Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Ellen
Top das Noivas Novembro 2014 São Paulo

Casamento com Efeito Cívil sem Juíz. É possível?

Ellen, dia 17 de Junho de 2014 às 13:01

Publicado em Fórum Organizar um casamento 46

Olá noivinhas! Eu estava conversando com a noivinha Junia, num debate que ela fez sobre esse mesmo assunto e então por curiosidade liguei no cartório da cidade onde me caso para me informar de valores e etc. O meu casamento seria feito com Juíz de Paz na cerimônia, e tudo ia bem, já estava agendando...

Olá noivinhas!

Eu estava conversando com a noivinha Junia, num debate que ela fez sobre esse mesmo assunto e então por curiosidade liguei no cartório da cidade onde me caso para me informar de valores e etc.

O meu casamento seria feito com Juíz de Paz na cerimônia, e tudo ia bem, já estava agendando a data para dar entrada nos papéis e tudo certinho, quando eu falo a data o atendente me diz que não haverá Juízes disponíveis para esse Dia!!! Smiley cry

Meninas eu comecei chorar aqui no meu serviço mesmo, ele disse que no dia terá um evento com casamento comunitários e todos os juízes estão convocados, entrei em desespero! Eu sempre sonhei em ter meu casamento dessa maneira. Tanto tempo de planejamento, idealização de uma sonho e o mais importante, a cerimônia me acontece isso!! Minha religião não fazemos casamentos com Pastores nem na igreja, todos que sei sempre são com Juíz e agora estou sem chão!

Queria saber se alguma de vocês sabe se existe a possibilidade de algum cerimonialista com efeito cívil (Foi a única solução que pensei), sem cerimônia religiosa, alguém pra indicar ou que possam me dar alguma luz do que fazer!

Estou arrazada, sem reação na verdade! Smiley cry Smiley cry

46 Respostas

• Ellen
    Ellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Então, aqui pelo menos no cartório me informaram que não. Mas achei Cerimonialista que conseguem fazer com efeito cívil, mas a Certidão de Casamento só saí depois de 24hrs do registro no cartório. No dia seria feito uma espécie de ata, onde os noivos e as testemunhas assinariam, com esse documento eles registram no cartório, mas não é qualquer cerimonialista que tem esse poder... =/

• Responder
  • Camille
    Noiva VIP Novembro 2014 Rio de Janeiro
    Camille ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nao sei na sua cidade, mas aqui agente consegue contrstar juiz de paz por fora! Fora isso sopadre epastor msm noivinha! Bjs
    • Responder
  • Sara
    Top das Noivas Fevereiro 2014 São Paulo
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Minha cerimonia não foi na igreja, não foi com efeito civil, não foi com celebrante, nem com juiz de paz

meu marido e eu convidamos um amigo que fala bem em publico, um dos padrinhos, para realizar a cerimonia, ele fizou lisongeado, encontramos um texto na internet q um casal escreveu para a cerimonia deles, eu tirei ideias para o texto da minha cerimonia, escrevemos nossos votos tbm, todos gostaram mto, pq foi uma cerimonia mto bonita e não longa

aqui na minha cidade o pessoal não gosta mto de cerimonia com juiz de paz, pq dizem que não tem emoção alguma :/

para não ficar corrido e diminuir os gastos, meu marido e eu nos casamos no civil 1 semana antes da cerimonia, convidamos só os casais de padrinhos e madrinhas, depois fomos almoçar com eles, foi bom pq as folgas do trabalho devido ao casamento são a partir da data de civil, ai eu pude ficar na semana da cerimonia em casa, para qualquer coisa que saia fora do planejado Smiley smile

• Responder
  • Ellen
    Ellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu já entrei em contato com ele na mesma hora, disse que esse FDS mesmo fez um casamento da CCB, mas nunca dá pra acreditar né? Ele me explicou tudo, como funciona e tal, gostei. Vc já viu algum assim? Sabe se o ministério aprova, a outra noivinha, Juci disse que acha que não, fiquei com medo... =/

O preço dele até que não é tão absurdo, R$ 1.290,00 se não aprovar, nem sei o que vou fazer, mas Deus preparou tudo até agora né, tenho certeza que vai tomar um caminho com relação a isso também!

• Responder
  • Ellen
    Ellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oii Juci, respondendo a anterior: Então, eu não sabia também, liguei hoje para me informar e eles disseram que mesmo levando o Juíz até o local é preciso os noivos irem ao cartório com antecedência levar documentos e duas testemunhas para agendar, acredito que nesse momento que já faça o pagto, eu nem sabia que era assim também, e no meu caso como moro em Mauá, teria que antes pegar a transferência no cartório daqui e levar para o de Ribeirão Pires, pagaria duas taxas, enfim, mais dor de cabeça.

Mas pelo amoooor de Deus, não me fala isso, esse é o meu medo, o ministério não aprovar! Mas de qualquer maneira, mesmo não sendo o juíz, a pessoa que faria o casamento, no caso o celebrante, teria poder cedido pelo cartório para realizar meu casamento com efeito cívil, como o juíz faria. No dia seria feito a ata com a assinatura dos noivos, testemunhas e tudo como é realmente no cívil, a diferença é que minha certidão saíria 24hrs depois do registro no cartório, mas seria com a data do meu casamento normal.

Eu vou Domingo conversar com meu cooperador, provavelmente tenha que conversar com mais alguém do ministério, mas sinceramente sei que quem decide é Deus acima deles, e tenho muita fé que Ele vai tomar todos os caminhos, tudo até aqui ele que preparou e não vai deixar faltar a grande vitória que seria o Selo de tudo isso não é verdade?? rs

Quando eu tiver a resposta conto pra vcs! Bjoks

• Responder
  • Juci
    Noiva Master Janeiro 2015 São Paulo
    Juci ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Em relaçao ao casamento com efeito civil sem Juiz, acho q o ministério não aprova, converse com eles depois me diga algo.

• Responder
  • Junia
    Noiva Master Setembro 2014 São Paulo
    Junia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Então, Ellen, esse celebrante que eu coloquei o link, ele é formado nisso, não é ligado a religião não... Vai ter uma saída sim, esteja certa disso!

• Responder
  • Juci
    Noiva Master Janeiro 2015 São Paulo
    Juci ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Opaa Opaa Ellen vem cá, me explica.. estou entrando em pane... como é??? eu tenho q agendar a data p levar os documentos????

• Responder
  • Ellen
    Ellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Aaain Junia, estou sem chão. To tão triste com essa situação, eu vi um celebrante na internet que diz fazer todo o procedimento, sem que os noivos tenham de ir ao cartório, mas nem sei se é possível. Não queria ninguém com ligação a outra religião por motivos óbvios né. Eu jamais viajaria tranquila sem estar realmente casada, mesmo sabendo que fiz tudo 'certo' na minha cerimônia, também prefiro evitar comentários desnecessários.

Vou fazer isso mesmo, conversar com meu cooperador e meus pais. Deve existir alguma solução, se não, o jeito vai ser eu adiar a viagem mesmo! Smiley cry

• Responder
  • Junia
    Junia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Então, Ellen, é possível sim. Já pesquisei sobre isso também. Tem esse celebrante por exemplo e muitos outros pela internet, na sua cidade deve ter também, ou aí por perto. Basta ser habilitado para fazer o civil. Normalmente, eles tem ligação com alguma entidade religiosa, mas pode ser que não tenha. Mas o que complica pra gente é que tem que voltar no cartório pra fazer o registro. Então, vocês vão estar declarados marido e mulher, mas só vão estar com um termo que fale sobre isso, o que pode dar o que falar, já que muita gente (irmãos) não entende esse termo como documento, só aprovam a certidão em mãos. Então, você teria que casar no domingo, esperar pela segunda, reconhecer firma do celebrante, voltar no cartório, se todos os papéis estiverem corretos, esperar o prazo de 24 horas pra então ter a certidão oficial em mãos, e aí viajar tranquilos, se é que me entende.

.

Converse com seu noivo sobre isso, converse com seus pais, se possível, converse com seus cooperadores, sei lá. Explica o caso, diga que já vão estar casados certinho, mas que terão que esperar 2 dias pra sair a certidão e que a certidão sai com a data do casório mesmo, no domingo no caso.

.

Pra falar a verdade, eu não sei o que eles (irmãos) acham disso, o noivo e eu íamos perguntar, porque se fosse o caso não precisaríamos do juiz no dia. Mas como eu disse, pra evitar conversa, ficamos com a ideia inicial de chamar o juiz sim!

• Responder
  • Ellen
    Ellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Não pode ser de outra cidade a moça do cartório disse. Sei que existe casamento com efeito cívil para autoridades religiosas, são sei se existe para cerimonialistas também! =/

• Responder
  • Ellen
    Ellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu liguei já no cartório da minha cidade mesmo, a moça me disse que não pode. Nenhum Juíz faz casamento fora da sua cidade!! Smiley cry

• Responder
  • Ariane
    Ariane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olha que eu sei num da não, vc pode casar no civil e depois fazer uma celebração com cerimonialista, ou chamar um juiz de outro lugar pra fazer....mas sem juiz não tem efeito civil.

Smiley atonished

• Responder
  • Daniele
    Noiva Master Setembro 2014 Mato Grosso
    Daniele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Já pensou em chamar algum juiz da cidade vizinha?

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe