Oi Bonit@s!
Aqui estou eu de novo! Como disse no outro debate, estou aproveitando as férias então vou aparecer aqui com algumas dicas kkk
Antes da dica vou explicar: Sou do Espírito Santo, meu noivo é de São Paulo. O namoro foi todo à distância e o noivado a mesma coisa, eu continuo morando aqui e ele continua morando lá! Ô tristeza essa vida!
Desde o mês passado começamos a correr atrás de informações mais concretas sobre o casamento civil e gente, com isso não tem jeito, vocês tem que ir no cartório mais perto de casa e ver como funciona! Eu fui em um cartório que achei que era perto de casa e descobri que ele não era o mais próximo, tive que ir em outro que é onde será feito meu casamento. E teve diferença de documentação e de tempo de antecedência pra entrega dos documentos nos dois cartórios, a taxa que temos que pagar também mudou de um cartório pro outro. Então não adianta perguntar pro coleguinha, por mais que compartilhemos dicas tem que ir no cartório pra ver como vai acontecer com vocês, ok?
- CPF
- Comprovante de residência
E a taxa do cartório aqui perto de casa é de 370 reais (isso pro tipo de casamento que escolhemos, que foi comunhão parcial de bens, quanto a isso deixo uma dica do Luis pra todo mundo: https://comunidade.casamentos.com.br/forum/casamento-civil-utilidade-publica--t105811)
Agora a minha dica: Como disse que meu noivo e eu moramos longe, ele teria que vir aqui pra dar entrada no casamento, porém ele não teria como vir no prazo de 3 meses de antecedência que o cartório pediu. Hoje fui ao cartório pra ver a possibilidade de ele eleger um procurador pra dar entrada nos documentos pra ele no dia que eu for ao cartóro. E isso é totalmente viável gente! Eu vou lá em São Paulo mês que vem e meu amado noivo já terá separado todos os documentos direitinho e a permissão pro procurador e quando voltar vou diretinho no cartório levar os documentos e dar entrada no casamento. Pra isso meu querido vai ter que separar:
- Documendo de permissão para o procurador
- Certidão de nascimento atualizada
- Cópia do RG e CPF autenticada (gente, não pode esquecer de autenticar tudo!)
Agora outra dica: lembram que eu falei do comprovante de residência né? Ambos os noivos precisam do comprovante. Felizmente a moça do cartório me falou que se o meu noivo mandar o comprovante de residência dele lá de SP e se ele colocar na autorização o endereço dele de lá, vai ter que pagar uam taxa de mais ou menos 200 reais pois terá que ser publicado no cartório de lá também sobre o casamento e isso será cobrado. Então, seguindo a dica da própria moça do cartório, vou levar só o comprovante de residência do apartamento onde vamos morar depois de casados e vai contar como um endereço só e na autorização rpo procurador vai ficar o endereço do comprovante. Assim ele não terá que pagar essa taxa.
Então fica a dica pros casais que também sofrem com a distância pra não passarem por tantas turbulências na hora de dar entrada dos documentos no cartório.
Espero ter ajudado!