Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

William
Noivo Novato Setembro 2019 São Paulo

Casa ou casamento?

William, dia 22 de Maio de 2017 às 21:51 Publicado em Fórum Casamentos.com.br 0 45
Eai pessoal tudo bem ? Vejo poucos homens aqui, na verdade bem poucos kkk.
Já tenho uma data pra casamento novembro de 2019!
Porém a minha dúvida é: priorizar comprar a casa x Apartamento Ou priorizar a festa de casamento e talz.
Estou saindo do zero e não posso contar com ajuda dos pais :-/
Obrigado!

45 Respostas

Última atividade por Francislene, dia 25 de Maio de 2017 às 16:50
  • Francislene
    Super Noiva Fevereiro 2017 Paraná
    Francislene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá William, tudo bem?

    Vou compartilhar com você o que aconteceu comigo e meu marido...
    Antes de casarmos já tinhamos a idéia fixa de ter nossa casa, essa era a prioridade. Então nem contávamos com a festa de casamento. Mas eu sabia que casaria na igreja e de noiva, mesmo sem festa. Namoramos quase 08 anos para depois casarmos. Quando decidimos casar já estávamos namorando a mais de 06 anos e foi aí que começamos a procurar casas. Então compramos uma! E ainda faltam coisas na casa para terminar.
    Também não tivemos a ajuda de nossos pais... Por isso compramos a casa em outubro de 2015 e só casamos em fevereiro de 2017.

    Nosso casamento foi um mini wedding, apenas para parentes de primeiro grau e amigos mais íntimos.

    Se você e sua noiva planejarem, vocês conseguem fazer assim como nós. Compre a casa e depois casem... nem que demore um pouquinho. Eu penso que morar de aluguel é furada! hahaha...
    Se um ajudar o outro, assim como ajudei meu marido, vocês conseguem! Para você ter uma idéia, graças a Deus, não ficamos com nenhuma conta do casamento, temos apenas as prestações da casa para pagar. Porque planejamos e fizemos uma festa super simples. Dá para ter os dois, mas precisa empenho e planejamento.
    Nesses dois anos, de 2015 (quando adquirimos a casa) a 2017 (quando casamos em fevereiro), nem saíamos de casa para lanchonetes, festas, bares, ou gastávamos com roupas e sapatos desnecessariamente... Todos os gastos superfluos foram cortados. Era tudo para nossa casa. Mas graças a Deus, ela está lá, montada!

    Por isso eu te digo, vcs podem fazer os dois, vcs tem tempo para isso, mas se empenhem... é difícil, mas vale a pena!

    Espero ter ajudado. Se precisar de algo mais, estou aqui!

    • Responder
  • Á
    Noiva VIP Dezembro 2018 São Paulo
    Áquila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Seja bem vindo...
    Eu optei pelo casamento dos sonhos... até pq era um sonho desde sempre...
    No começo vamos morar pagando aluguel, até pq não pretendemos morar na cidade que estamos agora...


    • Responder
  • Giselly
    Noiva Esperta Março 2019 Minas Gerais
    Giselly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Meu namorado me fez essa pergunta uma vez.

    Qual dos dois eu preferia focar. Como nunca fui deslumbrada com o repertório vestido/véu/grinalda/pompa-e-garbo sem dúvida falei com ele que gostaria muito de casar tendo minha casa o mais próximo possível do que eu imagino ideal (dentro das nossas possibilidades).

    E ele concorda comigo. Achei muito bonita a atitude dele de me perguntar, sem expor antes a opinião dele, pra que eu não me sentisse influenciada.

    Muitas mulheres têm o objetivo/sonho/ansiedade de toda a cerimônia (tenho várias amigas como exemplo) que preferiram fazer a festa e morar num lugar mais afastado, ou de aluguel, ou construir em cima da casa de pais/sogros. E os noivos apoiaram.

    O que eu acho mais importante é ser absolutamente consensual, de forma que depois nenhum dos dois fique amargurado achando que poderia ter feito de outra forma.

    E no mais, se optarem pela casa, talvez com 5 anos de casados, as finanças estejam em ordem e seja possível fazer uma super festa de renovação de votos.

    Parabéns pela inciativa de se inscrever no blog e buscar informação! Seja bem vindo.

    • Responder
  • Leonardo
    Noivo Ativo Julho 2017 Minas Gerais
    Leonardo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nós priorizamos o apartamento ,só depois começamos a organizar uma recepção pequena de casamento

    • Responder
  • Lubia
    Super Noiva Setembro 2017 São Paulo
    Lubia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    William, eu compraria em casa/apartamento, caso eu tivesse o dinheiro para dar de entrada eu ia preferir ao fazer uma festa, digamos uns 50mil.

    Mais como não tenho oque eu fiz comprei na planta, vou fazer um coisa básica para o casório e moraremos de aluguel até ser entregue.



    • Responder
  • Bárbara
    Super Noiva Setembro 2018 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Casa com certeza. Invista no conforto de vocês dois. A casa é o porto seguro e afeta muuuito a relação do casal.

    Como vocês ainda tem bastante tempo, investe na casa e, se sobrar tempo, tenta investir numa festa. Tem bastante dica pra economizar e sair uma coisa bem bonita.

    Passei pelo mesmo dilema que o seu!

    • Responder
  • Priscila
    Super Noiva outubro 2018 Rio de Janeiro
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nesse caso, que vocês 2 tem um proprósito maior, é melhor priorizar a casa mesmo.


    Até porque nada impede que no futuro vocês façam uma festa, se for muito o sonho da sua noiva

    • Responder
  • Laisa
    Noiva VIP Julho 2017 Minas Gerais
    Laisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adquirir a casa de vcs com certeza!! Foca na casa própria noivinho, se der vcs fazem festa! Não tem alegria maior do que vcs conquistarem a casa própria e ir ajeitando as coisinhas na casa de acordo com o gosto de vcs! Noo é o máximo! Falo por experiência própria, não vou ter festa e não estou me importando com isso, depois de casados vamos fazer muuita festa na nossa própria casa! Smiley love

    • Responder
  • Carol e Rafa
    Super Noiva Janeiro 2018 São Paulo
    Carol e Rafa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi William, o melhor mesmo é ir atras de casa/apartamento, pq vai ser o lar de vcs, e é bem melhor do que pagar aluguel, que é um dinheiro que vc não vai ver nunca mais. Por isso acho que é melhor primeiro a casa. E a festa se der vcs fazem, nem que for algo simples só pra não passar em branco.

    • Responder
  • Fabíolla
    Top das Noivas Dezembro 2017 Minas Gerais
    Fabíolla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá... eu e meu noivo já temos um lote e vamos começar construir agora, ele está comprando os materiais e eu estou arcando com o casamento. Quando o casamento passar eu ajudo ele na casa. Nos casamos em dezembro/2017 e pelas minhas contas devemos morar de aluguel alguns meses... não seremos os primeiros e nem os últimos a passar por isso. Quando a casa tiver de um jeito que possamos entrar, entramos e vamos finalizando aos poucos.

    • Responder
  • Luíza
    Super Noiva outubro 2017 São Paulo
    Luíza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi William! Então, casar é maravilhoso! Mas ter onde morar supera! No fim das contas, o ato do casamento é momentâneo, enquanto uma moradia pode ser para sempre! Eu e meu noivo com muito esforço estamos conseguindo conciliar a compra do apartamento com as despesas do casamento. Nós compramos um apê da mrv e já tem 95% de obras concluídas e por enquanto está dando tudo certo, e eles facilitam bastanteee o pagamento. Minha dica é: pesquisem muuuito até encontrar algo que vocês realmente gostem e valha a pena comprar, depois com calma vocês vão organizando o casamento mesmo que só dê para fazer algo simples. Não precisa ter festona se tem amor!
    • Responder
  • Ana Ristow
    Noiva Esperta Fevereiro 2020 Santa Catarina
    Ana Ristow ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Como diz o ditado "quem casa quer casa" na minha opinião saber onde vc vai morar é muito mais importante, e nada melhor que o nosso cantinho conquistado com o nosso esforço. É o sonho de toda mulher ter o seu próprio cantinho , ja pensou casar e nao ter onde morar ? triste neh hahaha e ao meu ver eu nao casaria para morar de aluguel pq não é todo mundo que consegue conciliar as duas coisas aluguel e mais o dinheiro para guardar para comprar um imóvel.

    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi William. Eu tinha em mente fazer os dois. Até ver que comprar o imóvel no meu caso era pior que alugar por um tempo. Mas vai de cada um, de suas condições financeiras, de suas prioridades.

    Exemplo: eu tive a graça de Deus de fazer um casamento econômico e gastei só em cerimônia e festa menos de quinze mil. Agora pensa: com 15 mil dificilmente se consegue dar uma entrada num imóvel. Tem que por todos esses fatores no papel pra ver o que compensa.
    • Responder
  • F
    Super Noiva Janeiro 1900 São Paulo
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Poucos homens meeeesmo rs.

    Bom... acho que vocês 2 tem que conversar e ver o que é mais importante.

    Alguns noivos fazem festa pois sempre sonharam com isso e acham que vão se arrepender se não fizerem...

    O meu casamento será na Igreja, como sempre sonhei, comemoraremos em uma churrascaria. (Cada pessoa paga o seu) vi que você é de são paulo também, algumas churrascarias aqui tem até espaço reservado para que você possa decorar e ficar com mais cara de festa.

    No inicio eu e meu noivo pensavamos em dar entrada em um ap, mas pesquisando, vimos que com o dinheiro que tinhamos guardado ainda ficaria apertado.

    Então decidimos pelo casamento sem a festa (buffet) e aí o dinheiro que tinhamos para a entrada do ap ficaria guardado. Depois do casamento iremos economizar apenas para juntar ao que ja temos.

    • Responder
  • A
    Noiva Esperta Abril 2018 São Paulo
    Aparecida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, Noivinha! Com certeza! Nessa parte vc está certa. Festa de casamento é só uma vez na vida, acho que compensa todo o esforço. Casa você pode comprar quando quiser. Mas esses montantes que aumentam todos os meses são de Apê na planta. As parcelas de financiamento não aumentam, elas tendem a diminuir com o passar dos anos, só fazer um simulado de financiamento no site da caixa que você verá. Beijoooos! Desejo toda felicidade do mundo pra vocês 😘
    • Responder
  • S
    Super Noiva Dezembro 2017 São Paulo
    Sandrinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu e meu noivo priorizamos a casa e só depois da conquista,começamos a organizar o casamento.

    • Responder
  • Renata
    Noiva Esperta outubro 2017 São Paulo
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu priorizei a casa, estou fazendo o casamento religioso com festa 9 anos depois por causa disso, valeu a pena, pois agora podemos planejar nosso orçamento sem culpa.


    • Responder
  • Bruna
    Noiva Master outubro 2019 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que sempre priorizar a casa... começar uma vida a dois endividado deve ser muito ruim! Uma festa de casamento você pode fazer algo simples... depois.. etc, vai muito sua condicao financeira mesmo.
    • Responder
  • Natalie
    Noiva Ativa Setembro 2018 São Paulo
    Natalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É algo bem difícil mesmo, porque mistura sentimentos. Se eu fosse comprar, reduziria 1/3 do meu orçamento pro casamento. A última coisa que eu quero é daqui 20 anos ficar me lamentando pq não foi do jeito que eu queria... não é uma decisão fácil, mas acho que existem várias saídas para quem opta pelo aluguel. além dos investimentos, da pra se fazer um consórcio, com juros bem menores. Eu vejo meu pai pagando as parcelas do apartamento e o montante só aumenta, é divida que não acaba mais... mas a real é que pra ir pro aluguel e sair, precisa ser muito organizado
    • Responder
  • F
    Noiva Master Novembro 2017 São Paulo
    Franciele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Super concordo com vc noivinha, trabalhei no financiamento imobiliario, tenho super pavor de fazer um financiamento de 30 anos.

    Por enquanto estou construindo e vou morar no quintal da minha mãe, Mas como minha mãe vai se mudar para Minas, aquela casa vai ficar de aluguel, vamos morar la pelo menos por uns 5 anos, juntar dinheiro e depois compramos algo para gente ;

    • Responder
  • C
    São Paulo
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi, William.

    Seja bem-vindo na nossa comunidade! Smiley ring

    Para começar a sua jornada aqui, te deixo um guia para você entender como funciona tudo por aqui!

    Guia para noivas novatas: como usar a comunidade

    Aqui tem um debate de uma noivinha pra ajudar quem tá chegando:

    Dicas para os novatos Smiley smile

    E compartilho também um jogo que estamos divulgando sobre os dilemas da vida de casados, como este que você está passando.

    Dilemas da vida de casados

    Espero que neste espaço você possa aproveitar bem os conselhos e tomar a sua decisão!

    Qualquer coisa que precisar, é só chamar! Smiley winking

    Beijos.


    • Responder
  • L
    Super Noiva outubro 2017 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Priorizar sempre a casa!

    • Responder
  • Lorys
    Noiva Principiante Junho 2018 São Paulo
    Lorys ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que situações como sua são bem comuns, eu tbm estou planejando gastar bem pouco para poder realizar outros planos. O casamento não precisa ser de 50 mil reais para ser lindo, se tiver o jeito de vcs já vai ser inesquecível, não é necessário muito. Para economizar vcs podem optar por fazer mini wedding, pesquisem em salões ou restaurantes de hotéis pequenos, tem vários que estão fazendo esse tipo de festa. O cardápio vc pode escolher e adequar com eles mesmo. Tente procurar prestadores de serviços por indicações, vcs podem conseguir descontos. É muito importante vcs saberem o que querem, e não se enfiarem em dívidas para satisfazer os convidados. Parabéns pela iniciativa de estar aqui! Abraços
    • Responder
  • Vivian
    Noiva Master Agosto 2017 São Paulo
    Vivian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No meu caso, nós dois trabalhamos e não tivemos a ajuda de ninguém também.
    Então dividimos as responsabilidades. Eu fui responsável por pagar o casamento e o meu Noivo em construir a casa.
    Agora na reta final, estamos juntando os orçamentos para comprarmos os móveis.
    Acho que fica muito pesado tudo só para o Noivo resolver.
    Eu sou a favor de comemorar, mesmo que seja um casamento pequeno, mas se tivesse que escolher entre a casa e a festa. Com certeza escolheria a Casa! Casaria no Civil, e daqui uns anos faria a cerimônia religiosa com tudo que tivesse direito rsrs
    • Responder
  • A
    Noiva Esperta Abril 2018 São Paulo
    Aparecida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nessa parte de esperar muito, eu te entendo... Mas guardar 1000 reais por mês levará um bom tempo pra se comprar uma casa rs... Parcela de 3000 reais é para pagar um Apê de 330 mil em mais ou menos 13 anos... Mas isso com uma boa entrada... Nos últimos anos as parcelas não estarão nem 2000 reis... Acho que não é uma roubada e também acho que tudo é válido, juntar, ou pariri para o financiamento. Os dois tem vantagens e desvantagens. Tudo é relativo e também depende do momento em que vivemos
    • Responder
  • Natalie
    Noiva Ativa Setembro 2018 São Paulo
    Natalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Camila, pra comprar algo em conta, só na planta, o que me levaria a mais 2, 3 anos de espera, o que não quero, pq to louca pra viver minha vida de casadinha!!! Fora que não seria possível fazer o casamento do jeito que eu quero, então acharia melhor nem fazer nada, se fosse pra fazer meia boca. Mas ainda assim, se eu tiver uma parcela de 3000 de financiamento e pagar um aluguel de 2000, a diferença é de 1000, esses 1000 sendo aplicados em um bom investimento, me renderia juros e, dessa forma, pagaria meu ape inteiro pelo menos 10 anos mais rápido do que entrar num financiamento hj. Se eu considerar que ainda teremos grande crescimento financeiro (tenho 23 anos e meu noivo 26, estamos crescendo no trabalho) compro um apartamento à vista em 10 anos e pagando aluguel tranquilamente (sem deixar de viver). A questão é realmente de planejamento e investimentos. Hoje meu planejamento financeiro tem vários direcionamentos, mesmo que seja pouquinho, já tracei meu objetivo e guardo um pouquinho pra cada coisa (casamento, móveis para nosso ape alugado, futura compra da casa, previdência privada, viagens, fundos de investimentos...) comecei a poupar com 19 anos, aprendi muito sobre juros e vi que nada melhor do que pagar as coisas à vista... juro, entrar em financiamento de casa é uma roubada! No final vc pagou por 2, 3 casas... o problema é que a cultura aqui no Brasil é de pagar boletos, muita gente acha que não sobra, mas vc pode começar a investir com 30 reais! O sonho da casa própria é tão lindo, que ngm pensa em alternativas, acaba-se olhando se é possível pagar a parcela e pronto, pq afinal, vc tá pagando algo seu.... respeito quem pensa diferente, mas como diria a Nath do canal me poupe: "os números não mentem!"
    • Responder
  • Amanda
    Noiva Esperta Maio 2021 Bahia
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Decidimos prioriza a casa, ate porque gastando dinheiro com aluguel seria muito difícil comprar uma casa ou dar entrada em um ape, e nem se fala em comprar terreno e começar a construir.
    • Responder
  • Sara
    Noiva Ativa Dezembro 2019 Paraná
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, creio que pode avaliar bem o custo do casamento e considerar as duas coisas.
    • Responder
  • A
    Noiva Esperta Abril 2018 São Paulo
    Aparecida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Noivinha, a entrada de um Apê na planta é bem mais em conta e tranquilo. E depois que fica pronto você pode fazer um financiamento em menos tempo e o valor das parcelas são fixas. Imagina, 3000 reais agora é uma coisa, daqui 15, 20 anos é outra. E cada ano que passa o valor dos imóveis aumentam. Em 2013 eu estava encontrando Apê muito bom por 250 mil reais, hoje em 2017, o mesmo apartamento está 320 mil reais. Aumentou muito e os salários não acompanharam nessa velocidade rs... O que compensa é vocês juntarem de 20%, isso é essencial. E o financiamento não é tão ruim assim rs Beijos, Noivinha
    • Responder
  • Priscila
    Noiva Constante Maio 2018 São Paulo
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivo, o menos é sempre mais! Façam um orçamento juntando o salário dos dois, e façam uma lista de tudo o que vocês vão precisar para a casa. Ninguém casa com todos os móveis comprados. No meu caso, estamos montado o quarto e a cozinha da nossa casa, que são os cômodos mais importantes. Mas também estamos planejando uma festa simples pra 140 pessoas. Se esse é o sonho de vcs, dá pra fazer uma coisa linda e simples ao mesmo tempo. Vi no seu perfil que vc mora em São Paulo, tem um lugar maravilhoso que se chama casinha quintal que é um lugar para fazer mini wedding, comporta até 50 pessoas, procura no Facebook que vc vai achar. É uma opção pra quem quer fazer festa e não gastar muito! Se não fosse tão longe de onde eu moro, com certeza eu faria minha festa lá. Mas vc tem que sentar e conversar com a sua noiva, colocar no papel os gastos que vcs vão ter com casa e festa e saber o quanto vcs tem que economizar pra realizar o sonho de vcs. Sejam realistas hein!! Vcs tem bastante tempo pra juntar um dinheirinho e saber como podem gastar. Boa sorte!
    • Responder
  • Carolina
    Top das Noivas outubro 2017 Minas Gerais
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu sei que casa é muito importante maaas pra meu noivo e eu a prioridade é a festa. Geralmente dura 6 horas, mas é um momento que vai ficar gravado na memória (e nas fotos e video) pra sempre. Sempre foi nosso sonho, e não abrimos mão da festa de jeito nenhum, é um momento único que só da pra viver uma vez e já a casa temos uma vida inteira pra correr atrás disso!

    • Responder
  • B
    Noiva Master Setembro 2020 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Seja bem-vindo, noivinho. Eu no lugar de vocês daria prioridade a casa e faria uma cerimônia religiosa com uma festa simples, mas que agrade vocês dois.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas