Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

A
Noivo Novato Junho 2026 Santiago del Estero

Casamento civil sem família e amigos: alguém já passou por isso?

André, dia 3 de Junho de 2026 às 16:29 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 3

Oi, pessoal.

Estou em um relacionamento à distância com uma estrangeira há alguns meses. Atualmente moramos em países diferentes e nos vemos aproximadamente uma vez por mês.

Nosso plano é morar juntos no país onde ela vive atualmente, que não é o país de origem de nenhum dos dois. Inicialmente, pensávamos apenas em morar juntos, mas, pesquisando as alternativas, percebemos que o casamento civil seria a forma mais simples de resolver questões de visto, residência e burocracia.

Ela já sugeriu essa possibilidade algumas vezes, principalmente pelos aspectos práticos. No entanto, esses benefícios existem quase exclusivamente para mim, não para ela. Por isso, às vezes fico receoso de interpretar a situação apenas sob uma ótica burocrática e ela estar com outra expectativa. Gosto muito dela e consigo me imaginar construindo uma vida com ela, mas também reconheço que nos conhecemos há relativamente pouco tempo, o que naturalmente me traz algumas dúvidas.

Como somos de países diferentes e o casamento aconteceria em um terceiro país, sem familiares ou amigos próximos de nenhum dos dois por perto, eu tendo a enxergar esse momento mais como uma mera formalidade. Imagino algo simples, apenas o casamento civil, sem troca de alianças, flores, ensaio fotográfico ou qualquer outro elemento tradicionalmente associado a um casamento, deixando uma celebração mais especial para o futuro, talvez no país dela com a presença de familiares e amigos ou mesmo em uma viagem para algum lugar legal (elopement wedding), já que gostamos muito de viajar.

Por outro lado, não sei se ela vê a situação da mesma forma ou se, para ela, mesmo sendo um casamento civil bastante motivado por questões práticas, esse momento já teria um significado especial e expectativas maiores. Se esse for o caso, eu provavelmente preferiria adiar a decisão ou me esforçar para que o casamento civil fosse o mais completo possível dentro das limitações que temos, incluindo alianças, flores e fotografias, mesmo com apenas duas semanas para organizar tudo e realizar o casamento.

Por isso, gostaria de ouvir opiniões e sentimentos de quem já passou por algo parecido:

1. É comum realizar o casamento civil sem convidados? Como foi lidar com a ausência de familiares e amigos?

2. As testemunhas do casamento civil costumam ter algum significado especial para a noiva, ou é algo mais protocolar? No nosso caso, seriam duas pessoas que não possuem vínculo conosco, você consideraria isso um problema?

3. Como alinhar expectativas para que ninguém viva esse momento de forma muito diferente do outro?

Obrigado!

3 Respostas

Última atividade por André, dia 9 de Junho de 2026 às 12:28
  • A
    Noivo Novato Junho 2026 Santiago del Estero
    André ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito obrigado pelos comentários e por compartilhar as experiências de vocês, pessoal.

Concordo muito com vocês. Conversei um pouco com ela sobre o assunto. Ela confirmou que as questões burocráticas realmente são o ponto central da decisão, mas que também gosta muito de mim e que se importa comigo.

Ainda não aprofundamos muito a conversa sobre o significado do casamento em si, expectativas, celebração ou como cada um imagina esse momento. Vou encontrá-la no próximo fim de semana e acredito que será uma oportunidade melhor para conversarmos sobre isso pessoalmente.

• Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olha, andré tudo bem? pelo seu relato eu entendi que o casamento civil, por ora, seria para resolver entraves burocráticos, que não teria problema nenhum, pq cada caso e um caso, e cada um sabe da sua realidade... mas o que me chamou atenção no seu relato, q aparentemente, vcs estão com alguma questão de comunicação entre vcs, pq vc não sabe a expectativa dela em relação ao casamento civil... a unica alternativa q eu vislumbro é o dialogo... vcs precisam conversar, pq sem conversa não e possivel alinhar expectativa.

• Responder
  • Celle
    Noiva Ativa Março 2027 Rio de Janeiro
    Celle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi, André! Me casei no civil há quase 3 meses (postei sobre aqui na comu) e, mesmo em uma realidade diferente, queria te trazer alguns insights. Se esse passo é a alternativa para vocês morarem juntos, ele já tem um significado enorme!

O segredo para alinhar as expectativas é conversar muito. Por aqui, planejamos tudo e, mesmo assim, imprevistos rolaram. Optamos pelo civil primeiro para começar a vida juntos de forma "simples e elegante" (o civil tem esse ar), e deixamos o maior investimento (e o casamento religioso) para depois. Sobre as alianças, ficamos super em dúvida e decidimos compramos um par baratinho na Shopee de última hora e estão durando até hoje! Não liguem para a pressão social: decidam juntos o significado que cada passo tem para vocês, seja se considerar noivos ou casados por enquanto. Desejo tudo de bom para vocês!

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas