Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Thaís
Noiva Ativa Junho 2022 Rio de Janeiro

Casamento civil com efeito religioso

Thaís, dia 2 de Janeiro de 2022 às 23:42 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 22
Olá noivinhas, eu me caso dia 18/06. E vou me casar na igreja católica, então queria casar no civil com efeito religioso, não queremos ir no cartório casar, vi que dá pra casar só no religioso, assinar a papelada e eles encaminham pro cartório. Mas queria saber mais ou menos como funciona esses trâmites. Porque eu moro em uma cidade e vou casar em outra. Então pelo o que vi tenho que fazer tudo no cartório perto de casa. Outra questão é que minhas testemunhas uma mora em outra cidade e outro estado, mas estarão aqui no casamento. Eles precisam ir no cartório quando for levar documentação? Eu tô bem adiantada, apesar de faltar um pouco ainda, rs. Tô botando a mão na massa pra não depender só dá cerimonialista. Mas essas questão de civil eu ano entendo nada. Fico boiando. Se alguém puder me dar uma luz. Rs

22 Respostas

Última atividade por Fernanda, dia 10 de Janeiro de 2022 às 16:10
  • F
    Noiva Master Novembro 2020 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Tudo que você falou tá certinho noivinha, mas acredito que sim, suas testemunhas tem que estar presentes no momento da habilitação no cartório (geralmente 30 a 90 dias antes do casamento)

    • Responder
  • Isis
    Noiva VIP Março 2022 Minas Gerais
    Isis ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, acho que você deve ligar no cartório da sua cidade e explicar a situação. Eu acredito que você tenha que dar entrada no cartório da sua cidade e explicar que será uma cerimonia religiosa com efeito civil. Passado os proclamas, você pode casar na igreja na outra cidade. Porém, vale a pena conferir a informação com um advogado
    • Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vc tem q consultar a igreja e o cartório! Não são todas as igrejas que estão habilitadas a fazer o religioso c efeito civil....
    • Responder
  • N
    Super Noiva Julho 2024 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tem como se o padre for habilitado pra isso. O ideal é ligar na igreja onde vc vai se casar e perguntar se a cerimônia com efeito civil está disponível. Quando está eles mesmos orientam
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master outubro 2022 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Apesar de parecidas, cada cartório tem sua regra. Seria bom ligar ou ir até o cartório que irão casar e tirar todas as dúvidas

    • Responder
  • Amanda
    Noiva Ativa Março 2022 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha, tudo bem?
    Por aqui optamos pelo religioso com efeito civil, aqui na cidade onde eu moro os passos foram esses:
    1º pedir um requerimento na igreja onde irá se casar que terá que ter a assinatura do diácono que irá realizar o casamento2º dar entrada no cartório com os seguintes documentos Rg, cpf, certidão de nascimento atualizada com no máximo 90 dias e o requerimento da igreja As testemunhas não precisam ser as que vão ser padrinhos na igreja, podem ser pessoas aleatorias.
    • Responder
  • Alini
    Top das Noivas outubro 2022 Espírito Santo
    Alini ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ei Thais,
    Cada cartório tem suas regras, seria interessante entrar em contato com o cartório primeiro, e que a sua igreja também, porque sei que tem padre que não faz esse tipo de casamento (por falta de vontade mesmo).

    • Responder
  • Mayara
    Noiva Master outubro 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Por aqui optamos pela irmã do meu noivo e o esposo dela, já que são os que moram mais próximo da gente.
    • Responder
  • Thaís
    Noiva Ativa Junho 2022 Rio de Janeiro
    Thaís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O meu é em junho eu já estou surtandooooo rsrs
    • Responder
  • Thaís
    Noiva Ativa Junho 2022 Rio de Janeiro
    Thaís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Poxa, não acredito que terei que mudar as testemunhas. 😭
    • Responder
  • Mayara
    Noiva Master outubro 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vai dar certo sim!
    Me caso só em outubro e já estou doidinha! 🤣
    • Responder
  • Mayara
    Noiva Master outubro 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, Tha!
    Eu fui testemunha da minha irmã e tive que ir junto com ela no dia que ela foi marcar o casamento e preencher a papelada no cartório...
    • Responder
  • Thaís
    Noiva Ativa Junho 2022 Rio de Janeiro
    Thaís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    As testemunhas tem que ir juntas no dia que for preencher os papéis? Porque minhas testemunhas queria seria minha irmã e meu melhor amigo, mas a minha irmã ela mora em outro estado e vai vir só pro casamento e meu amigo mora na cidade que vou casar.
    • Responder
  • Thaís
    Noiva Ativa Junho 2022 Rio de Janeiro
    Thaís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tudo que posso tô adiantando, que sei que 3 meses pra frente é só loucura. Rsrs mas se Deus quiser vai dar tudo certo no final.
    • Responder
  • Mayara
    Noiva Master outubro 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii Tha! Seu caso é igual ao meu, me caso em uma cidade vizinha da que moro e também farei religioso com efeito civil. É bom ir ao cartório confirmar.
    Por aqui, Primeiro tem que ir ao cartório da cidade onde você reside preencher a papelada e as testemunhas têm que ir junto. Após isso, é feito uma transferência para o cartório da cidade onde você irá casar.
    Depois de pronto o documento, aí sim você leva para a igreja e assina no dia do casamento. Após o casamento, você leva os papéis assinados até o cartório para emitirem sua certidão de casamento. Ufaaaa! Um trabalhão! 🤣🤣🤣🤣Mas vamos que vamos! ❤️
    • Responder
  • Bárbara
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É...quando o cartório é assim, aí complica, porque não te ajudam, mas se informa na igreja também.
    Sim, tem que ter a certidão de nascimento atualizada e essa entrada dos documentos no cartório é só 3 meses antes do casamento, antes disso eles não deixam.
    • Responder
  • Isabella
    Noiva Esperta Setembro 2022 São Paulo Estado
    Isabella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Siim Thaís! Bem isso haha


    • Responder
  • Thaís
    Noiva Ativa Junho 2022 Rio de Janeiro
    Thaís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu fui ano passado no cartório. E é aquela enrolação né? É a pessoa te respondendo, outro chamando, falatório, e não sabe responder isso, não sabe aquilo, é aquele loucura. Vou ver se esse mês ou no máximo mês que vem eu vá lá pra me informar direitinho. Nem sabia que a gente precisava de uma nova certidão de nascimento pra casar. Kkkkk enfim, mas pretendo dar entrada no máximo em março (3 meses antes)
    • Responder
  • Bárbara
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii, noivinha!!
    Melhor opção será se informar direitinho no cartório, eles vão passar todas as informações necessárias e também é bom informar a igreja que vocês pretendem fazer religioso com efeito religioso
    • Responder
  • Thaís
    Noiva Ativa Junho 2022 Rio de Janeiro
    Thaís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu vi casos que a pessoa não precisa casar no cartório, ela já assina os papéis na própria igreja e depois a igreja manda pro cartório. Sem ter necessidade de ir alguém do cartório. Mas essas coisas são tão enroladas. E mesmo as pessoas que já passaram por isso nunca sabem explicar, ou seja, só vamos ter certeza e saber como tudo funciona direitinho quando a gente passar por isso e fazer tudo rses
    • Responder
  • Isabella
    Noiva Esperta Setembro 2022 São Paulo Estado
    Isabella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, penso que seria bom confirmar tanto com a igreja como no cartório, pq vai que é diferente em cada lugar.. aqui por exemplo eu tive 2 opções: casar no cartório antes e depois na igreja católica (a igreja só vai validar o casamento se estiver casada no cartório, aí tem que enviar os documentos certinho) ou então chamar o pessoal do cartório pra ir até a igreja no dia do casamento e fazer os 2 juntos. Como fica caro a taxa de deslocamento fora de horário comercial do pessoal do cartório, vou casar 1 semana antes no civil e deixar a documentação certinha na igreja.
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, Tha.
    Seria interessante se informar no cartório de interesse, uma vez que essas informações muitas vezes mudam dependendo do local. Hoje em dia tem cartórios que trabalham inclusive com atendimento por WhatsApp, então vale a pena dar uma olhada! Smiley smile
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas