Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Sthefany
Noiva VIP Novembro 2018 Rio de Janeiro

Casamento com Missa

Sthefany, dia 15 de Março de 2018 às 17:35 Publicado em Fórum Organizar um casamento 1 66

Hello!

Hoje meu post será mais voltado às noivinhas católicas: a cerimônia de casamento de vcs será com a missa?

Eu nunca fui convidada a um casamento assim, já que hoje mts noivos preferem ter somente a cerimônia de casamento mesmo. Mas, confesso que tenho pensado com carinho nessa opção... Smiley heart

Minha paróquia não é tradicional ou tridentina como a da foto, mas seria uma possibilidade, conversando com o padre.

E vcs, meninas, o que acham? Como será de vcs?

66 Respostas

Última atividade por Paloma, dia 23 de Maio de 2020 às 02:44
  • P
    Noiva Esperta Junho 2021 São Paulo
    Paloma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oii

    meu casamento será com missa, a missa no rito de paulo VI mesmo.

    • Responder
  • Isadele
    Noiva Curiosa Agosto 2020 Bahia
    Isadele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha, você fez seu casamento com missa? E então como foi? Eu preciso saber quais músicas preciso selecionar para celebração, pois casarei com missa. Beijos
    • Responder
  • Sthefany
    Noiva VIP Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Sthefany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada pelo comentário! Smiley heart

    • Responder
  • Sthefany
    Noiva VIP Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Sthefany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada pelo comentário! Smiley heart

    • Responder
  • Sthefany
    Noiva VIP Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Sthefany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ameeei! Vou casar no dia litúrgico de Cristo Rei! Smiley heart

    Mt obrigada pelas informações! Vamos nos ajudando!

    • Responder
  • J
    Noiva VIP Setembro 2018 São Paulo
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O meu será somente a cerimônia mesmo.
    Tenho muitos convidados de outras religiões e não acho legal "obriga-los" a participar de uma missa....
    Vamos receber a comunhão (somente eu e o noivo) e teremos como celebrante um padre convidado por nós (a maioria das igrejas aqui na minha cidade quem celebra casamento é o diácono)
    😘😘
    • Responder
  • Jessica
    Super Noiva Setembro 2018 Paraná
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Todos os casamentos que fui na.minha família são com missa, mas o meu será somente cerimônia, acredito que seja uma norma da igreja! Mas por mim tudo bem, só o fato de estar realizando o sonho de me casar na igreja já ficou imensamente feliz e realizada hihi
    • Responder
  • Evac
    Super Noiva Dezembro 2018 Goiás
    Evac ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Perguntei... kkkkk

    Então, a Liturgia é a da Santa Missa do dia mesmo. Os noivos passam grande parte da celebração de pé. A celebração é menos demorada que o costume. Os noivos podem se sentar onde estiver pré-determinado (isso você tem que ver com a secretaria da Paróquia, o padre e sua cerimonialista). A comunhão pode ser, tanto "somente para os noivos", quanto pra toda a galera (isso aí você conversa direitinho com seu pároco). E a ordem é essa mesmo: primeiro entra toooodos, depois começa a celebração normalmente.

    Quaisquer coisas que diferirem, aí na sua Paróquia, me fala pra eu anotar minhas dúvidas e as suas e perguntar ao padre no dia da entrevista kkkkkk

    Abraços! Smiley heart

    • Responder
  • Karla
    Noiva VIP Julho 2018 Paraná
    Karla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha, o meu não será com missa. Mas já participei de uns que eram...
    PARTICULARMENTE eu acho que fica meio "pesado" para alguns convidados. Principalmente se forem de outras religiões, porque com a missa irá ser mais demorado e tudo mais... Mas vai de vocês dois 😉❤
    • Responder
  • Evac
    Super Noiva Dezembro 2018 Goiás
    Evac ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, sim!!! Pode contar comigo! Vou perguntar direto pro padre, ou para o frei, daí te passo tudo certinho assim que souber!

    Abraços! Smiley heart

    • Responder
  • Sthefany
    Noiva VIP Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Sthefany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ah, mt obrigada! Smiley heart

    Se conseguir mais informações, traga pra gente depois, tá bom? Smiley winking

    • Responder
  • Evac
    Super Noiva Dezembro 2018 Goiás
    Evac ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bom, vou te responder de acordo com o que se passa na realidade da Paróquia que frequento, ok?!
    Os noivos ficam, ou no primeiro banco, ou em cadeiras colocadas próximas ao altar (isso aí é um mero detalhe. Creio que depende, até mesmo, de um combinado entre você e o decorador da Igreja).
    Quanto à Liturgia, vou ter que confirmar certinho. Quando é casamento junto à solenidade, por exemplo, a Liturgia é a da Solenidade do dia. Quando é fora de solenidade, creio que seja a Liturgia escolhida pelos noivos e o sacerdote. Mas essa questão, em particular, vou confirmar e te passo! Smiley smile
    Como é Santa Missa, todos os presentes (devidamente preparados e Católicos) participam da Eucaristia, normalmente.
    Qualquer coisa que precisar, só chamar! Smiley smile
    • Responder
  • Sthefany
    Noiva VIP Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Sthefany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Se for da igreja católica apostólica romana, o padre/diácono não pode assistir casamentos fora da igreja. Os que podem são da "católica brasileira" ou da anglicana. É bom dar uma olhadinha nessa questão antes.

    Não sei sobre as demais noivinhas aqui do grupo. O que eu disse são das pessoas que conheço na vida, mesmo as que participam da igreja (meu antigo pároco era carismático e nunca assistia casamento com missa, por exemplo). Mts pessoas que perguntei para tirar dúvidas nem sabiam dessa possibilidade. Smiley tongue

    Sim, cada casal tem o seu sonho. Problema algum nisso. Smiley heart

    • Responder
  • Irene
    Super Noiva outubro 2020 Paraná
    Irene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aqui existe casos q os padres fizeram a cerimônia sem ser na igreja, vou ver se acho um q possa, vou ter "cerimônia religiosa" sem ser dentro de um templo, acho super válido.
    Acho q aqui todo mundo sabe q pode celebrar com missa, pq quem já se casou optou em não fazer mesmo.
    No seu caso é o seu sonho, acho válido está forma de casar, eu já não tenho este sonho, temos sonhos diferentes 😊😂
    • Responder
  • Sthefany
    Noiva VIP Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Sthefany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Então está no mesmo "pé" que eu, noivinha. rs

    Comecei agora a considerar a possibilidade e vim aqui pesquisar mais. Smiley winking

    • Responder
  • Sthefany
    Noiva VIP Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Sthefany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pois é, o casamento com missa não é mt comum (eu nunca fui a um, por exemplo). Mas, no meu caso, eu nem sabia que era possível até o ano passado e só comecei a considerar a ideia no dia deste post. rs Não sei se geral opta por não ter ou nem sabia que podia tbm. Smiley tongue

    Eu não abro mão da cerimônia religiosa. Só com ela estarei mesmo casada, sabe? O Sacramento é importante demais pra mim. Mas vai de cada casal. Já vi cerimônias bem bonitinhas em sítio tbm, e tem um estilo bem diferente. Smiley smile

    • Responder
  • Irene
    Super Noiva outubro 2020 Paraná
    Irene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu sou católica e eu e ele não fazemos questão de casarmos na igreja, quero algo mais prático cerimônia e recepção no mesmo lugar. Se fosse para ser na igreja não queria q fosse com missa, acho q demora muito e infelizmente tem igrejas que não são bem ventiladas, pra mim isto tem q ser levado em consideração (não me dou muito bem com calor ou lugares abafados).
    Acho q isto é muito pessoal mas a maioria q eu conheço não faz e não gosta, acredito q se trás um valor especial para os noivos faça.
    • Responder
  • Camila
    Super Noiva Agosto 2019 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha, eu vou casar na igreja católica, mas ainda não pensei nessa questão. Terei que ver primeiro como a paróquia costuma conduzir.
    Mas seria maravilhoso sim que tivesse a missa! 😍
    • Responder
  • Sthefany
    Noiva VIP Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Sthefany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá! Pode me ajudar com algumas dúvidas, noivinha? Onde ficam os noivos durante a missa? Há um banco específico a eles ou ficam no primeiro banco mesmo?

    A liturgia será a do dia ou uma específica para casamento (como ocorre na celebração sem missa)?

    Todos os convidados podem comungar ou seria restrito aos noivos? Smiley winking

    • Responder
  • Sthefany
    Noiva VIP Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Sthefany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Na verdade, existem sim pontos negativos e tbm estou considerando. A minha paróquia só tem um padre e ele estará celebrando missa em uma capela no horário disponível para casamento na matriz. Isso significa que terei que trazer um padre de fora e isso não é tão simples (vide disponibilidade e aceite dos padres). Teria que combinar com dois padres diferentes como será a cerimônia do casamento e a organização da missa tbm (com um só já dá bastante trabalho! rs). Esse é um ponto super importante (ninguém comentou aqui, por exemplo).

    Sobre os pontos irrelevantes: a cerimônia do casamento duraria 20 minutos a mais. Não é nada demais aos convidados, percebe? Os padrinhos ficariam acomodados, pq a matriz é grande e tem bancos de sobra (inclusive minha preocupação é que a igreja fique vazia no dia... rs). Sem falar que no local os bancos são confortáveis e o local com ar condicionado. Por isso, disse que os pontos de "cerimônia ser mt mais longa" e "convidados desconfortáveis" seriam irrelevantes. Smiley winking

    De qualquer forma, foi ótimo encontrar com outras noivas que tbm estão passando por isso. É mts mais do que decidir em ter ou não a missa para a celebração, mas tbm trocar apoio e dicas.

    Obrigada pelo seu comentário!

    • Responder
  • Evac
    Super Noiva Dezembro 2018 Goiás
    Evac ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Terá Santa Missa sim!
    Pelo que já fiquei sabendo (porque o processo religioso abriremos só em agosto) entra todo mundo primeiro: padrinhos, daminhas e noivos. Depois o sacerdote e coroinhas. Depois começa a celebração normalmente, como no domingo. E daí celebramos o matrimônio dentro da celebração da Santa Missa.
    Pelo jeito é lindo! Smiley heart
    • Responder
  • Camila
    Noiva Esperta Abril 2018 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu disse que você está convicta porque todos os comentários negativos aqui expostos Não fizeram sentido nenhum a você, como vc disse, não "pareceu relevante"! Isso pq o seu interior já sabe o que quer, e aí você só enxerga os pontos positivos, os negativos são irrelevantes e todos possuem uma saída.
    Todo casamento religioso tem como foco a cerimônia, independe dela ser missa, ser culto ou celebração.
    Mas isso vai do coração de cada um. Por isso te digo, faça o que seja de sua vontade e o que te fará feliz, e aceite o que você deseja sem se importar demais com as opiniões alheias.
    • Responder
  • Sthefany
    Noiva VIP Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Sthefany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Na minha paróquia, só são permitidos dois casamentos por sábado (um às 10h e outro às 18h). A missa da comunidade ocorre somente às 20h. Não teria esse problema que vc mencionou. Smiley winking

    • Responder
  • Sthefany
    Noiva VIP Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Sthefany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Na verdade, não estou nada convicta. rs Comentei com meu noivo ontem sobre essa ideia e ele ainda não me respondeu. Smiley tongue

    O que estou fazendo é analisando os "prós e contras", se me permite colocar nesses termos. Eu valorizo mt o Sacramento; o foco do meu casamento será a cerimônia religiosa exatamente por isso (é a parte mais complicada da minha organização até agora). Meus familiares e amigos serão convidados para a cerimônia, que é o casamento em si. A festa, celebração, é consequência.

    Por isso, tentei responder a todos os comentários aqui, vendo sugestões, críticas e dicas. Só que tudo até agora apresentado como críticas não me pareceu tão relevante (no meu caso especificamente, não teria tanta mudança na duração ou problemas com acomodação, por exemplo). Vou levar a "listinha" ao meu noivo e depois ao padre pra decidirmos o que fazer. Smiley smile

    • Responder
  • Natiele
    Noiva VIP Julho 2018 São Paulo
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tambem nao me encomendo, mas ja vi relatos que tem igrejas que cobram valor de dois horários, ppis a noiva ocupara hora para doos casamento :/ essa é a preocupação ou dependendo dos convidados acham longa. Eu gostaria que casar assim.
    • Responder
  • Camila
    Noiva Esperta Abril 2018 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Li seus comentários e percebi que você está convicta do que quer rs...
    Se eu fosse a um casamento assim eu iria gostar, pois gosto de missas. Porém, não faria no meu. Acho que se perde um pouquinho o foco do momento, e também acho que as pessoas ficarão Cansadas, principalmente quem não está acostumado... Tem entradas de todos, mais 1h30 de missa, mais roupas e sapatos desconfortáveis, tudo isso vai somando rs.

    Mas enfim, faça aquilo que te deixe feliz e realizada!
    • Responder
  • Rayssa
    Noiva Esperta Julho 2018 Goiás
    Rayssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sei bem como é, minha família sempre respeitou muito, TDS eles já foram católicos pq meus avós era católicos, mas a maioria virou evangélica e só uns dois tios meu e meu pai não viraram, eles só não respeitam Maria, e somos muito Marianos kkkkk, tanto q terá a entrada da imagem no casamento. Mas estamos pensando seriamente em ter com missa, meu noivo q muito, ele FL q não se emporta com quem não vai gostar, o importante é que é o nosso sonho, e queremos muito a missa.
    • Responder
  • Sthefany
    Noiva VIP Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Sthefany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    A descrição da sua família é bem parecida com a minha. Eu realmente te entendo.

    Mas, refletindo: Talvez seja a única oportunidade dos meus parentes protestantes de assistirem uma missa (ainda que não participem). Se eles assistirem e verem como realmente funciona, já os impediria de dizer tantas bobagens da nossa igreja como eu já tive que ouvir.

    Além disso, o casamento é nosso, o sacramento é dos noivos e, com a missa, Cristo quem fica em evidência. Tenho pensado mt nisso, sabe? :/

    • Responder
  • Rayssa
    Noiva Esperta Julho 2018 Goiás
    Rayssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A família de parte de pai é evangelica, e a de parte de mãe é aquele tipo de católico que só vai na missa em memória dos meus avós e dos meus pais, meus padrinhos é meio termo, tem evangélico, católico, e quem não tem religião, entao é bem complicado, a missa seria mais por vontade minha é do meu noivo q ama a missa da paróquia, o resto vai tá TD mundo com aquela cara quase dormindo, mas queria muito, pq eu era muito da igreja é sempre sonhei com o casamento com missa, mas acabei me afastando, meu noivo tmb se afastou, aí decidi casa na igreja, mas não estávamos tão animados para voltar, mas depois do curso meu noivo q era o q estava mais desanimado animou, e decidiu voltar de vez, aí acabei tmb decidi, então estamos em uma caminhada de volta a igreja, e o casamento é o momento mais importante do nosso retorno pq poderemos voltar a comunga, ser catequista e participa das pastorais, entao queríamos a missa, como símbolo de que finalmente voltamos para a casa do pai...
    Desculpa o textao kkkkkk
    • Responder
  • Sthefany
    Noiva VIP Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Sthefany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Esse era o principal motivo de eu não considerar ter a missa. Toda a família do meu pai é protestante. Mas, pensando friamente, todos os casamentos deles tem culto e, sempre que convidada, eu compareço. Ninguém deixou de ter a sua cerimônia com culto e de acordo com a fé deles pq minha família aqui é católica. Aliás, acho que isso nem foi uma questão pra eles, sabe? Eu estaria abrindo mão da missa apenas por isso...

    • Responder
  • Sthefany
    Noiva VIP Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Sthefany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pelo que tenho percebido, casamento com missa não é tão comum. Na minha paróquia, por exemplo, nunca vi (acabamos de trocar de pároco, não sei como será daqui pra frente).

    Tbm tenho um carinho imenso pela igreja que vou casar, pq boa parte da nossa formação religiosa foi lá (nossa primeira Eucaristia e o Crisma), além do meu pedido de casamento ter sido lá no Santíssimo. Smiley heart


    • Responder
  • Sthefany
    Noiva VIP Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Sthefany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Essa duração não me incomoda mt, pq é o normal de uma missa. E, sendo sincera, já fui a casamentos que demoraram mt mais que isso (com culto ou até mesmo por causa do enoooorme atraso da noiva). Smiley winking

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas