro serviço, não acho que é um dinheiro jogado fora. Como você falou, a casa só é nossa depois dos 30 anos, porque de qualquer forma é do banco que cobra muito caro por isso, mas se eu tivesse estabilidade financeira seria a minha opção, só pra os pais não ficarem chateados, mas vejo que não tenho condições agora e não posso adiar meu sonho por conta desse detalhe. Obrigada por compartilhar sua opinião!
    • Responder
  • Larissa
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada!
    • Responder
  • Larissa
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tenho uma visão muito parecida com a sua, prowue quando a gente financia, se não tem uma estabilidade financeira (meu caso, sou recém formada), corremos o risco de fazer uma aquisição que sufoque o orçamento ou então que quando eu terminar de pagar já teria dado pra fazer duas, por conta da onerosidade dos juros. Além disso, a casa que eu financiar daqui há tempos pode não atender a minha necessidade, além de possibilidades de mudanças. Eu penso assim, mas os pais realmente pegam no pé, meu pai não concorda com financiamento, mas também não com aluguel.
    • Responder
  • Larissa
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada por partilhar sua experiência! 😘
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas