Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Bianca
Noiva Master Novembro 2015 Espírito Santo

Casamento civil - dicas pra casais em relacionamento a distância

Bianca, dia 13 de Julho de 2015 às 23:06 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 0 36

Oi Bonit@s!

Aqui estou eu de novo! Como disse no outro debate, estou aproveitando as férias então vou aparecer aqui com algumas dicas kkk

Antes da dica vou explicar: Sou do Espírito Santo, meu noivo é de São Paulo. O namoro foi todo à distância e o noivado a mesma coisa, eu continuo morando aqui e ele continua morando lá! Ô tristeza essa vida!

Desde o mês passado começamos a correr atrás de informações mais concretas sobre o casamento civil e gente, com isso não tem jeito, vocês tem que ir no cartório mais perto de casa e ver como funciona! Eu fui em um cartório que achei que era perto de casa e descobri que ele não era o mais próximo, tive que ir em outro que é onde será feito meu casamento. E teve diferença de documentação e de tempo de antecedência pra entrega dos documentos nos dois cartórios, a taxa que temos que pagar também mudou de um cartório pro outro. Então não adianta perguntar pro coleguinha, por mais que compartilhemos dicas tem que ir no cartório pra ver como vai acontecer com vocês, ok?

Então, os documentos que vamos precisar são:

- Certidão de nascimento atualizada há no máximo 6 meses

- RG ou carteira de trabalho

- CPF

- Comprovante de residência

E a taxa do cartório aqui perto de casa é de 370 reais (isso pro tipo de casamento que escolhemos, que foi comunhão parcial de bens, quanto a isso deixo uma dica do Luis pra todo mundo: https://comunidade.casamentos.com.br/forum/casamento-civil-utilidade-publica--t105811)

Agora a minha dica: Como disse que meu noivo e eu moramos longe, ele teria que vir aqui pra dar entrada no casamento, porém ele não teria como vir no prazo de 3 meses de antecedência que o cartório pediu. Hoje fui ao cartório pra ver a possibilidade de ele eleger um procurador pra dar entrada nos documentos pra ele no dia que eu for ao cartóro. E isso é totalmente viável gente! Eu vou lá em São Paulo mês que vem e meu amado noivo já terá separado todos os documentos direitinho e a permissão pro procurador e quando voltar vou diretinho no cartório levar os documentos e dar entrada no casamento. Pra isso meu querido vai ter que separar:

- Documendo de permissão para o procurador

- Certidão de nascimento atualizada

- Cópia do RG e CPF autenticada (gente, não pode esquecer de autenticar tudo!)

Agora outra dica: lembram que eu falei do comprovante de residência né? Ambos os noivos precisam do comprovante. Felizmente a moça do cartório me falou que se o meu noivo mandar o comprovante de residência dele lá de SP e se ele colocar na autorização o endereço dele de lá, vai ter que pagar uam taxa de mais ou menos 200 reais pois terá que ser publicado no cartório de lá também sobre o casamento e isso será cobrado. Então, seguindo a dica da própria moça do cartório, vou levar só o comprovante de residência do apartamento onde vamos morar depois de casados e vai contar como um endereço só e na autorização rpo procurador vai ficar o endereço do comprovante. Assim ele não terá que pagar essa taxa.

Então fica a dica pros casais que também sofrem com a distância pra não passarem por tantas turbulências na hora de dar entrada dos documentos no cartório.

Espero ter ajudado!

Smiley kiss

36 Respostas

Última atividade por Istefani, dia 7 de Julho de 2019 às 07:57
  • Istefani
    Noiva Novata Dezembro 2019 Rio de Janeiro
    Istefani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola noivinha..Que documento é esse de permissão para o procurador ?
    • Responder
  • Ailton
    Noivo Novato Abril 2019 Bahia
    Ailton ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá boa tarde Bianca eu tenho uma dúvida ainda minha noiva é da Bahia e eu sou de Minas ela vai vir aqui pra Minas mais vamos nos casar lá na Bahia a minha dúvida é que eu ainda não construí nossa casa eu posso dar o endereço da minha mãe aqui ou precisa mesmo ser no meu nome o endereço do comprovante?
    • Responder
  • Elias
    Noivo Novato Agosto 2017 São Paulo
    Elias ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Na verdade não. Ele nem falou os endereços de ninguém. Acho que só falou a naturalidade e outros dados. Ele fez uma ata de leitura pra facilitar.
    • Responder
  • M. Silva
    Noiva Novata Novembro 2017 Pernambuco
    M. Silva ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    TB fizemos isso, o celebrante falou o mesmo endereço?Somos de cidades diferentes e demos o mesmo endereço.
    • Responder
  • Elias
    Noivo Novato Agosto 2017 São Paulo
    Elias ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Bianca.
    "Então, seguindo a dica da própria moça do cartório, vou levar só o comprovante de residência do apartamento onde vamos morar depois de casados e vai contar como um endereço só e na autorização pro procurador vai ficar o endereço do comprovante. Assim ele não terá que pagar essa taxa."
    A moça do cartório disse pra eu colocar a data de onde eu moro apenas, pra facilitar também, já que eu e minha noiva somos de cidades diferentes.
    Minha pergunta é: no seu casamento por exemplo, na hora que o celebrante foi ler na ata seu nome, endereço, idade, etc; e depois o nome do noivo, endereço, etc...na Ata religiosa com efeito civil estava o mesmo endereço pra vcs dois igual na habilitação ou os endereços separados reais??

• Responder
  • D
    Noiva Master Janeiro 2022 Pernambuco
    Damares ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu não sabia que dependendo do regime de bens mudava o valor!

• Responder
  • Sheila
    Noiva Ativa Maio 2016 Rio de Janeiro
    Sheila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pela dica Bianca!
    Eu também estou organizando meu casamento a distância moro em SP e ele no RJ. Até então estava perguntando para os nossos conhecidos e ninguém tinha me falado do problema que pode dar com comprovante de residência. Vou ver isso imediatamente.
    Muito obrigada mesmo,
    Bjs
    • Responder
  • C
    Noiva Constante Janeiro 2017 Rio Grande do Sul
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ótimas dicas Noivinha. Obrigada. Grande Beijo Smiley kiss

• Responder
  • Bianca
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ai que legal! Eu nem acredito que finalmente essa distância vai acabar!

• Responder
  • J
    Noiva Ativa outubro 2016 Paraná
    Jakeline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Otimas dicas mesmo hem Smiley smile aii como eu vivi anos assim a distancia mas graças hoje eu vivo cada detalhe do planejamento ao lado dele...

• Responder
  • Bianca
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Deus me livre de dar algum problema! kkkkk Vou avisar o meu noivo pra ver qual a taxa lá em SP!

• Responder
  • L
    Noiva Ativa Setembro 2015 Mato Grosso
    Lais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Então, publicamos lá porque ficamos com medo de dar algum problema por o mesmo endereço que o meu. Achamos melhor evitar a fadiga rsrs
    • Responder
  • Bianca
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Poxa vou pedir meu noivo pra ver no cartório de lá então, porque se for taxa pequena assim tudo bem... Eu só me assustei com o valor alto que a mulher do cartório daqui falou kk

• Responder
  • L
    Lais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Em Goiânia foi 70 reais.
    • Responder
  • Bianca
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Vê sim, aqui a moça falou que a taxa variava em torno de 200 reais, eu achei muito caro kk porque já tem a taxa do casamento, da certidão e ainda essa outra? Aí vamos colocar o endereço daqui mesmo...

• Responder
  • L
    Lais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sim. Tivemos que pagar uma taxa no Cartório de lá também. Ela disse que dava pra por o endereço daqui, mas preferimos publicar lá mesmo. Não sei o valor da taxa pq foi meu noivo que pagou. Mas qualquer dúvida vejo pra vc.
    • Responder
  • Bianca
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

E tiveram que pagar alguma taxa, Lais? Aqui a moça falou que se na procuração tiver com o endereço de São Paulo tambem teremos que mandar pro cartório de lá e pagar uma taxa pra publicar o edital, aí ela mesma deu a dica de colocar um endereço daqui, assim não tem que fazer essa transição entre cartórios...

• Responder
  • L
    Lais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Também moro à distância. Demos a entrada para a habilitação toda por meio de procurador, meu noivo não podia estar aqui. Deu tudo certo. Porém, tive que mandar para ele o edital de proclamas para que ele publicasse no cartório da cidade dele também. Agora estamos habilitados para casar.

A burocracia é muito grande.

• Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo Estado
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Q bom isso é ótimo vai ajudar outras tantas obrigado por compartilhar meu debate Smiley winking.

• Responder
  • Bianca
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Tem sim! E acaba que ficamos perdidas pois cada cartório diz uma coisa!

• Responder
  • Bianca
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Desse jeito! Sempre que nos vemos pela webcam eu me sinto desajeitada por causa disso kkkkkk Eles tem que nos achar boniitas pra vida toda! kkkkkkkkkk Mesmo quando estamos descabeladas! kkkkkk Que venha o casamento, Ju, afinal não aguentamos mais essa distância intrometida! kkk

• Responder
  • Raíra
    Noiva Master Novembro 2016 São Paulo
    Raíra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ótimas dicas...tem muita gente aqui na mesma situação né

• Responder
  • Jaqueline
    Noiva Constante Novembro 2015 Paraná
    Jaqueline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ótima dica, obrigada!

• Responder
  • Julyana
    Top das Noivas Março 2016 Rio Grande do Sul
    Julyana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Siiim!!!

E quando a gente ta naquela espera de pegar a mala querendo correr pra abraçar eles e depois bate aquele frio na barriga do tipo ''será que ele ainda vai me achar bonita?'' hahahaha >.<

vai!! em breve estaremos casadinhas!!! Smiley laugh Smiley laugh

• Responder
  • Bianca
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu achei um site super legal também sobre casamento civil, só que perdi ele! kkk

Vou siiiiiiim, parecia que Agosto não chegava nunca! Já to com as passagens compradas há um tempão! A ultima vez que nos vimos foi em março, eu já to ficando doida de saudade. Aí quando aperta assim eu tenho que comprar a primeira passagem que conseguir! kkk

Ai, dá uma aflição ficar tanto tempo longe né? Ainda bem que isso vai acabaaaaaaar Juuu! E que venha logo setembro pra você ver o seu amor também! Você deve estar só a euforia né? kkkk

• Responder
  • Bianca
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Claro que pode *---*

• Responder
  • Julyana
    Top das Noivas Março 2016 Rio Grande do Sul
    Julyana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ahh, eu tinha visto isso

tava desesperada porque pensei a mesma coisa hahaha

dai achei um site super legal, mas nao me lembro mais o nome, tinha varias dicas pra casais a distancia.

Que bom que vai ver se amooooooooooor *--------------*

to tãããão feliz por voces!

Depois de 7 meses longe do meu irei vê-lo em Setembro, to que nem pinto no lixo hahahaha

Só quem namora a distancia sabe como é Smiley sad

• Responder
  • A
    Noiva Esperta Julho 2015 São Paulo
    Aninha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu fiz isso também Bianca, coloquei que já morava com meu noivo pra não pagar a taxa aqui na minha cidade também, muito boas as dicas Smiley winking
    • Responder
  • C
    São Paulo
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Super dicas, Bia! Smiley smile
    Vou incluir no nosso especial, na parte de burocracias do casamento, pode? Smiley laugh

• Responder
  • Renata
    Bahia
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Super dica! Obrigada Bia Smiley smile

• Responder
  • Maria
    Top das Noivas Junho 2016 Rio de Janeiro
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pois é, ela se casou vai fazer 15 dias ainda. Mas eu nem imaginava que era possível assim tbm. Smiley smile
    • Responder
  • Bianca
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que bom que te ajudou Islanne! É bom ficarmos atentas nisso, teve uma noivinha aqui na comunidade que falou que tava enfrentando muita burocracia porque ela e o noivo eram de cidades diferentes e ia ter que publicar nos dois cartórios, eles estavam tendo bastante trabalho com isso!

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas